Vamos falar de bends

    Autor Mensagem
    guictr
    Veterano
    # dez/18


    Galera, indo direto ao ponto:

    Vejo muitos guitarristas experientes orientando que para fazer bends, o ideal é que se use uma rotação de punho, ao invés de uma extensão dos dedos. Apesar disso, o que eu noto é que muitos deles acabam não usando só o punho, e o resultado acaba sendo um movimento combinado de punho e dedos.
    Um exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=Fk0V_GGa2XM
    Nesse vídeo, você claramente nota o David Gilmour ( que é pra mim o mestre dos bends ) usando muitas vezes o dedo para fazer os bends.

    Afinal de contas, existe um forma "certa" de fazer? É aconselhável que eu não use o movimento dos dedos?

    Singles
    Membro Novato
    # dez/18
    · votar


    Acho q se nao tiver forçando demais seus dedos e o som tiver bom nao tem problema nao, faça da forma mais confortavel pra vc..

    LeandroP
    Moderador
    # dez/18
    · votar


    Vejo muitos guitarristas experientes orientando que para fazer bends, o ideal é que se use uma rotação de punho, ao invés de uma extensão dos dedos

    Poderia citar algum exemplo? Eu nunca vi. Não que eu esteja duvidando, é que eu nunca vi dizerem isso.

    guictr
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Poderia citar algum exemplo? Eu nunca vi. Não que eu esteja duvidando, é que eu nunca vi dizerem isso.

    Sem problema. O Paul Gilbert ( https://youtu.be/_0RLLreDUo0 ) e o Steve Vai ( https://youtu.be/uBINGNIFnGI ).

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    guictr
    a forma certa de se fazer qualquer coisa na guitarra elétrica é aquela forma, ou movimento que é mais natural pra você.
    Abraço.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Steve Vai ( https://youtu.be/uBINGNIFnGI ).


    Não tem nada a ver com a questão em si, mas por que diabos os trastes da guitarra dele são tortos?

    Ningen
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Beto Guitar Player

    Se você tocar notas aleatórias da escala da sua guitarra, mesmo afinada, vai ver com um afinador cromático que elas não estão exatas... Esses trastes dele corrigem esses pequenos desvios.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Ningen

    Não sabia dessa, muito interessante. Valeu!

    Stargazer
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Beto Guitar Player
    Não tem nada a ver com a questão em si, mas por que diabos os trastes da guitarra dele são tortos?


    https://youtu.be/D8EjCTb88oA

    MatheusMX
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Maior frescura esse negócio de true temperament.
    Just gimme a vintage strat.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Gosto muito de Blendeds... principalmente scotch.

    Com 2 ou 3 pedras de gelo de água mineral... Johnnie Walker, Bell’s, Label 5, White Horse, Vat 69, Black & White, Cutty Sark...etc.

    Aceito doações para o Natal...

    Obs: Era só o que me faltava, "a maneira correta de fazer Bends"......daqui a pouco vai ter curso de especialização de Bends... Tá, tudo bem, até "existem técnicas", mas é muito pessoal, muito a ver com o conforto e ergonomia de cada um.... só falta um Zé Ruela (porque agora é moda), depois de um bend foderola e perfeito do David Gilmour dizer: Olha, ele alcançou a nota, mas a maneira que ele faz é errada!!!

    Tomanoku........só tomando um... Blended

    Guitarra tá se tornando um instrumento de viado chato... daqui a pouco tem que fazer NBA em Harvard........

    ....vou virar Baixista de Punk bem tosco e tocar com um baixo de 1 corda só....

    guictr
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Obrigado pelas respostas. Gosto de fazer perguntas sobre fundamentos porque parto da premissa de que não sei tudo e que alguém pode me indicar uma forma de melhorar em algo.

    Lelo Mig
    Cara, é melhor você buscar um tratamento do que fazer um "NBA" em Harvard.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    guictr

    Cara, não se sinta ofendido com minha ironia, e nem é nada em particular com sua pergunta.

    Mas eu, ultimamente, tenho realmente insistido em cutucar e provocar, porque a cada dia que passa, vejo mais e maior preciosismos em guitarras e guitarristas, cada dia mais discursos sobre técnicas e etc, e o rock morrendo e a guitarra junto. Não estou falando pra ninguém estudar, mas esta geração precisa acordar... Questionar a técnica de bend do David Gilmour?

    Cara, o David Gilmour é o típico guitarrista dos 70, sem técnica, totalmente intuitivo, mas seus bends são a coisa mais linda do mundo e é isso que importa.

    Hoje em dia qualquer guitarrista de YouTube tem mais técnica que Hendrix ou Jimmi Page... mas e a música? O rock ta na UTI...

    Abraço!

