eu tenho que sair da categoria iniciante/leigo ou minha guitarra ta com problema?

    Autor Mensagem
    westt
    Membro Novato
    # jan/22


    queria me apresentar mas vou adicionar detalhes no perfil pra pular essa parte KKKKKKK enfim, eu comprei uma guitarra recentemente e eu não tenho muita noção e nenhuma base bem consolidade pra dizer se é um problema ou não mas, sempre quando eu toco e uso a outra mão pra mexer na corda e tentar fazer um vibrato, um bend ou só afinar em outra casa, o som simplesmente para, eu estou apertando muito forte nos fios ou isso pode ser um problema? agradeço

    ejames
    Membro Novato
    # jan/22 · Editado por: ejames
    · votar


    Tem como gravar e postar aqui? Se puder fazer com vídeo fica melhor, pois sua descrição ficou meio confusa.

    sempre quando eu toco e uso a outra mão pra mexer na corda e tentar fazer um vibrato, um bend ou só afinar em outra casa, o som simplesmente para, eu estou apertando muito forte nos fios ou isso pode ser um problema? agradeço

    Primeiro você deve pressionar a corda (não "fio") na casa desejada com sua mão de digitação (a que fica no braço da guitarra). Daí então você toca ela com sua mão de palhetada (a outra, que fica na região do corpo da guitarra) e só depois, quando ela já estiver soando, você aplica movimentos verticais para realizar o bend ou vibrato. Não entendi o que você quis dizer com "afinar em outra casa".

    Na forma que você descreveu, me soou como se você primeiro estivesse tocando a corda solta (sem pressionar ela contra o braço) e só depois realizando a digitação. Assim não vai sair nada, pois você estaria interrompendo a vibração da corda.

    westt
    Membro Novato
    # jan/22 · Editado por: westt
    · votar


    vou deixar o link aqui com o conteúdo, desculpa pela forma como eu tentei me expressar, to começando agora e to pegando material na avulso na internet pq to sem grana no momento pra bancar uma aula, pela forma como eu visualizo nos tutoriais parece ser dessa forma mas acho que estou executando o movimento errado

    ejames
    Membro Novato
    # jan/22 · Editado por: ejames
    · votar


    westt
    mas acho que estou executando o movimento errado

    Ainda fica difícil dizer pelo vídeo, já que você não tá nem com a guitarra no colo.

    Guitarra, violão, funcionam assim: você tem uma corda com tensão X, ancorada em dois pontos (um é o nut/pestana da guitarra, que fica no começo da escala, o outro são os carrinhos da ponte). Se você encurtar a distância entre esses dois pontos, você muda a frequência de vibração das cordas e assim você muda a "nota". Essa é exatamente a função dos trastes: quando você pressiona a corda contra a casa, ela encosta no traste que define aquela casa e passa a vibrar a partir daquele ponto.

    O que dá para dizer: tem momentos que você encosta imediatamente em cima dos trastes. Não vai sair som assim. Tem que tocar próximo, mas não em cima, pois você estará abafando a vibração da corda. A casa é o espaço entre dois trastes, você tem que tocar dentro desse espaço. Não vi você também tentando nenhum bend ou vibrato.

    Pode ser também uma questão de regulagem que está impedindo a corda de vibrar livremente. Mas não dá para apontar com certeza nem para um nem para outro, pois o vídeo não definiu direito. Se você conseguir gravar na posição correta, com a guitarra plugada, dá para ter mais certeza.

    westt
    Membro Novato
    # jan/22 · Editado por: westt
    · votar


    amanhã de manhã eu upo um outro video, eu agradeço demais pela atenção, basicamente eu peguei alguns acordes simples pra começar e fui acompanhando pela mão do instrutor, só q é como se o som não saisse e eu repito exatamente os mesmos movimentos e como eu peguei a guitarra nova, eu n sei se ela precisa ser passada por alguma espécie de regulagem ou se ja vem pronta pra uso

    edit 1: tava dando uma olhada aqui na internet e o nome é trastejamento se eu n me engano, encontrei um maluco com o mesmo problema q eu e a nota simplesmente não é emitida, só faz aquele barulhinho da cordinha (ferrinho balançando)

    makumbator
    Moderador
    # jan/22 · Editado por: makumbator
    · votar


    westt

    Instrumentos precisam sim ser regulados assim que comprados. São várias regulagens:

    Regulagem de ação das cordas (que é basicamente a altura delas em relação á escala, o que torna o instrumento mais ou menos “duro” de executar).

