Tocar num equipamento com parte elétrica ruim, causa danos ao corpo?

    Autor Mensagem
    Edu Osasco
    Membro Novato
    # dez/18


    Primeiramente, se a dúvida é absurda, me desculpem. Não tenho qualquer entendimento do assunto.

    Apenas me lembrei de uma história, contada por um eletricista, que um conhecido dele vivia brincando de juntar circuitos sem levar choque por estar utilizando botas de borracha para se exibir e que isso gerou problema cardíaco nele depois de um tempo.

    A minha comparação é com o caso clássico da Strato plugada em amp sem terra cujo ruído diminui quando a mão se aproxima das cordas. O corpo absorve isso de forma danosa?

    LeandroP
    Moderador
    # dez/18
    · votar


    Edu Osasco
    O corpo absorve isso de forma danosa?

    O corpo não absorve nada.

    NeoRamza
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Apenas me lembrei de uma história, contada por um eletricista, que um conhecido dele vivia brincando de juntar circuitos sem levar choque por estar utilizando botas de borracha para se exibir e que isso gerou problema cardíaco nele depois de um tempo.

    Acredito que essa história não faça muito sentido não. A questão é que no meio de suas gracinhas ele pode ter levado vários choques de verdade que o levou ao problema. Outra possibilidade é que o problema cardíaco dele não tem nada a ver com a história.

    JJJ
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Chuto que o cara deve ter levado um monte de choques até descobrir algum tipo de "limite" e isso, provavelmente, fez mal a ele.

    A voltagem dentro de uma guitarra é ínfima, não causa mal nenhum. A única chance disso acontecer é algum curto até os pedais ou o amplificador ou qualquer coisa que leve alta tensão até a guitarra. Daí o cara pode até morrer.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/18
    · votar


    É mais fácil ficar doente e morrer tomando leite de caixinha e refrigerante.

    makumbator
    Moderador
    # dez/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    LeandroP

    Estatisticamente deve ser mais provável ser atingido por um raio do que morrer eletrocutado tocando guitarra. Ser afetado na saúde pela energia ínfima em um circuito normal tocando instrumentos elétricos então nem se fala!

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Edu Osasco

    Não, esta informação não procede.

    Inclusive nosso corpo chega a produzir uma voltagem considerável de energia elétrica, tanto estática como bioquímica, por isso técnicos de eletrônica tem o costume de "descarregar" quando mexem com micro circuítos (10 V é suficiente para queimar um Chip comum e produzimos bem mais que isso).

    Em noites muito frias e secas, se você se esfregar num carpete, por exemplo, ao se aproximar de um objeto metálico, no escuro, chegará a ver faísca saindo de seus dedos, tal qual o Eléctron, arqui inimigo do Homem Aranha.

    Nosso corpo age, mais ou menos como um capacitor, guardando energia e dissipando-a em contato com algo com menor carga. Sentimos o choque pela Diferença de Potencial, chamada também de DPP. Se você recebe uma carga de 60V e descarrega numa parede com 2V, você "sente" 58V, que é a diferença de potencial.

    A energia "caminha" pelo seu corpo porque mais de 65% seu corpo é água salinizada, o que é um excelente condutor de eletricidade.

    Quem faz uso de Marca Passo costuma ficar atento a questão "elétrica", caso tome um choque forte, por exemplo, e etc, caso contrário não há risco em situações cotidianas.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/18
    · votar


    makumbator

    Considerando a minha massa corpórea a corrente de um humbucker de alto ganho pode me matar rs

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    É mais fácil morrer de tétano, caso as cordas estejam enferrujadas.

    makumbator
    Moderador
    # dez/18
    · votar


    LeandroP

    Se for então um EMG ativo de alto ganho aí você vai sofrer combustão espontânea!

    LeandroP
    Moderador
    # dez/18
    · votar


    makumbator

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk módafóka!

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Pegunto: "tocar" guitarra numa piscina (embaixo d`água) pode dar choque?

    Acho que vou mandar esse desafio pro Maurício Alabama... :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar num equipamento com parte elétrica ruim, causa danos ao corpo?