Danelectro, mas onde?

    Autor Mensagem
    tifuquwu
    Membro Novato
    # jan/22


    Olá a todos. Em primeiro lugar venho apresentar-me ao forum.. Já toco guitarra a algum tempo, mas possuo apenas uma miserável squier affinity strat.. daquelas que vêm em pack com amps e outras coisas.
    No entanto começo a descobrir o som que quero criar, para alem de que estou a entrar no mundo do estúdio. Devido a um budget limitado andava à procura de uma guitarra barata, mas já decente.
    Tendo em conta estes e outros factores deparei-me com as Dalelectros... Super comuns dos EUA, mas um pouco raras por terras lusitanas.
    Sendo isto procurei lojas que trabalhassem com a marca e encontrei apenas a Mr. Jack, mas apenas conseguem importar o modelo hodad (que experimentei e adorei), só que estou mais interessada no 59, que eles dizem não poder arranjar num futuro próximo.
    Assim sendo (peço desculpa pelo texto enorme) pergunto onde raio posso encontrar uma dano aqui em portugal?
    Existem na thomann mas eu preciso de experimentar primeiro. E há sempre hipótese de comprar usada, mas são dificeis de encontrar.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/22
    · votar


    tifuquwu

    "onde raio posso encontrar uma dano aqui em portugal?"

    Te adianto que 99% dos usuários do fórum são brasileiros. Vai ter de ser paciente, esperar que apareça algum patrício seu (haviam outros portugueses em épocas de maior movimento no fórum) ou algum brasileiro que more por aí.

    No Brasil já foram "possíveis" de conseguir em época das grandes lojas importadoras. Porém nunca foram muito comuns, nem populares por aqui. Hoje em dia, são quase impossíveis, o comércio de instrumentos anda numa decadência triste.

    Acredito ser mais fácil aí em Portugal, talvez até através de Países vizinhos.

    Uma curiosidade: Porque a loja consegue importar a Hodad e não a 59?

    Delson
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    https://www.olx.pt/d/anuncio/danelectro-dc59-limited-edition-IDGxzli.h tml

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    tifuquwu
    Não moro no Brasil nem em Portugal, mas sim nos EUA. Me permita colocar a minha opinião:
    1) não tem nada de miserável em Squier Affinity. Eu tenho uma Squier Bullet Mustang (abaixo da Affinity) e gosto muito, apesar de ter outras guitarras bem mais caras;
    2) já tive duas Danelectro, uma 59 e outra barítona, e são instrumentos de nicho. Não são exatamente guitarras boas nem ruins: são guitarras diferentes, que soam bem num determinado contexto. Tem certeza que é o que vc quer?
    3) ainda como extensão do anterior: nessa faixa de preço você tem as mais top da Squier (tipo Jazzmaster do J Mascis), algumas PRS SE, linha de entrada da Gretsch... isso sem falar de usadas!
    4) Você optou por essa guitarra por quê? O que te atraiu nela? Se você nunca tocou, provavelmente não foi a tocabilidade e dificilmente foi o som.

    Se quiser mesmo comprar, recomendo ver vídeos (tem muito vídeo da '59 e vários são de youtubers independentes sem vínculo com a marca) e vai de Thomann, porque o serviço deles é ótimo.

    foca2
    Membro Novato
    # jan/22 · Editado por: foca2
    · votar


    tifuquwu
    Existem na thomann mas eu preciso de experimentar primeiro

    Compra na Thomann e devolve se não gostar:

    https://www.thomann.de/gb/faq_question_what_happens_if_i_am_not_satisf ied_do_i_have_to_bear_the_return_shipping_costs.html

    foca2
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig
    Uma curiosidade: Porque a loja consegue importar a Hodad e não a 59?


    Algo que eu vejo é que a 59 tem saída muito alta comparada com outros modelos. Uma 59 é vendida rápido em lojas, os outros modelos demoram meses, anos. Eu testei uma 59 na JustMusic aqui e a na outra semana as duas que tinham na loja já tinham sido compradas. A Hodad ainda está lá firme e forte.

    Eu também lembro de uma Danelectro Inuendo que ficou quase 10 anos numa loja em BH kkkk

    Talvez esse lojista aí esteja tentando passar a Hodad pra frente kkkk

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    foca2

    "Talvez esse lojista aí esteja tentando passar a Hodad pra frente..."