    Regulagem de tensor. Essa corrige problemas de curvatura na escala e quando bem feita permite ter as cordas baixas sem trastejar.

    Regulagem de oitavas (responsável por deixar as notas o mais afinadas que for possível ao longo do braço)

    Regulagem de altura de nut (influencia bastante no conforto e afinação principalmente nas casas iniciais do braço). Essa tem relação também com a regulagem de ação das cordas.

    Regulagem de altura de captadores. Busca deixar a distância deles em possível ideal, equilibrando o sinal do instrumento sem prejudicar a vibração das cordas pela interferência magnética.

    A de ação, captadores e oitavas o próprio músico deve aprender a fazer. As de tensor e de nut já são mais complicadas para um iniciante (e mesmo para executantes avançados e com experiência em manutenção). Pra essas é mais recomendado que um luthier faça o trabalho.


    O seu vídeo não nos dá muito informação, pois a guitarra está deitada e você não está tocando da forma habitual. Posicione o seu celular em um ligar fixo e coloque o instrumento no colo e toque normalmente pra gente ter noção da situação.

    Como o colega já comentou, não se toca com o dedo em cima do traste, e sim imediatamente antes dele. Ou seja, você deve colocar o dedo o mais perto do traste, mas sem no entanto ficar com parte do dedo se sobrepondo a ele (pois isso mata a vibração da corda).

    LeandroP
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    westt

    A guitarra tem muitos detalhes técnicos pra ser observado.
    Acho que agora esses detalhes vão tomar muito o seu tempo e pode criar alguns bloqueios.

    Por que não iniciar no violão?

    westt
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Como o colega já comentou, não se toca com o dedo em cima do traste, e sim imediatamente antes dele. Ou seja, você deve colocar o dedo o mais perto do traste, mas sem no entanto ficar com parte do dedo se sobrepondo a ele (pois isso mata a vibração da corda)

    sim sim, exato, é dentro das casas pra mudar a nota né? eu faço exatamente isso, tentei colocar em prática alguns acordes pra poder começar os meus estudos mesclando um pouco teoria com prática pra n ficar tão massante, só que realmente não sai, eu achei um video q descreve um pouco melhor meu problema https://www.youtube.com/watch?v=48ptFCNmUXY&ab_channel=WagnerNasciment o no minuto 01:25 ele mostra o "impasse", só q no meu caso n sai nada

    westt
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Por que não iniciar no violão?
    bom, eu to bem animado em tentar aprender guitarra e eu tive q investir uma graninha em equipamentos e acessórios q poderia me auxiliar no aprendizado, comprar um violão agora não é muito viável, mas eu deveria ter seguido isso antes de ter comprado uma guitarra, n tem tantos gastos e só com o instrumento eu consigo explorar o máximo q ele pode me fornecer, diferente da guitarra, obrigado pela dica

    westt
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    peço desculpas se eu tiver falando deu uma maneira meio "ignorante", eu adquiri recentemente e eu achava que ela ja estava no ponto pra começar a utilizar, mas depois vi uns videos a respeito e muita coisa influencia para que ela se mantenha fora de uso, fatores ambientais e etc

    Schelb
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Cara .. provavelmente compense você levar a guitarra pra um luthier dar uma olhada .. como já disseram por aí, isso é comum de se fazer quando se adquire um instrumento novo e pode fazer uma diferença grande por um valor não tão alto ... aqui na minha cidade tem luthiers bastante acessíveis .. com regulagem básica a partir de uns 70 reais.
    Outra coisa é que guitarra é muito importante de se tocar ligada em algum amplificador .. se não tiver algo próprio pode colocar em um aparelho de som antigo, computador .. sei la. Digo isso porque o som amplificado é diferente e muitos trastejamentos que se escuta tocando desplugado somem quando você liga num amplificador.

