Autor |
Mensagem |
AllanFly Veterano |
# fev/04
NÃO ACREDITO QUE MADEIRA DO CORPO DE UMA GUITARRA INFLUENCIE NO SEU SOM, não conheço nenhum estudo científico que dê crédito a qualidade da madeira em relação ao som. Acredito sim que madeira de boa qualidade dura mais, é boa para dar um excelente acabamento no instrumento, é mais rígida, etc... A madeira do braço sim, esta é importante pq ela vibra com o movimento das cordas e a tensão exercida, se for de baixa qualidade empenará facilmente.
Qual a relação entre o captador e a madeira do corpo? Isto só têm sentido em semi-acusticas (por causa do feedback) e para alguns captadores.
Acho engraçado quando vejo alguem falar:
"Alder fica legal com Dimarzio HS3";
"A pintura com poliuretano é melhor que com nitrocelulose pois aveluda o som da madeira";
"Não é toda árvore de mogno serve para uma Gibson";
"Corpo com a madeira de uma árvore cortada verticalmente é melhor pq vibra mais que cortada horizontalmente";
"Este tipo de madeira absorve mais agudos que os graves";
"Este captador não casa com esta madeira";
"Madeira do pântano americano tem uma sonoridade sutil";
É a única ciência inventada pelos fabricantes que consegue associar as características de um campo eletromagnético e características ondulatórias a um tipo especifico de madeira. Acho que deveria se chamar PsicoWoodEletroAcústic ou no popular "Conversa prá boi dormir no Pasto". Marketing Puro.
|
GuitarHouse Veterano |
# fev/04
· votar
Ok. Intao tá.
|
Jean Veterano |
# fev/04
· votar
AllanFly
Falou e disse.
Punk rock 4ever!
|
plebeu Veterano |
# fev/04 · Editado por: plebeu
· votar
AllanFly
um dos males do pós-modernismo é a fé cega na ciencia...
Bota um seymor Duncan ou um EMG num Tonante cabo-de-vassoura p/ tu ver a bela porcaria...uma simples mudanca de pintura ja pode modificar o timbre do instrumento...
|
crowley666 Veterano |
# fev/04
· votar
AllanFly
se vc num acredita tudo bem, eu acredito, ateh pq eh muito diferente o som de uma guitarra com o corpo de alder e outra com corpo em mogno, mesmo q elas tenha o mesmo captador
|
Jean Veterano |
# fev/04
· votar
Essa parada de madeira tb ja é neurose,claro q é bom saber.
|
slowhands Veterano |
# fev/04
· votar
Madeira, Místico ou verdade?
não seria mito ou verdade?
|
joaozitorossi Veterano |
# fev/04 · Editado por: joaozitorossi
· votar
AllanFly
aff...eu respondi mas achu q nem devo dar a mínima pra isso entaum tah 'editado"
|
joaozitorossi Veterano |
# fev/04
· votar
AllanFly
AFF... (bis 500)
|
Tripa Seca Veterano |
# fev/04
· votar
vamos fazer um teste assim: (empiricamente falando)
podemos fazer uma vaquinha comprar 2 guitarras; 1 com o corpo em mogno( pode ser uma gibson lespaul mesmo) e uma strato fender em alder com escala em rosewood, vcs me mandam as duas.. e eu faço umas experiencias... tipo coloco um captador de uma na outra pra ver o que acontece.. depois eu posto o resultado
eheheheehe =)
|
joaozitorossi Veterano |
# fev/04
· votar
to me coçando pra responder mas esse tópico taum idiota naum merece...Vo sair daqui..fui
|
crowley666 Veterano |
# fev/04
· votar
Tripa Seca
heheheheheheheehe
|
silvio_rp Veterano |
# fev/04
· votar
AllanFly
se vc n acredita compra uma guitarra de MDF mesmo q eh baratinha e troca tudo o resto nela... pra q ter gibson e fender se a madeira n importa no som ???
|
iommy Veterano |
# fev/04
· votar
hahaha, se fosse assim eu comprava uma guitarra de pinho e ainda por cima ficava contente....
