Cordas, manutenção, limpeza, quebra e afins (Tagima Memphis MG32).

    Autor Mensagem
    CliffBurtondasalagoinhas
    Membro Novato
    # ago/20


    Bom dia boa tarde boa noite, preciso da ajuda de vocês, a alguns dias, eu fui tentar limpar minha guitarra, uma Tagima Memphis MG32, meu avô me deu ela em definitivo, ela já tem 3 anos, nunca foi limpa, nem levada a um luthier, mas está regulada, bom, eu fui afrouxar as cordas começando pela mizinha, quando ela frouxou, chegou perto de sair, a mizinha rompeu no início, perto da tarracha, eu fiquei meiio em dúvida, era pra quebrar depois de frouxar? aí eu acabei por deduzir que, por estar tanto tempo sem limpeza, a corda podia ter oxidado, o mizão inclusive tem um leve calombo perto da ponte, bom, eu continuei por retirar as cordas das tarraxas, e também tirei os carrinhos da ponte, limpei o que deu com flanela úmida (a ponte era cromada mas nem brilhava mais), mas me esqueci da ordem dos carrinhos, coloquei começando pelo menor pro mizão, até o maior pra mizinha, não sei se ficou certo, percebi que as cordas agora fazem um barulho quando tocadas, de vibração forte, perto das tarraxas, sobre a mizinha, eu meio que aprendi a trocar as cordas, agora falta comprar novas e fazer o trabalho, só não sei como fazer o laço na tarraxa, eu não penso em levar num luthier, moro numa cidade pequena, do interior do interior, onde sequer há lojas de guitarra e luthiers, e bom, é muito caro viajar pra cidade vizinha pra encontrar um luthier, ainda mais em pandemia, eu vou ter que ser meu luthier faz tudo, podem solucionar os seguintes mistérios?:

    Porquê a mizinha estourou?
    Como eu ajeito a ordem dos carrinhos?
    Como eu regulo os carrinhos?
    Como eu soluciono o barulho de vibração perto das tarraxas?
    Como eu faço o laço de corda nas tarraxas?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    eu fiquei meiio em dúvida, era pra quebrar depois de frouxar?

    Se a corda está velha isso pode acontecer.

    o mizão inclusive tem um leve calombo perto da ponte

    troca tudo

    limpei o que deu com flanela úmida (a ponte era cromada mas nem brilhava mais)

    palha de aço fina + alcool, deixa secar bem

    percebi que as cordas agora fazem um barulho quando tocadas, de vibração forte, perto das tarraxas

    tira de novo as cordas, aperte os parafusos da tarraxa incluindo AS BUCHAS, esse sextavado grande

    Como eu ajeito a ordem dos carrinhos?

    A nota da corda solta, do harmônico na casa 12, e da casa 12 apertando normal, têm que ser IGUAIS. O ideal é usar um afinador pra isso.
    É interessante saber o princíipo físico que acontece aqui, não é tão complexo e vai te ajudar a entender o quê fazer e por quê vc tem que fazer isso.
    Basicamente, se o som na 12 é mais grave, vc tem que colocar o carrinho mais longe da ponte e perto do captador, e vice versa.

    Pesquise a respeito de "entonação" ou "regulagem de oitavas".

    CliffBurtondasalagoinhas
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    palha de aço fina + alcool, deixa secar bem
    O álcool tira a cor do escudo e o verniz da guitarra não? bom, se for seguro eu vou fazer


    tira de novo as cordas, aperte os parafusos da tarraxa incluindo AS BUCHAS, esse sextavado grandePoderia explicar melhor? aliás, sei dizer melhor agora, o barulho é justamente como se as cordas estivessem frouxas nas tarraxas.
    A nota da corda solta, do harmônico na casa 12, e da casa 12 apertando normal, têm que ser IGUAIS. O ideal é usar um afinador pra isso.
    É interessante saber o princíipo físico que acontece aqui, não é tão complexo e vai te ajudar a entender o quê fazer e por quê vc tem que fazer isso.
    Basicamente, se o som na 12 é mais grave, vc tem que colocar o carrinho mais longe da ponte e perto do captador, e vice versa.

