Autor |
Mensagem |
sgt_melo Membro Novato |
# 18/set/24 13:38
Boa tarde pessoal, espero que todos estejam bem! comecei a tocar guitarra esse ano, mas apesar de já começar na guitarra eu iniciei desde os fundamentos básicos do violão, hoje eu já tenho uma fluência legal de troca de acordes, e venho estudando teoria, Mas algo que me desanima a tocar é que desde o começo até hoje eu tenho muita dificuldade com ritmo, da batida, dedilhado e etc. Em músicas com batida super fáceis eu consigo tocar mas em outros casos eu posso conhecer a música e os seus acordes mas quando vou tocar de fato eu não consigo encaixar a mão direita na batida. É algo que desmotiva bastante a estudar porque sinto que eu não tenho a "musicalidade" necessária pra tocar de forma agradável, e eu queria saber se tem exercícios ou técnicas para melhorar nesse ponto, de primeiramente conseguir interpretar e reproduzir um ritmo, e mais para frente adquirir o "molho" no instrumento.
|
Wanton Veterano |
# 18/set/24 15:45
· votar
sgt_melo
Já tentou pegar uma faixa de bateria e acompanhar? Algo desse tipo:
|
Sgt_Peppers2 Veterano |
# 19/set/24 11:31
· votar
Bom, vc está no começo, é importante ter paciência porque os resultados eles vêm com o tempo e de acordo com o esforço. Eu sugiro estudar percepção musical, principalmente leitura rítmica. Você tem que aprender as figuras de sons/pausas, compasso simples/composto, andamento, etc. Existem diversos métodos espalhados por aí. Você não tá especificamente trabalhando na guitarra, mas estará desenvolvendo o seu senso rítmico que com toda certeza vai influenciar na guitarra.
Outro sugestão é tentar pegar músicas com poucos acordes, mas mais funkeadas, por exemplo: Respect (Aretha Franklin), Na moral (Jota Quest), Ela partiu (Tim Maia), I feel good (James Brown), Valerie (Amy Whinehouse), etc
Tb seria interessante aprender a tocar samba. Tem uma video aula do Nelson Faria que ele ensina o rimto básico.
São coisas que com o tempo vc vai incrementando e vai encorpando cada vez mais a sua mão direita.
|
sgt_melo Membro Novato |
# 20/set/24 17:00
· votar
Wanton Não com baterias mais groovadas, fico um pouco perdido, mas gostei de tentar, é algo que vou exercitar com mais frequência, obrigado pela dica!
|
sgt_melo Membro Novato |
# 20/set/24 17:01
· votar
Sgt_Peppers2 Perfeito. Obrigado pelas recomendações, vou dar um pesquisada e estuda-las!
|
Lelo Mig Membro
|
# 20/set/24 18:51 · Editado por: Lelo Mig
· votar
sgt_melo
Amigo, em meados dos anos 80, eu tocava numa banda de rock e um amigo, muito próximo, que tocava numa banda de Disco Music, com muita atividade na época, quebrou o braço e veio conversar comigo se eu poderia substituí-lo por alguns meses. Eu topei a empreitada, os caras eram muito bons músicos, eu já os conhecia, tinham muitos shows e o cachê era bom. Uma baita oportunidade.
Os caras me passaram repertório numa fita K7, deram um tempo para eu pegar e marcaram alguns ensaios para eu me ajustar à banda (e claro me avaliarem).
Eu sabia que o que ia pegar era a parte rítmica, então, me concentrei em treinar algumas levadas para "soltar minha munheca dura de rockeiro", melhorar groove e manter ritmo.
Naquela época não tinha internet, então ia só na orelha, tentando "enxergar" os desenhos de mão direita. Hoje, com a possibilidade de ver os manos tocando no Youtube, é só se concentrar na observação se dedicar um pouco e treinar.
Tem centenas de vídeos nessa linha:
Não precisa entender inglês, pule direito onde o cara toca e "imite":
Aproveite!
|
Lucmac Veterano |
# 22/set/24 09:40
· votar
Isso começou a ficar satisfatório para mim depois de um bom tempo, principalmente depois da memória muscular... esse ano nem terminou, então tá normal. Mas quando comecei a tocar com outras pessoas, queridos amigos, daqueles que a gente fala merda sem vergonha, ri de qualquer coisa, é que eu consegui destravar.
Precisa de molejo. Se você for um lerdão que só fica em frente ao notebook pausando e playando vídeo, chapa, vai ser difícil.
Levanta, passa uma acnase na cara pra tirar esses cravos pretos que fazem o seu rosto feder, se precisar toma uma barranqueira ardente e se mexe.
|