Placa de audio ou guitar link?

Autor Mensagem
Rodrigues
Veterano
# 25/ago/18 03:04


Boa noite/dia pessoal.
Estou pensando em me desfazer dos meus pedais e usar efeitos apenas no pc ja que só toco pra me distrair, mas ai surgiu essa duvida, qual seria melhor em qualidade e custo beneficio, uma placa de audio offboard ou o guitar link?? aceito sugestões de ambas as opções.Agradeço desde já...

makumbator
Veterano
# 25/ago/18 06:57
· votar


Rodrigues

Guitar link é uma placa de áudio offboard (com conversores super simples e sem muitos recursos, mas é uma placa de som).

Nunca usei esse modelo em específico, então não posso falar pessoalmente,

xmarhunterx
Membro Novato
# 25/ago/18 07:12
· votar


Uma duvida: como a pessoa trocas os efeitos no meio da música usando guitar rig? Vai lá e clica com o mousesão ou usa algum tipo de pedaleira?

Ale Heus
Membro Novato
# 25/ago/18 09:56
· votar


Não recomendo o guitar link. Assim como as interfaces midi-usb de baixo custo, o guitar link não tem boa qualidade e às vezes nem funciona.
Invista um pouco mais e compre uma interface da Behringer (um2 ou superior) ou uma focusrite.

A respeito da troca de efeitos, não sei dizer exatamente. Mas aparentemente há pedais USB que você pode endereçar ao GR5. Acredito que com uma pesquisa você consiga se aprofundar nos detalhes.

NeoRamza
Veterano
# 25/ago/18 10:25
· votar


O Guitar link tem mais ruídos, e além disso tem um lag time que tende a aumentar a medida que você está usando. Compre uma placa.

Rodrigues
Veterano
# 25/ago/18 23:12
· votar


Obrigado pelas opiniões

makumbator
Guitar link é uma placa de áudio offboard (com conversores super simples e sem muitos recursos, mas é uma placa de som).

Então, eu queria saber se é melhor usar uma placa pci express ou uma interface usb de boa qualidade pra poder ligar a guitarra direto no pc com programas tip guitar rig e similares, falei guitar link mas deveria ter dito interface usb.

Ale Heus
Não recomendo o guitar link. Assim como as interfaces midi-usb de baixo custo, o guitar link não tem boa qualidade e às vezes nem funciona.
Invista um pouco mais e compre uma interface da Behringer (um2 ou superior) ou uma focusrite.

Eu estava pensando que o guitar link era esse da beringher, só depois me dei conta, mas gostaria de sua opiniões sobre esses que vc citou.

Estou aberto a sugestões meus amigos

Ale Heus
Membro Novato
# 26/ago/18 01:13
· votar


gostaria de sua opiniões sobre esses que vc citou.
Adquiri recentemente minha UM2, a pesar de existirem modelos superiores que fornecem 24bits e taxas maiores que 48KHz e com pre-amp Midas, não é uma interface ruim. Uso em casa no quarto dos fundos que renomeei para "sala de ensaios" haha. Tem uma entradinha xlr balanceada que tbm serve como P10 e uma outra entrada p10 normal, seja, tem dois canais e dá para trabalhar cada canal distintamente nos softwares. Eu tenho um Shure SV200 que deixo na XLR e no P10 costumo ligar uma guitarra ou ukulele, mas você pode ligar qqr instrumento ali. E tem duas saídas, p10 stereo p fone e duas rca atrás para vários outros propósitos. A qualidade é boa e satisfatória, mas não sei se seria boa para gravações profissionais, como eu disse, uso para ensaios e aprendizado. Tem as da focusrtie tabém, linha scarlet se não me engano. São superiores as da Behringer mas nunca tive oportunidade de testar até o momento. Pegue o que precisar de acorda com sua necessidade e seu orçamento.

WCarSP
Membro Novato
# 26/ago/18 11:36 · Editado por: WCarSP
· votar


Prezados,

Eu estava procurando algo nada a ver quando cai neste tópico via Google.

