Novato e gostaria de tocar como o Eric Clapton (Cream era)

    Autor Mensagem
    GdsJohns
    Membro Novato
    # 01/jun/22 23:09


    bom sou novato na guitarra comecei faz 4 messes e venho melhorando rapido porque pratico muito, entao gostaria de aprender mais sobre a guitarra e afins, gostaria de aprender mais como o eric clapton toca e como funciona teoricamente (lembrando sou novato e muitos assuntos sobre teoria ainda nao cheguei a aprender mas eventualmente irei)

    GdsJohns
    Membro Novato
    # 01/jun/22 23:12
    · votar


    ha lembrando que qualquer informacao ajuda como, um livro de teoria, um site ou algo assim, ajudaria bastante.

    Wanton
    Veterano
    # 01/jun/22 23:25
    · votar


    GdsJohns

    Hoje, tem youtube. Com todo respeito aos livros de teoria, a aprendizagem é muito mais efetiva quando apresentada na prática. Deve ter muito material específico sobre o Eric Clapton por lá. Acho que vale pesquisar sobre blues, também, já que esses caras tinham muita influência do gênero.

    Lelo Mig
    Membro
    # 02/jun/22 01:08 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    GdsJohns

    "como o eric clapton toca e como funciona teoricamente"

    Você pode e deve estudar, teoria e prática, mas deve considerar sempre, que Eric Clapton não têm este estudo de guitarra que os guitarristas atuais têm, ele é praticamente um autodidata. Repito, você não deve "parar de estudar" teoria e prática por conta disso, mas esta informação é importante porque você precisa "sentir" o blues, como o Eric Clapton o sentia quando era jovem.

    O melhor caminho é começar a tocar as músicas dos ídolos que Eric Clapton ouvia e tirava quando era jovem, ou seja, seguir mais ou menos o mesmo caminho que ele seguiu, ouvir o que ele ouvia e curtia.

    Robert Johnson, BB King, Buddy Guy, Hubert Sumlin, Chuck Berry, Freddie King etc, são suas principais influências.

    Comece tocando estes caras...



    Paulo Heineken
    Veterano
    # 02/jun/22 03:20 · Editado por: Paulo Heineken
    · votar


    GdsJohns

    com essa sua vontade vc vai bem longe mano! é isso aí!

    sobre o clapton, ele toca mais suave e usa muito a escala pentatonica e curte muito improvisar, tem um repertorio com acordes bonitos...enfim, a caminha é longa.

    corre pra aprender sobre penta, mas antes, dá uma passadinha no assunto sobre intervalos que vai te ajudar muito na hora de descer a mão na penta e descobrir os acordes!


    e de ouvidos ao Lelo, a dica dele é perfeita!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 02/jun/22 11:47
    · votar


    GdsJohns
    Esses conselhos gerais estão todos certos, vou falar de umas coisas mais específicas.
    Eu era obcecado por Clapton uns anos atrás. É uma boa prestar atenção na mistura de escala maior e menor que ele faz. O vibrato dele também é muito bom.
    Especificamente na época do Cream, ele usava umas coisas de modos gregos misturados com o blues, talvez por ser o único cara da banda que não tinha background de jazz e precisar "compensar" a harmonia de algum jeito... e se você prestar bastante atenção, ele quase nunca começa os licks na primeira batida de cada compasso: ele tende a começar na segunda ou terceira, e solar de um jeito mais fluido, meio que borrando a divisão dos compassos.
    Fora isso, muito double stop (bater duas notas ao mesmo tempo, em cordas adjacentes ou não) e bends em uníssono (batendo duas cordas e dando bend em uma pra chegar na nota da outra.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 02/jun/22 12:30
    · votar


    o que vejo que precisa tomar um cuidado no aprendizado
    é quando se mira em algum artista a gente quer tocar igual a ele, isso é bom, mas somente cuidado para filtrar coisas que acha que o fulano não passou por aquilo então a gente tende a pensar essa técnica, essa forma... eu não preciso aprender

    por exemplo eu comecei arranhar um contrabaixo de brincadeira e tem o pizzicato que se faz com a direita com os dedos indicadores e médio "alternando"

    ai um dia eu assistindo o Rush, o Geddy Lee me faz isso em um trecho só com o indicador, (outros trechos normais) talvez fez por zoeria em um trecho fácil, ou estava entediado, ou quebrou a unha... o cara já debulhou o baixo ai ele toca da forma que quer

    ai eu posso querer fazer somente com um dedo só.... e resolve não estudar com os dois dedos, já que o cara que eu me espelho não faz sempre então eu não preciso fazer

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 02/jun/22 13:06
    · votar


    fernando tecladista
    Bem observado. Especificamente em se tratando do Clapton, ele quase nunca usa o mindinho pra solar. É a mesma parada que vc falou do Geddy Lee: pra ele não faz falta, mas pra quem tá começando é melhor aprender do jeito certo.

    Lelo Mig
    Membro
    # 02/jun/22 13:16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    BrotherCrow
    fernando tecladista

    "ele quase nunca usa o mindinho pra solar. É a mesma parada que vc falou do Geddy Lee"

    É muito comum isso. Como disse acima, muito poucos músicos populares dos anos 80 para trás têm algum estudo formal. Os caras iam aprendendo sózinhos, de forma autodidata, pela observação, ouvido e na interação com amigos. Eu mesmo aprendi assim.

    Então, isso cria muitos vícios. Guitarristas que não usam o mindinho é bastante comum, por exemplo. Quando o cara é bom, ele supre a deficiência técnica de outras formas, ok, não atrapalha. Mas, para quem inicia "hoje", podendo estudar e usar o mindinho, é um recurso e facilidade que sem dúvidas só vai melhorar a performance. Ninguém em sã consciência vai "defender" que tocar com 3 dedos é melhor que com 4.