|
iommy Veterano |
# fev/04
· votar
AllanFly
VC falo de ondulatoria, vc estutudou a propagacao da ondas sonóras um sólido, é óbvio que uma guitarra de MDF (por exemplo) por ser menos densa que um de Mógno terá o seu "abafado" pois a velocidade de propagacao é menor, enquanto no Mógno por ser mais denso a velocidade de propagacao é maior, ou seja, as ondas levam menos tempo para percorrer o corpo do instrumento, tendo assim uma ressoancia melhor, e um timbre melhor!!!!!
|
silvio_rp Veterano |
# fev/04
· votar
iommy
nao eh só isso.. quando vc pega uma guitarra com o corpo feito em mogno e em peça unica ainda a onda nao encontra barreiras na propagação mas quando eh laminado por exemplo, na passagem de lamina pra lamina a onda perde força e caracterista sonora ... isso funciona com qualquer tipo de onda... uma guitarra q nao eh de madeira maciça tem pouco sustain e caracteristicas relacionadas à madeira (causada pela densidade, maneira q foi cortada, dureza .. )sao perdidas....
|
iommy Veterano |
# fev/04
· votar
silvio_rp
mas tudo isso esta relacionado a densidade e a estrutura da madeira.... por isso as guitarras leves nao tem brilho no som, e as pesadas tem brilho e sustain..
outra coisa que eu acho que influencia um pouco é a estrutura molecular da madeira que no caso é amorfa, e que pode variar de uma especie para outra, por isso tantos timbres diferentes..
|
silvio_rp Veterano |
# fev/04
· votar
iommy
q nada... muitas fenders sao de basswood ou poplar e sao bem leves mas n perdem o brilho... a densidade da madeira influencia sim mas nao desse jeito : leve eh pior q pesado...
A estrutura molecular sim ... e quanto mais seca a madeira mais facilmente se da a propagação da onda.... por isso guitarras antigas sao cara... alem da raridade eh claro...
se elas so valessem a raridade ninguem usaria fenders de 1952 em estudio por exemplo ...
|
killerman666 Veterano |
# fev/04 · Editado por: killerman666
· votar
A madeira do braço sim, esta é importante pq ela vibra com o movimento das cordas e a tensão exercida
a madeira do corpo num vibra naum neh?
idiota eh o eric johnson q consegue achar diferença no som tirando os parafuso dos pedais dele?
o kra deve ser louco neh?
|
Jean Veterano |
# fev/04
· votar
A minha giannini é do ano 92.Sera q ela é boa por ser antiga?
|
neoba Veterano |
# fev/04
· votar
killerman666
esses musicos famosos sempre inventam uma bobagens...
ou saum pirados mesmo
|
killerman666 Veterano |
# fev/04
· votar
neoba
pois eh vai entender esses caras tão sempre querendo aparecer
|
silvio_rp Veterano |
# fev/04
· votar
Jean
nem eh cara... dos 80s pra ca foram perdendo qualidade ... a linha nova ta bem legal e chegou dando um tapa em quem tinha preconceito !!
|
Jean Veterano |
# fev/04
· votar
silvio_rp
A minha é de cedro,ja descobri!
|
yvo Veterano |
# fev/04
· votar
AllanFly
falar que a madeira nao influencia no som eh a mesma coisa que falar que nao tem gravidade aqui na terra...
|
joaozitorossi Veterano |
# fev/04
· votar
Jean
yvo
silvio_rp
killerman666
neoba
Jean
killerman666
iommy
crowley666
Tripa Seca
slowhands
plebeu
GuitarHouse
Gente.....ces naum perceberam q o cara soh fez esse tópico pra causar polemica...A melhor alternatia prsesses tópicos eh dexar o cara falando sozinho...
|
Fireman Veterano |
# fev/04
· votar
iommy
q eu saiba vários tipos de pinho (tipo o abeto alemão, e o pinho canadense) são ótimos para a construção de instrumentos musicais diversos, não sei se guitarra tb, mas eh uma madeira mt boa sim, e muito cara tb.
|
GuitarHouse Veterano |
# fev/04
· votar
joaozitorossi
foi o q eu fiz, ue. nem liguei.
|
Jean Veterano |
# fev/04
· votar
joaozitorossi
Ok!
|
iommy Veterano |
# fev/04
· votar
Fireman
eu me refiri aquele pinho americano que eles fazem forro de casa, aquele que cupim adora come
|