Há 10 anos que testo várias coisas até chegar em certas conclusões, então vou compartilhar com vocês para que alguém agora e/ou futuramente economize tempo e dinheiro.

Abaixo são opiniões minhas ok?! Respeito os demais... :-)

Sempre queremos o melhor equipamento disponível ou o melhor que pudermos pagar e termos acesso, seja de forma oficial (comprando) ou paralela (torrents e afins).

Ao longo deste tempo cheguei à conclusão que utilizar plug-ins VST é bacana, desde que você saiba que ele será compatível no futuro ou que esteja disposto a parar sua máquina no Windows XP (quando comecei com áudio).

Efeitos pra Guitarra
O melhor emulador de pedais é o Guitar Rig, todavia você se empolga com ele e na próxima versão, os pedais já não estão disponíveis ou estão com alguma modificação que quebra seu preset, pior, o preset que você utilizava não existe mais... ai tem que ficar procurando versões anteriores e migrando preset. Se for pra brincar, ok, mas se você realmente quer perpetuar sua obra no modo RAW, sem efeitos, terá um problema.

Bacana poder utilizar o REAMP (para evitar tocar tudo de novo), ou seja, toquei o som puro da Guita e ficou bem legal, agora vou escolher e ajustar os presets dos pedais.

Para resolver este problema eu indico a Boss GT-001, é uma pedaleira de mesa e você pode ouvir seus efeitos nos canais 1/2 e efetuar Reamp via 3/4. O hardware não vai mudar com o tempo e você terá o poder no alcance de seus dedos.

A GT-001 já é uma interface de áudio! Não precisa de outra coisa se for apenas a guitarra!

Notebooks
Tem pessoas que compram notebooks para montar seus DAWs e acham que apenas Macbooks são os caras. Não é verdade, o Windows dá conta mas você precisa ficar antenado pra não jogar dinheiro fora.

O mais importante em um notebook, além da memória é seu processador. Pegue o modelo e coloque no GOOGLE. O primeiro link será do site ARK da Intel. Verifique se ele é 4 (quatro) Cores e 8 (oito) Threads. Ajuda muito se tratando de Windows e baixa latência.

Latência
A pior coisa quando vamos gravar alguma coisa no DAW é os POPs, Clicks, e coisas inesperadas. As vezes você renderiza a trilha e o som fica cortado ou com ruídos. Bem, é a tal latência. Para tocar ao vivo então, vishhhh... é irritação pura!!!

Utilizar uma interface externa é mandatório! Placas de som internas ou que não foram feitas para isto dará uma enorme dor de cabeça e frustração. Não perca tempo tentando milagres e Open ASIO Ou coisas do gênero. Exceto que saiba das limitações.

Há dois softwares que te ajudarão a verificar como diminuir e/ou identificar as latências: 1) Latency Monitor; 2) DPC Latency.

O grande vilão geralmente são os drivers de rede. Desligue-os todos! Vá no seu gerenciador de dispositivos do Windows e desligue. Quando precisar, ligue-os novamente e assim vai.

*** O Windows 10 vem com uma camada nova que é acessada pelos DAWs mais modernos e diminui drasticamente a latência.

Interface de Audio
Se for utilizar o GuitarRig, escolha uma boa interface. Já testei várias e as melhores são caras :)... Eu tenho duas, uma delas é a Roland QUAD. Mas já tive M-AUDIO, Focusrite, etc. Uma que comprei pra testar, barata e me surpreendeu foi a Behringer Euphoria UMC 404HD. Utilizo ela há bastante tempo pra dizer que você não terá problemas. É 24bits 192Khz. Mais que suficiente para gravar em 24bits e 48khz.

DAW
O gosto pessoal impera neste caso, mas para você atingir seus objetivos de forma rápida, ou seja, gravar e utilizar VSTs sem muitos botões e cliques eu considero o Ableton LIVE. Na minha máquina tenho o LIVE, o FL Studio e o BitWig.

Com o Live você acessa os canais MIDI e já coloco os VSTs facilmente. Também grava sua Guita em RAW e depois é só dar PLAY e ouvir enquanto ajusta tudo no GuitarRig (ou GT-001). Basta dar um Freeze na trilha para não precisar utilizar o plugin o tempo todo.