    No caso, eu afino a corda mizão por exemplo, e depois toco a mizona apertando a 12º casa, caso o afinador reconheça a corda como solta, está tudo ok?

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    palha de aço fina + alcool, deixa secar bem
    O álcool tira a cor do escudo e o verniz da guitarra não? bom, se for seguro eu vou fazer

    Palha de aço e alcool é para as partes cromadas. Tira fora da guitarra e limpa desse jeito que vai brilhar como se fosse novo. Isto é, se a corrosão foi leve...

    No caso, eu afino a corda mizão por exemplo, e depois toco a mizona apertando a 12º casa, caso o afinador reconheça a corda como solta, está tudo ok?

    isso!
    Se o afinador não for tão bom, as vezes um ouvido treinado é melhor pra isso

    CliffBurtondasalagoinhas
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    acabaramosnicks
    Cara muito obrigado, se souber como eu faço o laço no final das cordas, quando coloca as mesmas nas tarraxas, eu agradeço, de qualquer forma ajudou muito.

    CliffBurtondasalagoinhas
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    acabaramosnicks
    Ah, só mais uma coisa, tem problema se a guitarra ficar algumas poucas horas sem as cordas? empena o braço?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    CliffBurtondasalagoinhas
    nunca foi limpa, nem levada a um luthier
    Era o que você devería ter feito...

    Apenas_Um_Fãn_De_Megadeth
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Cara, aconselho vc tb lubrificar onde as cordas tem contato com o nut e os carrinhos da ponte, pra ajudar a diminuir o atrito que existe nesses lugares.

    CliffBurtondasalagoinhas
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Bertola! Você por aqui, eu penso em levar num futuro próximo e mais possível, porém a guitarra nem era minha, era do meu avô, ganhei dele vai fazer duas semanas, quando a situação estiver propícia, eu a levarei para regulagem e vistoria.

    ejames
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    CliffBurtondasalagoinhas
    Cara, regulagem rotineira e reparos simples são coisas que dão para ser feitas em casa desde que você cumpra alguns requisitos, como: ferramentas básicas, saber usar elas e bom senso; mas principalmente, ter paciência e calma para pesquisar e procurar suas respostas.

    Não tem que fazer laço nenhum para trocar cordas em guitarra elétrica. Assim como deixar sem cordas por pouco tempo não empena nada. Você deveria ter trocado todas as cordas logo de começo, corda é coisa que se troca de mês em mês, dependendo da sua frequência de uso. Regular oitavas também é algo que você acha facilmente. Tudo isso tem informação abundante aqui no fórum, no YouTube, em blogs, etc. Se você não vai ter o cuidado e paciência para pesquisar, é melhor não meter a mão e deixar isso para um profissional.



    Lelo Mig
    Membro
    # ago/20
    · votar


    CliffBurtondasalagoinhas

    "Ah, só mais uma coisa, tem problema se a guitarra ficar algumas poucas horas sem as cordas? empena o braço?"

    O certo, certo mesmo é ir tirando uma corda e colocando outra. Mas, não empena não, por experiência própria, tive uma guitarra que ficou anos sem cordas e nada aconteceu, coloquei cordas afinou perfeito e sai tocando.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    CliffBurtondasalagoinhas
    Se tu mora aqui no Rio ou em Nikity...
    Será um prazer!
    Abç

    CliffBurtondasalagoinhas
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    ejames
    Eu estou achando algumas boas informações sobre regulagens de oitava, e em breve vou comprar novas cordas, só está meio complicado porquê só tem lojas de guitarra e acessórios na cidade vizinha, e viagens estão proibidas, mas de resto, eu já aprendi a retirar e por cordas, inclusive fiz uma prática ontem, limpei as partes cromadas da guitarra, agora só falta regular as oitavas, que ou hoje ou amanhã eu o farei, muito obrigado pela ajuda amigo.
    Lelo Mig
    Obrigado pela informação amigo.
    Mauricio Luiz Bertola
    Infelizmente moro no interior alagoano, mas agradeço muito pela ajuda.

