Autor |
Mensagem |
JJJ Veterano
 |
# 28/ago/25 10:59
Rantzinho básico.
Comentei lá no tópico do Buja sobre isso.
Por que carajos só tem Stratocaster baratinha??? Que coisa chata...
Você acha Strato nova por 500 paus no ML. Já a Teleca mais baratinha vai ser uns 900!!!!! POR QUÊ?????????????????
|
Buja Veterano |
# 28/ago/25 11:39
· votar
Tambem nao sei porque, afinal, era pra ser uma guita mais simples ainda.
A unica guitarra tele que tive, era uma chinoca. Boa até. Mas china. De resto, so squier classic vibe que hoje ta mais cara que mexicana usada. Isso quando acha ne!
|
mateus54321 Membro Novato |
# 28/ago/25 14:25
· votar
Quase comentei isso lá também. SG barata não existe mais, flying V, explorer ou qualquer coisa exotica e diferente nem pensar. A exceção é a Tagima TW 61.
Essa Tagima acho que é a única com captação P90 também, o resto é só single ou humbucker cerâmico.
|
Buja Veterano |
# 28/ago/25 15:40
· votar
mateus54321 Colega nosso e amigo meu aqui do forum tem uma tagima dessas com p90.
A uns 10 anos, tinhamos explorers, flying vs e muitas outras de baixo custo nas lojas. Crafter, Strinberg, Cort...fora as Jacksons e Epipocas que não eram tao dificeis de achar assim.
Hoje em dia, acho que so pela net e com muito custo
|
renatocaster Moderador
 |
# 28/ago/25 16:28 · Editado por: renatocaster
· votar
JJJ
Já a Teleca mais baratinha vai ser uns 900
Aquela da Seven tava saindo por uns 700 e poucos da última vez que eu vi.
EDIT: Realmente, fui ver agora e tá tudo na casa dos 900 mesmo :/
|
Grimc Veterano |
# 28/ago/25 21:26 · Editado por: Grimc
· votar
JJJ
Acho que é o modelo mais popular de guitarra mesmo, especialmente entre iniciantes. 9 em cada 10 dentistas falam que strato é uma boa guitarra pra começar (ergonomica, versatil, tem captação HSS como opção facil de achar, etc etc). É um modelo "normie-friendly" que todo mundo reconhece facil. É economia de escala mesmo. Em teoria era pra uma tele ser até mais barata de fabricar que uma strato (não tem comfort cut, 1 captador e 1 pot a menos, etc), mas é um modelo mais "entusiasta" no sentido de que geralmente uma pessoa leiga/iniciante ou não conhece ou não se interessa tanto a não ser que seja fã de algum guitarrista que use.
Da pra argumentar que a LP seria quase tão popular quanto a strato, mas essa é mais cara de fabricar mesmo (mesmo que tenha braço parafusado, ainda vai ter aquele topo arqueado no corpo, bindings no braço, etc)
|
mateus54321 Membro Novato |
# 28/ago/25 23:37
· votar
Da pra argumentar que a LP seria quase tão popular quanto a strato, mas essa é mais cara de fabricar mesmo (mesmo que tenha braço parafusado, ainda vai ter aquele topo arqueado no corpo, bindings no braço, etc)
Outra coisa que sumiu, LP com braço colado só se for 2500 pra cima. Lembro que antigamente tinhas as SXs e as Shelters que vinham com braço colado e eram bem populares. Eu tenho uma Stagg que paguei 540 em 2014 e é colado.
|
Buja Veterano |
# 28/ago/25 23:56
· votar
Tudobem que a inflação arregaçou e o sr presidiar...eh, presidente, subiu o tributo e dificultou as importações. Entendo que com isso, até fez a Tagima da vida prosperar em territorio nacional, a ponto de só se ver instrumento dela novo por ai.
Mas a questão é que, tambem, não estão tendo mais aquelas coisas supinpas que viamos (flying vs, explorers, LP de braço colado a preço normal, teles squiers, instrumentos LTD e ESP, por ai vai)
---
A mais ou menos uns 8 meses atras estava atras de um baixolão. A saga foi dificil, achei até uma boa variadade pra testar, mas nada que fizesse brilhar os olhos.
Até que, por pura cagada, achei um Tanglewood novo, encalhado no estoque de uma loja. A loja me disse que era ultima peça, e estava la na caixa a bastanteeee tempo mesmo. Eu tive certeza, até porque, instrumentos como Tanglewood, Vintage, Washburn, entre outros, que costumavam ser medianos, a gente só via com mais frequencia a uns 10 anos atras. Hoje em dia, se ver, é usado ou peça rara.
Foi tocar o baixolão, vi a diferença na hora. Bicho guardado naquela caixa a anos, e nenhum sinal de trastejamento nem nada. Pus bateria, afinei, toquei. Levei pra casa sem pestanejar.
