Dicas para solar em "A Change is Gonna Come"

    Autor Mensagem
    RDias
    Veterano
    # jun/20


    Fala queridos, tudo bem?

    Gostaria de saber como vocês abordariam essa música em termos de escalas, harmonia e etc. Estou tendo bastante dificuldades em solar em cima (versão do Greta Van Fleet). Os acordes do verso e refrão sao praticamente os mesmos, sendo que a passagem no F e Em e bem curta:

    Verso/Refrao
    C - C - Dm - Am
    C - Dm - F - Em - Am

    Pensando no verso refrão, vocês abordariam como a música estando em C ou Am? Se pensar em C, os graus seriam I-I-II-VI e I-II-IV-III-VI, se for em Am seriam III-III-IV-I e III-IV-VI-V-I. Em ambos os casos acho estranho, e nao to conseguindo criar nada que tenha uma melodia minimamente dinstinguivel.

    Agradeço muito pela ajuda, abs!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    Tanto faz o ponto de partida ser C maior ou A menor.

    As progressões contam com acordes de função tônica e de função subdominante. Não existe acorde dominante aí.

    Função tônica: C, Em e Am
    Função subdominante: Dm e F

    Nos acordes de função tônica, evita-se o repouso na nota F, pois ele forma um intervalo de 2a menor entre um dos graus das tríades, o que causa uma tensão. Nos acordes de função subdominante não há notas a serem evitadas, portanto, mais tranquilo pra improvisar usando a escala de Dó maior / Lá menor.

    Pra que a melodia seja mais coerente, eu recomendo o uso de arpejos de tríades sobre os respectivos acordes. As tríades trazem sentido à melodia devido a sua constituição sistemática (empilhamento de terças). Pra facilitar a execução e a fluência no braço, as tríades estão expostas nos desenhos do CAGED.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Pensando no verso refrão, vocês abordariam como a música estando em C ou Am?

    Cara, um é relativo do outro, são as mesmas notas. Me parece tom de C, uma pentatônica deve servir bem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para solar em "A Change is Gonna Come"