De Yardbirds à Derek and the Dominos(1964-1970): quais guitarras foram realmente usadas pelo Eric C

    Autor Mensagem
    Daniel_FerreiraRj
    Membro Novato
    # jun/20


    Depois de muitas pesquisas em sites, fóruns e vídeos(tanto em português quanto em inglês) para saber quais equipamentos realmente foram usados pelo Eric Clapton em cada álbum durante esse período que ele tocou, venho aqui para esclarecer as dúvidas que sempre tive e que muitos podem ter sobre quais guitarras ele usou durante essa era.

    -The Rooster(1962): Essa foi a primeira banda que o Eric Clapton tocou com apenas 17 anos usando sua primeira guitarra que era uma Kay Jazz II K775, comprada pela sua vó num lugar na época de ''compra e venda''. Ele usou essa guitarra até ele entrar nos Yardbirds em outubro de 1963, quando ele vendeu para Roger Pearce(da dupla The Dreamers).
    Foto do Eric com a Kay Jazz:https://lh3.googleusercontent.com/proxy/5ygMifTAJK5UQY9lTNyXeqvFg 02wFHaODUDqhHYQS9uotTsirQbRVyru4LVTQi7zvRpX33vADRHc-sQro1lN5E17c8S_7Ad TTGJ4kQO-lxN62JZ-pJNBEYyP6CB-zSeM7GzkqQ

    *Curiosidade: Em sua autobiografia ele diz que estava à procura de uma Gibson ES-335, mas na época estava custando 100 libras(para época era caro) e era fora do alcance dele comprar, e a Kay Jazz estava custando 10 libras e ele acabou comprando. Quando ele comprou ele não gostou muito da cor sunburst, que era uma mistura de laranja meio dourado com vermelho escuro nas bordas, quando ele chegou em casa acabou pintando de preto.

    -Yardbirds e Bluesbreakers(1963-1965): Enquanto o Eric estava nos Yardbirds, ele usava uma Fender Telecaster vermelha ligado a um amplificador Vox AC-30.
    Foto 2: https://images.equipboard.com/uploads/source/image/84288/big_image-pla ceholder-title.png

    **Curiosidade: Logo após a saída do Eric, quem veio para substituir ele foi o Jeff Beck, e a Telecaster acabou sendo usada por ele, pois a guitarra pertencia à banda.
    Jeff Beck: ''Estávamos na estrada constantemente e eu nem tinha minha própria guitarra. Eu [inicialmente] usei uma Tele vermelha de Eric, que acho que pertencia aos Yardbirds.''

    Já nos Bluesbreakers ele usou uma Gibson Les Paul 1950s com ponte Bigsby que só foi usada uma vez no 6th National Jazz & Blues Festival, the Windsor Jazz and Blues Festival in Berkshire na Inglaterra em julho de 1966.
    Foto: https://lh3.googleusercontent.com/proxy/TaAZKGutxL7xq8LMFLylw3BgU8ig_m 3eBffd3mSAm1SsX6-WR_K1Lf6YksKWuuXgO7c-9QRS8q8TY7g4hmnWyR-4nXLIrRJYT0Q5 kWdSETUv

    ***Curiosidade: Existem muitos rumores que essa guitarra tenha pertencido ao Keith Richards(usado nos dos primeiros grandes hits (I Can't Get No) Satisfaction) e o Eric tenha pegado emprestado, já que o Keith estava usando uma Gibson Les Paul Custom Black Beauty nessa época. Apesar disso, Eric nunca confirmou nada sobre isso e até agora não passa de especulações criadas na época.

