Teoria para um leigo

    Autor Mensagem
    Sem nocao
    Veterano
    # jan/05


    Ok eu não sei nada de teoria , mas preciso aprender isso.
    Por onde eu comeco a estudar , vejo aqui no forum um monte de coisa pra estudar mas não sei por onde eu começo...

    Alguem me da uma Luz?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Sem nocao
    Eis a luz, irmão: INTERVALOS! Vai na busca e digite INTERVALOS. Assunto básico e essencial. Se sobrarem dúvidas, pergunte ae! :)

    ___LC___
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Sem nocao

    Comece por exercicios psico-motores e
    escala maior e menor naturais...

    GnomoSilvestre
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    e uns cromatismos tb!!

    GnomoSilvestre
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    o famoso 1234

    John Johns
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: John Johns
    · votar


    Compra um livro de teoria pra piano... Vc vai sacar tudo

    Um monte de gente vai, mas aki eh forum d guitarra e blabla... Mas é o seguinte: na guitarra vc decora teoria, no piano, vc entende teoria

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    ___LC___
    GnomoSilvestre
    Ele quer saber de teoria, não de técnica. :)

    John Johns
    "guitarra vc decora teoria, no piano, vc entende teoria"

    Ué, então pq não entender a teoria na guitarra ao invés de decorá-la? Afinal, tanto no pi ano quanto na guitarra, a teoria é a mesma.

    John Johns
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    BlaCk LaBeL

    eh, a teoria eh a mesma...

    as escalas, vc decora, assim, sabe?
    No piano vc entende melhor como eh os intervalos e etc...

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    John Johns
    Então... o que eu quis dizer é que, nesse caso, o erro está na metodologia de estudo (ou no próprio estudante) e não no instrumento. :)

    John Johns
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    yes sir! :)

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    John Johns
    o piano tem uma maneira diferente de visualização, portanto não funciona.
    hein??? vou explicar: no piano soma-se para se obter um resultado 7+5=12 (semitons)
    na guitarra multiplica-se, pois têm-se 2 eixos (o X e o Y), ao contrário do piano que possui apenas 1 (o X).
    hein???(2)
    vou explicar (2): o piano é tocado apenas na horizontal, enquanto que a guitarra é tocada tanto na vertical quanto na horizonta quanto na diagonal. por isso não se pode utilizar um método para aprender outro. se eu tivesse como fazer os gráficos te mostrava de uma maneira melhor.

    BlaCk LaBeL
    "...guitarra, a teoria é a mesma"
    apenas teoricamente, meu véio.... se é que vc me entende...

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    prog_jam
    "apenas teoricamente, meu véio.... se é que vc me entende"

    Bom... a que aspectos você se refere?

    John Johns
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    prog_jam
    mas eh bem mais facil pensar no piano q no braco da guitarra

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: prog_jam
    · votar


    BlaCk LaBeL
    a parte de intervalos, formação de escalas e afins eu concordo que seja igual ou tão semelhante que passa por igual, porém na formação de acordes, melodias e etc, é que a coisa muda, dado o fato de um piano contar com 2 instrumentos em 1: a guitarra (de certa forma) e o baixo.

    John Johns
    sim, mas pensando no piano você não toca guitarra, assim como pensando na guitarra vc não toca piano...
    x=]

    ps:esse teclado é uma merd*... tenho de digitar quase todas as letras umas duas vezes ou então tudo bem devagarinho...

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    tem um cara genial que eu li uma vez (infelizmente no momento não me recordo o nome) um artigo no qual ele explicava uma nova maneira de se enxergar a guitarra, colocando o instrumento de uma forma ímpar. imagine um relógio com os 12 pontos principais.
    nesses pontos escreva as 12 notas existentes em ordem. escolha um acorde básico, tipo um C e marque a tríade. agora é só girar o triângulo que tens a tríade de qualquer acorde que quiser.
    esse é um exemplo. vou procurar mais tarde o artigo lá em casa e posto na segunda (só tenho net no trabalho).

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    prog_jam
    Ah, sim... particularidades de cada instrumento. Mas, aí já é uma questão mais ligada à prática...

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    certamente, mas são exatamente esses pequenos detalhes que fazem cada instrumento possuir um fascínio único!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    prog_jam
    Com certeza. Há vários outros instrumentos que eu gostaria de estudar. Mas, nenhum que eu curta tanto quanto a guita.

    prog_jam
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    guitarra rlz!!!
    apesar de eu tentar tocar piano, gaita, violão, violino, contra-baixo e bateria o que eu tento melhor e mais gosto de continuar tentando é a guitarra!

    alguém tem uma foto do cara que inventou a guitarra?? (acho que vou abrir um tópico com isso.. jejeje)

    enigmabox
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: enigmabox
    · votar


    De um leigo para outro leigo...
    Eu começei tocando teclado, pois é mais facil aprender a teoria, depois começei a ver onde as notas do teclado eram equivalentes no braço do violão/guitarra. Começei de inicio decorar as notas dos cinco primeiros trastes do instrumento, depois com o tempo fui vendo como se formava as triades e tetrades no pentagrama e no braço da guitarra.....
    Não usei nenhum metodo de aprendizagem, sou autodidata, pode ser que tenha algum metodo mais facil.
    Achei melhor assim do que ficar decorando posição de cifras sem saber que nota estava apertando no braço do instrumento.
    Alguns usam tecnicas de violão classico ou cifras para começar a tocar guitarra. Acho que a escolha depende de cada um.
    Outra coisa importante é praticar bastante o 1234 e palhetadas simples/alternadas prá desenferrujar a mão!!!!

    Um abraço a todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teoria para um leigo