Por fim
Se houver alguma dúvida e eu puder ajudar, é só deixar mensagem.
Penso em criar vídeos no Youtube para ajudar a todos de forma mais lúdica.
Eu passei por muita frustração até chegar no modelo ideal, sem ter que usar Interfaces caras, Plugins que deixam você na mão, DAWs que são complicados ou cheio de voltas para que eu atinja meu objetivo e principalmente uma configuração que me deixe no conforto do Windows e que não precise pagar os olhos da cara em um Mac.

Plus
Utilize o EZDRUMMER para a trilha de bateria. Você irá se surpreender com o resultado final!

Meu set
- Notebook ACER Nitro i7 7700HQ com 32 GB RAM DDR4;
- Windows 10 Professional;
- Interface Behringer Euphoria 404HD e Roland QUAD;
- Controlador MIDI AKAI Advance 49;
- Controlador MIDI Novation Impulse 25;
- Guitarra Fender Strato com caps Noiseless;
- Módulo Roland XV 5080;
- Fishman Triple Play;
- Host MIDI USB da Kenton;
- Boss GT 100;
- Boss GT 001.

EXTRA

Em outra ocasião vocês devem encontrar algum post meu falando de minha experiência com a GR55, o captador GK3 e a Fender GC1. Obtive um resultado muito melhor com o Fishman Triple Play conectado ao Host MIDI USB e o módulo de áudio.


Abraços!!!

Rodrigues
Veterano
# 28/ago/18 04:38
· votar


Ale Heus
Adquiri recentemente minha UM2...
Me pareceu bem interessante, dá pra usar como placa de audio pra jogos por exemplo ou é apenas focada no instrumento/mic?

WCarSP
Obrigado pela paciência escrevendo o post, achei muito bom as informações. Não pretendo usar vst pra shows nem nada do tipo, vai ser apenas pra poder tocar em casa e passar tempo mesmo, nada muito complexo mas não quero passar raiva com drivers e presets sumindo tbm, vc acha que uma interface como a do nosso amigo ale heus pode me ajudar ou me recomendaria algo diferente??? não quero gastar muito visto que é apenas diversão

Ale Heus
Membro Novato
# 28/ago/18 09:21
· votar


Rodrigues
Me pareceu bem interessante, dá pra usar como placa de audio pra jogos por exemplo ou é apenas focada no instrumento/mic?

Ela manda todo o áudio do sistema para a saída dos fones e RCA. Então vc pode ouvir suas músicas nela, jogos, filmes ou até mesmo, algo que eu adoro, tocar com uma track de fundo

Rodrigues
Veterano
# 28/ago/18 13:51
· votar


Ale Heus
Ela manda todo o áudio do sistema para a saída dos fones e RCA. Então vc pode ouvir suas músicas nela, jogos, filmes ou até mesmo, algo que eu adoro, tocar com uma track de fundo


Ta ficando cada vez mais interessante, me tira uma duvida, vi que tem um botão de + 48v na saida de fone, aquilo seria pra que exatamente???

Ale Heus
Membro Novato
# 28/ago/18 19:12
· votar


Ele não é para eletrocutar seus ouvidos kkkk
Isto é o phantom power para microfones condensadores

brunoeZ
Membro Novato
# 29/ago/18 13:47
· votar


Pra ligar um monitor edifier R1000 no guitar link basta um adaptador rca/p10 estéreo ou mono?

Ale Heus
Membro Novato
# 29/ago/18 14:34
· votar


brunoeZ
Pra ligar um monitor edifier R1000 no guitar link basta um adaptador rca/p10 estéreo ou mono?
Se estiver usando um guitar link, vai precisar de um P10 stereo para 2RCA. No caso da interface é só usar um cabo 2RCA, visto que ela já tem a saída RCA

Rodrigues
Veterano
# 29/ago/18 15:09
· votar


Ale Heus
Ele não é para eletrocutar seus ouvidos kkkk
Isto é o phantom power para microfones condensadores

kkkkk imaginei, mas pq fica logo do lado da saida dos fones???aproveitando, um microfone comum(desses de pc) poderia ser ligado na interface? caso por exemplo o phantom power esteja ligado e eu conectar um mic comum ele pode queimar???

