Autor |
Mensagem |
brunelabrunastic Membro Novato |
# jul/22
Comprei uma guitarra recentemente e o braço veio com uma torçao de quase 4 milesimos. O luthier me recomendou troca-la pois a regulagem diminuiria a vida útil do instrumento, a loja no entando, disse que a condição da guitarra é normal e existe uma tolerância em relação a torção. Alguém sabe me dizer qual seria essa tolerância? Poderia eu exigir a troca em tal circunstância?
|
JJJ Veterano
|
# jul/22
· votar
Não entendo da lei do consumidor, mas acho que tem uma parada lá que garante a desistência de uma compra ou pedido de troca, em alguns dias.
Olha isso: https://pagar.me/blog/devolucao-de-mercadorias/
|
krixzy Veterano |
# jul/22
· votar
brunelabrunastic Se comprou pela internet são 7 dias pra devolver.
Se a torção for tão pequena, acredito que não seja tão grave, e calcular o tamanho dessa torção deve ser bem complicado, isso nem deveria existir mais hoje em dia, é tudo feito por maquinas, os cortes saem tudo reto hoje em dia
|
Horyon Veterano |
# jul/22
· votar
existe uma tolerância em relação a torção.
Fala pessoa, a lei é genérica e regulamenta qualquer compra feita pelo consumidor.
Dito isto, se o produto veio com defeito, deve ser arrumado pelo fornecedor (loja) ou fabricante ou ainda trocado.
Dentro do prazo de 7 dias você pode trocar, se comprado pela internet.
O que acho viável: ter um parecer escrito e assinado pelo seu luthier, voltar a loja e falar: "estou gravando essa conversa para preservação dos meus direitos" e explicar que você quer trocar o produto por defeito de inviável reparação.
Obs. Falar e gravar a conversa.
acredito que não seja tão grave
Pelo que entendi o luthier já avaliou e entendeu ser inviável a reparação.
|
JJJ Veterano
|
# jul/22
· votar
krixzy tudo feito por maquinas, os cortes saem tudo reto hoje em dia
Até sai reto da máquina, mas madeira é um treco orgânico, sujeito a variações naturais, pode estar mal seca, mal armazenada, etc...
|
anderson_gesteira Membro Novato |
# jul/22
· votar
Até onde eu sei, em compras on-line até mesmo se não gostar pode devolver nestes 7 dias. O ideal é trocar, que as vezes foi algum problema no transporte por exemplo, e serve para a loja cuidar mais no seu transporte
|
kafka à beira-mar Membro Novato |
# jul/22
· votar
O que o camarada Horyon disse acima parece ser a maneira mais correta de proceder. Você comprou em loja física ou online? tem a nota fiscal?
|
Ningen Veterano |
# jul/22
· votar
Dentro do prazo de 7 dias você pode trocar, se comprado pela internet.
Não exatamente... Pela internet você tem até 7 dias para exercer o direito a arrependimento, ou seja, devolver o produto e receber todo o valor de volta. (Artigo 49 do CDC)
30 dias é o prazo para acusar defeito no produto/bem não durável (Art 26.), que é o caso da guitarra. Depois disso, a loja tem 30 dias para solucionar o problema. Ao fim desse prazo, se não solucionado o cliente pode:
- Efetuar a substituição do item por outro similar — que esteja em perfeitas condições de utilização; - Receber a restituição imediata do preço pago, com atualização monetária — e sem prejuízos por perdas e danos; - Ter o abatimento proporcional do preço, caso decida ficar com a mercadoria.
|
makumbator Moderador
|
# jul/22
· votar
Ningen
Isso, e para complementar, a questão de 7 dias é válida para qualquer compra fora do estabelecimento comercial do vendedor, portanto vendas por catálogo, por telefone ou qualquer forma não presencial está coberta, não apenas a compra por internet.
