tom da musica

Autor Mensagem
paulomega
Veterano
# fev/04


E aí pessoal, bom, nas letras cifradas sempre aparece em cima: TOM A (por exemplo). Mas o que quer dizer isto? tipo, vai ser utilizada a escala de A?? mas qual escala??? existem muitas...


T+

Yoshi
Veterano
# fev/04
· votar


paulomega
foi mal eu tbm nao sei direito...

paulomega
Veterano
# fev/04
· votar


Yoshi

foi mal pq?? vc naum é obrigado a saber...

Yoshi
Veterano
# fev/04
· votar


paulomega

isso eh ,+ nen ti ajudei neh...se eh novato de guita tbm?

paulomega
Veterano
# fev/04
· votar


Yoshi
3 semanas...

Yoshi
Veterano
# fev/04
· votar


paulomega
ta fazendo aula aew?

Yoshi
Veterano
# fev/04
· votar


eu acho que toco a uns 2 meses...e ainda num sei muita coisa.to sem professor tbm ne.

Soulface
Veterano
# fev/04
· votar


paulomega
Tem um tópico igualzinho esse já cara... dá uma procurada no busca.

paulomega
Veterano
# fev/04
· votar


Yoshi
naum, nem faço aula, num tenho grana. O que sei aprendi aqui no forum, agora estou começando o curso on line diponivel no site.

paulomega
Veterano
# fev/04
· votar


aeee, alguém pode me dar um help???

Yoshi
Veterano
# fev/04
· votar


paulomega
aqui no cifra tem curso online de guita kra?

paulomega
Veterano
# fev/04
· votar


Yoshi
Tem, na pagina principal, na coluna da esquerda, na parte "Teoria", tem um link lá: "Curso OnLine". É só entrar e ler... tem as aulas dividas por temas e talz, bacaninha...
Dá uma olhada, pode ser bem util para vc...

paulomega
Veterano
# fev/04
· votar


Yoshi
Tem, na pagina principal, na coluna da esquerda, na parte "Teoria", tem um link lá: "Curso OnLine". É só entrar e ler... tem as aulas dividas por temas e talz, bacaninha...
Dá uma olhada, pode ser bem util para vc que como eu esta começando...

Yoshi
Veterano
# fev/04
· votar


paulomega
Blz,vo ve la,...+ so com isso sera que nos consiguimos aprender?kra se tem msn?

_Wander_
Veterano
# fev/04
· votar


paulomega
O conceito de tonalidade surgiu durante o período renascentista e foi estabelecido durante o período Barroco,
é relacionado ao uso de escalas maiores e menores.

Quando uma peça é construída em uma dessas escalas, a tônica da escala se torna o tom central. A peça
então está na tonalidade dessa escala.

Quando uma música está em um tom maior C por exemplo, a escala em questão terá a seguinte grafia

C D E F G A B C

Para entender melhor vamos numerar cada nota

1 2 3 4 5 6 7 8

Dividindo em tons e semi-tons temos:

1 tom 2 tom 3 semi 4 tom 5 tom 6 tom 7 semi 8

então a formação da escala maior é a seguinte:

Tom _Tom_ Semi-Tom _Tom _Tom _Tom _Semi-tom

na escala de C fica assim: C D E F G A B C
Se pegarmos outra tonaslidade qualquer, G por exemplo, e aplicar a fórmula
Tom _Tom_ Semi-Tom _Tom _Tom _Tom _Semi-tom
teremos a seguinte escala G A B C D E F# G

Deu pra entender??
Se não úpa aí que eu explico desde o começo com masi detalhes e mais calma

paulomega
Veterano
# fev/04
· votar


Blz, kra, as paradas de escalas e talz eu entendi, o que quero saber é pra que serve aquele "tom = C", tipo, veja se é isso: As notas(acordes) que vou tocar na musica serão as notas da Escala do tom, por exemplo: tom C, na musica toda só existirão as notas(acordes) C, D, E, F, G, A, B, é isso??
Mas tipo, esta é a escala natural e existem muitas outras, então como vou saber qual escala esta sendo usada?? depende do estilo, tipo, rock, sertaneja, pop, etc... ou varia de musica para musica mesmo??

Valeu pela ajuda..

_Wander_
Veterano
# fev/04
· votar


paulomega
As notas(acordes) que vou tocar na musica serão as notas da Escala do tom
até aqui tá certo

tom C, na musica toda só existirão as notas(acordes) C, D, E, F, G, A, B, é isso??

não, agora é o seguinte, sabemos que no tom de C as notas são: C D E F G A B C, (as notas não os acordes), para descobrir os acordes, nós temos que entrar no estudo do campo harmonico, formação de acordes e tal, vou explicar com calma:

Para se formar os acordes do campo harmonico, nós usamos saltos de terça, por exemplo:

Pego a Tônica Ce a partir dela conto 3 notas (C D E), a terça é o E, a partir do E, faço o mesmo processo (E F G) a terça a partir do E é a nota G

Com esse processo, fiquei com oacorde formado pelas notas C E G, que nada mais é que o acorde de C maior (daqui a pouco explico por que um é menor e o outro maior)

Pegando a sequencia da escala, já formamos o acorde de C mair (C E G), vamos formar o próximo acorde, a partir de outra tônica, agora pegaremos o D.

