Autor |
Mensagem |
gabrielgarcal Veterano |
# mar/21
Olá pessoal! Resolvi criar esse tópico para compartilhar minhas impressões e saber de vocês também a opinião de quem ja experimentou esses cabos.
Sempre tive um Planet Waves Pw Ag 10, nunca me deixou na mão. Cabo muito resistente e de qualidade. Recentemente adquiri os tão falados Mogami 2524. Cabo top também. O timbre vem muito equilibrado.
Fazendo um comparativo: os Planet Waves me soam com mais graves e ponta de agudos, tanto que quando reduzo o volume na guitarra, sinto que vem som ainda. Os Mogami me parecem mais equilibrados, principalmente em volumes mais altos. Quando deixo o knob no 3 ou 4 (volume pra tocar no quarto e não encher o saco da casa hahah), sinto que o volume da uma emagrecida. O que me levou a crer que essa "sobra" de grave e agudo do Planert Waves é que faz ele ter um timbre legal mesmo quando a guita ta com volume bem baixo.
Resumindo: Mogami (timbre equilibrado e bonito). Planet Waves (timbre com sobras porém bonito também).
Enfim, contei tudo isso pra saber se vocês ja experimentaram e o que acharam deles. Não encontrei nenhum comparativo entre esses dois cabos, mas experimentando notei essas diferenças.
Abraços!
|
gabrielgarcal Veterano |
# mar/21
· votar
*Ah, apenas para corrigir: O timbre do Mogami soa mais magro quando o volume da guitarra está baixo, porém não significa que fica ruim. Apenas comparando com o Planet Waves eu sinto ele um pouquinho menos cheio, mas a qualidade do som segue muito boa
|
ejames Membro Novato |
# mar/21
· votar
Cara, cabo não é para dar diferença de timbre. Se tá saindo diferente é porque tá cortando sinal, ou talvez seja apenas impressão sua.
|
LeandroP Moderador |
# mar/21
· votar
gabrielgarcal
Valeu por compartilhar as suas impressões.
ejames
Cabos podem atenuar as frequências agudas, e isso altera o timbre do instrumento.
|
ejames Membro Novato |
# mar/21 · Editado por: ejames
· votar
LeandroP Cabos podem atenuar as frequências agudas, e isso altera o timbre do instrumento.
Com certeza podem, mas não devem! Cabos são componentes passivos, eles não podem adicionar nada, apenas retirar - seja por defeito de fabricação, erro ou economia no projeto.
Se no caso do gabrielgarcal realmente está acontecendo essa diferença, algum dos dois cabos está cortando frequências que não deveria, principalmente levando em conta que nenhum dos dois cabos são baratos.
|
LeandroP Moderador |
# mar/21
· votar
ejames
Cara, eu não acreditava. Experimentei na loja um cabo com um fio de secção X e outro de secção Y. Deu diferença! Um com mais agudos do que o outro. Se me perguntar a lógica, eu não saberia lhe responder. De fato é o tipo de diferença perceptível, principalmente quando se tem a oportunidade de confrontar um cabo com o outro. Se não me falha a memória, o cabo que tinha uma secção mais grossa, passou menos agudos. O porquê, honestamente, eu não sei.
|
ejames Membro Novato |
# mar/21 · Editado por: ejames
· votar
LeandroP Cara, eu não acreditava. Experimentei na loja um cabo com um fio de secção X e outro de secção Y. Deu diferença! Um com mais agudos do que o outro. Se me perguntar a lógica, eu não saberia lhe responder. De fato é o tipo de diferença perceptível, principalmente quando se tem a oportunidade de confrontar um cabo com o outro. Se não me falha a memória, o cabo que tinha uma secção mais grossa, passou menos agudos. O porquê, honestamente, eu não sei.
Então, existem realmente alguns cabos que prometem mais agudos, outros prometem mais graves e etc. O fato é que não tem segredo, o cabo que promete mais graves está cortando, jogando fora frequências agudas, enquanto o cabo que promete mais agudos está simplesmente cortando frequências graves. Não tem como nada ser adicionado nesse meio. O Planet Waves em questão é o circuit breaker, que não usa soldas, o cabo é apenas encaixado no plug (inclusive são os que uso, haha). Isso pode explicar talvez a "sobra" de agudos que o gabrielgarcal relatou - o cabo está cortando certas frequências.