    CliffBurtondasalagoinhas
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Se o afinador não for tão bom
    Bom, o afinador do cifraclub é uma boa para regulagem de ponte?

    LeandroP
    Moderador
    # set/20
    · votar


    CliffBurtondasalagoinhas
    Bom, o afinador do cifraclub é uma boa para regulagem de ponte?


    Creio que não. Mas, pode lhe ajudar (é melhor do que nada).
    Seu ouvido deve estar bem atento às oitavas.

    Regular as oitavas é simples de entender, mas na prática é importante que alguns fatores sejam considerados, como o raio da escala (curva do braço no sentido transversal à escala), por exemplo. Se regular as oitavas milimetricamente e deixar o ajuste de compensação do raio da escala pra depois, muda a afinação porque muda a altura do carrinho, o que provoca uma desafinação e também a posição do carrinho que tangencia com a corda (que é o ponto exato da escala da corda).

    Pra que você possa pré-ajustar os carrinhos na montagem da ponte, antes de iniciar a regulagem do raio da escala e de oitavas, você pode separar as cordas em dois grupos de 3 cordas cada. Sendo um grupo das cordas encapadas e um das cordas desencapadas. Quanto maior o diâmetro da corda, maior deve ser o comprimento da escala. Assim, o carrinho onde a corda Mi grave apoia deve estar mais pra trás na ponte do que o carrinho onde a corda Ré se apoia. Tradicionalmente (com exceções) seguindo mais ou menos o desenho abaixo:


    e --|
    B --|
    G --|
    D --|
    A --|
    E --|


    CliffBurtondasalagoinhas
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    pré-ajustar os carrinhos
    Cara uma pergunta (desculpa eu não entendi muito, sou um estúpido iniciante, não entendi sobre regulagem de raio de escala nem nada), mas, eu ajustei os carrinhos da seguinte forma.

    O carrinho mais alto para o Mizão, e assim ia até chegar ao carrinho mais baixo para a mizinha, tá certo assim?

    LeandroP
    Moderador
    # set/20
    · votar


    CliffBurtondasalagoinhas

    Raio da Escala - Imagem

    LeandroP
    Moderador
    # set/20
    · votar


    Quanto maior o raio da escala, mais reta ela será. Isso depende de cada guitarra. Mas você pode perceber uma diferença entre o modelo Strato e o modelo Les Paul. O raio da escala de uma Les Paul é muito maior que o de uma Strato. Evidente que existem exceções entre esses modelos, aonde esses aspectos foram mudando e sendo aprimorados, ou customizados ao longo dos anos.

    Um raio menor (ou seja, uma maior curvatura) é mais ergonômico, mais confortável. Contudo, ao dar um bend numa corda, ela pode parar de vibrar e de produzir som em razão deste raio. Se o raio for muito maior, isso não acontece! Você pode dar um bend numa corda e ela vai continuar vibrando e produzindo som, porém, não é tão ergonômica.

    CliffBurtondasalagoinhas
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    LeandroP
    Pergunta rápida sobre a regulagem, no afinador cifra club, a mizona dá nota E2, já na 12º casa pressionada, E3, tá certo? ou ambas tem de ser E2 (E assim D2, e por assim em diante)?

    ejames
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    CliffBurtondasalagoinhas
    Pergunta rápida sobre a regulagem, no afinador cifra club, a mizona dá nota E2, já na 12º casa pressionada, E3, tá certo? ou ambas tem de ser E2 (E assim D2, e por assim em diante)?

    A décima segunda casa é a oitava da corda solta. Por isso se denomina justamente regulagem de oitavas. A sexta corda na guitarra elétrica é afinada em E2. E3 é um Mi uma oitava acima do E2. Portanto, sim, está certo.

    CliffBurtondasalagoinhas
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    ejames
    Cara muito obrigado pela ajuda, de verdade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas, manutenção, limpeza, quebra e afins (Tagima Memphis MG32).