Autor |
Mensagem |
Nunex91 Membro Novato |
# 21/jun/24 18:00
Olá pessoal, tudo bem?
É o meu primeiro post aqui, no entanto já visito o fórum há muitos anos, e achei que seria talvez o sítio certo para colocar esta questão.
Comprei recentemente uma Tagima K1 aqui em Portugal, que é essencialmente igual ao modelo preto que o Kiko Loureiro usava nos anos 90 e inícios de 2000, mas em vermelho, ainda com o elusivo headstock antigo estilo Jackson. Guitarra fantástica, estou muito feliz com a compra sem dúvida, sempre tive vontade de ter uma K1 desde que vi as famosas video-aulas do Kiko há uns 20 anos atrás, mas sinceramente nunca achei que fosse acontecer...
No entanto, não encontro nenhuma informação sobre este modelo, sendo que a única referência relevante que encontrei, foi numa entrevista do Kiko em que ele refere que em 2001-2002 foram produzidas as primeiras ditas K1 para venda, comemorando o 10º aniversário do Kiko com a Tagima, e foram lançadas em várias cores.
Parece bater certo com este modelo que tenho aqui, sendo vermelha e tal. Mas não tem número de série, e já tentei contactar a Tagima para saber mais, mas nunca responderam.
A guitarra já não está totalmente de origem, porque o dono original trocou o pickup da ponte por um Dimarzio Evolution, originalmente creio que era um Seymour Duncan Parallel Axis, e mandou pintar a cabeça da guitarra para bater com a cor do pickup (crime...). Sei que a ponte Gotoh não é a original também, mas é equivalente à de origem. De resto está de origem creio, tarraxas Gotoh também.
Portanto, será que alguém aqui sabe alguma coisa sobre este modelo, ou sobre essa tal primeira produção de 2001-2002? Não que interesse muito, a guitarra é fantástica em todo o caso, mas fico sempre curioso em saber um pouco mais...
Agradeço desde já a atenção.
Aqui ficam as fotos:
https://drive.google.com/file/d/1V8rwK4WJn1BnzgKcqkDqX6evU60jzfvu/view ?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/129X6-atBJPyNamOFckXFLSpCHLK-EloG/view ?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1zuOV4WTqOyoEZvI4L2usBySGhDIKHJ_h/view ?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1_Sr0Z288Cx0BIkvhJ9v9DRTdGFLEqjVW/view ?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1Lz8Og9KDpJmXx48R-IumJXQ_15gxhZ_M/view ?usp=sharing
Abraços de Portugal!
|
renatocaster Moderador
|
# 26/jun/24 22:24
· votar
Nunex91
Não posso ajudar muito com qualquer tipo de informação que vc está buscando, mas só passei aqui para elogiar pela bela guitarra que vc pegou. Parabéns!
|
Lelo Mig Membro
|
# 27/jun/24 14:58 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Nunex91
Não sei exatamente que tipo informação gostaria, de forma geral:
- Guitarra inspirada em um modelo da marca Rand, que Kiko gostava. - Corpo: Cedro/Mogmo - Corpo sólido - Braço: Marfim - Braço colado/alguns modelos parafusado. - Escala: Rosewood com marcações em abalone - 27 trastes - Escala 43 mm - Captadores Seymour Duncan: 1 Mini Humbucker modelo Hot Rails (braço) e 1 Humbucker modelo Parallel Axis (ponte) - Controles: Chave de 3 posições, 1 volume e 1 tonalidade - Ponte: Floyd Rose system Gotoh cromada ou preto.
Deve haver diferenças entre os modelos fabricados (1988 - 2013) mas, basicamente, são estas as especificações.
Com relação ao serial:
Segundo eu sei (NÃO TENHO CERTEZA, se eu estiver errado alguém me corija) a Tagima não usa o método de grafar seus instrumentos com números de series. A unica forma de alguma informação gravada sobre elas é desaparafusando o braço e ver a data de fabricação e quem a fabricou gravados entre a junção do corpo e braço.
|
Nunex91 Membro Novato |
# 30/jun/24 16:57
· votar
Não posso ajudar muito com qualquer tipo de informação que vc está buscando, mas só passei aqui para elogiar pela bela guitarra que vc pegou. Parabéns!
Obrigado Renato! É uma guitarra fantástica, muito suave de tocar e muito confortável.
Com relação ao serial:
Segundo eu sei (NÃO TENHO CERTEZA, se eu estiver errado alguém me corija) a Tagima não usa o método de grafar seus instrumentos com números de series. A unica forma de alguma informação gravada sobre elas é desaparafusando o braço e ver a data de fabricação e quem a fabricou gravados entre a junção do corpo e braço.
Obrigado pela informação Lelo Mig. Acima de tudo gostava de tentar localizar o ano de produção deste modelo, mas acho que será impossível. Tem que ser antes de 2003/2004, que penso que foi quando saíram as K1 com o headstock 'novo'.
Eu realmente já pesquisei um pouco e pelo que percebi que em certas alturas a Tagima não indicava serial nos instrumentos. Mas depende da época, tenho aqui uma Tagima T-Zero de 1998 que tem o serial cravado no headstock. Esta K1 na junção do braço apenas tem o nome do funcionário que a montou ou algo do género. Pelo menos foi o que o dono anterior me disse, eu não cheguei a desmontar ainda, mas quando mudar cordas irei fazer isso.
|
Rei Arthur Pendragon Veterano |
# 01/jul/24 09:43
· votar
Nunex91 Eu tive uma logo do comecinho da era do head novo. Era de 2004, se não me engano. Já tinha serial. Bela guitarra, meu amigo. Parabéns.
|
felippecg Veterano |
# 02/jul/24 00:52
· votar
Nunex91 tenta ver internamente e raspar algo p ver se ela era preta.. ela pode ter sido pintada,,
|