Diversificando a prática: "blocked", 'random" e "sequencial"

    Autor Mensagem
    Andras
    Veterano
    # nov/18 · Editado por: Andras


    Salve!

    Não vou "ensinar" em detalhes nada aqui, mas sim compartilhar uma base de algo que deu bons resultados para mim, e que não vejo muitos artigos em Portuga falando sobre (lá fora parece ser um tema mais frequente).

    Em praticamente 99% dos casos, quando vemos alguém perguntando questões como "tocar mais rápido" e etc, a resposta é "pratique, pratique, pratique... até conseguir". Mas o que quase nunca se fala, é sobre as diferentes formas de praticar. Vou falar sobre isso aqui.



    Um pouco sobre meu histórico e como aprendi essas questões

    Esta seção é uma motivação/histórico, alguns podem querer pular ela.

    Comecei aos 15 anos tocando violão, como canhoto. Nunca estudei ou pratiquei. Quando formei minha primeira banda precisei praticar algumas questões mecânicas, tremolo picking, down picking, cavalgada e etc. Melhorei um pouco, mas sempre tive uma certa barreira nestes pontos, na forma como meu braço se comportava, que nunca conseguia superar não importa quanto praticasse.

    Meu professor de guitarra na época disse que já tinha visto outros alunos com este mesmo comportamento físico, que também eram canhotos. Segundo o mesmo ao mudarem para destros o problema havia desaparecido, então ele me recomendou isto, o que não fiz.


    Passados alguns anos sem tocar, passei a ter mais tempo livre e voltei a treinar. Primeiro tentar novamente superar estas barreiras treinando mais sério que nunca. Novamente não deu certo. Então decidi tentar como destro. E, usando os mesmos métodos que não deram certo como canhoto, tudo deu certo como destro. Tinha muita facilidade nestes pontos.

    Acabei desistindo de tocar como destro por outras questões. Nesse momento tinha a opção de desistir dessas técnicas como canhoto, ou tentar coisas diferentes, que foi como aprendi essas questões que quero apresentar.



    Formas de praticar: Block, Sequencial/Interleaved e Random

    Tentei diferentes métodos, professores, etc, na tentativa de superar minhas barreiras físicas como canhoto. Cheguei até a cogitar ajuda médica de fisioterapeutas para entender essa limitação. Nada funcionou até achar estes artigos.

    "Blocked"

    O primeiro artigo que quero apresentar é este sobre "blocked vs interleaved". Blocked, ou "em blocos" seria a forma que todos estamos acostumados a praticar: dividir seu tempo de 30 minutos de estudo em 3 exercícios com 10 minutos cada, ou 5 de 6 minutos, etc (dai o "em blocos"). A ideia básica é praticar grandes quantidades (por isso o tempo maior), aquela ideia de "1000 repetições todo dia vai te dar a memória mecânica pra ser perfeito".

    Segundo o artigo (e estudos), o principal problema com isto é que, comparando o minuto 1 e o 10 da sua prática, voce ve uma evolução. E com isso voce acha que está progredindo. Porém entre um dia e outro, voce perde grande parte da evolução, o que leva a frustração, necessidade de mais prática, e etc. Esses eram sintomas que eu sentia: as vezes finalmente parecia ter superado minhas limitações, porém no próximo dia voltava tudo a estaca zero. E pelos próximos 5 dias não tinha mais evolução, talvez no 6o dia, mas então no 7o, estaca zero.

    Segundo o artigo isso ocorre porque entre o minuto 1 e 3, seu cérebro aprende, e por isso melhora. Mas entre o 3o e 10o minuto, ele se acostumou, entediou, e deixou de realmente aprender. E é ele que "fixa" o aprendizado.

    "Interleaved" (Sequencial em outros artigos)

    Segundo o artigo (e estudos) esta forma de praticar é baseada em dividir seus 30 minutos em partes menores, e intervaladas. Exemplo:

    - Blocked: exercício A por 10 minutos, B por 10, C por 10 = 30 min
    - Interleaved: (sequencia 1) exercício A por 2 minutos, B por 2 minutos, C por 2 minutos, (sequencia 2) A por 2, B por 2, C por 2, até fechar 30 min

    Isto teria o efeito de deixar o nosso cérebro sempre ativo e focado, pois ele teria pouco tempo de aprender cada exercício, e não poderia se acomodar pois logo um novo exercício diferente estaria sendo apresentado, nos forçando a "gravar logo" tudo que aprendemos para "liberar espaço" para aprender o próximo exercício.

    "Blocked" vs "Interleaved"

    Interleaved não é a forma salvadora da pátria. Voce tem pouco tempo de aprender e praticar algo. Então a recomendação é que, quando estiver aprendendo algo novo, ou quiser aperfeiçoar algo, use o Blocked. Com isso seu cérebro tem tempo de focar nos detalhes daquela técnica. Quando já tiver aprendido o básico daquilo, e quiser "evoluir" (ex. aumentar a velocidade), use o Interleaved

    "Random"

    Existe uma variação do Interleaved descrita neste artigo chamada "Random":

    - Interleaved: A por 2 minutos, B por 2 minutos, C por 2 minutos, A por 2, B por 2, C por 2, até fechar 30 min
    - Random: A por 2 minutos, C por 2, B por 2, C por 2, A por 2, B por 2, até fechar 30 min

    A ideia é praticar em pequenos intervalos (como o Interleaved), porém sendo totalmente aleatório (sem a ideia de sequencias). Isso faria seu cérebro focar ao máximo, porque voce não sabe qual exercício vem após ao que está fazendo, então voce precisa ser ainda mais rápido em absorver aquilo par estar pronto.



    Minha experiência

    Desde que mudei de "Blocked" para "Random", minhas barreiras caíram. Em 3 meses evoluí o que não consegui em 3 anos. Não acho que é uma forma milagrosa e que funciona para todos, visto que como destro Blocked funcionava bem para mim. Mas sem dúvidas é uma forma diferente de se praticar, e que traz resultados para alguns.



    Adendo

    Comecei a pesquisar sobre estas diferentes formas ao fazer algumas aulas com o Mike Philipov. Ele não é um professor de guitarra tradicional, mas um professor que "ensina como aprender guitarra". O método dele é similar a esse, porém menos extremo. Talvez o método dele funcione melhor para alguns (pesquisem por " Focused Rotation", é a abordagem dele a este tema, misturando Blocked com Interleaved).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diversificando a prática: "blocked", 'random" e "sequencial"