Guitarra midi para estudar

    Autor Mensagem
    abiliao
    Veterano
    # 15/mar/23 19:54


    Olá

    Vocês já viram isso:

    https://www.amazon.com.br/Guitar-Trainer-Practice-gr%C3%A1fico-girat%C 3%B3rio/dp/B08SBPKLNS


    Existe com recurso midi ?
    É Bluetooth para ligar por midi no computador ?

    Eque seja baratinho?

    Obrigado

    makumbator
    Moderador
    # 15/mar/23 21:52
    · votar


    abiliao

    Cara, nunca peguei desse pessoalmente, mas todas as análises que vi dizem que é absolutamente horrível. Porcaria mesmo.

    abiliao
    Veterano
    # 15/mar/23 21:57
    · votar


    Cara, nunca peguei desse pessoalmente, mas todas as análises que vi dizem que é absolutamente horrível. Porcaria mesmo.


    Mas existe algo midi deste tipo ?

    Eu vi um soft que ensina tocar guitarra parecido com o game guitarra hero só que funciona com uma guitarra midi de verdade .
    Você conhece alguma guitarra midi a preço de banana como a guitarra do link ?

    Obrigado

    Lelo Mig
    Membro
    # 16/mar/23 02:04
    · votar


    abiliao

    "Eu vi um soft que ensina tocar guitarra parecido com o game guitarra hero"

    É o Rocksmith. Sim, ele é estilo Guitar Hero, mas você toca com guitarra de verdade e consequentemente aprende a tocar. Têm gente que aprendeu com o Rocksmith e toca bastante bem.

    "funciona com uma guitarra midi... guitarra midi a preço de banana"

    Não têm guitarra midi a preço de banana, esquece. Mas, para o Rocksmith e afins, você não precisa de uma guitarra Midi. Você usa uma guitarra convencional e pode usar pedaleira, guitarlink que é baratinho, interface de audio, até um celular como "interface". Se informe sobre o produto aqui:

    https://www.ubisoft.com/pt-br/game/rocksmith/plus

    Procure por tutoriais (inclusive opções de ligações) no Youtube.

    Essa japinha ficou famosa no Youtube (e a irmã dela) como alguém que aprendeu a tocar com o Rocksmith.



    makumbator
    Moderador
    # 16/mar/23 09:52
    · votar


    Lelo Mig

    É, eu tenho o Rocksmith de PS4 (vem até com interface simples, mas funcional).

    É legal de se jogar/tocar.

    Nele tem inclusive partes de exercícios (não são apenas as músicas de artistas).

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 16/mar/23 10:16
    · votar


    Uma parada que eu tenho em casa é o controle "pro" do Rockband 3, que é basicamente um controlador midi em forma de guitarra. Já está descontinuado faz muito tempo, mas quem sabe dá pra achar usado em algum lugar. Na época que comprei, era disparado a opção mais acessível:

    https://clone-hero.fandom.com/wiki/Rock_Band_Pro_Guitar_(Rock_Band_3)

    Eu ainda uso de vez em quando. Mas o que venho usando mais pra controlar midi (fora teclado) é o Fishman Triple Play. Fiz um vídeo desse captador no meu YouTube:



    abiliao
    Veterano
    # 16/mar/23 11:42
    · votar


    Olá

    A propaganda que eu vi era sobre um soft específico para aprender.

    Como eu posso transformar uma guitarra comum em midi?
    Existe guitarra que ja é midi ?
    Tudo isso por um preço muito pequeno?

    Obrigado

    Obrigado

    Lelo Mig
    Membro
    # 16/mar/23 12:21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    abiliao

    "Existe guitarra que ja é midi ?"

    Sim!
    https://www.gear4music.es/es/Teclados-y-Pianos/You-Rock-GEN-2-Guitarra -Digital-MIDI/OX7

    ... posso transformar uma guitarra comum em midi?

    Sim! (mano, vc ao menos assistiu o video que nosso amigo BrotherCrow postou?)

    https://www.roland.com/br/products/gk-3/

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2802716397-controlador-fishman -tripleplay-connect-midi-guitarra-_JM?matt_tool=10832737&matt_word=&ma tt_source=bing&matt_campaign=MLB_ML_BING_AO_ENTERTAINMENT-ALL-ALL_X_PL A_ALLB_TXS_ALL&matt_campaign_id=382858297&matt_ad_group=ENTERTAINMENT& matt_match_type=e&matt_network=o&matt_device=c&matt_keyword=default&ms clkid=ea37a24cb2f610f971cac65f84aa9810&utm_source=bing&utm_medium=cpc& utm_campaign=MLB_ML_BING_AO_ENTERTAINMENT-ALL-ALL_X_PLA_ALLB_TXS_ALL&u tm_term=4579672092721444&utm_content=ENTERTAINMENT

    Tudo isso por um preço muito pequeno?

