Harmonização

    Autor Mensagem
    crau
    Veterano
    # mar/04


    Olá pessoal, será que alguem poderia me explicar como harmonizar uma música pensando modalmente?
    Obrigado!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/04
    · votar


    crau

    Só pra ficar mais claro vamos lembrar os nomes dos modos: Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio. Este último com som característico diminuto, com tensões e climas mais escuros.

    Pensando nos modos e sobrepondo uma terça sobre cada grau da escala encontraremos as tríades:

    C, Dm, Em, F, G, Am, Bdim

    Estes formados apenas por T, 3 e 5


    Adicionando mais uma terça sobre a última nota de cada acorde teremos nos acordes os intervalos de 7ª menores e 7ª maiores.

    C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7, Bm7(b5)

    Agora vamos ver outras tensões que cada acorde poderá ter como característica de sua função. Se pegarmos para cada um desses acordes as escalas dos modos gregos correspondentes, teríamos algumas sonoridades peculiar, para cada acorde.

    Vamos separar os maiores dos menores e compará-los com a escala tonal, nesnte caso Dó maior e sua relativa Lá menor.

    Separando os maiores seriam: C7M, F7M, G7 e os menores: Dm7, Em7, Am7 e Bm7(b5).

    Vamos comparar primeiro os maiores com a escala de Dó:

    O Fá Lídio possui as seguintes tensões:

    F(T), G(9), A(3), B(#4), C(5), D(6), E(7M)

    Note um intervalo diferente: a quarta aumentada (#4), este intervalo gera uma tensão sobre este acorde carcterizando bem o modo lídio. Veja que não é uma quinta diminuta (b5), pois ela está implícita como Dó.

    ************************************************************

    O Sol Mixolídio possui as seguintes tensões:

    G(T), A(9), B(3), C(4), D(5), E(13), F(7)

    Neste caso a nota característica é a sétima menor. Este acorde contém um trítono que deixa mais tenso o acorde (trítino é o intervalo de três tons entre a 3ª e a 7ª, que são os pilares do acorde).

    ************************************************************
    ************************************************************

    Vamos pra os acordes menores. Primeiro veremos o Lá menor, que é relativo de Dó e serve como referência pra os acordes menores:

    Lá menor e suas tensões:

    A(T), B(9), C(b3), D(4), E(5), F(b6), G(7)

    Note que 9, b3, b6 e 7 são característicos do acorde menor natural.


    ************************************************************

    Ré menor (Dórico) e suas tensões:

    D(T), E(9), F(b3), G(11), A(5), B(6), C(7)

    Este modo tem as mesmas características do menor natural, mas com uma 6ª maior. Esta sexta maior é que dá o sabor modal dórico.

    ************************************************************


    Mi menor (Frígio) e suas tensões:

    E(T), F(b9), G(b3), A(11), B(5), C(b6), D(7)

    Este modo também tem as mesmas características do menor natural (Eólio), mas com um intervalo de 9ª menor que gera um clima muito interessante e muito usado em Heavy Metal.


    O último e intrigante modo lócrio que forma o Bm7(b5)
    Este acorde também possui um trítono entre as notas Si e Fá (T e b5), que gera uma tensão parecida com a do G7. Isso podemos ver depois.

    B(T), C(b9), D(b3), E(4), F(b5), G(b6), A(7)

    ... e iussu aí

    Monstéra
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    LeandroPanucci
    Cara, bem detalhada sua explicação.
    Mas teria como você explicar essas coisas de modos gregos desde o início? Não entendo nada sobre esses modos. Poderia explicar o que são, para que servem, de onde vem e como sei que modo uma pessoa está tocando?
    Muito Obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonização