Qual a marca e modelo dessa guitarra?

Autor Mensagem
    leuzera99
    Membro Novato
    # 09/out/25 15:49

Ganhei esta guitarra do meu pai e ela já estava sem funcionar na época. Nunca descobri a marca ou o modelo para restaurá-la; atualmente ela fica apenas como decoração na parede. Algumas características visíveis: corpo offset compacto (sem tremolo), escudo branco com dois captadores single-coil, ponte fixa com tampa metálica e headstock sem logo. Já procurei em anúncios e imagens, mas não encontrei nada igual. Alguém aqui sabe de que marca/modelo se trata ou tem ideia de peças compatíveis (captadores, ponte, escudo)? Qualquer informação histórica ou referência para pesquisa também ajuda — obrigado! Segue link para acessar as imagens: https://drive.google.com/drive/folders/1_FLV4e_bgsN3hjRnxUdxyPpkAS6o8N _a?usp=sharing

renatocaster
    Moderador
    # 09/out/25 17:19 · Editado por: renatocaster
    · votar

Poder ser uma Tonante, Jennifer ou alguma Gianinni Sonic antiga, mas o escudo parece estar modificado, e os knobs (controles) também. Ou é de alguma outra marca da mesma época que desconheço.

Lelo Mig
    Membro
    # 09/out/25 17:53
    · votar

renatocaster

Giannini, com certeza, não é. O padrão construtivo é muito simples, até grosseiro, e as Gianninis sempre foram bem construídas ainda mais as antigas. A primeira guitarra feita pela Giannini é de 1963, modelo Supersonic, é diferente desta.

Me parece uma guitarra de construção caseira (não vou nem chamar de Luthier).

renatocaster
    Moderador
    # 09/out/25 19:24 · Editado por: renatocaster
    · votar

Lelo Mig

Giannini, com certeza, não é. O padrão construtivo é muito simples, até grosseiro, e as Gianninis sempre foram bem construídas ainda mais as antigas. A primeira guitarra feita pela Giannini é de 1963, modelo Supersonic, é diferente desta.

Achei bem parecida com ESSA, embora tenham diferenças na captação, escudo, jack e knobs. E a ponte da guitarra que o amigo postou parece estar incompleta, sei lá.

Essa da foto que postei é a Giannini Sonic, e não a Supersonic. Mas pode ter sido uma guitarra de construção "própria" mesmo, talvez inspirada nessa Giannini Sonic.

JJJ
    Veterano
    # 09/out/25 22:56
    · votar

Jennifer, Sonelli, Tonante, Phelpa e Giannini faziam guitarras "offset" na época do onça. Brucutu talvez fizesse também. Curioso que tantas fizessem na época e hoje quase ninguém faz! Hoje 90% é Strato...

Mas pode ser handmade mesmo...

Buja
    Veterano
    # 09/out/25 22:59
    · votar

Na minha opinião, isso é claramente uma Jennifer. Ja tive uma parecida a muitos anos atras:

https://live.staticflickr.com/6135/5999574795_b7805d9b7d_b.jpg

Nota-se que a minha tinha algumas diferenças, mas o headstock é igual a do amigo ai, e a ponte tambem era igual, fora os captadores que eram iguaizinhos.
    Pra mim não tem erro: Jenifer das antigas.

E na boa:
    Só serve de peça de decoração ou recordação. Guarde com carinho e só isso mesmo.

Lelo Mig
    Membro
    # 10/out/25 03:00 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Buja

Ponte igual; de encaixar o pino da corda no furo/rasgo, furação jack e pots numa linha reta, headstock igual, tarraxas também, ponte e carrinhos separados... (plate tailpiece + trilho com saddles). Essa peça "chapa com rasgo/furo" era uma solução barata em guitarras de entrada porque uma ponte, também separada (Stopbar Tailpiece + Tune-o-Matic) como a de uma Gibson Les Paul, eram caros porque é uma peça de fundição, bem diferente de uma chapa com recorte.

Você têm razão é uma Jennifer.

renatocaster
    Moderador
    # 10/out/25 09:31
    · votar

Buja

Pra mim não tem erro: Jenifer das antigas.

Matou a charada!

E na boa:
    Só serve de peça de decoração ou recordação. Guarde com carinho e só isso mesmo.

Fato, o valor sentimental muitas das vezes transcende qualquer avaliação mais técnica. Mas falando em termos de tocabilidade, som, etc, qualquer guitarrinha de entrada de hoje em dia vira uma "Fender" perto de uma dessas.

JJJ
    Veterano
    # 10/out/25 10:57 · Editado por: JJJ
    · votar

Bom, parece que o nome dela era Jennifer mesmo... :p

Mas quanto a não ter jeito de deixar funcional de novo, o maluco aqui discorda! Se vale a pena, são outros 500; mas é totalmente possível transformar essa velhinha aí numa GILF de respeito! kkkkkkk

Buja

A sua eu faria uma fretless...

renatocaster
    Moderador
    # 10/out/25 12:12
    · votar

JJJ

Vc acabou de assumir um compromisso. Agora vc TERÁ que arrumar uma e fazer esse projeto, kkkkkkkkk.

Acho que ficaria maneiro demais!

JJJ
    Veterano
    # 10/out/25 12:30
    · votar

renatocaster

Já pensei nisso N vezes. E já fiz com um baixo. Mas com uma guitarra, ainda não tive coragem.

Buja
    Veterano
    # 10/out/25 22:22
    · votar

uma GILF de respeito!

Ri alto agora kkkkkkkkk......tocar uma coroa é uma experiencia diferenciada kkk

qualquer guitarrinha de entrada de hoje em dia vira uma "Fender" perto de uma dessas.

Eu sai dessa jennifer e peguei uma strinberg strato....eu senti realmente que eu tinha pegado uma fender custom shop.

A mais de 20 anos atras ela virou lenha kkkk.
    Na epoca eu nem sabia o que era fretless.
    A escala ali descolou e eu tava tentando fazer ela virar peça de pendurar na parede

LeandroP
    Moderador
    # 11/out/25 20:47
    · votar

uma GILF de respeito!

Pensei num trocadilho com "pau duro" mas achei melhor não publicar

LeandroP
    Moderador
    # 11/out/25 20:48
    · votar

JJJ
    Já pensei nisso N vezes. E já fiz com um baixo. Mas com uma guitarra, ainda não tive coragem.

Duvido!!!
    [só pra te dar coragem mesmo rs]

JJJ
    Veterano
    # 11/out/25 23:39
    · votar

LeandroP
    achei melhor não publicar

Você teria que suspender a si mesmo...

Duvido!!!

Eu também! hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Qual a marca e modelo dessa guitarra?