Eu acredito sim que possam ocorrer diferenças perceptíveis entre diferentes cabos, não nego isso. Projetos diferentes, materiais diferentes, construções diferentes vão dar resultados diferentes - mas não deveriam. Além disso, muitas vezes nossos ouvidos acabam não sendo nem de longe uma fonte confiável para aferir essas diferenças.
Aqui tem uma comparação interessante dentre cabos em várias faixas de preço: https://sfguitarworks.com/the-great-cable-myth/
"Ah, então já que é tudo a mesma coisa posso só comprar do mais barato e pronto!" Óbvio que não, durabilidade e confiabilidade são essenciais e muito mais críticas do que qualquer possível diferença de timbre.
|
LeandroP Moderador |
# mar/21 · Editado por: LeandroP
· votar
ejames
Eu não disse que o cabo acrescenta agudos ou graves. Como você disse, isso é impossível por ser um componente passivo. No entanto, pode suprimir a passagem de algumas frequências. Posto em comparação, o que se nota é a supressão dessas frequências em um cabo, e a passagem mais livre dessas frequências em outro. O que no final acaba interferindo no timbre do instrumento, é isso que estou dizendo.
|
Del-Rei Veterano |
# mar/21
· votar
ejames o cabo que promete mais graves está cortando, jogando fora frequências agudas, enquanto o cabo que promete mais agudos está simplesmente cortando frequências graves
Rapaz... Tem cabo que promete isso? "Ajudar" na equalização? rsrs.
Honestamente, nunca me liguei muito em cabos. Obviamente evito usar cabos vagabundos que quebrem rápido, mas em termos de cortes de frequência, nunca me incomodou, até porque normalmente isso pode ser compensado na EQ do amp ou algum pedal.
E acho que nunca usei um cabo que cortasse frequência a ponto de ser algo que incomodasse. Eu tenho esse kit da Planet Waves. Não sei se eu que monto mal, mas às vezes um perde o contato. Acabei evitando usar.
Um aceno de longe!!!
|
gabrielgarcal Veterano |
# mar/21 · Editado por: gabrielgarcal
· votar
Boa tarde, amigos! Obrigado por contribuírem com o tópico!
Pra começar, concordo 100% com o LeandroP. Há sim uma diferença dependendo do cabo (pelo menos eu sinto isso). Um exemplo gritante são aqueles VOX tipo fio de telefone. Tenho alguns amigos "Strateiros" que adoram esse cabo justamente por ele dar uma limada nos agudos (as vezes bem exagerados) dos singles coils. Mas claro, esse exemplo é bem extremo, mas só pra elucidar que o cabo é um componente importante do timbre.
E como o ejames bem observou, de fato nossos ouvidos muitas vezes podem nos enganar hahaha. Ainda mais quando entramos nesse campo das frequências de forma mais "microscópica". Cabos bons nunca vão entregar um resultado de baixa qualidade, isso é fato, só que ao confrontá-los e ter a oportunidade de ficar tocando por um tempo, a gente vai percebendo essas pequenas nuances sonoras.
Talvez se eu não fosse familiarizado com o Planet Waves, o Mogami soaria muito bem e ponto final. Mas, por usar esse PW por quase 10 anos, meu ouvido ficou "acostumado" com o timbre de tal jeito. Quando eu pluguei o Mogami automaticamente meu ouvido acusou uma diferença. Acho que não pelo fato de eu entender bem do assunto, mas sim pela experiência de muitos anos ouvindo o mesmo timbre. Aquilo ficou automático pra mim.
Mas, como ja disse aqui, podem os meus olhos estarem sabotando meus ouvidos hahahah, pois já que são cabos diferentes, meu cérebro vai querer encontrar essa dissociação de alguma forma. Vai saber né! Posso estar viajando também hahaha!
Tocando esses últimos dias, acabei já me acostumando com os Mogami. To achando tudo muito lindo e equilibrado. Se realmente forem duráveis como prometem na propaganda (e em alguns reviews que vi por aí), são cabos de investimento excelente! Volto a dizer: um som muito bem equilibrado!
Abraços! LeandroP ejames Del-Rei
|