Ale Heus
Membro Novato
# 29/ago/18 16:35 · Editado por: Ale Heus
· votar


Rodrigues
kkkkk imaginei, mas pq fica logo do lado da saida dos fones???aproveitando, um microfone comum(desses de pc) poderia ser ligado na interface? caso por exemplo o phantom power esteja ligado e eu conectar um mic comum ele pode queimar???

Na verdade, aquele botão ali do lado é o Direct Monitor, para mandar o sinal clean dos inputs direto para os outputs sem passar pelo pc. O +48v é uma chave na traseira. Você pode, a pesar de eu não recomendar o uso, ligar um microfone de comoutador na interface, recomendo que busque usar um dinâmico que não seja caro, caso seu propósito seja ensaios e aprendizado como o meu. Tenho um Shure SV200. Para gravações o ideal é investir mais e pegar um condensador.
Até onde sei, ligar +48v nos microfones não condensadores não causa danos, mas eu sugiro sempre que possível, evitar. Alias, nunca tive coragem de fazer isso kkkkk

brunoeZ
Membro Novato
# 29/ago/18 16:51
· votar


Ale Heus

Beleza, valeu!
Não aguento mais usa fone de ouvido :)

LeandroP
Moderador
# 29/ago/18 21:23
· votar


xmarhunterx
Uma duvida: como a pessoa trocas os efeitos no meio da música usando guitar rig? Vai lá e clica com o mousesão ou usa algum tipo de pedaleira?

Através de um controlador (pedaleira) midi, como a Behringer FCB 1010, por exemplo.

Rodrigues
Veterano
# 30/ago/18 03:14
· votar


Ale Heus
Na verdade, aquele botão ali do lado é o Direct Monitor, para mandar o sinal clean dos inputs direto para os outputs sem passar pelo pc
Entendi, não tinha me tocado disso, sou novo nessa parte kkk, valeu.

Você pode, a pesar de eu não recomendar o uso, ligar um microfone de comoutador na interface, recomendo que busque usar um dinâmico que não seja caro, caso seu propósito seja ensaios e aprendizado como o meu.

É que como eu falei guitarra é apenas um hobby assim como os jogos, então um microfone apenas pra comunicação com outros jogadores não precisa ser algo excelente, por isso a duvida, se poderia usar a interface como placa de audio pra jogos e não ter que ficar mudando cada vez que for jogar ou tocar.

The Man Who Sold The World
Veterano
# 30/ago/18 13:02
· votar


Rodrigues
amigo sendo sincero contigo, invista numa Avid Mbox ou numa Focusrite Solo, Behringer é só um peso de papel enfeitado
os prés dessas interfaces que te recomendei são de melhor qualidade, a durabilidade também, acho uma sacanagem uma interface ser vendida em pleno 2018 e gravando em 16 bits
resumindo: FUJA DE BEHRINGER
eu sei que as outras interfaces são um pouco mais caras, mas te falo com tranquilidade, a diferença de qualidade é monstruosa

brunoeZ
Membro Novato
# 30/ago/18 16:51
· votar


The Man Who Sold The World

Esse negócio de bits influência apenas na gravação? E na qualidade do som?Estava pensando em comprar uma um2, não tenho interesse em gravar só em tocar mesmo.

