guitartrek Veterano |
# fev/03
Pessoal, encontrei essas facilidades no gp4:
No braço da guitarra uso essas opções:
1- Show [beat] + [bar] - acho que dá prá visualizar melhor o solo que vou ter que fazer (mas mesmo assim leio o solo na tab evidentemente), além de ajudar a identificar em que escala o solo foi feito, pelo formato dos shapes.
2- Show [beat] + [scale] - procuro a escala na qual imaginei que o solo foi feito usando a opção
Show [beat] + [bar], e ponho a tab prá tocar com a opção Show [beat] + [scale] prá conferir se a escala
que imaginei estava certa, senão estiver procuro qual a escala usando o scale finder que sugere possíveis
escalas para aquele solo.
resumindo, uso estas duas opções prá estudar o uso de escalas.
Ele além de mostrar a tab, pode tambem mostrar as notas músicais, tipo: minima, seminima, colcheia, semicolcheia, etc... utilidade disso ?
Imagine que vc tem uma partitura de piano na mão, e quer transcrever ela prá guitarra, então vc escolhe o tipo da nota na barra superior (minima ou colcheia ou semicolcheia ou etc) clica com o mouse no pentagrama abaixo da tab, na linha na qual a nota está, dá um enter, e a nota aparece lá tanto no pentagrama quanto na tab, ou seja, dá prá vc transcrever partituras de piano/teclado prá guitarra.
Alem de outras facilidades tipo: converter tab pro formato bmp, gravar no formato wav (imagine a utilidade disso se vc tiver um gravador de cd: vc tem uma tab do metallica por exemplo, vc arranca a trilha do solo dela, salva ela com outro nome, e então exporta ela no formato wav. ai nesse formato vc grava esse arquivo no formato wav (que é o formato que toca em aparelhos de som) em um cd e põe ele prá tocar no seu aparelho de som, prá vc treinar o solo daquela música).
Essas foram as novidades dele que achei bastante util prá ajudar no estudo da guitarra. Devem haver outras, espero que vcs falem sobre elas.
abraços a todos
|