    Outra que ele usou foi uma Gibson Les Paul Standard 1960s “Beano Burst” sem as capas dos humbuckers, essa sim foi usada no álbum John Mayall & Blues Breakers with Eric Clapton com o amplificador Marshall 2x12 combo (JTM 45) 45 watts de 1962. Uma mini curiosidade é que de acordo com a GuitarHQ, as Les Paul de 1959 e 1960 tinham a característica de um humbucker da ponte ser preta e outra do braço ser branca!
    Foto:https://i.pinimg.com/originals/a4/36/5d/a4365de32f809d4f3dbfddba1 ffc319b.jpg

    ****Curiosidades:
    - Pela biografia do Andy Summers(guitarrista do The Police), Eric comprou essa Les Paul em 1965 na loja de guitarra do Lew Davis, Charing Cross Road em Londres. Ele afirma isso porque os dois dividiram palco na época.
    - Eric só comprou essa guitarra porque viu o álbum do Freddie King: Let’s Hide Away And Dance Away, onde ele aparece segurando uma Les Paul Goldtop. Eric Clapton numa entrevista na Guitar World: ''Essa foi a melhor Les Paul que eu já tive ... uma simples Les Paul que eu comprei em uma das lojas em Londres logo depois de ter visto a capa do álbum de Freddie King, Let's Hide Away And Dance Away, onde ele está tocando numa Goldtop. Tinha humbuckers e era quase novinho em folha - um estojo original com aquele forro de veludo roxo adorável. Apenas magnífico. Eu nunca encontrei um tão bom assim. Eu sinto falta disso.''
    - Infelizmente a guitarra foi roubada em junho/julho de 1966 numa dos ensaios secretos do Cream enquanto banda era só um projeto e ainda não anunciado.
    - Em uma entrevista na revista Record Mirror no dia 13/08/1966, Clapton até pensou em comprar uma Rickenbacker! (Só imagina como seria louco ele com uma rickenbacker tocando as musicas do Fresh Cream hahahahaha). ''Alguém roubou na sala de ensaios. Eu não teria vendido. Valeu a pena cerca de £ 400 para mim. Era o único que eu tinha e o que sempre tocava. Estou pegando guitarras emprestadas agora. Eu gostaria de ter outra Les Paul, existem apenas seis ou sete no país. Eu posso pegar uma Rickenbacker. Alguém (também) roubou o case no Klook’s Kleek na semana passada. Isso dá muito trabalho, sair do Klooks sem o meu case de guitarra. Quem pegou a guitarra deve ter voltado para pegar o case.''

    Daniel_FerreiraRj
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    -Fresh Cream(1966): Depois de ter a guitarra roubada, Eric foi até Andy Summers e perguntou onde ele comprou a Les Paul que ele usava na época, e ele falou inocentemente que na mesma loja tinha mais uma e custava 80 libras.
    ''Na época em que dividimos palco no Flamingo, eu adquiri um nova Gibson de uma loja na Charing Cross Road. Quando Eric me vê com ele, um Les Paul Sunburst 59, ele pergunta onde eu o comprei. Inocentemente digo a ele que eles têm outro à venda por oitenta libras e ele pode ir buscá-lo.'' Pag. 140.
    No final das contas ele acabou vendendo para o Eric porque ele estava mudando para uma Fender Telecaster, pois ele achava que o captador da ponte estava soando estranho pra ele.
    ''Sabendo que eu tinha uma outra, Eric começa a ligar e me pedir para vender para ele. A essa altura, mudei para um Fender Telecaster e também achava que tinha algo errado com a minha Les Paul, o captador da ponte não funcionava ou algo assim. [...] Ele estava me oferecendo duzentas libras, o que é mais do que o dobro do que eu paguei por isso. [...] No dia seguinte, deixo o Les Paul em Advision, no West End, onde Eric está no meio da gravação com Jack e Ginger. [...] vou ao banheiro ao lado da área de recepção e, quando saio, ouço a voz de Eric pelo sistema de PA, que inadvertidamente é enganchado no saguão. Ele está comentando o quão bom era a guitarra, assim como a antiga.'' Pág. 147
    Fotos: https://i1236.photobucket.com/albums/ff458/Mountainjam333/untitledec.j pg

    https://media.gettyimages.com/photos/rock-and-roll-guitarist-eric-clap ton-of-the-rock-band-cream-performs-picture-id73990520?s=2048x2048

