Madeira, Místico ou verdade

Autor Mensagem
AllanFly
Veterano
# fev/04


NÃO ACREDITO QUE MADEIRA DO CORPO DE UMA GUITARRA INFLUENCIE NO SEU SOM, não conheço nenhum estudo científico que dê crédito a qualidade da madeira em relação ao som. Acredito sim que madeira de boa qualidade dura mais, é boa para dar um excelente acabamento no instrumento, é mais rígida, etc... A madeira do braço sim, esta é importante pq ela vibra com o movimento das cordas e a tensão exercida, se for de baixa qualidade empenará facilmente.
Qual a relação entre o captador e a madeira do corpo? Isto só têm sentido em semi-acusticas (por causa do feedback) e para alguns captadores.
Acho engraçado quando vejo alguem falar:
"Alder fica legal com Dimarzio HS3";
"A pintura com poliuretano é melhor que com nitrocelulose pois aveluda o som da madeira";
"Não é toda árvore de mogno serve para uma Gibson";
"Corpo com a madeira de uma árvore cortada verticalmente é melhor pq vibra mais que cortada horizontalmente";
"Este tipo de madeira absorve mais agudos que os graves";
"Este captador não casa com esta madeira";
"Madeira do pântano americano tem uma sonoridade sutil";

É a única ciência inventada pelos fabricantes que consegue associar as características de um campo eletromagnético e características ondulatórias a um tipo especifico de madeira. Acho que deveria se chamar PsicoWoodEletroAcústic ou no popular "Conversa prá boi dormir no Pasto". Marketing Puro.

GuitarHouse
Veterano
# fev/04
· votar


Ok. Intao tá.

Jean
Veterano
# fev/04
· votar


AllanFly
Falou e disse.




Punk rock 4ever!

plebeu
Veterano
# fev/04 · Editado por: plebeu
· votar


AllanFly
um dos males do pós-modernismo é a fé cega na ciencia...
Bota um seymor Duncan ou um EMG num Tonante cabo-de-vassoura p/ tu ver a bela porcaria...uma simples mudanca de pintura ja pode modificar o timbre do instrumento...

crowley666
Veterano
# fev/04
· votar


AllanFly
se vc num acredita tudo bem, eu acredito, ateh pq eh muito diferente o som de uma guitarra com o corpo de alder e outra com corpo em mogno, mesmo q elas tenha o mesmo captador

Jean
Veterano
# fev/04
· votar


Essa parada de madeira tb ja é neurose,claro q é bom saber.

slowhands
Veterano
# fev/04
· votar


Madeira, Místico ou verdade?

não seria mito ou verdade?

joaozitorossi
Veterano
# fev/04 · Editado por: joaozitorossi
· votar


AllanFly
aff...eu respondi mas achu q nem devo dar a mínima pra isso entaum tah 'editado"

joaozitorossi
Veterano
# fev/04
· votar


AllanFly
AFF... (bis 500)

Tripa Seca
Veterano
# fev/04
· votar


vamos fazer um teste assim: (empiricamente falando)

podemos fazer uma vaquinha comprar 2 guitarras; 1 com o corpo em mogno( pode ser uma gibson lespaul mesmo) e uma strato fender em alder com escala em rosewood, vcs me mandam as duas.. e eu faço umas experiencias... tipo coloco um captador de uma na outra pra ver o que acontece.. depois eu posto o resultado
eheheheehe =)

joaozitorossi
Veterano
# fev/04
· votar


to me coçando pra responder mas esse tópico taum idiota naum merece...Vo sair daqui..fui

crowley666
Veterano
# fev/04
· votar


Tripa Seca
heheheheheheheehe

silvio_rp
Veterano
# fev/04
· votar


AllanFly
se vc n acredita compra uma guitarra de MDF mesmo q eh baratinha e troca tudo o resto nela... pra q ter gibson e fender se a madeira n importa no som ???

iommy
Veterano
# fev/04
· votar


hahaha, se fosse assim eu comprava uma guitarra de pinho e ainda por cima ficava contente....