Era nova era de instrumentos, nãoq ue esteja ruim. So perdeu variedade. E aumentou o preço (muito)
|
JJJ Veterano
 |
# 29/ago/25 00:22
· votar
Buja era pra ser uma guita mais simples ainda
Pois é! 2 pots, 2 knobs, 2 captadores... A Strato é tudo 3, uma ponte mais complexa, um desenho de corpo que precisa de um lixamento mais complexo... Não dá pra entender.
mateus54321 Tagima TW 61
Excelente custo/benefício. Usei uma pro meu projeto de Jaguar. Mas é o dobro do preço das Stratos chinesas baratinhas.
renatocaster Aquela da Seven tava saindo por uns 700 e poucos
As Stratos mais baratinhas (na faixa de 500) são de marcas ainda menores, tudo white label que carimbam qualquer coisa no headstock (uns nomes que vem e vão em questão de meses). Mas só dá Strato! Queria que tivesse uma telequinha na faixa de 500...
Grimc geralmente uma pessoa leiga/iniciante ou não conhece ou não se interessa tanto
Minha primeira foi uma Teleca... Naquela época não era esse "domínio" todo da Strato. Mas hoje é, mesmo.
|
LeandroP Moderador |
# 29/ago/25 08:52
· votar
E construtivamente me parece que a Telecaster é mais barata e simples de fazer do que uma Stratocaster.
|
Grimc Veterano |
# 29/ago/25 13:19 · Editado por: Grimc
· votar
LeandroP
E construtivamente me parece que a Telecaster é mais barata e simples de fazer do que uma Stratocaster.
Sim, a strato tem eletronica a mais, tremolo, comfort cut... Acaba sendo questão de economia de escala mesmo, stratocópias chinesas vendem mais entao fabricam em maior numero.
Eu quando fui recomendar primeira guita pra um sobrinho, indiquei uma tagima strato HSS porque sei que o piá gosta de hard rock e aquele humbucker na ponte é bem mais interessante do que um single pra isso. Podia ter indicado um modelo SG ou LP da Strinberg ou semelhantes, mas aí tem o braço bem mais grosso, não tem comfort cut... Da pra aprender em qualquer guitarra mas eu acho que a Strato (seja uma padrao com 3 singles ou uma HSS) dos modelos faceis de achar barato é a que chega mais próximo de uma ergonomia "moderna", e provavelmente é um sentimento comum entre iniciantes/pessoas recomendando guita pra iniciante.
|
Delson Veterano |
# 29/ago/25 13:53
· votar
renatocaster Seven Não recomendo (pelo menos as primeiras levas). Regulei uma tele dessa marca que, LITERALMENTE, faltava pedaço (não tinha como parafusar a moldura do captador humbucker). Fora o problema de desalinhamento de peças, e a qualidade das mesmas, que é bem padrão de instrumentos desse nível.
|
renatocaster Moderador
 |
# 29/ago/25 17:00
· votar
Grimc
Sim, a strato tem eletronica a mais, tremolo, comfort cut... Acaba sendo questão de economia de escala mesmo, stratocópias chinesas vendem mais entao fabricam em maior numero.
Para mim não há dúvidas que a strat é o modelo de guitarra mais convencional que existe no mundo, e isso justifica tudo isso que vc falou.
Delson
Não recomendo (pelo menos as primeiras levas). Regulei uma tele dessa marca que, LITERALMENTE, faltava pedaço (não tinha como parafusar a moldura do captador humbucker). Fora o problema de desalinhamento de peças, e a qualidade das mesmas, que é bem padrão de instrumentos desse nível.
Essas guitarras mais baratas dá pra dar uma boa melhorada em upgrades sem ter que gastar tanto, mas quando tem problemas estruturais assim de construção, é melhor ficar longe mesmo.
|
Ramsay Veterano |
# 29/ago/25 23:01
· votar
O fato é que praticamente todas as guitarras da Tagima usam corpo de cedro rosa, escala de pau ferro e braço de pau marfim em uma única peça, ao contrário de marcas conceituadas como Ibanez que usam braços feitos em 3 ou em até 5 peças (possuo uma) o que fornece muito mais estabilidade e durabilidade da afinação.
|
Delson Veterano |
# 01/set/25 14:33
· votar
Realmente a Tele é a guitarra mais rústica, bruta e sistemática que se pode fazer, mas a Strato é a segunda desse naipe, porém tem mais "cara" de guitarra. Provavelmente por isso faça mais sucesso.
|
LeandroP Moderador |
# 02/set/25 14:19
· votar
Grimc
Eu teria uma Tele, acho muito legal. Mas, fico dividido entre uma Telecaster (barata) e uma Archtop (cara).