    Bem, o que não sabe ao certo é quais músicas ele realmente usou com essa nova guitarra, porque nesse período ele estava usando uma guitarra Gibson Les Paul com ponte bigsby do studio, e como o Andy Summers disse, o captador da ponte estava realmente com problemas. Mas de acordo com o livro Tony Bacon: Million Dollar Les Paul: In Search Of The Most Valuable Guitar In The World, diz que a guitarra vendida por Andy Summers foi usada em ''Spoonful'' e ''I Feel Free''. No final das contas essa Les Paul foi abondonada em 1968 por causa de danos no headstock(na segunda foto mostra isso). O Amplificador que ele usou foi Marshall de 100 watts, um pedal Vox wah wah e ocasionalmente um pedal de fuzz.
    *****Curiosidade: Jack Bruce estava acostumado a tocar em contrabaixo, que se toca na vertical, e para se acostumar a tocar em baixos, tocado na horizontal, comprou um Fender Bass VI de 6 cordas. Assim, acabou tocando o álbum inteiro com esse baixo de 6 cordas da Fender. Depois disso, ele tocou ate o final do Cream com uma Gibson EB-3 SG.



    -Disraeli Gears (1967): Como todos sabem, Clapton usou a famosa Gibson SG chamada ''The Fool'' (pintada por Simon Posthuma e Marijke Koger que também pintaram o Rolls-Royce do John Lennon), foi usada durante todo o álbum junto amps da Marshall e o pedal wah wah da Vox. Entretanto foi encontrada fotos em que ele usa uma Gibson Les Paul Custom Black Beauty e muitos ficam na dúvida sobre quais músicas ele usou essa guitarra, se foi só overdubs... Mas até o próprio Eric não se lembra se ele realmente usou. Fala dele numa entrevista da revista guitar world sobre a The Fool: ''Sim, Disraeli Gears, eu acho, e a partir de então, realmente, a maior parte do tempo. Essa se tornou minha principal guitarra até que eu comprei um Gibson Firebird com um pick-up, e que por um tempo se tornou minha guitarra favorita.''
    ******Curiosidades: originalmente a Gibson SG tinha tarraxas Kluson, mas depois Eric mudou para as tarraxas Groover em agosto de 1967. Fotos:
    https://media.gettyimages.com/photos/rock-and-roll-guitarist-eric-clap ton-of-the-rock-band-cream-relaxes-picture-id73990517?s=2048x2048

    https://media.gettyimages.com/photos/rock-and-roll-guitarist-eric-clap ton-of-the-rock-band-cream-performs-picture-id74286796?s=2048x2048

    No final de 1967, a pintura do braço da Sg acabou se desbotando e ficando numa cor escura, e por causa disso ele acabou deixando de lado e comprou uma Gibson Firebird com um unico captador em 13 de abril de 1968. Eric diz que deu a The Fool para George Harrison.
    Essa foto foi a ultima vez que Eric usou a SG com as tarraxas Kluson, no dia 13 de agosto de 1967. Foto:
    https://media.gettyimages.com/photos/english-guitarist-eric-clapton-pe rforms-live-on-stage-with-british-picture-id84889891?s=2048x2048

    Foto do Eric com a Gibson Les Paul de três captadores(nessa foto Jack Bruce está usando um baixo Danelectro Longhorn, será que ele usou em alguma música do Disraeli Gears? O que vocês acham?):
    https://i.imgur.com/okYjzil.jpg

    Apesar das controvérsias sobre o uso dessa Gibson Les Paul Custom Black Beauty nas gravações do Disraeli Gears, Clapton usou com o Delaney & Bonnie e com o John Lennon Plastic Ono Band no show de 1969 em Toronto.

