Guitarras de 30mil reais entregam muito mais ?

    Autor Mensagem
    caiosaito3
    Membro Novato
    # 10/set/24 12:11


    salve rapaziada,
    toco metal e sou mais pro lado do virtuosismo e fritação...
    tenho uma tagima k1, uma schecter hellraiser, ibanez rg370dx, e umas outras na mesma faixa e mais baratas...
    e gostaria de saber, pela experiência de quem ja testou, faz uma grande diferença tocar em uma guitarra dessas de 30mil reais? eu estava de olho nas ibanez prestige, esp horizon, musicman, mayones, schecter elite ?? dá pra sentir que é tipo mais gostoso de tocar nelas, chega a ser mais facil de executar peças complexas nelas, sei la pela regulagem etc...? tem um timbre claramente superior ?
    ... eu recentemente fui de um violão de 1500 reais pra um de 8000, e a diferença foi absurda no som q eu tiro e na facilidade de execução, dai acabei com essa duvida sobre guitarras super renomadas.... se for só pela aparência delas, por nome e por detalhes muito irrelevantes já não faço muita questão. agradeço qualquer ajuda!

    qew
    Veterano
    # 10/set/24 12:16
    · votar


    sim, o renato pagou 5 mil e acha ela otima

    fora apostilas, claro

    ejames
    Membro Novato
    # 10/set/24 12:25
    · votar


    Resposta simples: em termos objetivos, não!

    Resposta complexa: depende, tem vários fatores subjetivos que podem fazer você enxergar, tocar e ouvir de formas diferentes, depois posso falar mais.

    Só um adendo: regulagem adequada e periódica é essencial para qualquer instrumento, independente da faixa de preço.

    caiosaito3
    Membro Novato
    # 10/set/24 12:43 · Editado por: caiosaito3
    · votar


    entendo ejames. pensando melhor realmente é algo ultra subjetivo...
    ...eu de certa forma esperava ouvir algo como:
    - sao detalhes muito pequenos e é praticamente a mesma coisa tocar em um instrumento premium de 30k e tocar em um intermediário de 5k...
    - ou então o oposto, faz muita diferença tocar em um instrumento de 30 e em um de 5.
    acho que inevitavelmente a melhor opção é encontrar e testar esses instrumentos, já que uma grande diferença pra mim pode ser nenhuma diferença pra outra pessoa e vice versa....
    valeu!

    Buja
    Veterano
    # 10/set/24 15:04
    · votar


    eu nunca toquei num instrumento de 30k
    mas acredito que hoje em dia (nao como 20 anos atras) as guitarras de 5k nao estão tao discrepantes de uma de 30k.
    Ja toquei anos atras numa ibanez prestige, era sim uma P guitarra, em comparação com as que eu tinha, era uma diferença enorme.
    Hoje eu com 30k mandaria construir uma de luthier com tudo que ficasse exatamente ao meu jeito.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 10/set/24 15:14
    · votar


    caiosaito3
    Uma guitarra de 5mil entrega o que vc quiser... se vc for capaz de explorar todas as suas possibilidades...
    E, guitarra sozinha não é nada... o amp é mais importante...
    Ahh, claro, a "peça" que fica entre a guitarra e a correia...
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # 10/set/24 17:16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Dá uma guitarra mediana (bem reguladinha) com um ampli decente na mão de um Steve Vai prá ver o som que sai.

    Porém, ao contrário, já vi mano que se acha o Jimi Hendrix, reclamando de guitarra boa; peguei na mão, o instrumento todo desregulado, nunca viu um Luthier na vida.

    O cara não sabe o que é um Lá Sustenido com Sétima Menor... mas sabe qual madeira foi feita a guitarra.

    caiosaito3
    Membro Novato
    # 11/set/24 10:28
    · votar


    Buja
    pode crer, eu n manjo mto de guitarras... mas ai fiquei curioso com essa ( uma P guitarra kk). vou marcar um dia e ir la na rua dos instrumentos em sp e testar umas pra ver como é. valeu

    caiosaito3
    Membro Novato
    # 11/set/24 10:32 · Editado por: caiosaito3
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    ah sim eu consigo tirar um som maneiro nas minhas, minha duvida mais era se era tipo magico tocar em uma guitarra carona dessas, ja que nunca tive a oportunidade de tocar em uma.
    ....de amp como eu só toco no meu quarto pra entretenimento próprio ...eu uso tdo no pc... interface ur22, guitar rig7 e recentemente o neural dsp petruci e gojira, em um fone de ouvido mesmo ou em caixinhas pre sonus
    ...sim o instrumentista faz mta diferença no timbre, toco mais por lazer, mas to sempre tentando melhorar
    valeu! abç

    caiosaito3
    Membro Novato
    # 11/set/24 10:34 · Editado por: caiosaito3
    · votar


    Lelo Mig
    pior que eu nunca levei os meus em um luthier kk como eu toco mais pra passar tempo e frequentei aulas por poucos meses eu nem manjo nda de guitarra kk nem de madeira, nem de teoria, nem de regulagens... eu tento manter as pontes floyd rose retas, as molas lubrificadas e os trastes limpos... de resto deve tar tdo bagunçado kk
    valeu!

