Tagima K1 vermelha, da primeira série

    Autor Mensagem
    Nunex91
    Membro Novato
    # 21/jun/24 18:00


    Olá pessoal, tudo bem?

    É o meu primeiro post aqui, no entanto já visito o fórum há muitos anos, e achei que seria talvez o sítio certo para colocar esta questão.

    Comprei recentemente uma Tagima K1 aqui em Portugal, que é essencialmente igual ao modelo preto que o Kiko Loureiro usava nos anos 90 e inícios de 2000, mas em vermelho, ainda com o elusivo headstock antigo estilo Jackson.
    Guitarra fantástica, estou muito feliz com a compra sem dúvida, sempre tive vontade de ter uma K1 desde que vi as famosas video-aulas do Kiko há uns 20 anos atrás, mas sinceramente nunca achei que fosse acontecer...

    No entanto, não encontro nenhuma informação sobre este modelo, sendo que a única referência relevante que encontrei, foi numa entrevista do Kiko em que ele refere que em 2001-2002 foram produzidas as primeiras ditas K1 para venda, comemorando o 10º aniversário do Kiko com a Tagima, e foram lançadas em várias cores.

    Parece bater certo com este modelo que tenho aqui, sendo vermelha e tal. Mas não tem número de série, e já tentei contactar a Tagima para saber mais, mas nunca responderam.

    A guitarra já não está totalmente de origem, porque o dono original trocou o pickup da ponte por um Dimarzio Evolution, originalmente creio que era um Seymour Duncan Parallel Axis, e mandou pintar a cabeça da guitarra para bater com a cor do pickup (crime...). Sei que a ponte Gotoh não é a original também, mas é equivalente à de origem. De resto está de origem creio, tarraxas Gotoh também.

    Portanto, será que alguém aqui sabe alguma coisa sobre este modelo, ou sobre essa tal primeira produção de 2001-2002? Não que interesse muito, a guitarra é fantástica em todo o caso, mas fico sempre curioso em saber um pouco mais...

    Agradeço desde já a atenção.

    Aqui ficam as fotos:

    https://drive.google.com/file/d/1V8rwK4WJn1BnzgKcqkDqX6evU60jzfvu/view ?usp=sharing

    https://drive.google.com/file/d/129X6-atBJPyNamOFckXFLSpCHLK-EloG/view ?usp=sharing

    https://drive.google.com/file/d/1zuOV4WTqOyoEZvI4L2usBySGhDIKHJ_h/view ?usp=sharing

    https://drive.google.com/file/d/1_Sr0Z288Cx0BIkvhJ9v9DRTdGFLEqjVW/view ?usp=sharing

    https://drive.google.com/file/d/1Lz8Og9KDpJmXx48R-IumJXQ_15gxhZ_M/view ?usp=sharing

    Abraços de Portugal!

    renatocaster
    Moderador
    # 26/jun/24 22:24
    · votar


    Nunex91

    Não posso ajudar muito com qualquer tipo de informação que vc está buscando, mas só passei aqui para elogiar pela bela guitarra que vc pegou. Parabéns!

    Lelo Mig
    Membro
    # 27/jun/24 14:58 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Nunex91

    Não sei exatamente que tipo informação gostaria, de forma geral:

    - Guitarra inspirada em um modelo da marca Rand, que Kiko gostava.
    - Corpo: Cedro/Mogmo
    - Corpo sólido
    - Braço: Marfim
    - Braço colado/alguns modelos parafusado.
    - Escala: Rosewood com marcações em abalone
    - 27 trastes
    - Escala 43 mm
    - Captadores Seymour Duncan: 1 Mini Humbucker modelo Hot Rails (braço) e 1 Humbucker modelo Parallel Axis (ponte)
    - Controles: Chave de 3 posições, 1 volume e 1 tonalidade
    - Ponte: Floyd Rose system Gotoh cromada ou preto.

    Deve haver diferenças entre os modelos fabricados (1988 - 2013) mas, basicamente, são estas as especificações.

    Com relação ao serial:

    Segundo eu sei (NÃO TENHO CERTEZA, se eu estiver errado alguém me corija) a Tagima não usa o método de grafar seus instrumentos com números de series. A unica forma de alguma informação gravada sobre elas é desaparafusando o braço e ver a data de fabricação e quem a fabricou gravados entre a junção do corpo e braço.

    Nunex91
    Membro Novato
    # 30/jun/24 16:57
    · votar


    Não posso ajudar muito com qualquer tipo de informação que vc está buscando, mas só passei aqui para elogiar pela bela guitarra que vc pegou. Parabéns!

    Obrigado Renato! É uma guitarra fantástica, muito suave de tocar e muito confortável.


    Com relação ao serial:

    Segundo eu sei (NÃO TENHO CERTEZA, se eu estiver errado alguém me corija) a Tagima não usa o método de grafar seus instrumentos com números de series. A unica forma de alguma informação gravada sobre elas é desaparafusando o braço e ver a data de fabricação e quem a fabricou gravados entre a junção do corpo e braço.


    Obrigado pela informação Lelo Mig. Acima de tudo gostava de tentar localizar o ano de produção deste modelo, mas acho que será impossível. Tem que ser antes de 2003/2004, que penso que foi quando saíram as K1 com o headstock 'novo'.

    Eu realmente já pesquisei um pouco e pelo que percebi que em certas alturas a Tagima não indicava serial nos instrumentos. Mas depende da época, tenho aqui uma Tagima T-Zero de 1998 que tem o serial cravado no headstock. Esta K1 na junção do braço apenas tem o nome do funcionário que a montou ou algo do género. Pelo menos foi o que o dono anterior me disse, eu não cheguei a desmontar ainda, mas quando mudar cordas irei fazer isso.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 01/jul/24 09:43
    · votar


    Nunex91
    Eu tive uma logo do comecinho da era do head novo. Era de 2004, se não me engano. Já tinha serial. Bela guitarra, meu amigo. Parabéns.

    felippecg
    Veterano
    # 02/jul/24 00:52
    · votar


    Nunex91
    tenta ver internamente e raspar algo p ver se ela era preta.. ela pode ter sido pintada,,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tagima K1 vermelha, da primeira série