Indecisão na hora de escolher a afinação da guitarra

    Autor Mensagem
    Fromage_
    Membro Novato
    # 07/dez/22 19:22


    Eu sou iniciante na guitarra(comecei a tocar janeiro desse ano) e tenho uma mania de querer mudar a afinação da guitarra, tipo, as vezes de Drop c para Eb standard, ou da afinação padrão para drop b e muitas outras, e eu não paro quieto, eu sei que isso ferra com minha guitarra mas eu mudo de gosto muito fácil, o ideal seria ter mais que uma guitarra, assim ficaria uma com a afinação diferente da outra, mas eu não tenho 2 guitarras. Se alguém puder dar uma dica pra mim eu agradeço.

    ejames
    Membro Novato
    # 07/dez/22 21:06
    · votar


    eu sei que isso ferra com minha guitarra

    Se não atrapalha a tocabilidade, não há problema nenhum.

    foca2
    Membro Novato
    # 08/dez/22 19:02 · Editado por: foca2
    · votar


    Concordo com o que o ejames falou.

    Porém... você as vezes muda de afinação padrão pra Drop B? Ao menos testando aqui, na minha isso deixa as cordas frouxas demais numa das minhas! Sua guitarra ao menos afina?

    O que dá pra fazer é afinar ela em B (mas usa um jogo 0.12 ou 0.13 pelo menos!!!) e usar um capotraste.

    Eu sei que capotraste não é metal ¯\_(ツ)_/¯ mas eu fiz isso uma época e foi até de boa.

    Allan.Melo
    Veterano
    # 09/dez/22 08:48
    · votar


    Porém... você as vezes muda de afinação padrão pra Drop B? Ao menos testando aqui, na minha isso deixa as cordas frouxas demais numa das minhas! Sua guitarra ao menos afina?

    Só ajustar o tensor do braço como uma chave Allen.

    De antemão, Deêm aquele google maneiro no pedal "Drop" da Digitech

    foca2
    Membro Novato
    # 09/dez/22 11:46 · Editado por: foca2
    · votar


    Allan.Melo
    Só ajustar o tensor do braço como uma chave Allen.

    Nope. No caso citado, cordas de calibre normal (pra standard) afinadas uma quarta abaixo, ajustar o tensor não ajuda se as cordas estiverem "frouxas", como ficaram testes que eu fiz. Além do mais, o OP disse que muda de afinação com bastante freqüência. Ao contrário de alterar afinação (que é ok), ficar reajustando o tensor quase que diariamente é algo que vai diminuir sim a vida útil do instrumento. Tensor não é knob de volume.

    Fromage_
    Membro Novato
    # 11/dez/22 21:33 · Editado por: Fromage_
    · votar


    você as vezes muda de afinação padrão pra Drop B? Ao menos testando aqui, na minha isso deixa as cordas frouxas demais numa das minhas! Sua guitarra ao menos afina?

    Bom, fica bem frouxo na minha guitarra ja que eu uso 0.9, mas uma coisa que acontece comigo e que nunca ouvi alguem falar antes, é q com o tempo que eu vou usando, as cordas param de ficar tao frouxas, nao muito, mas fica bem melhor pra tocar. E sobre a afinação, desafina beeeem pouco, só desafina geralmente se eu deixo em uma afinação mais aguda como a padrão, drop D, e eb standard

    Fromage_
    Membro Novato
    # 11/dez/22 21:36
    · votar


    O que dá pra fazer é afinar ela em B (mas usa um jogo 0.12 ou 0.13 pelo menos!!!) e usar um capotraste.

    Eu ja fiz isso, mas pra mim nao fica a mesma coisa do que tocar sem o capo, eu tenho que mudar o jeito que eu enxergo e toco a musica, e pra mim isso estraga o gosto de tocar a musica

    Fromage_
    Membro Novato
    # 11/dez/22 21:45 · Editado por: Fromage_
    · votar


    Se não atrapalha a tocabilidade, não há problema nenhum.

    Quer dizer q mudar a afinação da guitarra n altera a vida util do instrumento?

    Wanton
    Veterano
    # 11/dez/22 23:25
    · votar


    Fromage_
    Quer dizer q mudar a afinação da guitarra n altera a vida util do instrumento?

    Talvez altere. Não fazemos esse tipo de experimento. Aqui, você terá acesso a relatos.

    Tenho uma guitarra que passava longos períodos de tempo sem ser utilizada. Às vezes, uma corda estourava e eu não fazia a troca (isso altera muito mais a tensão do que qualquer afinação exótica que você possa fazer). A guitarra está com quase 30 anos e nunca apresentou problemas.

    Na boa? Desencana. Se daqui a não sei quantos anos sua guitarra apresentar problema, você manda consertar. A curto prazo, é pouquíssimo provável que dê merda.

    Fromage_
    Membro Novato
    # 12/dez/22 08:37
    · votar


    Na boa? Desencana. Se daqui a não sei quantos anos sua guitarra apresentar problema, você manda consertar. A curto prazo, é pouquíssimo provável que dê merda.


    Ah beleza, eu tava com medo sobre isso, pq se eu ferro com minha guitarra minha mãe me mata kkkkkkk

    kiki
    Moderador
    # 22/dez/22 00:12
    · votar


    Fromage_
    Quer dizer q mudar a afinação da guitarra n altera a vida util do instrumento?
    do instrumento acho que não, mas da corda provavelmente um pouco.

    eu recomendaria você focar na afinação padrão já que é iniciante, pra acostumar com as notas no braço e com a tensão da corda. Ou alguma afinação que você vá usar mais.

    Usar afinação muito baixa com corda leve não só pode soar "frouxo" como deve trastejar e ficar estranho pra dar bends.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Indecisão na hora de escolher a afinação da guitarra