    Quanto seria um preço pequeno? Captação MIDI e guitarras MIDI não são baratos, esquece.
    Pode tentar equipo usado, mas em se tratando de tecnologia Midi, não aconselho.

    Mano, na boa e com todo respeito. Acho que você não entendeu direito. Você não precisa de uma guitarra Midi. Você precisa, antes de tudo, antes de gastar 1 real, entender melhor como funciona essa tecnologia, porque (pelo menos parece) que você tá vacilando no assunto.

    Ningen
    Veterano
    # 16/mar/23 12:30 · Editado por: Ningen
    · votar


    Esse produto que o abiliao postou parece bem legal pra treinar acordes. Ele não interpreta o acorde a partir do som, mas da mecânica aparentemente...

    Converter guitarra pra midi é outra história... Testei alguns softwares mas sempre uma b*$ta.

    Edit: Correção... esse produto é só um dicionário de acordes, e bem ruim já que só tem acorde maior, menor, com sétima e nona... Tem sensor nada kkk triste

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 16/mar/23 12:35
    · votar


    abiliao
    A propaganda que eu vi era sobre um soft específico para aprender.
    Se ele funciona com guitarra midi, tanto a do Rock Band quanto o captador da Fishman funcionam.

    Como eu posso transformar uma guitarra comum em midi?
    Colocando um captador como esse que eu mostrei no meu vídeo.

    Existe guitarra que ja é midi ?
    Sim, até a Fender fez uma em colaboração com a Roland. Pesquisa Fender VG.

    Tudo isso por um preço muito pequeno?
    Não. Eu pesquisei bastante sobre o assunto antes de comprar e não há opções baratas.

    Lelo Mig
    O GK-3, salvo engano, não é um controlador midi genérico. Acho que só funciona com os equipamentos da série GK da Roland. Foi isso que me fez optar pelo Fishman: a montagem é similar ao Roland mas funciona com qualquer software de midi.

    Lelo Mig
    Membro
    # 16/mar/23 12:43 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ningen

    Na real, quem precisa de uma bugiganga que interpreta acordes? Ou te ensina a fazer acordes da mesma maneira que o Cifra Clube? Talvez o fato de não precisar estar na frente de um PC? "Estudar" numa merda sem ergonomia de guitarra no busão ou no metrô? Seria mesmo uma vantagem? Tenho minhas dúvidas.

    O que estou querendo dizer é que há dezenas de formas de conectar uma guitarra normal num PC e inúmeros programas de estudo, gravação, DAWs, games educativos como o Rocksmith, muito melhores, com muito mais resultados, muito mais complexos e úteis que essa bugiganga que na real não serve prá grande coisa, com tocabilidade/ergonomia real (afinal vai estar com uma guitarra de verdade) e etc., sem a necessidade de gastar grana com instrumentos MIDI (que pelo jeito não é o caso dele já que ele nem sabe direito o que precisa e não quer gastar muito).

    BrotherCrow
    O GK-3, salvo engano, não é um controlador midi genérico. Acho que só funciona com os equipamentos da série GK da Roland.

    Não tinha pensado nisso. Prá ser honesto nem sei se o GK ainda existe. De qualquer forma, fica apenas como mais um exemplo (fora o Fishman) para ele entender que é possível "midiar" uma guitarra convencional.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 16/mar/23 13:10
    · votar


    Lelo Mig
    Mas cê tem razão, hoje em dia tem um milhão de jeitos de aprender. Eu sou autodidata. Como já passei dos 40, vivi a época de aprender as coisas presencialmente com amigos (quando comecei eu tinha até que levar a minha guitarra pro vizinho que tocava melhor afinar). Depois o comecinho da internet, de baixar aquelas tabs e materiais teóricos feitos no bloco de notas, imprimir em formulário contínuo na matricial hehe...

    Hoje em dia tem vídeo pra tudo, você liga a guitarra de um lado e o som sai pronto do outro, tecnologias incríveis. Um tempo atrás comprei o Boss GT Pocket e ele é voltado justamente pra molecada que está aprendendo no youtube: liga a guitarra no aparelhinho, fone de ouvido do outro lado, o som da guitarra sai maravilhoso. Aí você conecta por bluetooth no celular pra regular os efeitos, e consegue controlar YouTube pelo aparelho! Bom demais pra vídeo-aula. É uma parada que hoje em dia eu nem uso, mas fiquei pensando em como seria foda ter isso quando eu era novo.

    Ningen
    Veterano
    # 16/mar/23 13:31
    · votar


    Lelo Mig

    É... da forma que está... achei bem fraco (e limitado) esse produto.