Contando a terça a partir de D temos a nota F e a terça apartir de F temos a nota A.

Então o nosso segundo acorde do Campo Harmonico, ou Tom de C maior, ficou com as seguintes notas: D F A´
É o acorde de Dm

Continua no próximo up

_Wander_
Veterano
# fev/04
· votar


Mais e agora, como vou saber qual é maior e qual é menor?

Muito simples, para identificarmos isso contamos a distancia da Tônica até a Primeira terça:

SE da Tônica pra terça existirem 2 tons o acorde é Maior

Se da Tonica pra terça existirem 1 tom e meio o acorde é Menor

Exemplo:

C para D um tom - de D para E mais um tom: Então de C para E temos 2 tons, logo o acorde esse acorde de C é maior

Exemplo 2:

D para E um tom - de E para F meio tom: Então de D para F temos um tom e meio, logo o acorde é menor

Responda se vc entendeu até aqui pra eu continuar

paulomega
Veterano
# fev/04
· votar


Ok, até aqui tudo bem, eu já conhecia um pouco sobre formação de acordes, e agora já ficou mais facil. Pode continuar...

_Wander_
Veterano
# fev/04
· votar


Então, já temos o acorde de C maior e D menor,
certo!!

Vamos continuar, o próximo da lista é o E

Fazendo a sequencia das terças temos (E G B, agora precisamos saber se ele é maior ou menor, vamos lá:

De E para F temos meio tom - de F para G temos um tom
então de E para G um tom e meio, logo esse acorde é menor...

Agora faça voce nos acordes de F e G e upá ai preu vê ; )

upup

neopaganini
Veterano
# fev/04
· votar


vixi tah tipo akelas colunas da guitar player issu aki

_Wander_
Veterano
# fev/04
· votar


paulomega
Agora faça voce nos acordes de F e G e upá ai preu vê ; )

upup

StarChild
Veterano
# fev/04
· votar


_Wander_
Bem, parece que ele naum tá querendo fazer... então eu vou tentar ...
F (A C E)
De A pra C - 1 tom e meio
DE C ora E - 2 tons
De A pra C - 3 tons e meio
Acorde Am
*******
G (B D F)
De B pra D - 1 tom e meio
De D pra F - 1 tom e meio
De B pra F - 3 tons
Acorde B

Tedy
Veterano
# fev/04
· votar


Fa Fa - La - Do
Fam Fa - sol# - Do

Sol Sol - si - ré
Solm Sol - Sib - Ré

La La - do# - mi
Lam La - Do - mi

Si Si - Re# - Fa#
Sim Si- Ré - Fa#

Mi Mi - sol# - si
Mim Mi - sol - Si

Se ajudar, para a formação de acordes menores você utiliza a escala daquela nota usa a I, III e V e da terceira você diminue meio tom...
Desculpa a caida de ganso aqui nesse tópico, mas acho desse jeito de diminuir meio tom da terça mais fácil. Falow

LeandroP
Moderador
# fev/04
· votar


StarChild

Puta merda... você só esqueceu de contar o Fá na contagem de tons. Ele é o primeiro... por isso que deu Lá menor, porque você já começou da terça!

Mas porque o "puta merda"? Isso eu não posso deixar passar... sem querer você encontrou um acorde que pode substituir o F7M... um simples Am

Ah... o B que você encontrou é diminuto (que também pode substituir o G... e vice-e-versa). Experimente solar uma escala do acorde Am sobre F7M... ou arpejar um diminuto sobre um G7.

Descobrindo inversões...;-)

LeandroP
Moderador
# fev/04
· votar


Tedy

Legal a sua maneira prática... mas é bom entender como funciona!

Tedy
Veterano
# fev/04
· votar


LeandroPanucci
Não cara... é assim mesmo... quando fazia aula de teclado eu tirava assim e no piano popular também é assim que ensinam... ou também da pra fazer a escala menor da nota e pergar a I,III e V que vai continuar dando o acorde menor... coisas bobinhas assim eu sei, mas não vem me pedir um Cadd9 que não sei como fazer e coisas assim... aqueles D/f# e coisas assim eu sei, mas tem uns que ainda não aprendi

GrungeMan
Veterano
# fev/04
· votar


_Wander_
boa !!
=)

topico mto bom sobre campo harmonico !

_Wander_
Veterano
# fev/04
· votar


StarChild
Você esqueceu de contar a tônica, no caso o F

A maneira correta seria assim:

F A C - Daí pra sabermos se ele é maior fazemos o seguinte esquema (já explicado acima)

Pegamos a Tônica F - E a Terça A - F e A, e contamos os tons existes entre elas, vamos lá:

De Fá até Sol, um Tom
De Sol até Lá, um Tom
Então de Fá até Lá Dois Tons -

Logo o acorde é maior (Fá maior)

_Wander_
Veterano
# fev/04
· votar


Tedy´
Eu sei que é mais facil assim, mais eu estava passando o conceito de tonalidade e campo harmonico, se eu passasse dessa forma eu ia desviar o assunto, por exemplo:

O acorde de C é formado pelas notas C E G, e ele obviamente faz parte do Campo Harmonico de C.
Se eu quiser o C menor, como vc disse é só bemolizar a terça, ou seja C Eb G.
O problema é que Cm não faz parte do Campo Harmonico de Dó maior..

Entendeu pexe : )

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tom da musica