Verdade ou lenda?

    Autor Mensagem
    Fabricio Breve
    Veterano
    # fev/04


    Algumas afirmações que eu já ouvi:

    - Se for ligar uma guitarra direto na mesa de som usar sempre a entrada line-in, ligar na entrada MIC pode queimar a entrada da mesa por causa da impedância da guitarra

    - Contrabaixo elétrico nunca pode ser ligado direto na mesa, tem que ligar num amplificador e ligar a saída de linha do amplificador na mesa (também por causa da impedância)

    Essas afirmações são verdadeiras? Eu já liguei guitarra na entrada de microfone e baixo direto na mesa e nunca vi problema algum.

    Fencer
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Fabricio Breve

    Cara... só um comentário meio fora de propósito. Não sei que ligar os instrumentos direto na mesa de som pode foder com ela, mas com certeza vai foder com o timbre dos instrumentos. Os amplificadores emprestam diversas nuances à voz de uma guitarra ou de um baixo que vão se perder quando ligados direamente na mesa de som... Que te parece?

    Fabricio Breve
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Fencer

    Concordo com você, o som da guitarra direto na mesa fica semelhante ao som de um caixa amplificada Wattsom que o pessoal tanto critica.

    Uma boa pedaleira pode não substituir o amplificador nessa ligação, mas dá uma boa ajuda.

    maggie
    Veterana
    # fev/04
    · votar


    Fencer

    Concordo!

    Fabricio Breve

    Ligar quaquer instrumento na entrada pra microfone deixa o timbre uma porcaria, além de facilitar a incidência de microfonias de agudo.

    Quanto ao baixo, acho que não é recomendado pra não forçar a caixa.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    Fabricio Breve

    Eu particularmente não gosto de ligar a guitarra direto na mesa (mesmo com uma pedaleira antes). Quanto a danificar o equipamento eu acredito que sim. Imagine você carregar um saco de 50kg nas costas... o primeiro você até leva na boa, depois do quarto ou quinto a sua coluna não vai mais agüentar.... acho que é mais ou menos isto que acontece com o equipto.

    MKazan
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    LeandroPanucci
    - Se for ligar uma guitarra direto na mesa de som usar sempre a entrada line-in, ligar na entrada MIC pode queimar a entrada da mesa por causa da impedância da guitarra

    Falso

    - Contrabaixo elétrico nunca pode ser ligado direto na mesa, tem que ligar num amplificador e ligar a saída de linha do amplificador na mesa (também por causa da impedância)

    Falso.

    Mas tem aquele lance, se você ligar direto o timbre fica uma bosta mesmo pois o amp ja possui um certo corte de frequencia, e o falante também. o Falante corta os agudos estridentes. Quando você liga na mesa, não tem esse corte, e o som fica estridente.

    se quiser ligar direto, use um simulador de amp ou um Direct Box.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    MKazan

    Então você quer dizer que o instrumento perde suas nuances e definições em agudos ou graves dependendo do caso. Por exemplo, os harmônicos perderiam sua qualidade certo?!

    richard1987
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    MKazan
    tipo, usar um v-amp II??
    sera q fica bom?

    MKazan
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    LeandroPanucci
    sim. se a impedancia da entrada for muito baixa, você perde sonoridade, uma boa parte do sinal será perdida no próprio captador.

    além disso, numa ligação direta (Placa de som, mesa de som, etc...) você não tem o corte de agudos. aí fica estridente.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    MKazan

    Por isso que a minha guitarra fica com um timbre "irritante" (de dar inveja ao Curt Cobain) quando ligo ela no PC... aí eu tenho que dar uma bela equalizada.... os médios também ficam comprometidos.

    MKazan
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    LeandroPanucci
    sim sim.
    ou vc usa um simulador de amp no programa q ta gravando, ou vc usa um direct box, simulador de amp.

    pode tb microfonar o amp.

    maggie
    Veterana
    # fev/04
    · votar


    E naqueles show de pagode há microfonia direto.. hehe
    Eles ligam os instrumentos direto na mesa.

    MKazan
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    maggie
    pois é. da microfonia pq faz feed back do instrumento direto com o PA.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    MKazan

    Eu uso uma pedaleira Boss Me-8 e ela tem apenas dois simuladores de caixa: um é caixa grande e o outro é caixa pequena, só.

    Então dá pra ligar a saída de linha do meu amp direto pra placa? Tem que ser com um volume bem baixo porque meu amplificador é muito "brucutu". Ou ele grita ou não fala nada (Meteoro Rx-100).

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    Ah... eu ligo a saída de fone de ouvido do pedal na entrada do microfone. Já tentei ligar na "line in" e não rolou. Uns dizem que dá, mas no meu caso, na prática, não rolou.

    MKazan
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    LeandroPanucci

    é. qdo eu falei em simulador de amp, na verdade eu me referia apenas a simulação da caixa mesmo.

    olha, provavelmente a saida de linha do seu amp já quebre um galho. o foda é q vc não vai ter a sonoridade característica do falante. a não ser q ele tenha algum simulador de caixa junto a saída da linha.

    Fabricio Breve
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    A Zoom GFX-5 tem simulador de Amp. Será que ele dá pro gasto pra ligar a pedaleira direto na mesa? A longo prazo eu quero comprar um amp pequeno e usar a line-out dele, mas por hora vou ter que me virar c/ o simulador da pedaleira mesmo. E pra microfonar o amp então... só bem mais pra frente mesmo.

    MKazan
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Fabricio Breve
    microfonando, sempre fica melhor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Verdade ou lenda?