Para Buck D

    Autor Mensagem
    AllanFly
    Veterano
    # mar/04


    Buck D
    1. Leve uma Gibson Les Paul e uma SG para um estúdio que tenha um analisador de espectros. As 2 guitarras tem o mesmo braço colado, os mesmos captadores. A diferença: a Les Paul tem um top de maple em um corpo de mogno, a SG é só mogno. Compare os timbres e poste os resultados.

    Sua suposição inicial é de que uma LP é igual a uma SG.
    Com esta suposição fica difícil fazer comparações, os corpos possuem diferentes construções e o braço tb. É a mesma coisa que soprar um apito horizontal e um em V, e esperar os mesmos resultados. Usar um Analisador de Espectro, obter os resultados e qualificar a madeira, realmente é um desperdício. Se o top de maple influência, então o escudo da strato tb. Certo? Pq ninguém fala sobre o escudo? Se eu cobrir a SG com o top de maple ficará igual?

    2. Troque toda a ferragem e a captação de uma cópia razoável de Les Paul (Epiphone, Shelter, qq uma) e compare com uma Les Paul Gibson (pode ser até uma Studio). Leve no mesmo estudio do item 1 e poste os resultados.

    Vc tem que fazer as mesmas fixações do braço, usar a mesma parte elétrica, o mesmo tirante, etc... Aí sim, fazer o teste, não este que vc fez, pois está avaliando incorretamente (com este teste vc poderá achar diferenças até em duas LP iguais). Vc têm avaliar a interação com a madeira e isto só será possível se vc tiver um modelo (obviamente não linear) do problema. É foda, não vai ser fácil não. De repente vc pode até achar diferenças, mas não acredito que seja tão decisivo em uma guitarra.


    Depois coma o seu boné, como o Sr.Madruga.

    Depois dizem que eu não sei levar uma discussão civilizadamente.

    Se a sua teoria é que é a contrária à voz vigente, cabe a você provar. Mostre a opinião de UM luthier de renome que afirme a mesma coisa que você.

    Eu provar? Se eu fizer uma salada de ervas que digo que não são venenosas, quem deve comer? vc para me provar que são?


    PS. esses comparações acima EU MESMO fiz, pessoalmente, sem ninguém pra me "influenciar". Não é um caso de só ouvidos treinados conseguirem discernir.

    Bom, vc têm caratér pelo menos fez. Com toda sinceridade, espero que consiga realmente provar isto, mas deve responder uma questão mais importante ainda, " Qual é o percentual de importância da madeira no timbre final do instrumento". Considere o uso da cadeia que mencionei anteriormente.

    Passoka
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Acho que o ponto aqui não só se a madeira influencia ou não no som mesmo pq isso todo mundo concorda. E não só isso, montagem da guitarra, fixação da ponte, nut e pups. Afinal, tudo.

    Mas as madeiras utilizadas combinadas com ferragens e pups são um bom ponto de partida para escolhermos um set de guitarras para testar, de outra forma, estaríamos testando 50 guitarras cada vez que fossemos na loja.

    Agora é claro que ninguem vai comprar guitarras só pela madeira declarada no site, mesmo porque existem os cortes, qualidade, tratamento que elas recebem.

    Passoka

    Buck D
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    os corpos possuem diferentes construções e o braço tb
    Uma SG é mais fina, porque não tem o top de maple. Os braços são iguais (mesmos materiais, angulação, inlays, etc)
    Se vc encomendar uma SG com archtop de maple ela vai ter um timbre muitíssimo próximo da LP. Esse caso é típico, os luthiers dizem que o top é a madeira mais importante no timbre da guitarra.

    Se o top de maple influencia, então o escudo da strato tb
    O efeito da madeira no timbre se dá sobre as cordas (e na forma que elas vibram), não diretamente nos captadores. O Steve Vai disse que testou muito isso qdo projetou a JEM e não ouviu diferenças, por isso ela tem escudo (ele também testou várias madeiras e ficou com o alder, será que é porque é mais bonito que basswood?). EVH já acha que eles tem que ser parafusados na madeira. Acho besteira porque um captador não capta vibrações mecânicas.

    com este teste vc poderá achar diferenças até em duas LP iguais
    Cara, vc nunca ouviu que o certo é vc testar várias guitarras do mesmo modelo? Porque elas são de MADEIRA, que não é um mateial uniforme. De novo, EU testei várias stratos qdo fui comprar a minha (5 delas). Gostei muito mais de uma delas - era a unica feita em ash, as outras eram de alder. Só fui saber disso DEPOIS de testar.

    o mesmo tirante
    agora vc vai dizer que o tirante influencia no timbre? Influencia na estabilidade e no sustain (espero que vc concorde que a madeira é um fator determinante no sustain pelo menos)

    Se a sua teoria é que é a contrária à voz vigente, cabe a você provar
    Seu exemplo é falacioso. Se 100 pessoas comerem sua salada de boné envenenado e passarem mal, vc é que vai ter que provar que não é. Se 100 pessoas comerem e só uma pessoa passar mal, ela é que vai ter que provar que a culpa é da salada.
    Na verdade, você não tem fatos pra afirmar sua teoria, seu objetivo é a polêmica simples. Se vc quer fatos, a bibliografia sobre o assunto vai te dar meses de estudo.

