Fabricação de escudo de guitarra - indicações

    Autor Mensagem
    incertoa
    Membro Novato
    # 07/fev/23 23:56


    Olá meus caros. Estou com uma TW61 e comprei captadores de jazzmaster da Gyuker. Eles ainda não chegaram, mas pelas medidas eles são grandes demais para o espaço do escudo da guitarra. Então ou eu adapto o meu escudo ou eu mando fazer um sob medida. Vocês têm recomendações de alguém que produza escudos? Só achei um tal de Shopping do Luthier, mas seria bom ter mais opções, pois achei um pouquinho caro. Obrigado desde já.

    ________________________
    EDITADO PELO MODERADOR

    Deixe claro o assunto no título do tópico, conforme as regras do Fórum.

    Wanton
    Veterano
    # 08/fev/23 02:24
    · votar


    incertoa

    Vou dizer o que eu fiz quando tive esse problema: usei uma micro-retífica (Dremel) para aumentar o buraco.

    incertoa
    Membro Novato
    # 08/fev/23 03:56
    · votar


    Wanton

    É que não tenho essa ferramenta...

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 08/fev/23 10:22
    · votar


    incertoa O que dou de dica é que faça um escudo novo e mantenha a elétrica original guardada (no caso que vai trocar todos os captadores), que caso não goste do resultado ou resolva vender não vai perder dinheiro alterando o escudo original da sua guitarra. O que é o certo ou é comprar um escudo novo e alterar do jeito que quiser ( tem algumas brocas de desbaste que dá pra usar na furadeira mesmo) ou então pedir para um luthier, que a grande maioria deles faz esse trabalho

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 08/fev/23 16:54
    · votar


    Acho que a melhor opção é adaptar o teu. O escudo normal de jazzmaster não vai encaixar direito nessa Tagima porque além dos captadores a ponte é diferente. Sem contar que a Tagima tem o varitone mas não tem aqueles rollers e a chavinha de "rhythm" da jazzmaster tradicional.
    Na verdade a única semelhança da TW61 com uma jazzmaster é o visual, porque a captação, elétrica, ponte, tudo é diferente. É uma guitarra bem legal, mas se eu tivesse uma acho que colocaria uns P90 melhores em vez de tentar transformar numa jazzmaster.
    A verdade é que o escudo é o de menos. Minha preocupação maior seria se as cavidades do corpo deixam espaço pra captadores de jazzmaster, que são consideravelmente maiores que os P90 da TW61.
    Supondo que caiba no corpo, alargar os buracos do escudo não deve ser tão difícil. Pra fazer um escudo novo acho que só comprando um "blank" de plástico pra fazer do zero. Dificilmente vai ter um "pronto" do jeito que vc quer.

    incertoa
    Membro Novato
    # 08/fev/23 18:17
    · votar


    BrotherCrow

    Minha intenção não era transformar ela completamente em uma jazzmaster, mas sim pegar um pouco do timbre dela. Mas muito obrigado por lembrar das cavidades da madeira, não havia pensado nisso,

    anderson_gesteira

    Po adorei a dica! Me convenceu a não alterar o escudo original dela. Vou acabar mandando fazer um sob medida, ou comprar um (da mesmo modelo) e modificar. Só estou pensando nas cavidades do corpo dela, se cabem os captadores. Vou dar uma olhada nessas brocas que você falou. Tem pra desbaste de madeira também?

    Agora é procurar produtores de escudo de guitarra...

    Wanton
    Veterano
    # 08/fev/23 19:04
    · votar


    incertoa
    É que não tenho essa ferramenta...

    Deve dar para fazer o serviço com uma lima ou colando uma lixa em um pedaço de madeira. Mas se você quiser comprar um novo, no Mercado Livre tem empresas que fazem escudos personalizados, basta mandar o desenho ou o próprio escudo original.

    incertoa
    Membro Novato
    # 09/fev/23 01:10
    · votar


    Wanton

    Saberia indicar algumas empresas do ML? Não encontrei

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 09/fev/23 09:51
    · votar


    incertoa Cara, tem sim. O kit que comprei que era bem simples usei em madeira e deu certo. Só que se for fazer isso na guitarra tem que ter bastante cuidado que se tirar demais pode prejudicar a guitarra. De escudo o legal seria fazer de alumínio, tem luthier que sei que faz e ficaria legal na questão da blindagem da guitarra.

