Autor |
Mensagem |
Viinny Membro Novato |
# 29/abr/25 12:33
Boa tarde pessoal! Tudo bem? Tenho uma guitarra Squier Affinity Acho uma guitarra bem construída e super confortável, está toda regulada. Uma delicia de tocar.
Minhas próximas melhorias serão:
Caps fender tex mex (devido ao custo, é mais em conta com boa qualidade) Eletrica nova alpha com treble bleed, Big bloco manara na ponte e molas Gotoh tarraxas guyker com trava.
O que acham? tem sugestões de melhoria? Quero deixar essa Guitarra para um uso mais profissional.
|
JJJ Veterano
 |
# 29/abr/25 22:48 · Editado por: JJJ
· votar
Viinny
Tenho uma. Acho realmente excelente, exceto os captadores que são muito ruins, a parte elétrica genérica e a ponte, que tem o bloco leve demais e não dá a estabilidade necessária. Isso a faz uma plataforma perfeita para os upgrades dessas peças. As tarraxas da minha eu não acho ruins... mas, com trava deve melhorar alguma coisa.
Cuidado com o tamanho do bloco, porque se for 40mm de altura, não cabe.
Tenho um trio TexMex em outra guitarra (uma Fender Strato Standard MiM) e gosto MUITO da sonoridade deles, em conjunto com a elétrica padrão Fender, com pots CTS e tal. Aliás, eu comprei o escudo montado, da própria Fender. Talvez saia mais barato do que comprar separado (pra mim foi assim).
A sua tem tudo pra ficar ótima.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
 |
# 08/mai/25 17:00
· votar
Viinny Essas melhorias que vc já planejou são sufucientes. Eu acescentaria uma pestana Graph Tech e "abaixa-cordas de roldanas. Abç
|
BrotherCrow Membro Novato |
# 08/mai/25 21:59
· votar
Viinny Tenho uma bem antiga. O valor sentimental pesa, mas é uma guitarra bacana sim.
Essas melhorias são todas recomendáveis. Não gosto de treble bleed mas aí é questão de gosto mesmo. O upgrade de captadores faz uma diferença brutal. No caso da minha comprei um escudo montado da Guitar Fetish/GFS e o resultado foi ótimo. Botei também uma ponte inteira nova com bloco grande porque os carrinhos da Squier me enchiam o saco. Isso cobriria as três primeiras alterações que você citou, e posso por experiencia propria dizer que valeu a pena.
Só não troquei as tarraxas da minha porque, como é das antigas, tinha um padrão que não encaixava com os kits que eu achei pra vender. Mas acho troca de tarraxa meio desnecessário; a maior parte dos problemas de afinação acontece no nut e na ponte. Por isso botei um nut da Graphtech como o Bertola mencionou, e um estabilizador de tremolo nas molas.
Esse estabilizador de tremolo foi o que mais fez diferença pra mim. Optei pelo Hipshot Tremsetter, mas tem vários similares. Se você pretende usar bastante o tremolo (ou vibrato, que seja), tanto pra cima quanto pra baixo, recomendo DEMAIS. Deu trabalho pra regular, mas quando consegui deixar certinho me senti o Jeff Beck hehe. Mas se vc não usa tremolo, melhor bloquear e esquecer.
|
Will Bejar Veterano |
# 09/mai/25 21:10
· votar
Viinny Tenho uma tb, muito bacana. Acho que fora o que vc fez, só o nut mesmo. Eu coloquei um Nubone na minha.
Caps fender tex mex (devido ao custo, é mais em conta com boa qualidade) Eu tinha um jogo desses também, mas, acabei vendendo e coloquei um HB Fleor na ponte e um single Fleor no meio. No braço coloquei um Squier Standard alnico... na boa? A troca dos Tex Mex por esses aí não teve muita diferença não... diria até que é bem mais negócio...
JJJ Cuidado com o tamanho do bloco, porque se for 40mm de altura, não cabe.
Então, mano... depende. A minha é uma 97 da série YN (acho que é isso), corpo padrão 45mm, braço com perfil mais espesso.
|
JJJ Veterano
 |
# 10/mai/25 16:13
· votar
Will Bejar
Ele falou que era da série Affinity. Achei que todas dessa série fossem finas...
|
Viinny Membro Novato |
# 13/mai/25 08:45
· votar
A minha Affinity é da série nova, da cor olympic white (quse chega ser um creme), acho ela muito linda e confortavel, sua construção é muito boa, minha opinião.
