Corda passada várias vezes no buraco da tarracha

    Autor Mensagem
    Joaoalen
    Membro Novato
    # jan/20


    Eai pessoal beleza?

    Então, a 1 mês atrás comprei uma guitarra Stringberg Les Paul.
    O problema é que a corda mizinha estourou, e estou com dificuldades para tirá-la da tarracha, sendo que as cordas foram colocadas várias vezes passando no buraco da tarracha, n sei o que fazer...

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Joaoalen

    Pega um alicate de corte e um alicate de ponta.

    Corte a corda a uns 3 cm da tarracha. Vai empurrando pelo buraco, com o alicate de ponta e vai cortando com o de corte.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Joaoalen
    Obviamente a corda não foi colocada corretamente.
    Então ocasionou isso....
    https://www.youtube.com/watch?v=4CtqfHmssx8

    ejames
    Membro Novato
    # jan/20 · Editado por: ejames
    · votar


    Como o Lelo Mig disse, alicate de bico e alicate de corte. Ou qualquer ferramenta que você consiga ir puxando os nós e cortando até retirar tudo. Não tem fórmula mágica para isso, só paciência.

    Joaoalen
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Vlw pessoal! ;)

    Joaoalen
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Infelizmente, está assim em todas, haja paciência pra arrumar tudo quando for trocar kkk

    LeandroP
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    Eu comprei um alicate de unha só pra esta finalidade. Até porque, depois que usa pra cortar cordas, já não é mais bom pra cortar as unhas. Um alicate vagabundo, barato, mas que é muito útil pra cortar os excessos das cordas.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Aproveitando este tópico, nunca parei para pesquisar sobre isso, gostaria da opinião dos colegas.
    Vocês passam a corda pelo orifício da tarracha primeiro e depois enrolam as cordas ou o contrário?

    Eu sempre me acostumei a fazer assim: Nos bordões, dou uma leve esticada, passo três voltas e depois passo por dentro do buraco. As cordas primas, passo 4, 5 e 6 voltas respectivamente da G para a E e só após, é que passo pelo buraco (aposto que alguém irá fazer piada sobre isso).

    Obrigado!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Beto Guitar Player
    SEMPRE dou uma laçada simples nas cordas para deixá-las mais "fixas" na haste da tarraxa.
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Beto Guitar Player

    "(aposto que alguém irá fazer piada sobre isso)"

    Fazer piada não vou e deve dar certo, já que você faz assim e não é de hoje. Mas tá errado!

    Qualquer manual de cordas, de tarraxas, da própria guitarra, um luthier vão dizer a mesma coisa:

    - passa por dentro com o furo alinhado ao sentido da corda, dá a meia volta (sentido anti horário) e passa a ponta por baixo/tras da onde a corda esta entrando, vira a ponta pra cima. Quando começa a apertar isso vira um pequeno laço, prendendo a ponta. Dá algumas voltas deixando-as enroladas alinhadas sem ficar por cima da volta anterior. Depois de esticada pode cortar a sobra. Esse é o jeito certo.

    HortaRates
    Membro
    # jan/20
    · votar


    Lelo Mig
    Há muitos anos eu faço isso e dá muito certo. Só que eu acho que é bem mais difícil fazer assim se não tiver um enrolador de cordas. Na mão é mais fácil fazer do jeito que o Beto falou, pelo menos pra mim.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Lelo Mig
    HortaRates

    Sempre fiz assim e nunca tive nenhum problema, mas o fato é que eu nunca aprendi ou procurei saber a forma correta de se fazer isso. Mas é bom saber, da próxima vez, tentarei fazer como informou o Lelo.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/20
    · votar


    Beto Guitar Player

    Esta forma é a "considerada correta" porque é a forma utilizada anterior a existência de furo no pino da tarraxa.

    Quando não há o furo, é aconselhável este "laço", porque quanto maior a tensão mais aperto no laço, impedindo a corda de escorregar.

    O furo no pino é uma coisa moderna, ele facilita, aumenta a segurança, mas se prender do jeito "clássico", eu acho que é o ideal e recomendado, além de as cordas ficarem bonitinhas, sem sobrepor uma volta na outra, tudo alinhadinho, o que para um cara chato como eu, faz toda diferença.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Corda passada várias vezes no buraco da tarracha