    # POLÊMICA SOBRE QUAL GUITARRA FOI USADA EM CROSSROADS DO ALBUM WHEELS OF FIRE #

    Em muitos lugares sempre tem a discussão sobre qual guitarra foi usada em Crossroads do álbum Wheels of Fire de 1968, a Gibson ES-335 Cherry ou a Gibson SG The Fool, pois nos shows de 1968 do Cream sempre vemos ele usando tanto a Gibson Firebird quanto a ES-335. Pois então aqui vem os fatos:

    - Apesar do álbum ser lançado em julho de 1968, as gravações foram entre julho de 1967 até abril de 1968.

    - O show que a música foi gravado, foi em Winterland - 10/03/1968, Eric nem tinha comprado a Gibson Firebird.

    - A Gibson Firebird foi usada só no final de junho até a turnê de despedida do Cream. Aqui o vídeo do Cream tocando no Glen Campbell show do dia 14/07/1968. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=HuuDaQZBv0Q

    - Clapton só foi usar a Gibson ES-335 definitivamente, não pela primeira vez(tem fotos dele tocando com uma ES-335 preta emprestada do outro guitarrista dos Yardbirds: https://media.gettyimages.com/photos/21st-january-1965-british-rhythm- n-blues-legends-the-yardbirds-chris-picture-id3141231?s=2048x2048 ) na turnê de despedida que foi de outubro até 26 de novembro.

    -Wheels of Fire(1968): Como já explicado, todas as faixas do Wheels of Fire foram foram tocadas pela Gibson SG, junto com amplificadores Marshall e o pedal Vox wah wah.
    *******Curiosidades: No meio do ano de 1968, Eric usou em certas ocasiões uma Gibson Les Paul DarkBurst, aqui vai as fotos em que ele usa nos shows em Grande Ballroom no Detroit, nos dias 7,8 e 9. Foto: http://www.angelfire.com/ca/oldtimers/images/OakBoyd.jpg

    Muitos acham que Eric Clapton usou a Fender Telecaster sunburst só em 1969 com o Blind Faith, só que na verdade ele já usou no dia 5 e 6 de fevereiro de 1968 num show em Copenhagen. E ainda por cima o braço era de uma stratocaster com a escala em ROSEWOOD e o headstock largo no estilo do Hendrix! Foto: http://www.angelfire.com/ca/oldtimers/images/Cop.jpg

    Para quem quer ver mais fotos do Cream em 1968, aqui vai o site: http://www.angelfire.com/ca/oldtimers/1968.html

    - Goodbye(1969): Aí sim ele usou a Gibson ES-335, principalmente na música Badge. Junto com a ES-335 ele usou a Gibson Firebird, mas ao certo não dá para saber em quais musicas do album ele usou ou a Firebird, ou a ES-335. De acordo com o site http://www.heliotricity.com/clapton-firebird.html
    , músicas como Politician, Sittin’ on top of the world, I’m So Glad e Spoonful tem o timbre parecido com a Firebird, entretanto não tem nada confirmado. Na faixa Badge ele usa uma caixa leslie (possivelmente usado no solo de While my Guitar Gently Weeps).

    Daniel_FerreiraRj
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    -Blind Faith(1969): Esse álbum é o que tem mais controvérsias sobre qual guitarra foi usada nessas 7 músicas que tem no álbum. De acordo com fotos nos studios, nessa época Eric usou Gibson Firebird, Gibson ES-335, Fender Telecaster já com o braço em maple da strato brownie e a estranhíssima Danelectro 3021 Shorthorn. De acordo com fotos do site http://www.angelfire.com/wi/blindfaith/bfconcerts.html , em shows ao vivo ele usou todas as guitarras, incluindo a Les Paul DarkBurst, menos a Gibson ES-335 e a Danelectro. Já os amplificadores ele usou tanto Marshall quanto uma Fender Dual Showman. Na faixa Well All Right no início ele usa uma caixa leslie.
    -Eric Clapton(1970): No primeiro álbum ele só usou a stratocaster ''Brownie'' e o amplificador Fender Dual Showman. Nessa época muitos se surpreenderam por ele tocar com uma Fender Stratocaster, pois ele era conhecido como um guitarrista de Gibson fervoroso!