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Stargazer

    Caraca, tem até nome isso aí...


    Lelo Mig

    Concordo com você. Os guitarristas de antigamente usavam muito de experimentalismo, mas sem se preocupar com estudos e técnicas que tendem a estabelecer "regras" e explicações para tudo que existe, deixando de lado, muitas vezes, o que mais importa: o feeling.

    guictr
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Lelo Mig

    Eu não questionei a técnica do Gilmour, eu questionei a minha, que é muito parecida com a dele ( obviamente, me refiro à forma, não ao conteúdo ) mas, como falei, nunca deixo de observar o que posso fazer de diferente. E não faço isso em nome de uma perfeição absoluta, que outros tenham determinado, mas sim com a intenção de explorar o meu potencial da melhor forma.

    Eu considero o Gilmour o mestre dos bends e nunca vou dizer que ele está errado. Na verdade, não acho que exista uma forma errada de tocar guitarra, seja qual for a técnica. Por isso usei aspas para a palavra "certa" e depois perguntei sobre o que é aconselhável. Mas, como eu falei, sempre acredito que alguém possa me ensinar sobre algo que eu possa mudar e que talvez me permita tocar melhor e expressar melhor a música ou o feeling, enfim, a subjetividade.

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    guictr

    "sempre acredito que alguém possa me ensinar sobre algo que eu possa mudar e que talvez me permita tocar melhor e expressar melhor a música "

    Aqui, tudo muda de figura... vou tentar me explicar:

    Você inicia seu tópico com: "Vejo muitos guitarristas experientes orientando que para fazer bends, o ideal é que se use uma rotação de punho, ao invés de uma extensão dos dedos"...

    O que eu sempre "cutuco" aqui no fórum, é justamente este tipo de colocação dos "experts" atuais! Não me refiro à você, mas os "muitos guitarristas experientes orientando".

    Tenho 55 anos, toco desde os 15... (tocava, não posso dizer que toco atualmente) e tenho assistido, nestas últimas décadas, um absurdo crescimento de guitarristas extremamente técnicos, corrigindo centenas de detalhes, fazendo demonstrações mirabolantes de técnicas de alto grau de dificuldade e... "não fazendo música", muitos, nem tocar ao vivo, em palco, acompanhando alguém estão...

    Eu vejo um número assombroso de bons guitarristas, gente anônima, com muito mais capacidade técnica do que os "heróis" famosos da década de 60 e 70 e, em contrapartida, o rock vai cada dia pior, a nova geração cada dia menos se importando com a guitarra...

    A, primeira vista, foi este "preciosismo técnico do detalhe" que me incomodou em sua pergunta... e me desculpe se interpretei errado.

    Mas, me coloquei no FCC, como o cara que tem que fazer o trabalho sujo, o cara que têm que fazer essa nova galera olhar para o que realmente importa... fazer boa música.

    Mas, já que me equivoquei, vou te contar uma historinha, pessoal, sobre bends:

    Meus bends eram ruins (eu faço como a grande maioria, pequena rotação do punho e o resto é dedo prá cima, ou prá baixo, mas usava somente 1 dedo). Não eram desafinados, eu chegava no tom desejado porque tinha muito bom ouvido. Mas, era penoso chegar lá, as vezes, e eles soavam "instáveis".

    Após um conselho de um guitarrista, amigo, comecei a usar 2 dedos e ficou uma beleza. Chegava fácil, rápido e preciso.

    Na primeira aula que tive numa escola, após pedir prá eu tocar um pouco, o professor comentou: "Primeira coisa a corrigir é este bend com 2 dedos! Tecnicamente isso é um absurdo!"

    Nunca mais voltei lá...

    MatheusMX
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    O preciosismo está em dizer que o correto ou o bom é isso ou aquilo.
    É bacana ouvir dicas, mas acatá-las ou não é uma escolha nossa.
    Não devemos seguir tudo o que dizem ser o correto.
    Já pensou se o Hendrix ou o Van Halen fizessem somente o que diziam ser o correto em suas épocas? Seriam somente mais dois na fila do pão.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    MatheusMX
    a questão é que não existe correto.

    guitarra não é violão classico, tem gente sem braço tocando com os pés e dando um show.

    guictr
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Lelo Mig

    Acho que concordamos quanto aos guitarristas experientes. Porque se eu estivesse disposto a fazer exatamente o que eles dizem ser o "certo", não teria vindo ao FCC colocar suas instruções sob análise.

    Aliás, por este ponto de vista, quem de fato eu questionei não foi o Gilmour. Foram os que dizem qual é a forma certa de tocar. Que seus fãs não nos vejam.

    De qualquer jeito, que bom que conseguimos trocar idéias.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vamos falar de bends