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Mensagem |
renilson Veterano |
# mar/04
o que são tons vizinhos
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nothing else matters Veterano |
# mar/04
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renilson
C e D saumm tons vizinhos
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_Wander_ Veterano |
# mar/04
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nothing else matters
hunpf..
renilson
as vinte e quatro tonalidades relacionam-se entre si de acordo com os acordes que possuem em comum. As tonalidades que possuem maior semelhança são chamadas tonalidades vizinhas.
O primeiro grau de vizinhança corresponde às tonalidades mais próximas entre si. As tonalidades vizinhas de uma dada tonalidade são aquelas cujos acordes de tônica encontram-se entre os acordes que se formam sobre os seus graus. Assim, para a tonalidade de dó maior,são vizinhas as tonalidades de fá maior (a subdominante), sol maior (a dominante), lá menor (a relativa menor), ré menor (relativa menor da subdominante) e mi menor (relativa menor da dominante). Com a possibilidade do uso da escala maior harmônica admite-se também a subdominante menor (fá menor) como tonalidade vizinha.
Note-se que, com exceção desta última, todas as tonalidades diferem da original por apenas um acidente na armadura; a relativa menor possui exatamente a mesma armadura.
um abraço
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renilson Veterano |
# mar/04
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quer dizer então que os acordes do campo harmônico de determinada tonalidade poderão ser os tons vizinhos? Logo, eu poderei modular uma tonalidade para esses acordes tomando-os como a nova tonalidade? Estou correto?
Valeu a contribuição.
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Teimoso Veterano |
# mar/04
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_Wander_
Show de bola!!!!!!!
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JediKnight Veterano |
# mar/04
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heuhueheuheuh gostei do "hunpf.."
Ei Nothing, eu tb responderia C e D são vizinhos hehehehehee
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_Wander_ Veterano |
# mar/04 · Editado por: _Wander_
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renilson
simplificando oque escrevi...
Um exemplo pratico:
Campo Harmonico de C maior (tríades)
C Dm Em F G Am Bm5b
Como sabemos:
Am é a relativa
G é a Dominante
F é a Sub-dominante
Dm é a relativa da Sub-Dominante
Em é a relativa da Dominante
Am, G, F, Dm e Em
Esses são os tons vizinhos (não coloquei a maior harmonica por enquanto).
para saber os tons vizinhos de outros tons é só usar a regra
Relativa - Sub-Dominante - Dominante e relativos da dominante e sub-dominante.
Logo, eu poderei modular uma tonalidade para esses acordes tomando-os como a nova tonalidade? Estou correto?
corretíssimo e completo sua colocação, alem de modular, vc pode improvisar o solo nessas outras escalas...
a maior harmonica também dá um efeito super interessante no caso de C maior seria um Fm.
um abraço
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nothing else matters Veterano |
# mar/04
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_Wander_
mais o q vc flo senhor fodaumm eh em relacaum ao CH.>>!
C e D saum tons vizinhos..!
mais deentro do campo..!
C e D saum tons vizinhos no CH de G!..
senhor fodaum!
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renilson Veterano |
# mar/04
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outra coisa Wander: Se eu quiser modular de C para Am, posso tomar essa nova tonalidade pensando em A dórico, frígio, ou Am harmônica ou melódica? Ou seja, eu posso tomar o campo harmônico desses modos como a nova modalidade?
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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renilson
Se você estivesse em C e passasse para Am você não estaria modulando. Só há modulação quanto existe mudança de clave. Ou seja, se quiser mesmo uma modulação teria que usar outros modos sobre o acorde, como o seu raciocínio mesmo, indo para dórico, frígio.
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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Se seu tom é Dó, pode haver modulação neste caso:
| I7M | % | IIm7 V7(9) | I |
| C7M | % | Am7 D7(9) | G |
Se você encarar este Am7 como dórico e não eólio, este acorde será conduzido pra resolver na nova tônica que seria o Sol. Esta progressão é conhecida como II, V, I e tem muitas variações.
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renilson Veterano |
# mar/04
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mudança de clave? de sol para fá ou para dó? Acho que é mudança de acidentes na armadura, correto?
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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renilson
isso mesmo.
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_Wander_ Veterano |
# mar/04
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nothing else matters
Voce está certo, desculpe o meu despeito, escrevi sem pensar, foi mal...
renilson
O LeandroPanucci explicou muito bem, só quero completar...
Voce disse, que voce queria passar de C maior para Am certo!!
Vamos lá, como o Leandro já disse, se vc passar para o Am natural "Eólio", não vai ser uma modulação pois não mudou a armadura de clave.