    krixzy
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    westt
    Se você está tentando dizer que quanto aperta em alguma casa e toca não sai som, veja se as cortas não estão encostando nos captadores ou nos outros trastes após a casa que vc apertou

    Porque se não sai som é porque a corda não ta vibrando, e se ela não tá vibrando é porque tá encostando em algo que impede ela de vibrar

    Paulo Heineken
    Veterano
    # jan/22 · Editado por: Paulo Heineken
    · votar


    Cara, não tem jeito.

    Não adianta ninguém explicar aqui como fazer, pq sem a experiencia vai ser difícil vc avaliar se está tudo correto e se vc regulou corretamente.

    As guitarras saem da loja sem nunca terem visto um luthier, UM ABSURDO DIGA-SE DE PASSAGEM, e o cliente precisa regular o instrumento que depois de atravessar o mundo e passar por diversas diferenças climaticas, ficam armazenados em um estoque muitas vezes fechado e com pouca ventilação, ou seja...MUITO CALOR

    Leve a guitarra para um luthier e manda ele regular. PROVAVELMENTE o braço está curvado e isso "mata" o som em determinadas regiões da escala.

    O Procedimento se o braço não estiver torcido é simples. Se estiver torcido, acione a garantia...

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    westt

    Amigo, vou dizer uma coisa meio óbvia aqui (me desculpe se óbvia demais) porque não vi ninguém falar e, ou não notaram, ou é tão óbvio que passou batido, ou eu estou muito errado, mas... "eu tive a impressão que você não esta apertando a corda contra o braço."

    A princípio, principalmente no início, você precisa apertar a corda até ela encostar na escala, pressionar mesmo (literalmente) contra a madeira. E NÃO em cima dos trastes, mas entre eles.

    Imagine que cada casa é o "quadradinho de madeira" separado por um traste de metal "a barrinha de metal", como se fossem quintais separados por muros ao longo de uma rua.

    Você pressiona no meio do quintal e não sobre o muro. E pressiona mesmo, até encostar e, no início, terá até de aplicar uma certa força até pegar o "jeito".

    Desculpe se o que escrevi parece muito "infantilizado", juro que não estou subestimando sua inteligência... é que tive a impressão que você não pressiona a corda.

    Paulo Heineken
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig
    Tb notei isso, mas não da pra avaliar pelo video se foi ou não, hahaha

    westt
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig
    Lelo Mig
    Lelo Mig
    Desculpe se o que escrevi parece muito "infantilizado", juro que não estou subestimando sua inteligência... é que tive a impressão que você não pressiona a corda. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK perdi tudo, mas faltou um pouco de atenção mesmo, eu consegui dar uma regulada na guitarra e ela melhorou bastante (eu sei que a gente tem q ter isso prévio antes de adquirir um instrumento mas, eu acho q toda loja deveria ter um luthier pra te dar uma luz e te entregar o equipamento pelo menos "aceitável" pra ter um norte) agora consigo emitir a nota (esse também era um dos fatores, eu n tava pressionando o suficiente pra gerar um som)

    westt
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    O Procedimento se o braço não estiver torcido é simples. Se estiver torcido, acione a garantia...
    ele está reto, eu tava pensando em fazer um alívio pra poder ficar adequada pra receber o calibre das cordas q eu coloquei (mudei pra 09), n sei se é necessário, ainda estou vendo a respeito

    westt
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    no geral, acho q pra progredir vou ter q dedicar alguns horinhas do dia pra estruturar algo mais apurado, eu ja tenho bastante dificuldade em aprender pq eu tenho umas dúvidas meio icônica e aleatória, sem um instrutor realmente é um mais complicado, acompanhando visualmente fica tudo mais didático, mas obrigado a todo mundo q sanou essas minhas perguntas, agradeço demais pela recepção

    partiu estudar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a eu tenho que sair da categoria iniciante/leigo ou minha guitarra ta com problema?