Confiei minha guitarra Les Paul a um luthier — o resultado foi um choque

Autor Mensagem
    QuiltedNeck
    Membro Novato
    # 13/mar/26 11:48 · Editado por: QuiltedNeck

Deixar sua guitarra com um luthier por 2 meses… e receber mais de 1 ano depois.

Foi exatamente isso que aconteceu comigo em 2022/2023 — com silêncio, mudanças feitas sem autorização e um resultado totalmente diferente do que eu pedi.

Resolvi contar toda essa experiência em um vídeo, não para expor ninguém, mas para servir de alerta para quem depende desse tipo de serviço.

Se você toca guitarra ou já precisou confiar seu instrumento a alguém, talvez essa história faça sentido para você.

Se alguém já passou por algo parecido, seria interessante trocar ideias.

Lelo Mig
    Membro
    # 13/mar/26 16:38
    · votar

QuiltedNeck

Se toda essa história é verdade, e tenho motivos para duvidar, porque você esta claramente vendendo curso, você cometeu dois erros:

Primeiro: Deveria ter ido ao Procom ou até a uma delegacia de polícia durante o processo, registrado um B.O. Reclamado seus direitos, documentado por prints de emails, posts no Reclame Aqui, até mesmo posts nesse fórum e etc.

Segundo: Se tivesse feito isso, hoje poderia colocar abertamente o nome do profissional que fez isso e evitar que outras pessoas continuem sendo prejudicados pelo mesmo. Ou seja, sua omissão, não esta ajudando ninguém na prática.

Por isso, com todo o respeito, sua propaganda prá mim têm um efeito reverso, ou seja, se fosse fazer um "curso de luthieria" não seria o seu.

Boa sorte.

Buja
    Veterano
    # 14/mar/26 22:41
    · votar

Eu ja passei pela experiencia de deixar um 2 baixos pra simples regulagem com um luthier, que ele prometeu entregar em 1 semana, e so entregou quase 3 meses depois.

Eu o critico? Nao!

Afinal, ele tem suas proprias dificuldades, agenda apertada, clientes muito mais chatos do que eu, taxas e impostos exorbitantes....ele tambem é ser humano, erra, fica doente, tem familia....enfim

Tudo que ele fez foi: me manter posicionado sobre o andamento, se desculpar pelo atraso, e se comprometer afazer o melhor e me entregar os baixos tao logo quanto possivel.

Quando entregou, tambem nao estava exatamente como eu esperava, mas o principal ele fez e vi que ele fez o melhor que pode.

Otimo.

Se eu tivesse problemas graves, eu faria exatamente como o Lelo Mig sugeriu. Mas nao foi, então tenhamos mais paciencia com as pessoas.
    O conversado não sai caro.

QuiltedNeck
    Membro Novato
    # 16/mar/26 11:21 · Editado por: QuiltedNeck
    · votar

Lelo Mig

De verdade, eu não gastaria meu tempo fazendo um vídeo de 19 minutos para inventar essa história. Sério, me deu um trabalhão fazer isso, por mais que talvez seja algo fácil para outras pessoas, no meu caso deu trabalho, foi muito demorado.

Essa experiência negativa aconteceu em 2022, conforme relato no vídeo. Infelizmente é totalmente verídica, e digo mais, tem coisas que deixei de fora do vídeo, porque se eu contasse, aí sim iriam achar que eu estou de "brincadeira", de tão absurdo que foi. Eu nem comento aqui porque de fato minha intenção não é expor o luthier, embora eu gostaria que esse vídeo chegasse até ele.

Sabe porque fiz o vídeo tanto tempo depois? Foi uma sugestão de um amigo, ele comentou em dezembro de 2025 sobre desabafos e coisas assim, funcionarem como uma espécie de conteúdo a ser explorado na internet, e aí eu pensei "Por que não? Por que não usar essa experiência negativa ao meu favor? Isso pode servir de conteúdo para meu canal!"

Eu levei a guitarra nesse profissional porque de fato eu não tinha outra opção por perto. Enviar por correios, transportadora, naquele momento não era uma opção, eu estava com receio, mas se não fosse isso, teria enviado sem sombra de dúvidas para o Rodrigo (RDS Luthieria) de Campo Largo - PR, ou Bira Queiroz (Luthier de Cubatão - SP, que é meu amigo, e sabe de todos os detalhes dessa saga), ou até mesmo ao Alessander Osorio (Osorio Custom Shop Guitars), do RS, que foi o construtor do instrumento.

Sobre os cursos indicados, não estou fazendo nada errado, pois estou indicando produtos que realmente confio, é uma forma de monetizar meu tempo gasto, já que meu canal é pequeno. Não vejo problema em indicar produtos como afiliado se eles cumprem o que prometem. Por sinal, tenho no meu canal um Vídeo Review sobre o curso de Luthieria da Pauleira Guitars & Oficina de Casa (Comprei o curso) e sei que é bom.

