LeandroP Moderador |
# dez/20
· votar
IsmaelJr
Sem intenção de ser arrogante, mas, eu sempre utilizei o meu ouvido. Também lia revistas especializadas, como Guitar Player, Cover Guitarra, etc. O que costumo fazer, até por causa da minha experiência, é "imaginar" o que o músico poderia ter utilizado. Não especificamente a marcas e modelos, mas a sonoridade típica de determinados efeitos. Por exemplo, você pode ouvir uma gravação de guitarra e identificar um efeito do tipo chorus. Você não sabe exatamente qual o pedal ou se a origem daquele efeito chorus é mesmo de um pedal ou de um processador, um simulador, etc. Pra ser mais certeiro possível, na minha opinião, é buscar mais sobre a história do próprio guitarrista, seja através de livros ou mesmo da internet. Existem guitarristas que deixam o timbre idêntico ao do artista e não usa necessariamente o mesmo equipamento, e outros que utilizam o mesmo equipamento e não conseguem sequer chegar perto do timbre. O timbre é uma ciência muito esquisita rs, que envolve muitos fatores determinantes, sendo o principal deles (na minha opinião) a pegada do músico, a sua forma de tocar. E eu não duvido que alguém aqui no tópico vai lhe dizer quais os efeitos utilizados pelo David Gilmour nessa música. Boa sorte!
|