    caiosaito3
    Membro Novato
    # 11/set/24 10:45 · Editado por: caiosaito3
    · votar


    https://youtu.be/eVtVgAlgm9g?list=PLJdvDQjsgBizJm-kNFsGi_RDPmHr5JVZH

    um cover aleatório meu só pra mostrar q é algo q eu curto bastante fazer mesmo... q é um hobie serio meu (nao profissionalmente)

    murilo97
    Veterano
    # 11/set/24 17:20
    · votar


    Esse é um assunto bastante extenso e há várias razões para um instrumentos com qualidade ou benefício X possuir preço Y e valor percebido Z. Mas simplificando bem, existe um limite de valor para o quanto uma matéria prima pode entregar de benefício (robustez, timbre, estabilidade ao longo do tempo). Não tem como um pedaço madeira ultrapassar valores altos com benefícios incrementais, depois de certo ponto se compra conceito, P&D, marca, qualquer outra coisa menos produto. Mesma coisa com relação a fabricação em que um bom projeto, bem programado e fabricado numa máquina CNC razoável associado a um controle de qualidade bom, vai resultar num produto com dimensional correto e que funcione adequadamente. E novamente, há um limite de custo para isso também. É como falaram, uma boa guitarra de 5 mil reais bem regulada, não vai perder para uma semelhante em shape que custa 30 mil reais devido a esses limites. Mas você colocou um ponto interessante que é a facilidade em performar com o instrumento e isso entra em um fator que eleva sim os custos que é a pesquisa e desenvolvimento. Existe no mercado hoje guitarras que são desenhadas para facilitar ao máximo a tocada o que demanda pesquisa, estudos, protótipos, desenvolvimento, softwares, horas de engenharia, testes etc e isso acaba tendo um custo elevado para a empresa, que por sua vez vai repassar esse custo no preço do produto. Um exemplo é a Strandberg cujas guitarras não são baratas mas os caras investem bastante em desenvolvimento. Outro dia mesmo eu li uma patente deles de braço com shape assimétrico para facilitar digitação, muito legal. Nesse caso até vejo um valor Z coerente (e o valor percebido é pessoal de cada um), diferentemente das duas grandes marcas que temos aí que para mim não tem justificativa o valor (não gosto de pagar por marca).
    Obs. Aqui estou deixando de lado o fator humano da habilidade em extrair som do instrumento.

    leandrohage
    Veterano
    # 12/set/24 19:19 · Editado por: leandrohage
    · votar


    Na verdade o camarada so vai sentir a nescessidade de um instrumento mais caro e melhor (apesar que isso e questionavel) depois de ele explorar todas as possibilidades e limitacoes que o instrumento tem, nem sempre um instrumento muito caro e o melhor, claro que instrumentos para iniciantes e outra historia. Paul Mccartney por exemplo deixou de comprar um baixo fender que era mais caro para apostar num hofner ( que nao era um instrumento top de linha ) por fim ele o usa ate hoje (claro que posteriormente ele comprou outros instrumentos ). Eu por exemplo nao sou profissional, nao tenho instrumentos top de linha da fender e nem gibson. Mas minhas guitarras LP Epiphones e as Squiers que tenno me atendem muito bem.

    NeoRamza
    Veterano
    # 14/set/24 12:09
    · votar


    caiosaito3
    Vou falar especificamente de superstratos, que é o que você está interessado, mas vou focar mais nas Ibanez porque se uma marca que eu conheço mais.

    Ponte: No geral, sair de uma de 5mil para uma de 10mil/15mil, vai melhorar muito a qualidade dos componentes, pricipalmente a qualidade da ponte, que vai manter sua guitarra mais afinada, mesmo abusando da alavanca. Dependendo pode haver uma melhoria no sustain também. Mas isso do preço é no geral, pois o preço pode enganar. Você consegue por exemplo comprar uma Ibanez japonesa usada com uma ponte japonesa por 10 a 15mil, porém uma Ibanez Premium vai custar a mesma coisa e nem sempre vai vir com uma ponte dessas. As Premiuns são muito bonitas e bem feitas, mas esse detalhe da ponte faz muita diferença. Felizmente dá pra achar algumas com ponte japonesa. Na Ibanez as melhores pontes são a Edge, Edge Pro e Edge Low-Pro. De outras marcas o melhor seria a Floyd rose original, mas a Gotoh chega perto.

    Braço: Essas guitarras geralmente possuem o braço bem fino, o que pode deixa-los bem instáveis. Sabe aquele braço mole que qualquer forçadinha as cordas desafinam? Pois é... Os braços Wizard da Ibanez possuem reforço em titânio que evita isso. O mesmo acontece em outras marcas, geralmente marcas americanas fazem reforço desse tipo. As Ibanez Premium também são legais nesse sentido.

    Outro ponto que eu acho que faz muita diferença é o arredondamento das bordas da escala. Tem marca que tem e outras que não tem. Falando de Ibanez, só as japonesas tem. Isso deixa a guitarra muito mais confortável, embora não acho que você vá tocar mais rápido por causa disso.

    Agora falando de guitarra de 30mil, se você pegar uma Ibanez RG japonesa de 2006 pra cá, e comparar de olho fechado com uma PIA 2024 acho que você não vai perceber nenhuma diferença. Mesmo shape de braço, mesmo shape de corpo. A PIA e a JEM acabam sendo mais caras por questões estéticas, mas como ferramenta são a mesma coisa de uma japonesa RG comum.

    Delson
    Veterano
    # 14/set/24 12:46
    · votar


    Guitarras de 30mil reais entregam muito mais ?

    Sim. Mas será que entregam DEZ VEZES MAIS do que as que custam 3 mil reais?

    renatocaster
    Moderador
    # 14/set/24 13:37
    · votar


    Guitarras de 30mil reais entregam muito mais ?

    Essa pergunta é meio genérica. Vc pode tocar numa guitarra desse valor e achar uma merda. Dá para garantir que é um instrumento com boa construção, boa seleção de madeiras, bom hardware, bom valor agregado, etc...mas falando em TOCABILIDADE, aí é outra parada.

    Acho que esse vídeo aqui ajuda a ilustrar um pouco sobre isso:



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarras de 30mil reais entregam muito mais ?