    Wanton
    Veterano
    # 09/fev/23 15:32 · Editado por: Wanton
    · votar


    incertoa
    Saberia indicar algumas empresas do ML? Não encontrei

    https://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_15026499

    Pergunte nos comentários se eles fazem a adaptação.

    warto
    Membro Novato
    # 09/fev/23 16:48 · Editado por: warto
    · votar


    incertoa,

    Talvez sua mudança de captadores, caso você não possua os conhecimentos técnicos ou ferramentas necessárias para o trabalho, exigirá possivelmente um luthier para te ajudar no processo, certo?
    Se sim, tem alguns luthier que trabalham com confecção de escudos, como o BrotherCrow falou anteriormente, eles compram um "blank" do material e fabricam nas medidas da sua guitarra. As vezes os furos de escudos comprados, não batem com os furos originais da guitarra, exigindo novos furos e as vezes tapar os buracos anteriores.
    Então acho que um luthier que trabalhe com confecção de escudos, seria de uma grande ajuda pra você, daí além do escudo, faz elétrica, regulagem, mas isso exige também já ter grana para isso.
    E como anderson_gesteira disse, guarde o escudo com a elétrica original, caso não goste ou não se adapte ao novo timbre, dai só voltar como era.

    Boa sorte.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 09/fev/23 19:32
    · votar


    Pois é, o escudo dessa é bem fora do padrão. Uns tempos atrás eu inventei de botar um escudo de Les Paul Jr. na minha Les Paul Special. Cortei quase tudo com Dremel, finalizer com lixa e fiz umas curvas com um escariador de couro. Ficou bem decente. No geral, se o problema é só o lugar dos furos eu faço uns furos extras na guitarra e dane-se hehehe.
    Acho que se fosse pra comprar um escudo e adaptar, dá pra achar um de jazzmaster que não tenha aquela elétrica doidona (a Fender mesmo tem feito várias jazzmaster sem o rhythm circuit) e cortar pra ponte e pros captadores. Eu diria até que o escudo da Fender American Performer Jazzmaster é praticamente o que você precisa, porque ela é uma jazzmaster com ponte de strato. Mas deve ser quase impossível achar um escudo desse pra vender:
    https://www.fender.com/en-US/electric-guitars/jazzmaster/american-perf ormer-jazzmaster/0115210302.html

    incertoa
    Membro Novato
    # 10/fev/23 18:17 · Editado por: incertoa
    · votar


    warto

    Realmente, seria a melhor opção, mas além de eu estar meio curto de grana, to tendo dificuldades de achar um luthier que faça escudo aqui. Mas a parte elétrica eu posso soldar tranquilamente, e consigo regular (meia boca) pra deixar um pouco confortável pra tocar, é o suficiente por enquanto até eu ter dinheiro. Mas vou seguir procurando um luthier pro escudo.

    BrotherCrow

    Caraca é bem o que preciso mesmo. Vou dar uma procurada no escudo dela, mas mantenho as expectativas baixas.

    Por enquanto estou vendo uma opção mais barata pra confecção de escudo: corte a laser. Vou fazer uns orçamentos pra ver quanto fica e se fica bom. Mas é a metade do preço, por exemplo, em relação aquele shopping do luthier. Vou ver se o resultado fica razoável.

    Obrigado a todos.

    incertoa
    Membro Novato
    # 10/fev/23 18:18
    · votar


    To quase comprando uma micro-retífica e uma placa de acrílico pra escudo pra arriscar eu mesmo kkk

    LeandroP
    Moderador
    # 11/fev/23 09:57
    · votar


    incertoa

    Foi o que eu fiz. Eu sou canhoto e tenho dificuldade pra encontrar qualquer coisa, sobretudo escudo de guitarra.
    Comprei um retalho de chapa de alumínio com 3mm de espessura, fiz o traçado do escudo e cortei com uma furadeira. Depois dei acabamento com uma lima. Vou te dizer que é um trabalho muito chato de fazer.

    Wanton
    Veterano
    # 11/fev/23 20:37
    · votar


    LeandroP

    Que nota você dá para o acabamento obtido?

    LeandroP
    Moderador
    # 12/fev/23 01:11
    · votar


    Wanton

    O que eu fiz?
    Nota 8.57

    Wanton
    Veterano
    # 12/fev/23 23:36
    · votar


    LeandroP
    Nota 8.57

    Estou com uma chapa de um metal desconhecido aqui, mas sem coragem para cortar. Queria fazer chanfrado, só que na mão fica muito irregular. O certo seria passar na tupia. Tem foto do teu trampo no alumínio?

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 13/fev/23 13:14
    · votar


    Outra coisa que tem que levar em conta é que a primeira leva das TW61 vinha com o varitone num seletor tipo "cabeça de galinha", e as mais novas estão vindo com o switch em forma de roleta que é montado direto no escudo (inclusive vejo muita gente reclamando que ele solta fácil e afunda pra dentro do corpo). O teu é qual?

    Em todo caso, eu moro aqui nos EUA e até dá pra achar o escudo aqui:
    https://www.capitalmusicgear.com/Product/Wd-Custom-Pickguard-For-Fende r-American-Performer?gclid=CjwKCAiA3KefBhByEiwAi2LDHJ0xwR_VywmD5UeM_p7 0uUrJ1WsM3d06yMR_FGyVjDT8N-0Vx7isHRoC0cgQAvD_BwE

    Mas 35 dólares aqui vira 360 reais fácil fácil aí, com conversão, tributação, etc.
    Boa sorte e posta uma fotos do projeto aí.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fabricação de escudo de guitarra - indicações