Cordas stratocaster : alinhamento

    Autor Mensagem
    abiliao
    Veterano
    # 19/mai/23 11:40 · Editado por: abiliao


    Oi

    E comum em uma stratocaster tradicional as cordas ficarem desalinhadas nos carrinhos ?

    O carrinho aqui não tem o sulco que passa a corda. É liso.

    Como eu posso colocar imagem aqui?

    Obrigado

    JJJ
    Veterano
    # 19/mai/23 12:50
    · votar


    O ideal é ficar bem no meio... Mas, pra isso acontecer, TUDO tem que estar perfeitamente alinhado: furo das cordas, carrinhos, ponte, braço e tal.

    O padrão Fender (e Gibson também...) é não ter sulco pras cordas. Por quê? Não sei, mas é o padrão tradicional.

    Quase todos os modelos "internacionais", que eu me lembre rápido aqui, tem sulco...

    abiliao
    Veterano
    # 19/mai/23 13:12 · Editado por: abiliao
    · votar


    JJJ


    Se não ficar completamente alinhado atrapalha na tocabilidade?

    Por que estes carrinhos não tem o sulco, é para a afinação ser mais organica ?

    Obrigado

    JJJ
    Veterano
    # 19/mai/23 13:49
    · votar


    abiliao
    Se não ficar completamente alinhado atrapalha na tocabilidade?

    Um pouco. Atrapalha um pouco o som também, se não ficar alinhado com os polos dos captadores. Mas pode usar que vai funcionar, só não vai ser "perfeito".

    Por que estes carrinhos não tem o sulco, é para a afinação ser mais organica ?

    Como eu disse, não sei...

    abiliao
    Veterano
    # 19/mai/23 18:49
    · votar


    JJJ

    Existe forma de alinhar as cordas sem ter de passar por uma grande regulagem?

    Muito obrigado

    Ramsay
    Veterano
    # 19/mai/23 21:32
    · votar


    abiliao
    Se vc quer precisão e sulco tem que comprar uma ponte para a stratocaster com roller, tipo a do link abaixo, sendo que no Aliexpress essa ponte deve ser bem mais barata.
    https://www.magazineluiza.com.br/ponte-p-guitarra-stratocaster-sungil- c-roller-bs108/p/dd0kb4h264/im/iico/

    JJJ
    Veterano
    # 19/mai/23 21:33
    · votar


    Cara... cada caso é um caso. Só analisando pra saber.

    Pra tu ter uma ideia, eu já vi um master builder da Fender dando uma porrada lateral no braço de uma guitarra pronta, pra alinhar melhor... (e eu já fiz isso algumas vezes também).

    Mas JAMAIS aconselharia um troço desses, porque o sujeito tem que saber MUITO BEM o que está fazendo, antes de tentar uma maluquice dessas!!! Não faça.

    Ramsay
    Veterano
    # 19/mai/23 21:44 · Editado por: Ramsay
    · votar


    JJJ
    Uééé, mas, se ele quer cordas perfeitamente alinhadas, esse é o único jeito.

    Lelo Mig
    Membro
    # 19/mai/23 22:23
    · votar


    "Por que estes carrinhos não tem o sulco, é para a afinação ser mais organica?"

    Sulcos "prendem" a corda lateralmente, fazendo ela vibrar menos e consequentemente perder sustain.
    Para tal somente se for "roller" como a que o Ramsay postou, porque aí o ponto de apoio da corda é minúsculo.

    Ramsay
    Veterano
    # 19/mai/23 22:44
    · votar


    Lelo Mig
    Pois é, mas, os puristas dizem que o roller faz a guitarra perder sustain pq o contato das cordas com o carrinho não é mais direto, ou seja, tem um roller no meio do caminho.
    Eu pessoalmente não acredito muito nisso.

    Lelo Mig
    Membro
    # 19/mai/23 23:59
    · votar


    Ramsay

    É cara... têm umas coisas em música, que é muita "magia" e pouca, ou quase nada real ou perceptível.

    abiliao
    Veterano
    # 20/mai/23 14:33 · Editado por: abiliao
    · votar


    Se deixar as cordas mais froxas e puxar mais para o centro e afinar elas ficam no lugar?

    Ou outro macete para tentar regular ?

    Muito obrigado

    Lelo Mig
    Membro
    # 20/mai/23 14:44
    · votar


    A corda, num instrumento normal, quando esticada sempre fará o menor caminho. Ela não desvia para lado algum a não ser que esteja sendo forçada para tal.

    O que quero dizer é, que num instrumento devidamente alinhado, onde o chanfro do Nut e o carrinho estejam alinhados, ela sempre estará no centro do carrinho.

    Se isso não ocorre, há problemas de regulagem (carrinho torto, penso, em ângulo, nut irregular, gasto, impreciso e etc.) ou algum problema mais sério como braço "torcido" e etc.

    Se a corda não esta no lugar correto, alguma coisa a esta desviando.

    abiliao
    Veterano
    # 20/mai/23 14:55
    · votar


    Lelo Mig

    Mas pode ter sido na instalação das cordas?

    Valeu

    JJJ
    Veterano
    # 20/mai/23 18:19 · Editado por: JJJ
    · votar


    Ramsay
    esse é o único jeito.

    Não sem antes afrouxar as cordas, os parafusos e tal... Daí pode dar um empurrãozinho, se houver jeito. Mas o cara deu um porradão com a guitarra toda montada. Como eu disse, já fiz isso também, mas não posso aconselhar.

    Lelo Mig
    Membro
    # 20/mai/23 18:50
    · votar


    abiliao
    "Mas pode ter sido na instalação das cordas?"