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/22
· votar
krixzy
"é tudo feito por maquinas, os cortes saem tudo reto hoje em dia"
Isso não garante muito no caso de madeiras. Se a mesma não recebeu tratamento adequado ou foi cortada quando se encontrava com os poros encharcados (madeira verde) ela vai empenar quando perder umidade.
|
makumbator Moderador
|
# jul/22
· votar
Lelo Mig
Madeira de guitarra barata costuma ser pior em termos de secagem e escolha dos cortes, sem contar as condições de armazenamento e transporte. Isso aliado a um controle de qualidade mais fraco (pra cortar os custos) torna tudo mais arriscado.
|
Ningen Veterano |
# jul/22
· votar
makumbator
qualquer compra fora do estabelecimento comercial do vendedor, portanto vendas por catálogo, por telefone ou qualquer forma não presencial está coberta
Boa!
|
ur2ez4me Veterano |
# jul/22 · Editado por: ur2ez4me
· votar
brunelabrunastic,
eu proporia uma abordagem mais conciliadora. Tente negociar com a loja um novo produto, explicando que você não ficaria satisfeito com o produto da forma em que ele está, que você confiou na loja após terem te recomendado, que eles ofereceram um bom preço e algo assim. Caso a loja continue se negando, e se o defeito for tolerável, sugiro simplesmente passar a guitarra num luthier e, na eventualidade de um pequeno defeito, é possível que seja sanado de alguma forma. Por fim, se você preferir em levar a questão ao Judiciário, opte pela conciliação, que não exige nem advogado e vc mesmo faz. Aqui em SP, tem os CEJUSCs: https://esaj.tjsp.jus.br/petpg-conciliacao/abrirSolicitacaoConciliacao PreProcessual.do.
|
anderson_gesteira Membro Novato |
# jul/22
· votar
Tem que ver como a loja vai agir. Quando comprei meu violão de nylon, testei o do mostruário e acabei levando o do estoque. Ao chegar em casa, uma das casas não dava o som dela (era só o trastejado da casa anterior). Acabei tendo que esperar uma semana para ir na loja e ao chegar lá nem falaram nada, primeiro tentaram ver com o luthier deles, mas viram que teriam um certo trabalho e pegaram outro (no caso acabou sendo aquele do mostruário mesmo) e perguntaram se teria problema, e disse que não. Então se a loja for boa não vai ter problema, já que o que aconteceu com o meu nem se compara com isso ai da sua guitarra
|
JJJ Veterano
|
# jul/22
· votar
anderson_gesteira
Aconteceu parecido comigo uma vez. Comprei um violão Yamaha que tinha um som lindo, mas, ao chegar em casa, percebi que determinadas notas vibravam alguma coisa meio solta dentro do corpo. Voltei lá e expliquei o caso. O vendedor meio que deu uma reclamada, mas argumentei que eu tocava violão a mais tempo que ele tinha de vida e sabia o que estava falando... kkkkkkkk Daí troquei por um Di Giorgio. Mas acho que estava fadado a me ferrar porque, depois de algum tempo, o bicho empenou todo, soltou cavalete, quebrou mão... acabou no lixo.
|
Drinho Veterano |
# jul/22
· votar
Comprei uma guitarra recentemente e o braço veio com uma torçao de quase 4 milesimos.
Não sei se existe margem para isso, sei que eventualmente pode se usar um leve empenamento para frente dependendo da regulagem que o cara gosta, agora torção me parece um problema.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/22
· votar
brunelabrunastic Troque e pronto. Está na lei do consumidor. Abç
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar
JJJ
"depois de algum tempo, o bicho empenou todo, soltou cavalete, quebrou mão... acabou no lixo."
JJJ flagrado ao vivo!!!
Depois foi na loja falar que veio assim... na maior cara de pau.
|
JJJ Veterano
|
# jul/22
· votar
Lelo Mig
Pô, pior que não. Eu trato meus instrumentos com a maior frescura possível... O bicho que era zicado mesmo...
|