Vou adicionar a lista o nut de Graph Tech.
Agora uma dúvida que me gerou foi o "Esse estabilizador de tremolo foi o que mais fez diferença pra mim. Optei pelo Hipshot Tremsetter, mas tem vários similares. Se você pretende usar bastante o tremolo (ou vibrato, que seja), tanto pra cima quanto pra baixo, recomendo DEMAIS"
Como funciona isso? Nunca ouvi falar kkkk
Ele faz com que posso usar o tremolo sem me preocupar com afinação? Poderia deixar as tarraxas originais ?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
 |
# 13/mai/25 15:34
· votar
Viinny Como funciona isso? Nunca ouvi falar kkkk É uma espécie de contra-mola, que melhora a estabilidade da afinação. Ele faz com que posso usar o tremolo sem me preocupar com afinação? Não. Poderia deixar as tarraxas originais ? Poder... vc pode... Abçs
|
Ramsay Veterano |
# 13/mai/25 17:28 · Editado por: Ramsay
· votar
Viinny Mas, tenha em mente que esses estabilizadores de tremolo costumam deixar a alavanca mais rígida tornando as alavancadas mais difíceis de se fazer.
|
BrotherCrow Membro Novato |
# 13/mai/25 20:51
· votar
Viinny Vou adicionar a lista o nut de Graph Tech. Boa, mas lembre que o nut precisa ser cortado/lixado corretamente. Se não souber fazer, talvez seja uma boa pedir pra um luthier. Um nut Graphtech cortado errado pode ser muito pior que um nut de plástico cortado direitinho.
Ele faz com que posso usar o tremolo sem me preocupar com afinação? Então, você vai tirar uma das molas da traseira da guitarra e colocar esse tremsetter no lugar. Ele é uma mola dentro de um êmbolo, que te permite configurar uma "zona morta" pra alavanca. Isso aumenta consideravelmente a estabilidade e elimina a necessidade de dar aquela típica puxada pra baixo pra afinação voltar. Mas não existe sistema de tremolo perfeito, claro que alguma hora vai desafinar. O tremsetter pode inclusive ser usado junto com floyd rose (Steve Vai usava nas guitarras dele).
Poderia deixar as tarraxas originais ? O tremsetter atua só na ponte, as tarraxas vc deixa como quiser. Se forem as tarraxas que estão causando desafinação, é bom trocar as tarraxas, mas o tremsetter não tem ligação nenhuma com as tarraxas.
Ramsay Mas, tenha em mente que esses estabilizadores de tremolo costumam deixar a alavanca mais rígida tornando as alavancadas mais difíceis de se fazer. É verdade, mas é você quem vai graduar a atuação do estabilizador. Por isso disse que demorei pra regular: se deixar no talo ele praticamente trava a ponte, se deixar muito frouxo ele não faz efeito nenhum. O manual tem instruções de uma regulagem "padrão", mas só com prática vc vai achar o que funciona pra vc. E pra mim, a alavanca mais rígida dá mais controle, porque eu tendo a fazer um uso mais sutil. De repente um cara que dá dive bomb o tempo todo vai achar dura demais.
|
renatocaster Moderador
 |
# 14/mai/25 16:50
· votar
Viinny
Caps fender tex mex (devido ao custo, é mais em conta com boa qualidade)
Se a questão principal pro upgrade nos captadores é custo, e não exatamente o interesse em obter a sonoridade específica dos tex-mex, eu daria uma olhada nos sets de singles da Waah e Fleor. São marcas ainda meio desconhecidas (chinesas), mas a qualidade dos captadores é bem bacana. E costumam ser bem mais acessíveis a nível de custo do que os das marcas mais tradicionais (Fender, Seymor Duncan, Di Marzio, etc).
|
Will Bejar Veterano |
# 09/jun/25 23:12
· votar
JJJ Ele falou que era da série Affinity. Achei que todas dessa série fossem finas...
Então, não são todas não... vou ver se consigo tirar uma foto medindo a minha com paquímetro. Mas, a minha é das antigas.
renatocaster Waah e Fleor Waah não conheço, mas, a Fleor venho usando há alguns anos e recomendo.
|
renatocaster Moderador
 |
# 10/jun/25 19:20
· votar
Will Bejar
a Fleor venho usando há alguns anos e recomendo.
Bom demais, coloquei um set na minha strat e ficou o aço.
|