pedropohren Membro Novato |
# 10/jun/24 18:46 · Editado por: pedropohren
Salve, pessoal!!! Que saudade de postar alguma coisa nesse fórum :333
E até pra me reestimular, estou doravante abrindo este projeto que vai se resumir em eu, 10 anos depois, finalmente realizando as modificações que faltavam na minha strato de estimação (feita por mim quando estudava luthieria) que estou postergando há... bem, dez anos. :)
Bom, dez anos é muito tempo, e nesse período as minhas intenções (bem como possibilidades financeiras) mudaram bastante. Tenho bem mais dinheiro hoje do que quando tinha 17 anos e construí a guitarra originalmente, mas as peças de guitarra também estão OSTENSIVAMENTE mais caras. A lista original de modificações era:
*Tremolo da Kahler; *Mid Boost do Clapton; *Elétrica de 7 posições na seletora a lá Gilmour; *Tarraxas 'automáticas' da Tronical Tune;
Antes que perguntem, talvez seja interessante acrescentar um pouco de contexto quanto ao por que de cada peça. *O tremolo da Kahler sempre foi um sonho meu, é ao meu ver uma evolução natural da estrutura mecânica do tremolo - e uma solução ao maior problema da guitarra (talvez não seja em si O maior, mas pra mim que queria TODAS as possibilidades de influenciar o timbre da guitarra ao alcance da mão, era) quando vc entra em um ponto mais técnico - técnico o bastante para um cidadão que estudou luthieria: como obter a possibilidade de microafinação (pra poder acrescentar uma melhor qualidade quando for gravar) sem precisar cometer o sacrilégio que seria ESBURACAR uma guitarra clássica pra botar uma Floyd Rose? *A elétrica do Gilmour, eu sempre achei um desperdício não conseguir usar os captadores de ponte e braço ao mesmo tempo na elétrica clássica da Strato, mesmo antes de descobrir que o Gilmour (que já calhava de ser meu guitar hero na época) usava essa modificação. *O midboost do Clapton, eu não via porque não, seria uma oportunidade de expandir as possibilidades timbrais da minha guita, que já tem uma gama timbral absurda devido aos captadores que escolhi pra ela (Fender SCN). Originalmente, eu fiquei entre o midboost do Clapton, o Varitone do King (sim, eu sei, não precisam me xingar kkkkkkk) e até embutir um circuito de overdrive na própria guitarra, mas acabei achando que o boost do Clapton seria uma opção melhor, menos 'agressiva' ao som da guitarra. *Os afinadores da Tronical, além de me dar a possibilidade de afinar a guitarra ao toque de um botão durante um show, ensaio e/ou gravação, poupando assim tempo e contratempos técnicos possíveis (que pra mim era só a cereja do bolo) me davam a possibilidade de brincar com afinações alternativas sem gastar muito tempo depois pra voltar a guitarra pra afinação normal - e na época eu já gostava bastante de experimentar com afinações alternativas.
Mas porque o projeto nunca foi pra frente? Bom, algumas dessas peças são simplesmente impossíveis de se encontrar no Brasil. A elétrica e o mid boost tem algumas opções muito em conta e de excelente qualidade por aqui, mas as peças da Tronical Tune só importando, e vai quase 2k + impostos nessa brincadeira sem contar o frete. Eu sou professor, mesmo guardando dinheiro pra esse projeto, minha carteira chora fácil :P A ponte da Kahler é quase impossível, mas você acha algumas opções. Mas é literal ter que se preparar pra desembolsar, importando ou garimpando. :/
De qualquer forma, a lista de peças atual é a seguinte:
*Kahler Tremolo Hybrid 7300-G (foi a que eu achei pra comprar aqui, e serve na strato); *Mid Boost Clapton - cópia (o original da Fender custa mais de 3x o preço do feito aqui, e o resultado é o mesmo); *Elétrica pré-pronta do Gilmour - ROSLEN (uma fabricante gringa que vende aqui pro BR pelo Mercado Livre, tô bem curioso pra ver qual é a deles - se alguém já usou e quiser me aconselhar (ou desaconselhar) a comprar, por favor sinta-se à vontade ^_^) *Tarraxas com Trava Planet Wave 6L Gold (na falta das tarraxas Tronical que eu queria, vou com a melhor opção que já existia mesmo. Não vou poder reafinar com o toque de um único botão, mas pelo menos eu SEI que vai segurar a afinação. :P) *Ferragens novas do Christian Bove (sei que tem gente aqui do fórum (provavelmente pessoal mais das antigas) que já usou peças dele, o cara faz um verdadeiro trabalho de arte com as peças de metal da guitarra; no caso, eu vou fazer neckplate, backplate e string tree novas pra guita);
Enfim, é isso. Conforme estou escrevendo aqui, já adquiri a ponte da Kahler, e ela foi enviada. Quando ela chegar, vou ver se consigo mandar fotos aqui no fórum pra vcs poderem dar uma olhada (mandar foto aqui sempre foi um SACO!!!)
Espero que vocês curtam acompanhar esse projeto tanto quanto eu estou curtindo tirá-lo da gaveta dez anos depois!!! Um abraço gurizada!!! ^_^
|