formação de acordes

    Autor Mensagem
    paulomega
    Veterano
    # fev/04


    Olá pessoal, sou novo no forum e também na musica.

    Estou tentando aprender a tocar guitarra, e tenho uma duvida que esta me pirando:

    Li os textos sobre teoria aqui deste site mesmo, e na parte de formação de acordes surgiu o detalhe, então vou dar o exemplo na escala de C, que acho que se entender isto poderei entender o resto:
    a formação da triade maior de C(acorde) e feito com as notas C E G, certo?
    então porque no braço da guitarra ao fazer este acorde eu preciono apenas C e E?
    É isto que eu nao entendo, porque preciono algumas notas e outras eu toco com a corda solta?


    Outra coisa que nao entendo é porque que em alguns acordes eu não devo tocar algumas cordas?

    Obrigado pela atenção,

    T+

    fagundes
    Veterano
    # fev/04
    · votar



    e---0- ->Corda solta E
    B---1- ->Corda solta B, mas como pressionada 1/2 tom é C
    G---0- ->Corda solta G por isso vc pressiona apenas C e E
    D---2- ->Corda Solta D, mas pressionada 1tom é E
    A---3- ->Corda solta A, mas pressionada 1tom e1/2
    E----- ->Corda solta E


    espero ter ajudado

    Alan Matos
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    paulomega

    A formação de acordes pode seguir o Sistema CAGED, ou seja, vc pode pensar em tudo na guitarra em cinco regiões diferentes. Para isso teríamos acordes com os modelos de Dó, de Lá, de Sol, de Mi e de Ré. No exemplo que vc citou por exemplo, de C, teríamos a mesma tríade C,E,G em cinco regiões diferentes.



    e----0-----
    B----1-----
    G----0----- Modelo de C
    D----2-----
    A----3-----
    E----------



    e-----3----
    B-----5----
    G-----5---- Modelo de A
    D-----5----
    A-----3----
    E----------



    e-----------
    B-----5-----
    G-----5----- Modelo de G
    D-----5-----
    A-----7-----
    E-----8-----



    e-----8-----
    B-----8-----
    G-----9----- Modelo de E
    D----10-----
    A----10-----
    E-----8-----



    e-----12------
    B-----13------
    G-----12------
    D-----10------
    A-------------
    E-------------


    Qualquer escala, acorde, tríade ou tétrade segue esse mesmo raciocínio.
    Espero ter ajudado.

    ALan Matos

    yvo
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    cara, nao tem problema o G tar sendo tocado na corda solta.. eh assim mesmo no acorde de C... ( no acorde sem pestana, na primeira regiao do braço_

    paulomega
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    então eu devo prender as cordas para que fiquem nas escala de C, por exemplo, e não importa se vai ser tocada solta ou presa desde que esteja na escala??


    Obrigado

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    paulomega

    Você também tem notas com cordas soltas. Se estas notas pertencerem a formação do acorde então você pode utilizálas. Em outros casos as notas devem ser evitadas pois não pertencem ao acorde em questão. Se você fizer um acorde Dó menor não poderá em hipótese alguma usar as cordas mizinha e mizona soltas porque elas não estão na formação do acorde. O acorde de Dó menor é formado pela nota Dó, Mi bemol e sol. A nota Mi neste caso entraria em choque com a nota Mi bemol.

    Cassio
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Isso aí> Imagina que o rastilho é uma pestana normal, da mesmas forma, qd vc faz pestana na 1ª casa, imagina que não é seu dedo, mas sim o rastilho...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a formação de acordes