    Teoricamente, por erro não. Se esta tudo alinhado, quando esticar a corda em seu limite de afinação ela estará alinhada.

    Mas, faça o teste, solte-a, afine devagar observando o posicionamento. Se ela não se estabiliza no centro, algo esta desregulado.

    ejames
    Membro Novato
    # 20/mai/23 19:09 · Editado por: ejames
    · votar


    abiliao
    Se deixar as cordas mais froxas e puxar mais para o centro e afinar elas ficam no lugar?

    Exatamente. Cara, guitarra é um instrumento bem "tosco" em quesitos de construção, engenharia. O design básico das Stratocaster é o mesmo dos anos 50, e a Fender sempre foi mais pelo lado do "simples e barato" do que do "complexo e artístico", ou seja: o design já era simplório ainda nos anos 50.

    Tá saindo som? Tá confortável de tocar? Tá soando bem? Esquece e vai treinar...

    abiliao
    Veterano
    # 20/mai/23 19:57 · Editado por: abiliao
    · votar


    A galera proficional que tem este tipo de ponte com design antigo usa com estas variações de alinhamento das cordas?

    Afim de ter uma afinação mais orgânica?

    Quero lembrar que musicos de orquestra afinam de ouvido.

    Muito obrigado

    Lelo Mig
    Membro
    # 20/mai/23 20:35 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    "Afim de ter uma afinação mais orgânica?"

    Não existe afinação mais orgânica. Ou a nota está na medida de frequência desejada (ciclos por segundo) ou não.

    "Quero lembrar que musicos de orquestra afinam de ouvido."

    Também não faz diferença. Se todos estão na mesma frequência (que via de regra é o piano ou um diapasão entre 442 e 446 Hz) tanto faz se é de ouvido ou com afinador.

    makumbator
    Moderador
    # 21/mai/23 03:01
    · votar


    abiliao
    Quero lembrar que musicos de orquestra afinam de ouvido.

    Eu toquei em orquestra por muitos anos. E todo músico (de orquestra ou não) ao tocar se ajusta de alguma forma na afinação com o ouvido (por ouvido, leia-se: cérebro). Não difere em nada de um músico de banda de baile nesse ponto.

    E a gente também usa afinador eletrônico em orquestra quando não estamos seguindo um instrumento específico de afinação fixa (que é algo que ocorre ao acompanhar um piano, pode exemplo. nesse caso obviamente a orquestra afina pelo piano em questão).

    Mas é comum a orquestra seguir um padrão fixo. Aqui no Brasil, na música erudita é geralmente A4 = 442Hz. Já se foi o tempo em que se afinava "livremente" sem seguir um padrão.

    Não encane com isso, e não caia nessa de afinação mais orgânica". O que quer dizer isso, afinal? Isso é baboseira new age misturada com guitarrice.

    JJJ
    Veterano
    # 21/mai/23 10:34
    · votar


    afinação mais orgânica

    É quando o órgão dá o La.

    ba-dum-pishhh

    makumbator
    Moderador
    # 21/mai/23 12:33
    · votar


    JJJ

    Se o órgão for de tubos, vai ser perfeito! Afinal, nada mais analógico que as vaccum tubes!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 22/mai/23 12:17
    · votar


    abiliao
    afinação mais orgânica
    Isso só me lembra a piração de uns anos atrás de todo mundo fazendo vídeo sobre afinação em 432Hz como se fosse mágico.

    Lelo Mig
    Membro
    # 22/mai/23 15:56 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    BrotherCrow

    "todo mundo fazendo vídeo sobre afinação em 432Hz como se fosse mágico."

    Aí você pega os grandes clássicos, os álbuns históricos dos anos 70, e cada um tá numa frequência diferente, porque era tudo na base do "dá um Lá aí" e taca-lhe pau. Fora a diferença de pitch entre o que foi gravado e o que foi prensando, devido a elasticidade das fitas. Não têm "um só" afinado num padrão específico.

    Um exemplo clássico de correção de pitch é "Strawberry Fields Forever" dos Beatles. Os Beatles gravaram vários takes. Dois takes em tempos e tons ligeiramente diferentes foram usados para a faixa que está no álbum. Acelerando a velocidade da faixa mais lenta, George Martin e seu inovador engenheiro Geoff Emerick conseguiram igualar o tempo e tom (meia boca...hehehe), mas ficou ótimo!

    Clássico!



    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 22/mai/23 16:06
    · votar


    Lelo Mig
    Sofri muito tentando tirar música a partir do vinil e percebendo que tava flat porque a correia do toca-disco tava frouxa hehehe. Me acostumei a ouvir todos esses sons um pouco mais graves que o normal por causa do meu toca-disco e estranhei quando ouvi alguns em cd pela primeira vez.

    Lelo Mig
    Membro
    # 22/mai/23 16:12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    BrotherCrow

    "Sofri muito tentando tirar música a partir do vinil..."

    Banda grava em X, engenheiro ajusta X+2, diferenças da gravação até prensagem por conta de elasticidade de fitas X+2-Y, aí chega em casa e ouvíamos em aparelhos descalibrados... e galera com um puta preciosismo, querendo afinar em 441,368Hz porque é a afinação dos anjos.

    Grava dos anjos, chega em casa a do demônio...kkkk

    Mas, sei como é, apanhei muito tirando música de vinil. Têm um monte que não bate de jeito nenhum, além de na época não termos informação nenhuma.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 22/mai/23 21:02
    · votar


    Lelo Mig
    Sou dessa época...
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas stratocaster : alinhamento