    Os tecladistas dos anos 80 prá trás, a grande maioria, possuíam estudo erudito, eram pianistas, estudaram em conservatórios (por isso, em minha opinião pessoal eram melhores, via de regra, que os de hoje), no restante dos instrumentos, baixo, bateria, guitarra, os músicos de hoje (tecnicamente) são infinitamente superiores. Só os teclados que eu acho que houve declínio (mas posso estar enganado e isso não quer dizer que todos sejam ruins).

    Drinho
    Veterano
    # 02/jun/22 14:53 · Editado por: Drinho
    · votar


    GdsJohns

    Fiz recentemente um teste psicólogico, a mulher me achou meio psicopata e disse que eu tenho um perfil observador e analítico em exagero.

    Sobre o observador eu já tinha consciência e boa parte do meu desenvolvimento tocando guitarra foi conduzido desta forma, reparando e tentando literalmente copiar durante muito tempo alguém que eu gostasse como guitarrista. Não que tenha dado 100% certo ou que seja aconselhável se desenvolver desta forma, na verdade não tenho opinião formada sobre isso. O ponto é que é algo possível e plausível, portanto se quer copiar o Clapton, use o YouTube para tentar modelar o que ele faz e dedique tempo a isso.

    Com relação a elementos teóricos, creio que escala maior, pentatonicas (com pedidos de desculpa ao Ed Motta), campo harmônico maior e acordes dominantes sejam suficientes para este objetivo.

    LeandroP
    Moderador
    # 03/jun/22 09:27
    · votar


    Mais um Clapton maníaco rs

    Nada a acrescentar no que já foi dito aqui, senão estudar.
    Independente de ser Clapton, Page, Hendrix etc.
    A teoria é igual pra qualquer um deles. E o estilo você vai moldando a medida em que vai aprendendo.
    O Clapton toca com muita segurança, não dá uma nota fora. Mas, pra chegar aonde chegou, passou por muitas coisas, muita experiência. Quando ele fundou o Cream ele já era God.

    Cloudkicker
    Veterano
    # 08/jun/22 21:28 · Editado por: Cloudkicker
    · votar


    Concordo em partes com o que o pessoal falou acima sobre a teoria... De fato, tem MUITA coisa explicada de jeito bem simples e lúdica no YouTube (tanto prática quanto teórica), mas é importante ressaltar que, uma vez compreendida, a teoria ajuda a chegar onde se deseja ainda mais rápido... mas é perfeitamente possível aprender se jogando sem medo na prática com a dinâmica de conteúdo digital ao alcance de um clique, até mesmo com videogame é possível atualmente (vide Rocksmith).

    Grimc
    Veterano
    # 09/jun/22 10:24 · Editado por: Grimc
    · votar


    GdsJohns

    Na minha opinião um jeito eficiente de aprender a pegada de um guitarrista é... Tirando as musicas dele. De preferência de ouvido, porque tem muita tablatura errada por aí, mas você também pode achar, por exemplo, covers que a galera costuma filmar bem a guitarra, aí você vê o que os caras tão fazendo.

    Mas tem outra coisa muito importante: você nunca vai tocar igual ao Eric Clapton, ou nenhum outro guitarrista. A guitarra é um instrumento orgânico e a pegada individual da pessoa é algo basicamente impossivel de replicar. O que você pode aprender é a pensar como ele pensa musicalmente e usar como influência pra tirar o seu próprio som.

    No meu caso, por exemplo, eu escuto muito Rush, e acabei naturalmente pegando alguns hábitos do Alex Lifeson, por exemplo os chord voicings (não sei o nome em português) que ele usa, bastante acordes com cordas soltas e tal. Eu já tirei uma penca de música do Rush, mas não diria que toco como o Alex Lifeson, mas sim que minha guitarra é fortemente influenciada por Rush simplesmente por ter ouvido muito a banda e passado horas tocando/aprendendo músicas deles.

    Então um conselho pratico simples? Vai tirar Sunshine of Your Love, ou melhor, vai tirar só o riff da Sunshine of Your Love. Começa por coisa simples assim, pequenos riffs e licks, bem devagar, usando o metrônomo pra poder trabalhar em todas as nuances (não começa tocando na velocidade da música, começa devagar e vai acelerando aos poucos até chegar lá) e tenta prestar atenção não só nas notas que tão sendo tocadas, mas na dinâmica. A dinâmica é a parte mais fundamental da pegada do guitarrista, isso é, quando palhetar forte, quando palhetar fraco, quando silenciar/mutar as notas, quando usar um bend, um vibrato, etc. Isso as vezes é dificil pegar só ouvindo uma gravação de estúdio, então assistir um ao vivo do Eric Clapton e prestar atenção no que ele ta fazendo ajuda. Hoje em dia tem tudo no youtube.

    Usando ainda o exemplo da Sunshine of Your Love, presta atenção em como ele toca o riff. Ele ta usando palhetadas pra cima (Hendrix fazia muito isso), decisivas, e silenciando as cordas quase imediatamente, dando um efeito meio "stacatto". Ele não deixa as notas soarem muito, exceto a penultima nota do riffzinho, em que ele dá um vibrato e deixa a nota soar por mais tempo. Esse tipo de peculiaridade é o que faz a música soar "certa". É ouvindo MUITO e prestando muita atenção nisso, horas e horas, que você vai pegando essas nuances. O importante é não ter pressa. O Clapton entrou na primeira banda dele em 1963, isso significa que ele já toca há mais de 60 anos hoje em dia, e já devia tar tocando pelo menos a uns 5 quando saiu o primeiro disco do Cream. Você não vai chegar lá em alguns meses.



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novato e gostaria de tocar como o Eric Clapton (Cream era)