Guitarra trastejando após troca do encordoamento (0.10 para 0.12)

    Autor Mensagem
    ghostttt
    Membro Novato
    # dez/21 · Editado por: ghostttt


    Tenho uma Phoenix Stratocaster que a muito tempo que comprei usada mas depois abandonei o hobby.
    Decidi voltar a tocar recentemente então mandei pro Luthier pra arrumar a parte elétrica mas não tenho dinheiro pra pagar a regulagem.

    Coloquei cordas 0.12, acho que era 0.10 antes, mas as cordas estão altas e está trastejando demais.

    Onde posso encontrar bons materiais para aprender a regular ela?

    ejames
    Membro Novato
    # dez/21 · Editado por: ejames
    · votar


    A não ser que você pretenda usar afinações mais baixas, 012 é um certo exagero para uma guitarra tipo Strato, principalmente para quem está sem prática. Enfim: precisa apertar o tensor.

    Onde posso encontrar bons materiais para aprender a regular ela?
    Aqui no fórum mesmo e no YouTube. Mas já adianto: o ideal mesmo é fazer a regulagem geral com um luthier, pois além de ajustar as o tensor e as oitavas talvez também seja necessário ajustar o tilt do braço e os sulcos do nut.



    ghostttt
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    A não ser que você pretenda usar afinações mais baixas, 012 é um certo exagero
    Eu costumava tocar em drop C mas as cordas ficavam muito soltas e li que aumentar a tensão podia ser uma boa pra afinações dropadas.

    Pretendo leva-la no luthier novamente assim que eu tiver condições, mas espero que por hora eu consiga arrumar isso.

    Obrigado pela dica ejames!!!

    ejames
    Membro Novato
    # dez/21
    · votar


    ghostttt
    Eu costumava tocar em drop C mas as cordas ficavam muito soltas e li que aumentar a tensão podia ser uma boa pra afinações dropadas.

    Sim, é verdade. Só lembrando que você deve regular o tensor com a guitarra já em drop C.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ghostttt

    Aparentemente é só tensor.

    Se for só isto é possível regular em casa sem grandes problemas. Mas, já aviso, é preciso paciência. Tem que fazer devagar, ir afinando sempre, para observar o ponto ideal e não passar dele.

    Quase certo ter que ir abaixando os saddles na ponte também (carrinhos), afinar as 8as neles e, talvez, reajustar a altura dos captadores.

    Procure tutoriais no Youtube, entenda o processo, e faça quando estiver seguro que entendeu todos os "porquês", faça em tempo de sobra com muita paciência e use as ferramentas corretas.

    Insufferable Bear
    Membro
    # dez/21
    · votar


    Essas coisas tipo regular tensor, oitavas e altura das cordas e dos captadores (que muita gente se esquece) é coisa que você deveria aprender a fazer por conta própria, e essa troca de cordas é uma boa oportunidade pra aprender.

    Eu costumava tocar em drop C mas as cordas ficavam muito soltas e li que aumentar a tensão podia ser uma boa pra afinações dropadas.
    Sabendo que a mudança foi essa, a menos que o trastejamento seja nas primeiras casas, talvez você nem precise tocar no tensor, mas é bom dar uma olhada. um paquimetro ou um calibre de folga podem ser uteis se você quer precisão.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Guitarra trastejando após troca do encordoamento (0.10 para 0.12)