dissonância indesejada e teoricamente não é pra estar ali

    Autor Mensagem
    ViniFutLuth
    Membro Novato
    # mai/21


    Fala pessoal, boa noite. eu to com um problema de dissonância quando eu faço uma tônica e uma terça em praticamente todas as cordas, mas principalmente as mais finas.
    quando eu faço, por exemplo, si na casa 5 e a mizinha na casa cinco, fica lindo, mas quando desço a mizinha pra casa 4 pra dar uma terça, fica oscilando o som, e provavelmente n é regulagem de oitavas, umas vez q em basicamente toda a extensão do braço as quintas e quartas se comportam de modo bonito
    eu uso uma guitarra de entrada e tudo simulado n computador (simu de amp e simu de distorção) inclusive só percebe-se isso com distorção.
    se alguém vier dizer que é normal... acredito que não, veja o começo da musica "noite" da banda dead fish, até tem mas é pouquíssimo, mesma coisa com outras bandas com riffs do tipo.

    Ningen
    Veterano
    # mai/21
    · votar


    Scar Tissue é famosa por ter sido gravada com a guitarra levemente "desafinada" justamente por causa desse tipo de dissonância.

    Quanto à sua guitarra, difícil analisar por texto assim.

    ViniFutLuth
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Scar Tissue é famosa por ter sido gravada com a guitarra levemente "desafinada" justamente por causa desse tipo de dissonância.

    Quanto à sua guitarra, difícil analisar por texto assim.


    ent será que é normal? pq n é possível que esteja errado uma vez que fica afinado em um e no outro não.... mas parece q as mscs q ouço n tem essas dissonâncias fortes com as terças e com sextas

    Ningen
    Veterano
    # mai/21 · Editado por: Ningen
    · votar


    ViniFutLuth

    Isso já foi discutido inúmeras vezes por aqui... a afinação da guitarra não é exata.. inclusive por isso inventaram a tais guitarras microtonais/true temperament, para corrigir esses desvios "naturais"... Repito, por relato assim fica difícil palpitar... Tenta gravar um video ou algo do tipo que a gente bate o martelo se é o desvio normal ou algo de errado que não esteja certo. rsrs

    LeandroP
    Moderador
    # mai/21
    · votar


    ViniFutLuth

    A guitarra, por ser um instrumento temperado, apresenta este tipo de problema. Uma boa regulagem das oitavas ajuda a minimizar este problema. Verifique a regulagem de oitavas da sua guitarra.

    Schelb
    Veterano
    # mai/21
    · votar


    Fico pensando se não é a simulação que você está usando no pc que pode estar ressaltando certos harmônicos das notas. Pq as terças na guitarra são mesmo levemente fora, mas isso não costuma dar tanta dissonância. Mas, dependendo do distorção que você usa, por exemplo, essa dissonância vai aparecer mais.

    makumbator
    Moderador
    # mai/21
    · votar


    ViniFutLuth

    Você muta as cordas que não estão sendo tocadas? Eu aposto que é isso. Só podem estar abertas as cordas que se executa no momento, todas as demais devem estar totalmente mutadas. Se faz isso tanto com a mão da palhetada quanto com a mão de digitação. Se a pessoa não bloqueia as demais cordas ocorre ressonância simpática e soa embolado (ainda mais com distorção).

    ViniFutLuth
    Membro Novato
    # mai/21 · Editado por: ViniFutLuth
    · votar


    A guitarra, por ser um instrumento temperado, apresenta este tipo de problema. Uma boa regulagem das oitavas ajuda a minimizar este problema. Verifique a regulagem de oitavas da sua guitarra.

    as oitavas estão zeradinhas, eu mesmo regulo elas qnd troco de cordas

    terças na guitarra são mesmo levemente fora, mas isso não costuma dar tanta dissonância.

    exato, n era pra ser tão brutal, é por isso que eu queria fazer teste num amp de vdd, mas n tenho amigos q tocam aqui por perto.

    Você muta as cordas que não estão sendo tocada

    isso acontece de qualquer maneira, é como se tive uma corda grave tocando ao mesmo tempo, sendo que são duas finas, e eu já testei tanto e pode ter certeza q n são as outras cordas vibrando

    makumbator
    Moderador
    # mai/21 · Editado por: makumbator
    · votar


    ViniFutLuth
    é como se tive uma corda grave tocando ao mesmo tempo

    Sua guitarra tem ponte flutuante ou tremolo? Não seriam as as molas da sua guitarra? Em alguns instrumentos elas vibram demais e o som acaba "vazando" para os captadores.

