Guitarra com o som muito grave

    Autor Mensagem
    viny yniv
    Membro Novato
    # mar/22


    Eu ganhei uma guitarra para começar a aprender a tocar por conta própria, porem eu nunca tinha tocado numa guitarra na vida! eu mesmo tive que colocar as cordas nela (0.10) mas quando afinei e fui tocar o som saiu muito grave se comparado aos videos que vi as pessoas tocando as mesmas notas que eu. quando eu toco a mesma nota mas uma oitava acima fica muito mais proximo aos videos. eu tentei afinar pra oitava de cima e consegui, mas as cordas ficaram tão apertadas que mal vibrava quando eu tocava algo na segunda oitava... era pra ser assim mesmo? eu sei que é uma duvida besta mas é só pq eu nunca tinha pegado numa guitarra na vida.
    sobre amp eu to utilizando apenas o guitar rig 5 e minha guitarra é a strato da vogga basiquinha, os tones já estão no máximo

    kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    antes de mais nada, sua guitarra está regulada para cordas de calibre 0.10?

    viny yniv
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Eu pensei que fosse só colocar... como saber se ela está regulada ou não para 010?

    makumbator
    Moderador
    # mar/22
    · votar


    viny yniv

    Por você aparentar ser muito iniciante, não saberá se está regulada e muito menos como regular. Indico que leve em um profissional (luthier) pra fazer checar a troca de cordas, fazer a regulagem de braço, nut, afinação de oitavas e conferir a parte elétrica.

    Com o tempo vc aprende a fazer regulagens básicas. Outra opção é levar em um professor de guitarra para ele te mostrar a afinação correta e te ensinar a fazer a troca de cordas.

    kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Cara, já faz um tempo que não me meto com guitarras, mas a maioria das guitarras novas que se compra em lojas estão reguladas para cordas de calibre .009. Se você coloca uma corda mais grossa, ela consequentemente vai pesar mais e corre o risco de empenar o braço. Sempre que você for trocar de calibre, precisa regular o tensor, a ponte, etc. Não é muito difícil, mas se você não tem muita experiência com instrumentos é bom levar num luthier. Ou tentar fazer em casa e assumir os riscos.

    Quanto ao problema da sonoridade, não sei o porquê dela estar soando uma oitava abaixo. Meu palpite seria a afinação, como você nunca tocou uma guitarra você provavelmente afinou o instrumento uma oitava abaixo. Certifique-se que sua guitarra está perfeitamente regulada para o calibre 0.10, ou corre o risco de danificar o instrumento.

    Se eu fosse você, eu compraria um jogo de cordas .009. É mais fácil pra aprender a tocar, e você vai pegando o jeito da coisa até ficar confiante o suficiente pra trocar os calibres. As cordas .009 são mais finas, mais leves, mais fáceis de fazer bends, e é o recomendado para iniciantes.

    viny yniv
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    O problema é o dinheiro que é muito curto... eu acabei de comprar as 010 e ficaria pesado pra mim comprar mais um kit de cordas novas.. eu não faço ideia de quanto custa levar num luthier aqui em bh. eu vou pesquisar os preços tbm pesquisar sobre essas regulagens que vc citou e analisar se é algo arriscado demais para eu fazer por conta própria ou não.
    mas ainda não entendi uma coisa, ela estar devidamente regulada faria que as cordas vibrassem mais ao tocar caso eu afinasse uma oitava acima?

    krixzy
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    viny yniv
    Muito provavelmente o problema no timbre que vc tá tirando é devido as escolhas de amplificadores e gabinetes, tenta encontrar algum vídeo na internet de alguém montando um timbre no guitar rig do jeito que vc gosta, dai é só fazer igual no seu pc.

    Agora, pra saber se está regulada é muito simples, no youtube tá cheio de vídeos ensinado com fazer isso, e eu sugiro fortemente que vc mesmo faça isso, porque isso é algo muito básico e qualquer pessoa pode e deve fazer mesmo sendo iniciante, não há necessidade de levar a um luthier pra fazer uma simples regulagem.

    Pesquise, veja como regular tensor, altura das cordas, ponte igual a da sua guitarra, nut, altura dos captadores, veja tudo isso, assim vc terá conhecimento de como funciona as regulagens do instrumento e o que cada coisa faz pra deixar mais confortável pra você tocar, além de melhorar o timbre.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Olha, pelo que sei e ouvi falar, uma troca de calibre, ainda mais numa guitarra sem ser ponte flutuante não era pra ter problema, nem seria preciso regulagem. Tenta ver com seu professor ou ver como está suas configurações no seu set

    ejames
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Tem como gravar? Grava por aqui: https://vocaroo.com/

    makumbator
    Moderador
    # mar/22 · Editado por: makumbator
    · votar


    viny yniv

    Vc com certeza não afinou a guitarra oitava acima, pois as cordas arrebentariam muito antes disso. Mas aposto que a afinação está toda errada (afinando notas erradas).

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/22 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    de inicio lendo parece que você está tocando as cordas soltas esperando que elas soem igual solos mega power sex ... que ficam ali pra cima da 12 casa...

    falo isso porque eu em primórdios resolvi aprender guitarra, comprei uma tonante nova na loja, toquei achei as notas graves, e eu de tonto fui afinando... afinando.... afinando até que a corda arrebentou o tranco foi tão forte que levei uma chicotada na mão

    o mizão e o lazão soam graves mesmo

    agora se esta chamando de grave pelo fato do timbre embolar veja o equalizador do amplificador de tem muito grave e faz uma equalização mais suave ali nos graves e medios e agudos

    veja algum vídeo de afinação como esse para ter ideia da altura das notas



    Ramsay
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    viny yniv
    Para podermos te ajudar melhor que tal nos dizer a marca e modelo da sua guitarra?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra com o som muito grave