Realmente existem outras pessoas na mesma situação que eu, moram em uma região onde não tem profissionais por perto, então não vejo como algo negativo indicar quem realmente ensina de forma certa, exemplo: Pauleira Guitars, Sergio Grassi. São profissionais de renome, tanto presencialmente quanto como professores. Se é possível aprender, investir em conhecimento, não vejo problema. Acho uma forma inteligente de monetizar, se eu posso indicar algo bom sem ganhar nada, porque não posso fazer isso como afiliado (Se eu sei o que estou indicando)? Isso é normal.

Eu relatei uma história, real, e no final indiquei produtos que cumprem o que prometem, são relacionados ao tema do vídeo. Só porque estou indicando produtos isso invalida minha história? Foi uma situação negativa, e estou explorando de uma forma positiva.

Sobre o PROCON, no meu caso não valeria a pena perder mais tempo, foi demais já, e além disso, pela região onde eu moro, eu teria que perder tempo com deslocamentos, dinheiro. No meu caso, não seria interessante perder mais tempo, ainda mais com polícia/procon.

Comentário: esse profissional, de fato é luthier, não é daqueles que cismam que são luthiers e saem fazendo cagada, tanto é que ele tem o ateliê na cidade onde atua há mais de uns 9 anos, e segundo ele, já era luthier há mais de 20 anos (ele era de SP). Como relatei, pesquisei bastante antes (e não escolhi o profissional pelo preço mais barato). No Google havia opiniões positivas (talvez eram serviços mais "simples"). Não acredito que seja questão dele não saber o que estava fazendo, foi falta de respeito como um todo. Pode ser que ele estivesse passando por algo difícil, quem garante que não? Mas tem coisas que são questão de honra, palavra, profissionalismo. Nada justifica. Mesmo se fosse caso de doença, ele não deveria ter feito. Ele Ignorou os serviços que contratei e fez o que ele quis. Um absurdo! Se não é para cumprir o combinado, não faça!

E novamente, não tenho um curso de Luthieria, eu não sou luthier (quero aprender para mim, não para prestar serviços). Os cursos que deixei na descrição são de profissionais reconhecidos: Pauleira, Harley Araújo, (ainda vou colocar do Sergio Grassi), enfim, esses profissionais são de fato ótimos no que fazem, referências no presencial e digital.

Sem sombra de dúvidas isso ajuda, aprender com profissionais éticos, que sabem o que estão fazendo.

Pauleira (Paula Bifulco)

Sergio Grassi

Harley Araújo

O que tem de errado com Marketing / Markerting de Afiliados? Ao meu ver, nada, isso é uma realidade.

Acredito que errado seja quem divulga qualquer coisa duvidosa pensando somente na comissão, o que não é o meu caso. Eu só divulgo o que tem a ver com o assunto em questão, que sei do que se trata, diferente de conteúdos inescrupulosos na internet que indicam produtos relacionados a ( jogos de azar, emagrecimento milagroso, desempenho sexual, curas milagrosas, dinheiro fácil) ou qualquer fuleiragem do tipo, sem se importar se o próximo será lesado.

O que indico ajuda, porque cumpre o que promete!

Já viu o relato do Alisson Zakka? As guitarras dele ficaram 8 anos em um luthier (o serviço não foi concluído), foi uma situação mais absurda ainda! Aí no final das contas o luthier ainda falou para ele "A culpa é sua. Você disse que não tinha pressa!". Percebe como não é preciso inventar? Esses profissionais existem!

Enfim, obrigado pelo comentário!

QuiltedNeck
    Membro Novato
    # 16/mar/26 11:43 · Editado por: QuiltedNeck
    · votar

Buja

Então amigo, concordo que quando o profissional te dá satisfação, demonstra profissionalismo, é uma coisa. Mas no meu caso começou tudo errado, desde o primeiro contato tudo foi errado, o cara marcou horário comigo, não apareceu e ainda tinha esquecido? Tudo que ele falava, não cumpria, e nem mesmo entrava em contato para se justificar, eu que tinha que entrar em contato. Um Absurdo!

Abraço!

Lelo Mig
    Membro
    # 16/mar/26 16:09 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

"Já viu o relato do Alisson Zakka? As guitarras dele ficaram 8 anos em um luthier (o serviço não foi concluído)"

Mano, na boa, você são muito passivos. Se um luthier fizer isso comigo eu boto fogo no atelier dele e mato ele e a família inteira dele, até o cachorro.

É claro que estou exagerando, usando uma figura de linguagem. Mas que um cara não me dá um golpe desses e saí ileso, pode apostar que não.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Confiei minha guitarra Les Paul a um luthier — o resultado foi um choque