    Você tem como gravar esse problema pra gente analisar? Pode ser tanto vídeo quanto apenas áudio.

    NeoRamza
    Veterano
    # mai/21
    · votar


    Isso é completamente normal e quanto mais distorção mais vc vai perceber esse tipo de coisa. É por isso que geralmente ao usar muito ganho o guitarrista toca com powercord, pois ali só tem tônica e quinta.

    makumbator
    Moderador
    # mai/21
    · votar


    É, como o N eonRamza apontou, é normal ter batimentos em intervalos musicais de temperamento igual. Por essa razão não se faz acordes completos (ainda mais com vários intervalos muitos próximos) e com muita distorção.

    Mas fazer quartas e quintas justas e oitavas fica sempre bom com muita distorção. Sextas e terça maior já não fica isento de batimentos. Nesses casos é preciso ter menos distorção (e sempre cuidar pra mutar as demais cordas e certificar que as molas não estejam vibrando).

    mgustavo72
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Ningen
    Isso já foi discutido inúmeras vezes por aqui... a afinação da guitarra não é exata.. inclusive por isso inventaram a tais guitarras microtonais/true temperament, para corrigir esses desvios "naturais"...

    Também sobre a afinação vi um vídeo do Paulo Anhaia falando sobre gravações de guitarra, que em geral os guitarristas gravam uma parte de um solo, por ex, na região grave ou média, e afinam novamente para gravar na região aguda.
    Fugiu um pouco do tópico mas achei interessante!

    glass
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    Use a seu favor. Faça bends, vibratos, use a alavanca, puxe o braço da guitarra para frente/trás

    Vc vai mexer na afinação, e o batimento vai responder

    glass
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    makumbator
    menos distorção

    Usar o captador da ponte ajuda também

    Scalabrini1
    Membro Novato
    # mai/21
    · votar


    gente, nada a ver com a postagem, mas vocês poderiam me ensinar como faz uma pergunta aqui no fórum?

    makumbator
    Moderador
    # mai/21
    · votar


    Scalabrini1

    Crie um tópico no sub-fórum que melhor corresponda ao assunto da questão. Por exemplo, se sua pergunta for relativa à guitarra, entre no sub-fórum do instrumento:

    https://forum.cifraclub.com.br/forum/3/

    Aí no fim da página você vai ver um campo para criação do seu tópico dentro do sub-fórum em que estiver.

    Escolha um título e no campo da mensagem escreva a pergunta que deseja. Depois disso clique no botão de criar tópico.

    ViniFutLuth
    Membro Novato
    # ago/21
    · votar


    Galera muito obrigado a todos, não consegui chegar numa conclusão solucionária... Porém, acho que uma dica aqui foi muito válida, fazer pequenos bends para fazer a correção da micro semitom que falta na terça para corrigir o som!

    Falaram de usar o cap da ponte mas n tô conseguindo marcar a msg pelo celular, mas respondendo.... Minha stratocaster só tem 1 humbucker na ponte hehehe, pique tom delonge, Luciano garcia do cpm, e assim vai

    LeandroP
    Moderador
    # ago/21
    · votar


    makumbator
    ressonância simpática

    Isso me lembrou o comercial da caneta kilométrica rs
    https://www.youtube.com/watch?v=u8YvRThTrcI

    makumbator
    Moderador
    # ago/21
    · votar


    LeandroP

    Haha! Altas lembranças da infância! O vídeo me fez recordar desse comercial de TV.

    macaco veio
    Veterano
    # ago/21
    · votar


    tanto a caneta como o comercial feito no Brasil, hoje usam uma chinezinha e queixam que tá faltando empregos.
    Quanto ao músico, é mais um que o ouvido não consegue tirar a média. É igual tom e semiton, são 7 comas, tem que tirar a média 3,5.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/21
    · votar


    makumbator

    Eu era criança quando surgiu esse comercial. Todo mundo sabia cantar rs

    macaco veio

    Verdade! E quem deixou de comprar/distribuir a Kilométrica no mercado nacional pra comprar/distribuir porcaria chinesa foi o mercado :/

    makumbator
    Moderador
    # ago/21
    · votar


    LeandroP
    foi o mercado :/

    O Walter Mercado ou o Mercado Livre?

    LeandroP
    Moderador
    # ago/21
    · votar


    makumbator

    Quer saber? Ligue djá! °;°

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dissonância indesejada e teoricamente não é pra estar ali