Danos à madeira em troca de clima, isso existe?

    Autor Mensagem
    Ruda_Guitar
    Veterano
    # nov/10


    Moro em Florianópolis - SC e estou querendo comprar uma guitarra usada que está no DF. Já me alertaram (mais de uma pessoa) que não é bom arriscar, pois como lá o clima é muito seco, pode ser que no transporte, com a mudança do clima, ocorra alguma rachadura na madeira. Isto é possível? Vale a pena arriscar a compra ou devo procurar em outra região?


    Agradeço desde já.

    -King
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Nunca ouvi falar disso, mas pergunte no outro tópico lá pro Bertola.

    Ruda_Guitar
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Ah, obrigado pela dica, faz anos que não postava por aqui... hehe

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Não provoca danos exatamente, mas que muda o tom e o timbre da sua guitarra, isso com certeza muda.

    Mas rachaduras na madeira, isso é meio difícil, só acontece se a madeira usada na construção dela for bem vagabunda, ou transportarem sem nenhuma segurança (vier kickando e batendo e balançando a viagem toda)!

    Mas se você comprar, é certeza que você terá que dar um tempo para ela se adaptar ou novo clima e depois terá que fazer uma boa regulagem nela.

    Pergunte sobre o transporte, e peça para que o vendedor a coloque em uma embalagem bem segura.

    buddy guy
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Ruda_Guitar


    Acho que para que isto ocorra,só se a guitarra chegar aí e o clima estiver uns 20 graus à baixo de zero.Daí acho que deva rachar mesmo.

    Curly
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    acho que só em violão pode dar problema maior. guitarra no máximo vai dar regulagem no tensor

    kiki
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    depende de onde foi fabricado o instrumento e pra onde ele vai.

    em guitarra deve dar um pouco, mas nao sei se é signficativo.
    pergunte no outro tópico lá pro Bertola.

    eu sei que em violao pode dar isso sim.
    principalmente se mudar de pais, pois o clima muda mais radicalmente em geral.
    se a madeira usada na construção for boa (tiver secado e envelhecido bem) isso nao da problema.

    se a madeira nao for bem seca (mais instrumentos baratos) e o violao mudar de clima (tipo um violao brasileiro é levado rpa europa) ele pode ate rachar o corpo.

    de uma pesquisada sobre madeiras para luthieria.

    cristian1990
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    acho que nao pega nada, pq aqui mesmo no forum o que tem de cara que vai pro estados unidos e traz guitarra de lá e o clima muda bastante, ou entao compra pela net mesmo e ninguem nunca relatou depois que a madeira da guitarra estava ruim ....

    ViniciusB
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Acho também que não há muito problema pois minhas guitarras nunca apresentaram rachaduras. Acho que pode comprar sem medo, apenas tome cuidado com o transporte.

    Ruda_Guitar
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Agradeço à todos pelas dicas...

    A primeira vez que ouvi isso foi de um vendedor, comentei que tinha visto uma Jackson Warrior em Brasília e tal, e ele me alertou desse perigo e, como disseram, falou que em violão é comum acontecer, que existe até uma peça que se encaixa no corpo para evitar danos caso o instrumento vá para outra região. Um amigo também já tinha ouvido falar desse problema, por isso me preocupei um pouco...

    Vou ficar na espera do Bertola responder só pra garantir, mas provavelmente pegarei a guitarra. Pedirei pro cara embalar como se fosse cristal... hehehe


    Valeu pessoal, abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Danos à madeira em troca de clima, isso existe?