The Man Who Sold The World
Veterano
# 30/ago/18 17:23
· votar


brunoeZ
A tua reprodução tbm vai ser influenciada, sendo simples e direto
16 bits seria um monitor 720p
24 bits seria um monitor Full HD
A placa consegue processar e enviar o áudio com maior definição, ou seja, o som da tua guitarra será mais fiel, assim como responderá melhor aos plugins, que são feitos para trabalhar com 24 bits que é o padrão
Mesmo que não use para gravar, você vai usar plugins, como o guitar rig
E uma coisa que aprendi na vida é: é melhor tu comprar uma placa melhor e gastar 600, do que comprar uma Behringer e depois uma boa, aí tu vai gastar mil, sacou?

brunoeZ
Membro Novato
# 30/ago/18 22:21
· votar


The Man Who Sold The World

Sim, concordo.
Agora, aqui quando uso o amplitube tenho que deixar o noise gate na metade e abaixar o imput se não fico ouvindo rádio+chiado. Aí ta o meu medo de investir numa interface boa e continua pegando essa interferência

Ale Heus
Membro Novato
# 30/ago/18 23:46
· votar


brunoeZ
tenho que deixar o noise gate na metade e abaixar o imput se não fico ouvindo rádio+chiado.
Cara, aí começa a ficar um pouco mais complicado e um pouco mais chato do que gostáriamos que fosse, por que não vai depender só da interface, depende também da qualidade de sua guitarra e também do seu cabo. No mais, se você tá usando aquele adaptadorzinho preto pequeno chamado "Guitar link", saiba que é um dos piores conversores que existe e ele realmente traz MUITO noise. A Behringer que uso, dependendo do preset do VST, tenho que colocar um pouquinho de filtro de ruído adaptável, aí o som sai mais limpo.
Se quiser fugir do ruído, vai precisar mesmo de uma placa mais cara, bem como um bom cabo e uma guitarra que não seja ruim.

The Man Who Sold The World
Veterano
# 30/ago/18 23:55
· votar


Ale Heus
Nem só isso, o ideal seria uma boa elétrica, aterrada..
Ah e fazer uma gaiola de Faraday no ambiente que for usar a placa

Rodrigues
Veterano
# 31/ago/18 03:58
· votar


To aprendendo bastante aqui nesse tópico mas ainda me fica a duvida, poderei usar a interface pra outras aplicações alem de instrumento no pc? como games e etc???pra alguem que quer apenas tocar por hobby, compensa pagar mais caro numa focusrite ou uma um 2 estaria de bom tamanho???

brunoeZ
Membro Novato
# 31/ago/18 09:04
· votar


Ale Heus
The Man Who Sold The World

Entendi, valeu galera.
Vou me virando aqui com o guitar link genérico até conseguir dinheiro pra comprar algo decente.

The Man Who Sold The World
Veterano
# 31/ago/18 12:03 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


Rodrigues
Vá de focusrite, entenda, uma interface de audio é o mesmo que uma placa de vídeo, a sua placa mãe tem uma integrada, mas comprar uma externa é sempre melhor, então todo o áudio do seu Pc vai pra ela, inclusive dos seus jogos, músicas e etc
EDIT: lembre-se que fones decentes ajudam muito na hora de ouvir sua guitarra/jogos/música
Recomendo a marca superlux, são baratos e tem uma qualidade acima da média pelo que se paga

Rodrigues
Veterano
# 31/ago/18 22:20
· votar


The Man Who Sold The World
Vá de focusrite, entenda, uma interface de audio é o mesmo que uma placa de vídeo, a sua placa mãe tem uma integrada, mas comprar uma externa é sempre melhor, então todo o áudio do seu Pc vai pra ela, inclusive dos seus jogos, músicas e etc
Valeu pela força, acho que finalmente entendi direito o propósito da interface.

lembre-se que fones decentes ajudam muito na hora de ouvir sua guitarra/jogos/música
Recomendo a marca superlux, são baratos e tem uma qualidade acima da média pelo que se paga


Estou ciente e por acaso possuo um superlux hd681 no meu set, mas de qualquer forma valeu pelas dicas, é sempre bom ter novas opiniões

Ningen
Veterano
# 04/set/18 09:12 · Editado por: Ningen
· votar


Rodrigues

possuo um superlux hd681

Dica: Corre atrás de um plugin chamado Morphit. Ele dá uma corrigida nas frequências de certos fones de ouvido, incluindo o seu. Isso vai melhorar a reprodução do seu som em diferentes mídias, além claro, da reprodução no geral. Meu AKG que já era bom, ficou ainda melhor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Placa de audio ou guitar link?