De qualquer forma ambas seriam caras para mim, porque eu sou canhoto.
|
renatocaster Moderador
 |
# 04/set/25 13:55
· votar
LeandroP
De qualquer forma ambas seriam caras para mim, porque eu sou canhoto.
Telecaster para canhoto dá pra encontrar na faixa entre 900-1500 reais.
Archtop esquece, essa vai ser cara mesmo.
|
LeandroP Moderador |
# 05/set/25 16:50
· votar
renatocaster
Eu queria uma Tele apenas por vaidade mesmo. Mas, uma archtop pra fazer acústico é maravilhoso... Tem que ser uma de destro adaptada, o que já desvaloriza o que custa caro...
:/
|
Over-Drive Veterano |
# 09/set/25 17:00
· votar
Aproveitando o rant dos colegas do fórum, fica a dúvida:
Comecei a tocar guitarra em 2008, tinha apenas uma Memphis MG-32 ligada direto num cubo Moug com distorção. Quase dois anos depois, veio a primeira pedaleira multi efeitos, uma Zoom G1. Depois comprei outras duas Memphis, uma MLP-100, Les Paul e uma MG-52, Telecaster
Hoje em dia, quais marcas, modelos e equipamentos seriam mais interessantes pros iniciantes/intermediários, considerando custo benefício e qualidade de construção dos instrumentos? Lembro que os colegas do fórum recomendavam com frequencia a Tagima T635, SX SST57 e a Condor CLP-2. Eram modelos excelentes, focados em custo benefício, ainda mais pra época, suficientes para tocar em apresentações de menor escala. Não lembro de nenhuma Telecaster equivalente á essas três, em questão de recomendação, entretanto.
|
LeandroP Moderador |
# 09/set/25 19:31
· votar
Over-Drive
Não muda muito em relação aos exemplos que você deu. Creio que o mais importante, tratando-se de guitarra especificamente, é levar o instrumento a um luthier da sua confiança e fazer um check-up no instrumento, além de uma regulagem básica. Partindo de um instrumento bem regulado você pode perceber melhor os seus aspectos positivos, bem como os negativos, que interessam mais no que se refere a um eventual up-grade. Eu digo isso porque, via de regra, o cara pode comprar um jogo de tarraxas melhor e muito mais caro apenas por comprar, sendo que a original dá conta do recado. Instrumentos de baixo custo são uma espécie de loteria, ou seja, nunca sabemos exatamente o que mudar a não ser que você regule devidamente e note as suas deficiências.
Um exemplo aconteceu comigo há alguns anos, onde comprei uma guitarra relativamente barata e já pressupondo a substituição dos captadores, tarraxas etc... A única coisa que de fato eu substituí foram as cordas rs Me surpreendeu o instrumento. Mas, eu só pude ter a certeza depois da regulagem. Marcas importam, mas não são tudo.
|
Buja Veterano |
# 09/set/25 21:14
· votar
Acho que guitarra custo beneficio hoje, é Tagima. Ela inundou o mercado, e ta produzindo muito instrumento, e não sao ruins.
|
Over-Drive Veterano |
# 12/set/25 13:31 · Editado por: Over-Drive
· votar
LeandroP
Quanto á questão de levar ao luthier, é a mais pura verdade. Meu luthier de confiança já me salvou de duas guitarras com problemas graves: Uma cort M600t linda, com captadores EMG HZ, ferragens de qualidade... e um tensor quebrado. O tensor simplesmente não se movia dentro do braço. A segunda foi uma Squier Telecaster Standard, daquela antiga série Black and Chrome, que vinham com headstock preto e escudo espelhado. Também, com tensor quebrado, sendo que dessa vez, o tensor simplesmente não pegava pressão. Por conta disso, eu costumo comprar instrumentos usados sempre em lojas de confiança, mesmo sendo um pouco mais caros, e ainda assim levar direto no meu luthier. Ele coloca a guitarra no neck-jig e faz toda a avaliação enquanto há tempo hábil de contatar o vendedor.
|
JJJ Veterano
 |
# 12/set/25 20:07
· votar
tensor quebrado
Eu acho que tive muita sorte com isso... Trocentas guitarras e baixos já passaram por mim e nunca tive problema com tensor.
|
Lelo Mig Membro
 |
# 13/set/25 12:07
· votar
JJJ
"...nunca tive problema com tensor."
Também não. Nem em acústicos nem em elétricos.
|
LeandroP Moderador |
# 13/set/25 15:18
· votar
Over-Drive
Pois é, e mesmo as marcas consagradas têm lá os seus "defeitos" que precisam ser corrigidos por um luthier.
Eu aprendi isso aqui no fórum. Não importa se o instrumento é novo ou usado, de marca ou de entrada, leve sempre ao luthier. O olhar dele vai além do nosso, por mais que a gente entenda a mecânica da guitarra.
|