Amigo Norte-Americano vindo dos EUA trazendo guitarra como uso pessoal. Chance de ser taxado?

    Autor Mensagem
    Somber
    Membro Novato
    # 03/mai/23 15:50 · Editado por: Somber


    Basicamente o título. Pesquisei no fórum e só encontrei casos de brasileiros que foram pros EUA e trouxeram instrumentos, mas não de um nativo (que vem a turismo) trazendo como item de uso pessoal. O que acontece nesses casos? Obrigado! PS: O burrão aqui não se atentou ao limite de caracteres no título. Era pra ser "taxado".

    makumbator
    Moderador
    # 03/mai/23 20:45 · Editado por: makumbator
    · votar


    Somber Arrumei o título.

    Somber
    Membro Novato
    # 03/mai/23 21:51 · Editado por: Somber
    · votar


    makumbator Valeu, irmão!

    warto
    Membro Novato
    # 04/mai/23 21:06
    · votar


    Somber, É loteria, pode acontecer de passar na fila sem itens a declarar e ter o azar e ter que pagar mais do que se tivesse na fila de itens a declarar. Ou passar na fila sem itens a declarar e não acontecer nada. Mas antes de cair na dúvida se deve ir pra declaração ou não, apenas verifique valor do instrumento (possivelmente somado a outras coisas que tiver comprado lá fora) se ultrapassa o limite de valor a não declarar.

    makumbator
    Moderador
    # 04/mai/23 21:45
    · votar


    warto Mas se o cara é americano, ele não vai pagar imposto. Basta passar na fila de estrangeiro entrando (e depois saindo) do Brasil.

    Lelo Mig
    Membro
    # 04/mai/23 22:03
    · votar


    makumbator Sinceramente não sei como funciona, mas, uma pergunta: Ele não têm que declarar entrada? Se não existe uma declaração de entrada, seria muito fácil entrar com muambas e vender no País, não?

    makumbator
    Moderador
    # 04/mai/23 22:40 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lelo Mig Ele não têm que declarar entrada? Se não existe uma declaração de entrada, seria muito fácil entrar com muambas e vender no País, não? Acho que não precisa se for para turismo (e não para moradia). Mas o melhor é o amigo brazuca conferir a legislação no site da receita e avisar ao amigo americano se for o caso. Eu sei que nem pra brasileiro fazem mais aquela coisa de poder registrar na saída e mostrar o recibo na volta. Quando viajei na primeira vez pra tocar fora foi assim, mas anos depois eliminaram até isso (pois o pessoal pegava a declaração da saída e no exterior comprava um modelo parecido mais caro e tentava falar que era o mesmo que saiu). Às vezes colava (não que eu tenha feito isso...é sério, não fiz).

    warto
    Membro Novato
    # 04/mai/23 23:18 · Editado por: warto
    · votar


    makumbator, Estou com celular, e acabei lendo muito rápido e sem atenção, obrigado pela observação, se o cara não é brazuca, então acho que é o que você comentou mesmo e ainda mais instrumento de uso pessoal. Somber, se é um conhecido ou colega seu, da um conselho que se dependendo da cidade melhor nem trazer instrumento. Infelizmente nosso país está cada dia pior com criminalidade.

    Lelo Mig
    Membro
    # 04/mai/23 23:21
    · votar


    makumbator Quando eu tocava (não cheguei a viajar para o exterior) mas o contrabaixista que tocava comigo foi tocar na Itália e um outro amigo tocou no Japão. Nessa época, qualquer B.O a carteira de músico dava passe livre. Não foi o teu caso?

    makumbator
    Moderador
    # 05/mai/23 02:37 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lelo Mig Nessa época, qualquer B.O a carteira de músico dava passe livre. Não foi o teu caso? Sim, mas por precaução eu fiz também o lance de declarar a saída (e na verdade foi "apenas" o arco do contrabaixo acústico, pois eu usei um instrumento alugado na Europa, então não levei o meu). Vai que o maluco na alfândega na volta me fala que o arco precisava também de ter a declaração? E o pior em instrumento que não é de fábrica (como no caso do meu arco, que é de autor) é que os caras da receita podem chutar valores ainda mais bizarros. O pessoal do restante da orquestra (cellos, violas e violinos) estavam com receio de ter problema na volta, pois eles levaram os instrumentos. Mas deu tudo certo pra todo mundo.

    macaco veio
    Veterano
    # 05/mai/23 03:25
    · votar


    Até alguns anos atras era assim: O americano declarava o instrumento e o valor do instrumento (e recebia um comprovante). Na hora de voltar para os USA ele mostrava o comprovante e o instrumento, se não tivesse com o instrumento pagava o valor declarado. (afinal de contas foi o que ele declarou). Tive um colega americano (trabalhei com ele) que ia e voltava com um equipamento inteiro de gravação.

    JJJ
    Veterano
    # 05/mai/23 10:42 · Editado por: JJJ
    · votar


    Americano ou brasileiro, se não me engano, o limite agora é 1000 doletas. Dá pra comprar uma guitarrinha bem legal dentro desse limite. E, se for mais, o imposto incide só no que exceder. Então, se o cara comprar uma guitarra de $1200 e declarar de boa, acho que paga só mais $100 de imposto (50% dos 200 que excederam a cota). Se eu não tivesse já tanta guitarra (quero é vender), eu pensaria em fazer isso um dia. Mas atenção: o limite é por pessoa, não por objeto. Se trouxer mais coisa (ampli, pedal, etc), a cota é 1000 no total.

    Somber
    Membro Novato
    # 05/mai/23 11:29
    · votar


    Valeu pelas respostas, galera! Pelo que eu andei lendo, parece que a receita tá cagando pra gringo que entra aqui com um instrumento só, por exemplo. Como ele tem visto de turismo, acho que ele só vai passar pela fila dos gringos e sair de boa. Ele é músico, tem música no Spotify e tal. Falei que se pararem ele, pra ele explicar que é músico e só. E se caso quiserem que ele declare algo, pra ele só dar uma de "confuso" e falar que não sabia que funcionava assim e pedir pra declarar de boa o instrumento. kkkkkkkk Mas pelo que andei vendo, atualmente parece que tá bem tranquilo, especialmente pra gringo.

    Drinho
    Veterano
    # 06/mai/23 11:35 · Editado por: Drinho
    · votar


    Somber Há pouco os maluco tavam tentando taxar 50 dólares (dinheiro de pinga), acha mesmo que uma guitarra vai passar livre? A taxação independe da residência e da nacionalidade do sujeito. O funcionário público da aduana é a autoridade após o controle de passaporte e pode taxar ou confiscar o que bem entender, basta ele dizer que trata-se de comércio por mais que se fale que é uso pessoal ou que o valor é x. Você precisa saber que é assim, mas fique tranquilo, é muito pouco provável isso acontecer, manda ele passar reto e dane-se, ele tem que dar muito azar pra ser pego por amostragem no meio das pessoas, principalmente se tiver com pouca coisa.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 09/mai/23 10:51
    · votar


    Depois passa aqui e conta o final da história!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amigo Norte-Americano vindo dos EUA trazendo guitarra como uso pessoal. Chance de ser taxado?