    -Layla and Others Assorted Love Songs(1970): Uma outra famosa guitarra que ele usou foi grande Fender Stratocaster 1956 ''Brownie'', essa guitarra foi comprada em Londres no dia 07/05/1967. Eric não deu muita atenção a essa guitarra porque ele tava mais focado na ''The Fool'' durante a turnê e gravações do Disraeli Gears, só depois de três anos que ele realmente deu atenção a stratocaster. De acordo com o Eric Clapton, depois dele ouvir o Stevie Winwood tocar numa stratocaster, ele viu ela de outra maneira!
    Em studio ele usou um amplificador Fender Champ e ao vivo ele usou Fender Dual Showmans ou Marshall com cabeçotes Fender.
    Última curiosidade: Duane Allman participou com a sua Gibson Les Paul em todas as faixas, exceto as três primeiras: I Looked Away, Bell Bottom Blues, e Keep on Growing.

    Conclusão e acréscimos: Nas décadas de 70/80/90 usou DIVERSAS fender stratocasters, incluindo a guitarra mais famosa do Eric, a Blackie(construído a partir de quatro partes de stratocasters, o corpo é de 1956 e o braço de 1957. Usado desde o 461 Ocean Boulevard de 1974 até o Money and Cigarettes de 1983. Os captadores são até então desconhecidos mas muitos falam que se assemelha aos captadores da fender modelo 57/62) e entre outras que ele utilizou captadores Gold Lace Sensors(a partir do Behind the Sun até o From The Cradle) e a Vintage Noiseless que ele vem usando desde o inicio dos anos 2000.
    A partir de 1976 com o álbum No Reasons to Cry, ele colocou cordas .009 da ernie ball na sua Gibson ES-335 e veio usando ela como slide, usou amplificadores Music Man(HD 130 reverb), cabeçote da leslie e o wah wah ele saiu de vox e foi para crybaby.
    A partir dos anos 1980, ele colocou captadores Gold Lace Sensors em suas novas stratos e usou pedais e pedaleiras como: pedal dunlop crybaby wah re-issue, Bradshaw foot controller, Roland 700 synthesizer bank, Ibanez Harmonics / Delay, DBX 160 compressor, Roland SDE-3000 delay, Tri Stereo Chorus [Dyno-My-Piano], Boss CE-1 chorus, Boss CE-2 e a Boss Heavy Metal pedal(estranho o Eric usando um pedal de metal num album de blues hahahaha). O encordoamento que o Clapton usa é da Ernie Ball .010.
    A partir dos anos 2000 ele sempre vem alternando amps, pedais e guitarras.
    Espero que tenham gostado e grande abraço!


    Fontes:
    http://www.jackbruce.com/2008/Gear/gear.htm#:~:text=Though%20trained%2 0on%20the%20upright,guitar%2C%20but%20one%20octave%20lower.
    https://reverb.com/news/the-enduring-mystery-of-eric-claptons-albert-h all-335
    https://www.groundguitar.com/eric-clapton-gear/#amp
    http://www.angelfire.com/wi/blindfaith/bfconcerts.html
    https://www.groundguitar.com/eric-clapton-gear/eric-claptons-1950s-fen der-stratocaster-blackie/
    https://www.whereseric.com/the-vault/guitars-amps-and-related-equipmen t/eric-claptons-guitar-amp-and-equipment-set-historical
    https://www.whereseric.com/the-vault/guitars-amps-and-related-equipmen t/gibson-cherry-red-es-335-eric-claptons-cream-guitar
    http://www.angelfire.com/ca/oldtimers/1968.html

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Daniel_FerreiraRj
    Legal!
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a De Yardbirds à Derek and the Dominos(1964-1970): quais guitarras foram realmente usadas pelo Eric C