    Com relação a Rocksmith, o problema para mim sempre foram os erros desse tipo de tecnologia. Não testei os físicos. Mas os programas erram demais quando tentam identificar acordes, muitas notas tocadas ao mesmo tempo.

    Se esse produto que ele postou realmente tivesse sensores nos trastes e metrônomo para treinar a troca de acordes... acho que seria legal sim para treinar em qualquer lugar a flexibilidade da mão.

    Lelo Mig
    Membro
    # 16/mar/23 13:40 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    BrotherCrow

    Também sou autodidata. E anterior a você, tenho 60 anos. E sou aquele autodidata raiz...hehe, que nunca tinha visto ninguém tocar, tocava em violão afinado erroneamente (ainda tenho essa afinação em meu ouvido, mostrei outro dia pro meu filho, chamo ela de "afinação da bunda"...kkk) e fazia os acordes errados, quando comecei a ir atrás de aprender com quem tocava, tive que zerar tudo, aprender a afinar, fazer os acordes corretamente e aprender seus nomes. Revistinhas de cifras também me ajudaram.

    Eram tempos muito diferentes. Lembro, por exemplo, que quando tirei When The Leeve Breaks do Led Zeppelin ouvindo o vinil, achei difícil prá caralho e não soava igual, por mais que eu me esforçasse. Muito tempo depois fui saber que a guita do Jimmy Page estava afinada E A C F A C...kkkk. No meu tempo nem video aula tinha.

    Adquiri muitos vícios e uma resistência muito ruim em estudar. O lado ruim de se desenvolver sozinho é que você já toca e quer tocar, então ficar treinando digitação, escalas, licks, arpegios, é chato prá caralho.

    Com a tecnologia de hoje, podendo ver os caras tocar e tocar junto, pegando macetes... nossa eu seria um guitarrista 10x melhor do que fui. (tecnicamente)

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 16/mar/23 15:31
    · votar


    Lelo Mig
    Também sou autodidata. E anterior a você, tenho 60 anos. E sou aquele autodidata raiz...hehe, que nunca tinha visto ninguém tocar, tocava em violão afinado erroneamente (ainda tenho essa afinação em meu ouvido, mostrei outro dia pro meu filho, chamo ela de "afinação da bunda"...kkk) e fazia os acordes errados, quando comecei a ir atrás de aprender com quem tocava, tive que zerar tudo, aprender a afinar, fazer os acordes corretamente e aprender seus nomes. Revistinhas de cifras também me ajudaram.

    Sabe o que eu acho mais louco? A gente tem 20 anos de diferença, mas a minha experiência inicial foi muito parecida com a tua. O que revolucionou foi internet, a partir do final dos anos 90. De lá pra cá foi exponencial. Acredito que um cara 10 anos mais velho que você deve ter tido uma experiência similar. Foi de 25 anos pra cá que mudou de verdade.

    Adquiri muitos vícios e uma resistência muito ruim em estudar. O lado ruim de se desenvolver sozinho é que você já toca e quer tocar, então ficar treinando digitação, escalas, licks, arpegios, é chato prá caralho.

    Só aprendi essas coisas quando fez sentido pra mim. Lembro de, lá por 2000, conversar com um cara que tocava muito melhor que eu, e ele falou que estava estudando arpejos e modos. Eu olhei a teoria e pra mim parecia idiota. Arpejo era coisa de dedilhado da igreja, modos era tudo a mesma coisa começando numa nota diferente. Demorou demais pra eu sacar que aquilo era útil e facilitava demais: que não precisa tocar arpejo o tempo todo, mas saber o arpejo te ajuda a achar as notas alvo num solo; e modo só faz sentido quando você já manja de escala e arpejo.

    Lelo Mig
    Membro
    # 16/mar/23 15:51
    · votar


    BrotherCrow

    "O que revolucionou foi internet, a partir do final dos anos 90."

    Sim sem dúvida... isso foi um salto radical. Porém, meados dos anos 80 (época áurea dos shreds) já surgiram aulas e workshops em vídeos. Então essa galera era Malmsteen, Vai, Satriani, Randy Rhoads, etc. já podiam "ver" seus guitarristas tocarem.

    Têm uma coisa que é difícil da galera mais jovem entender, com relação a essa "evolução e salto técnico" mas vou tentar te explicar:

    Quando eu era jovem e já tocava um pouco, se eu ouvisse um guitarrista "top de linha" dos anos 70 eu, mesmo que não conseguisse tocar por falta de técnica, velocidade e etc., sabia o que o cara estava fazendo. Podia "apanhar" mas sabia por onde seguir para tirar aquela música. Sabia que era apenas questão de exercitar, treinar velocidade, destreza, mas eu tirava o solo.

    Quando ouvi Van Halen pela primeira vez, fudeu! Eu pensava, que porra esse cara tá fazendo? Eu não conseguia entender; não tinha como eu tirar a maioria das coisas dele porque eu não tinha "essa leitura".