Se voce passar para o A dórico, voce vai estar passando pra tonalidade de G maior (dominante de C) que já foi citada como tom vizinho
A dórico==> A B C D E F# G A
G Maior===> G A B C D E F# G
Se voce passar para o A Frígio, voce estará passando para o tom de F maior (sub-dominante de C) que como já foi dito já é tom vizinho de C..
A Frígio===> A Bb C D E F G A
F Maior====> F G A Bb C D E F
Agora, na menor harmonica (A B C D E F G# A)
e na menor melódica (A B C D E F# G# A)
Vão ocorrer modulaçoes que eu ainda não tinha citado.
Particularmente eu gosto da modulação na escala harmonica..
Obs: (Desculpe se as vezes eu pareço um pouco petulante, dono da verdade, não é isso que eu nquero passar. Como eu dou aulas as vezes é essa a impressão que as pessoas tem mais pode botar fé que não é..)
Um abraço
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Teimoso Veterano |
# mar/04
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_Wander_
Como uso isto na pratica??. Vc tem nomes de algumas musicas q aplicam estas teorias.
Valeu.
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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_Wander_
Que petulancia nada meu irmão. Aqui é uma comunidade onde a gente passa o que sabe. Completa a resposta do outro e tenta deixar mais claro. Ensinando a gente sempre acaba aprendendo.
Eu gosto de usar outras escalas para modulação com a menor harmônica, melódica mas não pensando nelas, mas onde eu quero ir.
Veja isso, se der pra imprimir. É muito interessante:
http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/aplicacao.htm
Espero que sirva!!!
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LeandroP Moderador |
# mar/04
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isso também... ah ... com midi... tablatura e partitura. Modulações em II, V, I:
http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/improvisacao.htm
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_Wander_ Veterano |
# mar/04
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LeandroPanucci
Ptz, que massa o seu site cara... Muita coisa legal, parabéns...
Teimoso
Irmão, no site com o link acima tem vários exemplos...
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renilson Veterano |
# mar/04
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Leandropanucci
Legal cara esse site. Já vi este conteúdo na guitar player e harmonia e improvisação de chediak. Mas ficou bem resumido cara. Valeu.
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Al Majíd Veterano |
# mar/04
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Tons vizinhos são os tons que possuem o mínimo de acidentes entre si (sustenidos e bemóis). Os acidentes fixos na clave são montados a partir do ciclo das 5ªs para sustenidos e ciclo das 4ªs para os bemóis. C e Am são tons relativos porque suas escalas não possuem acidentes algum. Assim ocorre também com G e Em que possuem ambos apenas um acidente na clave. Existem mais tons relativos, mas coloquei apenas dois exemplos para você ter uma idéia.
Exemplo de tons vizinhos: C e G
Para modular de C para G , será acrescentado apenas 1 sustenido á clave. O F passará a F#.
Exemplo de tons afastados: G e B
Modulando de G para B, serão acrescentados mais 4 sustenidos à clave ficando assim: F#, G#, A#, C#, D#.
Amplexos.
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tecladista2015 Membro Novato |
# abr/15
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Leandro não estou conseguindo visualizar o conteúdo dos links, pois quando clico nos mesmos estes até tentam abrir, mas são direcionados para o site do IG. Por favor me manda os links certos para que eu possa obter este material. A propósito serve para teclado também ! ! !
Fico no aguardo . . .
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BrunoRodrigues Veterano |
# abr/15
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tecladista2015
Esse site não existe mais, por isso o redirecionamento para a home do ig
#BrunoRodrigues
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LeandroP Moderador |
# abr/15
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tecladista2015
Lamento informar mas o site "Bends & Ligados" não existe mais.
Qualquer dúvida pode perguntar aqui. O assunto se aplica a teclado ou qualquer outro instrumento harmônico.
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tecladista2015 Membro Novato |
# abr/15
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Leandro se possível me manda um link onde tenha este material, para que eu possa usar na prática . . . Fico agradecido se puder me mandar
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LeandroP Moderador |
# abr/15
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tecladista2015
Não tenho mais este material. Mas pode perguntar aqui. Estou disposto a ajudar no que estiver ao meu alcance. Quais são as suas dúvidas acerca deste assunto? Lhe adianto que é bem simples.
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Figueiredu Membro Novato |
# set/15
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Acredito que um exemplo de alguma música, se possível popular, agregaria muito no fórum!
Se eu estiver seguindo uma progressão em C como por exemplo: CM7 | Em7 | F e logo após o F eu adicionar um Bb. É considerado uma modulação de tom direito? Já que o Bb vem da escala maior de F, que é direto de C. Caso for, posso interpretar como modulação de tom indireto pensando em Dm? Já que ambas as escalas tem as mesmas notas pois são relativas.
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LeandroP Moderador |
# set/15
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Figueiredu
Pode vir também da tonalidade paralela maior/menor.
O Bb é o bVII grau de Cm.
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