Harmônicas de SI saltando na minha tele.

    Autor Mensagem
    theotb
    Membro Novato
    # 04/abr/24 13:40


    Pessoal, adquiri recentemente uma Tele da marca Seven (uma baratinha mas que está com umas boas reviews) e alguns meses depois troquei os captadores.
    Antes e depois de trocar os captadores, sempre percebi que ao final dos acordes da uma soada de algumas harmonicas agudas, especialmente quando a nota SI (nas casas mais agudas) é tocada, ou seja, se eu tocar o acorde e em seguida abafar completamente o som das guitarras, essa mini harmonica segue soando por mais 1 segundinho.
    Isso fica BEM evidente ao usar high gain mas também consigo perceber levemente até com a guitarra desplugada. Recentemente fui ao meu Luthier de confiança fazer a troca do Nut dela e quando estava saindo questionei ele sobre esse problema, não consegui mostrar na hora pois estava de saída e acho que não expliquei da melhor forma, mas ele sugeriu que os problema eram os captadores que não eram parafinados e que deveria fazer o upgrade, mas como já troquei a captação 2 vezes e até desplugada eu acho que consigo escutar essa harmonica, realmente não sei mais o que fazer.
    Alguém já teve algum problema parecido?

    Minha ideia inicial é que o problema poderia estar nas ferragens que estão ressonando essa harmonica, mas não sei como eu poderia checar isso e nem como poderia corrigir.

    theotb
    Membro Novato
    # 04/abr/24 14:27
    · votar


    Mais uma informação que pode ajudar, parece q ela fica com uma cauda de reverb depois dos acordes, é bem bizarro.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 08/abr/24 11:53
    · votar


    Pegue uma meia e amarre no headstock, abafando as cordas ali depois do nut, em cima do prendedor de corda. Veja se ameniza ou para esse problema.

    theotb
    Membro Novato
    # 15/abr/24 17:13
    · votar


    Pior que isso não resolve, já testei coisas parecidas e é em qualquer corda ao tocar a nota SI, parece que há uma reverberação de algum metal ou algo assim, o problema é que já "segurei" para abafar alguns metais da guitarra que imaginei q poderiam ser e não resolveu.

    makumbator
    Moderador
    # 15/abr/24 18:48 · Editado por: makumbator
    · votar


    theotb

    Não seria ruído do tirante (tensor) dentro do braço? Já vi casos de tensor vibrando em simpatia a determinadas frequências, e isso soando o suficiente para ser captado.

    Outra possibilidade é ruído de molas de ponte (se o seu modelo as tiver).

    theotb
    Membro Novato
    # 16/abr/24 10:15
    · votar


    Uhm, poderia ser o caso desse ruído no tensor, sabe me dizer mais informações sobre? Minha ponte é aquelas fixa de tele, não tem mola.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 18/abr/24 09:56
    · votar


    Que coisa, cara. Vê se o teu luthier tem outra ponte lá sobrando e troca junto c os saddles só pra testar.

    theotb
    Membro Novato
    # 18/abr/24 11:04
    · votar


    Po, é complicado isso pq sou canhoto, é rarissimo achar peças e guitarras de qualidade por menos de 10k reais, estou estudando a possibilidade de mandar construir uma guitarra aqui.

    makumbator
    Moderador
    # 18/abr/24 12:21
    · votar


    theotb

    Peça para o luthier verificar o tensor. Se tem folga vibrando (ele pode girar um pouco pra mudar a posição dele e experimentar).

    Ramsay
    Veterano
    # 19/abr/24 22:44
    · votar


    theotb
    Eu já tive algo parecido numa guitarra aqui e o causador era o carrinho (saddle) da ponte.
    Verifique se o carrinho da sua corda Si não está rachado e se não estiver vc vai ter que mexer na altura dele e baixá-lo um pouco em relação aos outros. Isso deverá resolver o seu problema com os harmônicos da corda Si.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmônicas de SI saltando na minha tele.