    Quem começou a tocar nos anos 90, já tinha esse padrão na cabeça. O mesmo que aconteceu comigo em relação ao Van Halen, aconteceu com a galera dos anos 50, quando ouviram Jimi Hendrix. Hoje, qualquer moleque toca (tecnicamente) Jimi Hendrix e a maioria toca Van Halen também.

    Hoje, já têm esse padrão "Tin Henson" do Polyphia que é uma nova camada. Um cara com minha técnica, não é capaz de tocar isso, nem se quiser.

    Veja bem, não estou falando de "gosto", porque nem de Van Halen (a banda) eu gosto.

    Falo da evolução técnica mesmo.

    abiliao
    Veterano
    # 16/mar/23 19:59
    · votar


    Lelo Mig

    Existe algum instrumento midi que têm preço irrisório?

    É mais para brincar mesmo.

    Algo de menos de 200 reais ?

    Obrigado

    Lelo Mig
    Membro
    # 16/mar/23 20:17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    abiliao

    "instrumento midi que têm preço irrisório?"

    Não. Inclusive somente controladores Midi (instrumentos sem som, já que em midi vc têm um banco sonoro e não precisa de som próprio) não são baratos.

    Que me ocorre, a opção mais barata (já que quer lidar com um instrumento MIDI) seria comprar um teclado usado, com tecnologia midi, tipo alguns Yamaha da linha PSR.

    Mas, não vai achar fácil e duvido que encontre coisa boa por menos de 350 reais.

    Um controladorzinho midi simples custa isso:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-978241767-amw-mini-32-black-te clado-controlador-midi-usb-pro-loja--_JM#position=4&search_layout=grid &type=item&tracking_id=927dfdb3-f8c1-4200-b5df-19b020a89826

    Wanton
    Veterano
    # 17/mar/23 13:20
    · votar


    abiliao
    Algo de menos de 200 reais ?

    Tem gente que faz em casa. Acho que já vi uns vídeos no YouTube de gente fazendo controladores na base do DIY.

    Ningen
    Veterano
    # 17/mar/23 13:29
    · votar


    Algo de menos de 200 reais ?

    Você pode tentar achar algo usado próximo a você no marketplace do facebook, evitando o frete.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 17/mar/23 23:16 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    O GK-3, salvo engano, não é um controlador midi genérico. Acho que só funciona com os equipamentos da série GK da Roland é isso, o sinal dos GK sai de um cabo especifico que manda a informação digital de cada corda para o processador do módulo e lá pode sair pelos conectores midi do módulo e tb o sinal analógico convencional da guitarra é vendido separado tanto o módulo quanto o GK por as pessoas poderem fazer algum upgrade de módulo ou do captador, mas GK não vai funcionar direto por exemplo em uma interface midi ========================================= Existe algum instrumento midi que têm preço irrisório? É mais para brincar mesmo. Algo de menos de 200 reais ? se você só toca guitarra e pensa em ter algo de midi na guitarra a brincadeira não é barata e o orçamento seu vai sair voando se esta pensando em ter algum controlador pra gravar bateria, pad de strings ou timbre de sintetizador ai deve encontrar algo ali na casa dos 400 de teclado controlador, teclas pequenas, 32 teclas, tem desses com porta USB pra ligar direto no PC, ai vc precisa correr atrás de software pra ter os timbres edit: aqui o layout da postagem tá bugada, no editar aparece com a os enter que deixei

    abiliao
    Veterano
    # 19/mar/23 09:45
    · votar


    Olá Existe algum site ou software que possua músicas com a guitarra retirada para agente treinar ? Meu irmão achou isso para bateria . Existe alguma coisa assim para guitarra? Obrigada

    fernando tecladista
    Veterano
    # 19/mar/23 14:38
    · votar


    abiliao uma alternativa é o site "moises.ai" que separa os instrumentos ai no que ele separa vc consegue ouvir cada um ou retirar eles mas tudo depende de como o algoritmo do site entende a música, maioria das vezes da um resultado bom

    abiliao
    Veterano
    # 19/mar/23 16:23
    · votar


    fernando tecladista Muito bom esse Moisés Alguém conhece algum concorrente para mim avaliar o melhor ? Obrigado

    Ningen
    Veterano
    # 19/mar/23 18:03
    · votar


    abiliao A maioria desses sites ou programas é baseada de alguma forma no Spleeter da Deezer. Essa é uma versão com interface gráfica que você pode testar.

    abiliao
    Veterano
    # 19/mar/23 18:09
    · votar


    Ningen Existe algum soft que reconheça o que nós tocamos na guitarra elétrica? No sentido de o computador ouvir nós tocando e identificando o que tocamos errado? E dando nota no final da música? Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra midi para estudar