    Qual é o percentual de importância da madeira no timbre final do instrumento
    É possível dizer "uma Epiphone tem 70% do som de uma Gibson"?
    Mesmo assim, minha opinião é que tudo influencia: eletrônica, madeiras e construção, em partes iguais.
    Meu caso é que eu já confirmei pessoalmente e não me contento em pegar uma LP cópia e turbinar. Para os meus ouvidos NÃO é mesma coisa, se para os seus estaria tudo bem, o problema é só seu.

    janick
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    porra allanfly, numa boa, c eh um mala, ja veio enche o saco do vern e do Mkazan, agora enchendo o saco do maluco ae . . . dxa o kra quieto meu, tu eh mto mala

    Jean
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    putz ehehehehehe nem quero ler mais ja enchi tb......

    RATM
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Puts, esse cara eh mto chato msm... Pelo amor de deus..

    Jean
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    RATM
    tem que ter culhões viu,é foda mesmo...........

    Jean
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    e eu que ainda que pensava que o membro bixola foi o mais mala daqui........ainda prefiro ele pq ele é engraçado uma verdadeira comédia hahahahhauauahuaha

    AllanFly
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Buck D
    Uma SG é mais fina, porque não tem o top de maple. Os braços são iguais (mesmos materiais, angulação, inlays, etc)
    Se vc encomendar uma SG com archtop de maple ela vai ter um timbre muitíssimo próximo da LP. Esse caso é típico, os luthiers dizem que o top é a madeira mais importante no timbre da guitarra.


    muitissímo proximo da LP, não que dizer igual, vc conferiu todos os radius?
    O top é mais importante? Essa é foda, putz, cara cada vez que leio estas novidades, fico mais impressionado. Se um luthier diz isso, então para ele basta colocar um top legal para que a afirmativa da influência seja devastadora. Vou mandarfazerum para minha strato.

    O efeito da madeira no timbre se dá sobre as cordas (e na forma que elas vibram)

    Se vc toca uma corda, ela vibra e transmite esta vibração para a madeira, pela lei de ação e reação a madeira reage (o braço mais que o corpo, pois é mais extenso e varia de acordo com a fixação) sobre as cordas através de suas micro torções, certo? OK.

    A reação provoca um amortecimento na corda e o grau de amortecimento define a sonoridade ou timbre, certo?. O amortecimento pode ser em decorrência da densidade da madeira do corpo, do braço e da fixação braço/corpo, da fixação dos turners, da ponte (pois as cordas estão indiretamente ligadas ao corpo e braço via turners e ponte), e do tirante que ajuda o braço a resistir as tensões.

    Dependendo do tipo de madeira do braço do corpo e da fixação dos demais, essa reação pode ser de diferentes graus, certo? OK, acho que vc concorda com tudo que foi escrito acima.

    Bom visto isto, não se pode admitir o timbre somente ao corpo. Digamos que estes 5 componentes possuem cada um, 1/5 de importância no total (entre eles).

    Pelo que vc falou a Epiphone é 70% da gibson, o que daria 30% de responsabilidade à madeira do corpo da Gibson. 30% dividido por 5, daria 6% para cada, ou seja no máximo a madeira do corpo iria influenciar 6% do timbre da guitarra. É uma aproximação grosseira, mas dá uma estimativa.

    Ora tanta discussão prá tão pouco, principalmente quando este timbre for processado por pedais e amplis. Poderá se reduzir a 1% ou até ser anulado completamente. Ou seja, a influência da madeira do corpo é nula.

    Seu ouvido é capaz de distinguir a madeira do corpo de uma guitarra que vc ouve num show ao vivo? E numa gravação? Se vc não consegue distinguir, acha que alguém vai distinguir a sua apresentação com uma guitarra em Ash?

    Cara posso fazer um teste cego com guitarra de MDF, Mogno, Ash, Alder, Alumínio, Acrílico, Fibra, etc.. Gravo 10 takes e vc não vai acertar nenhuma, não vai dar uma resposta com convicção.

    Quanto ao top de maple, esta é foda, fica difícil de encaixar em uma explicação lógica.

    Quanto a achar um luthier que concorde com minhas opiniões, é impossível, ele não pode matar a galinha dos ovos de ouro.

    Quanto a provar, porra cara quem vende o produto são eles. No meu caso eu tenho que provar a salada antes, pois não é aconselhável voce comer num lugar onde o propietário não é capaz de comer. Não posso comer seu boné pq ele precisa de sua cabeça para existir, e provávelmente esta é a única utilidade dela. Isto é uma resposta as suas ofensas iniciais, eu até então lhe tratei com respeito.

    AllanFly
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Cara quer saber de uma coisa, eu estou cansado desta história e os outros tb. Isto me lembrou Fidel Castro, que tem predileção por charutos de uma marca específica, pq as funcionárias da empresa enrolam os charutos nas coxas. Pô, que sensibilidade ele têm. Guitarrista é o sujeito mais vaidoso do mundo, ele é capaz de coisas mirabolantes ao lado de seu fiel escudeiro o luthier.
    Vou fazer um teste com os ouvidos de ouro do fórum, vou gravar uns takes de solos curtos e com pouco efeito. Vou postar e perguntar qual é o pertencente a guitarra de MDF, putz cara o resultado vai ser trágico. Vou criar um e-mail e enviar a resposta para ele antes do teste, depois passarei a senha para os paranormais verem a resposta, isto é bem confiável, para não dizerem que eu usei de má fé. Este procedimento vai acabar com as discussões. Espero contar com a sua participação especial.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Para Buck D