Como fazer guitarra agudinha com o Guitar Rig?

    Autor Mensagem
    GuitarristaLibertario
    Membro Novato
    # fev/22


    Olá, pessoal, boa noite! Iniciante na guitarra aqui...

    Eu tenho uma dúvida: como fazer um som "agudinho" bacana com o Guitar Rig? (eu não sei como chama esse efeito, se é um efeito só ou se são vários, por isso chamo de "agudinho")

    Algumas músicas de referência a seguir:

    Mina Okabe - Every Second



    Jason Mraz - Up



    Jason Mraz - The World As I See It

    (no refrão, em 1:11, quando ele canta "It's not hard for me to love you...", eu tenho a impressão que tem uma guitarra fazendo um som "agudinho" nesse mesmo estilo)



    Qualquer dica que me aproxime desse som será muito bem-vinda.

    De antemão, obrigado!

    GuitarristaLibertario
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Acho que esse aqui é outro bom exemplo:

    Jason Mraz - What Mama Say

    ("la la la la la...", de 0:15 a 0:42 é onde dá pra ouvir melhor, mas ele usa essa guitarra na música toda)



    Não tenho certeza se todos esses sons são "iguais", mas eles me soam parecidos.

    ejames
    Membro Novato
    # fev/22 · Editado por: ejames
    · votar


    Cara, não tem muito efeito aí não. Overdrive de leve, compressor e alguma ambiência bem simples.

    Isso é arranjo, não timbragem. São acordes simples tocados em outras posições na escala. Estude voicing e campo harmônico (ou simplesmente vá nas cifras do Cifraclub alterne o acorde para posições mais altas na escala). Outro fator importante para essa sonoridade é a pegada da mão de palhetada.

    LucasKappaun
    Moderador
    # fev/22
    · votar


    Um bom jeito de fazer isso é colocando um ampli parecido com fender, adicionar um compressor e um reverb. Aí ajusta o timbre no equalizador do ampli pra ficar com o agudinho que está procurando.

    Equipe Cifra Club

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    O que eu vi em comum entre esses sons foi que são acordes mais altos no braço, maioria acordes simplificados sem as cordas mais graves, e abafando com a mão esquerda. Não é efeito, é mais técnica mesmo.

    GuitarristaLibertario
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Poxa, pessoal, muito obrigado mesmo pelas dicas! Pra vocês verem como eu sou noob mesmo na guitarra, acostumado com o violão, onde faço os acordes nas primeiras casas... aí não tem pedaleira que deixe o som agudo, né? Ela não vai fazer o trabalho sozinha...

    Vou estudar os acordes, a técnica e experimentar esses efeitos aí. Obrigado!

    DJ Bozó
    Membro Novato
    # fev/22 · Editado por: DJ Bozó
    · votar


    Só a titulo de curiosidade, já que já foi esclarecido que o que rolou ali não foi nenhum efeito e sim arranjo/escolha de acordes

    Existe de fato um efeito que aumenta o "pitch" (deixa as notas mais agudas, por exemplo, uma ou duas oitavas acima). É o famoso whammy, muito usado pelo Tom Morello. Mas esse efeito não tem um som "natural", fica um negócio bem robótico e "alienígena".

    Meu conselho é que se vc tem interesse em tocar esse tipo de musica que vc postou aí, dar uma estudadinha de teoria não vai te fazer mal. Esse tipo de coisa é 100% questão de explorar o braço da guitarra e encontrar lugares diferentes para fazer os mesmos acordes. Você tem no mínimo 21 casas na sua guita, não fique preso só nas primeiras 12 :)

    luken200606
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Não sei se eu tô atrasado na resposta, mas pra conseguir esse timbre pegue uma guitarra stratocaster, e coloque na posição 2 e 4 dos captadores, veja qual soa mais parecido com o do clipe, bota um compressor bem de leve, amplificador estilo fender e de resto só deixe sua imaginação te levar, mas o segredo nesse timbre está na posição da chave seletora.
    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como fazer guitarra agudinha com o Guitar Rig?