iommy
Veterano
# fev/04
· votar


AllanFly
VC falo de ondulatoria, vc estutudou a propagacao da ondas sonóras um sólido, é óbvio que uma guitarra de MDF (por exemplo) por ser menos densa que um de Mógno terá o seu "abafado" pois a velocidade de propagacao é menor, enquanto no Mógno por ser mais denso a velocidade de propagacao é maior, ou seja, as ondas levam menos tempo para percorrer o corpo do instrumento, tendo assim uma ressoancia melhor, e um timbre melhor!!!!!

silvio_rp
Veterano
# fev/04
· votar


iommy
nao eh só isso.. quando vc pega uma guitarra com o corpo feito em mogno e em peça unica ainda a onda nao encontra barreiras na propagação mas quando eh laminado por exemplo, na passagem de lamina pra lamina a onda perde força e caracterista sonora ... isso funciona com qualquer tipo de onda... uma guitarra q nao eh de madeira maciça tem pouco sustain e caracteristicas relacionadas à madeira (causada pela densidade, maneira q foi cortada, dureza .. )sao perdidas....

iommy
Veterano
# fev/04
· votar


silvio_rp
mas tudo isso esta relacionado a densidade e a estrutura da madeira.... por isso as guitarras leves nao tem brilho no som, e as pesadas tem brilho e sustain..
outra coisa que eu acho que influencia um pouco é a estrutura molecular da madeira que no caso é amorfa, e que pode variar de uma especie para outra, por isso tantos timbres diferentes..

silvio_rp
Veterano
# fev/04
· votar


iommy
q nada... muitas fenders sao de basswood ou poplar e sao bem leves mas n perdem o brilho... a densidade da madeira influencia sim mas nao desse jeito : leve eh pior q pesado...

A estrutura molecular sim ... e quanto mais seca a madeira mais facilmente se da a propagação da onda.... por isso guitarras antigas sao cara... alem da raridade eh claro...

se elas so valessem a raridade ninguem usaria fenders de 1952 em estudio por exemplo ...

killerman666
Veterano
# fev/04 · Editado por: killerman666
· votar


A madeira do braço sim, esta é importante pq ela vibra com o movimento das cordas e a tensão exercida

a madeira do corpo num vibra naum neh?

idiota eh o eric johnson q consegue achar diferença no som tirando os parafuso dos pedais dele?

o kra deve ser louco neh?

Jean
Veterano
# fev/04
· votar


A minha giannini é do ano 92.Sera q ela é boa por ser antiga?

neoba
Veterano
# fev/04
· votar


killerman666
esses musicos famosos sempre inventam uma bobagens...
ou saum pirados mesmo

killerman666
Veterano
# fev/04
· votar


neoba

pois eh vai entender esses caras tão sempre querendo aparecer

silvio_rp
Veterano
# fev/04
· votar


Jean
nem eh cara... dos 80s pra ca foram perdendo qualidade ... a linha nova ta bem legal e chegou dando um tapa em quem tinha preconceito !!

Jean
Veterano
# fev/04
· votar


silvio_rp
A minha é de cedro,ja descobri!

yvo
Veterano
# fev/04
· votar


AllanFly

falar que a madeira nao influencia no som eh a mesma coisa que falar que nao tem gravidade aqui na terra...

joaozitorossi
Veterano
# fev/04
· votar


Jean
yvo
silvio_rp
killerman666
neoba
Jean
killerman666
iommy
crowley666
Tripa Seca
slowhands
plebeu
GuitarHouse

Gente.....ces naum perceberam q o cara soh fez esse tópico pra causar polemica...A melhor alternatia prsesses tópicos eh dexar o cara falando sozinho...

Fireman
Veterano
# fev/04
· votar


iommy

q eu saiba vários tipos de pinho (tipo o abeto alemão, e o pinho canadense) são ótimos para a construção de instrumentos musicais diversos, não sei se guitarra tb, mas eh uma madeira mt boa sim, e muito cara tb.

GuitarHouse
Veterano
# fev/04
· votar


joaozitorossi
foi o q eu fiz, ue. nem liguei.

Jean
Veterano
# fev/04
· votar


joaozitorossi
Ok!

iommy
Veterano
# fev/04
· votar


Fireman
eu me refiri aquele pinho americano que eles fazem forro de casa, aquele que cupim adora come

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Madeira, Místico ou verdade