    Pode ser.

    Eu toquei numa 59 uma vez e numa 12 cordas também. Gostei bastante das duas, teria uma (se rolasse um negócio bom e barato) de boa.

    Mas, concordo com o BrotherCrow... são instrumentos de nicho.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    tifuquwu
    Concordo com o BrotherCrow e digo mais: Essas guitarras, para mim, tem um som surpreendente, e, para o que se propõem, são únicas e muito boas.
    Abç

    foca2
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig
    Eu toquei numa 59 uma vez e numa 12 cordas também. Gostei bastante das duas, teria uma (se rolasse um negócio bom e barato) de boa.


    A 12 cordas é muito top, e o braço dela é muito confortável comparado com outras guitarras de 12 cordas.

    Mauricio Luiz Bertola
    Concordo com o BrotherCrow e digo mais: Essas guitarras, para mim, tem um som surpreendente, e, para o que se propõem, são únicas e muito boas.


    Concordo, o som dela é fantástico. Mesmo que elas custassem 2x, 3x esse preço (tal qual a Rickenbacker) ainda seriam desejáveis. Acho legal a empresa vender a preço tão baixo.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    foca2

    "Acho legal a empresa vender a preço tão baixo."

    Ela é uma guitarra barata, foi feita para ser barata... Não existem justificativas (a não ser ter se tornado cult/grife) para ser cara.

    Nathan Daniel, o cara que fundou a Danelectro, tem uma importância muito grande na evolução das guitarras, o cara era brilhante.

    Ele começou fabricando amplis. A Danelectro foi a primeira empresa a colocar vibrato num ampli.

    Quando ele criou as primeiras guitarras a ideia era uma guitarra barata para ser vendida em Magazines. Guitarras para iniciantes e estudantes se interessarem pelo instrumento (quando o rock começava a brilhar). Elas são semi-ocas e tinham Eucatex na composição que as deixavam muito leves e confortáveis.

    O Captador Lip-stick original, foi desenvolvido pelo Nathan e recebeu esse nome, porque ele enrolava a bobina diretamente sobre uma barra de alnico e encapsulava numa embalagem metálica de baton, que ele comprava vazios de uma fábrica de cosméticos. A guita ficou muito boa para slide, por isso se consagraram nas mãos de Jimmi Page, George Harrisson, Jeff Beck e etc.

    Potênciometros Push Pull também foram uma inovação nelas e também inventados pelo Nathan (depois a Fender copiou). O primeiro baixo de 6 cordas também é da Danelectro.

    As guitarra nos meados dos anos 50 custavam 60 Dólares no Wall Mart. (é claro que 60 dólares nos anos 50 era bem mais que hoje, mas ainda assim eram baratas).

    Elas são muito confortáveis e têm um timbre único, quente e colorido.

    Mas, muitas vezes são difíceis de encontrar e são caras, porque a Danelectro mesmo, não fabrica desde os anos 60. Eles passaram a fabricação para vários fabricantes diferentes ao longo dos tempos (nem sei como esta hoje).

    Sei que por volta dos anos 2000/2005 estava nas mãos de uma empresa chamada Evets Corporation que tinha reeditado uma fabricação igualzinha a original: corpos de eucatex (masonita) e poplar, semi ocas, e adesivadas com vinil, invés de pintadas (as originais eram assim).

    Na época estava atrás de uma.

    foca2
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig
    Não existem justificativas (a não ser ter se tornado cult/grife) para ser cara.

    Mas esse é o ponto. Praticamente todas as guitarras similares "vintages baratas" que se tornaram grifes colocaram o preço relativamente alto, mesmo quando fabricadas em lugares onde a fabricação é mais barata. Harmony, Supro, Eastwood, etc, são asiáticas (acho?) mas vieram, em alguns casos, custando até mais que uma Gibson de entrada. Uma exceção foi a Silvertone, que veio com um modelo ultra-barato (mas é uma guitarra simples mesmo). Outras marcas mantem o preço historicamente alto pra posicionar o produto como sendo de luxo, como Rickenbacker (tá que é feito nos EUA mas as vezes custa o dobro de uma LP).

    A Danelectro poderia ter sido grife, se não tivesse decidido manter o plano de lançar guitarras baratas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Danelectro, mas onde?