Sweep picking, a palhetada da vassoura.

    Autor Mensagem
    NickoSaturn
    Membro Novato
    # mai/20


    Mano, pra vocês mais experientes que conseguem tocar em sweep picking:
    voces consideram dificil?

    Eu to a mais ou menos 3 meses treinando do "lento nota por nota" ao "rápido sem definição errando cordas", mas nunca consigo aumentar a velocidade.
    Eu comecei a pensar que estava me antecipando demais, e voltei a treinar o nota por nota. Depois de um longo tempo só nisso, tentei voltar a palhetar um pouquinho mais rápido, e estou até agr sem conseguir tirar um som de uma corda sequer.

    Exceto quando sem querer eu consigo ou simplesmente palheto em alternada clandestinamente hehe

    Vocês tem alguma técnica específica, tipo, as cordas devem ser mutadas ou algo assim? eu tenho usado abafador, (de 5 notas saem tipo 3. Mas pelo menos não ficam soando) mas eu sei que nem sempre vou estar com um abafador comigo, então é bom não me apegar muito.

    Mas como faço pra mutar, e não matar o som?

    parece que tem muita coisa ainda que não aprendi sobre sweeps na net...

    makumbator
    Moderador
    # mai/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    NickoSaturn

    Eu considero difícil, mas isso varia de pessoa para pessoa. Estou muito longe de ser um especialista na técnica, mas vou passar as minhas dicas:

    tipo, as cordas devem ser mutadas ou algo assim?

    Sim, para ficar com execução mais limpa (principalmente se empregar distorção), você deve mutar as cordas com parte da lateral da mão da palhetada logo após de tocar cada nota no caso de sweep no sentido das cordas mais graves para as mais agudas. Ou seja, tem uma varredura também com a lateral da mão, que vai acompanhando o movimento para ir mutando e liberando as cordas de acordo com a necessidade.

    No sentido oposto (das cordas mais agudas para as mais graves) você deve mutar com a própria mão da palhetada (o dedo que "entra" no sweep fecha levemente a corda abaixo, e assim cada dedo que vai sendo inserido faz o mute da corda abaixo). A lateral da mão da palhetada também deve mutar as cordas mais graves que ainda não foram tocadas (de forma a não haver nenhum tipo de ressonância simpática ou ruído)

    Se você estiver tendo muita dificuldade, pode apelar para cursos online (ou presenciais). No meu caso eu aprendi e melhorei bastante essa técnica em particular através de um curso rápido específico (só trata de sweep de guitarra).

    No meu caso foi desse cara aqui (ele não é famoso, mas gosto da maneira dele explicar em seus vídeos e a técnica dele no sweep é bastante boa e limpa):

    https://sellfy.com/danmumm/p/vsj8/

    O vídeo é pago (na época foi U$9,99 em uma promoção). Mas você encontra outros pela internet (pagos ou não) e também em português.

    Procure também pelo outro nome da técnica: economy picking

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Eu entrei no link q vc colocou ae, e o curso parece mesmo valer a pena
    Só uma pergunta...

    a guitarra interfere na sonoridade do sweep?

    por que pelo que vi, a guitarra usada ali foi fabricada com humbuckers, e a maioria dos tutos que eu vi na net são usando guitarras com humbucker tbm.
    A minha é uma de single coil comum bem nutelinha, isso interfere em algo?

    makumbator
    Moderador
    # mai/20
    · votar


    NickoSaturn

    O que afeta mais é a técnica da pessoa e a regulagem do instrumento. Se as cordas estiverem com a ação muito altas isso atrapalha para o sweep quando combinado com tapping (que é muito comum, e tem até no videozinho de propaganda que te mandei).

    Mas a questão de tipo de captador ou tipo de guitarra é irrelevante.

    Sobre a questão de mute, observe no link que eu passei uma foto do cara mostrando a lateral da mão. Naquele momento do vídeo ele está justamente falando sobre o processo de mutar fechando as cordas com a mão da palheta. Vendo a foto você pode entender melhor a parte exata usada para limpar o som.

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # mai/20 · Editado por: NickoSaturn
    · votar


    makumbator

    Eu tava tentando agr mesmo vendo uma demo do DVD desse Dan Mumm e eu notei no vídeo que ele aponta a palheta para a direção oposta enquanto desce, eu estava usando a palheta reta, me impossibilitando de seguir uma sequencia exata no tempo. Não resolveu lá todos meus problemas, claro que não. Mas ajudou bastante a definir uma sequencia exata, antes a palheta ficava agarrando nas cordas, sabe? Eu consegui tocar um sweep na 12 °casa a partir da 5° corda numa velocidade nem tão lenta nem muito rápida, mas dessa vez não matou o som de nenhuma!

    O que afeta mais é a técnica da pessoa e a regulagem do instrumento. Se as cordas estiverem com a ação muito altas isso atrapalha para o sweep quando combinado com tapping

    De fato, um amigo do meu pai é luthier, e quando tocou na minha guitarra, ele logo disse que as cordas estavam altas, eu não toquei em muitas guitarras diferentes pra ter noção de altura de corda, mas pelo oque ele disse, devem estar altas mesmo. Mas valeu aí pelo videozinho explicativo. Porque oque valeu mesmo foi mais ele executando os sweeps de duas direções do que as explicações dele (que ainda assim são bem importantes pra falar a vdd)

    makumbator
    Moderador
    # mai/20
    · votar


    NickoSaturn

    Sim, há uma mudança na orientação da palheta de acordo com o sentido do sweep. No fundo é uma posição bem natural. A posição dela é muito importante na técnica.

    Não sei se você sabe inglês (e se já conhece o cara), mas o canal do Troy Grady é simplesmente o melhor em se tratando de estudo de palhetada (ele foca bastante em alternada, mas há outras coisas também):

    https://www.youtube.com/watch?v=wtK3dB7aLwM

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    makumbator

    A partir de legendas, sim, entendo inglês.
    Mas vou dar uma olhadinha nesse canal ae q vc disse.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Sou muito ruim com essa técnica. Mas vi um vídeo do Roger Franco e as dicas dele deram uma clareada no assunto.



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sweep picking, a palhetada da vassoura.