Autor |
Mensagem |
Stauffenberg Membro Novato |
# ago/18
Pessoal, busquei aqui dentre os tópicos mas percebi que a maioria são antigos. Dessa forma peço a opinião dos Senhores (as).
Sou iniciante, sei no máximo tocar umas tablaturas aqui.. e fazer umas escalas simples (e mesmo assim, com execução incorreta e suja). Dessa forma queria fazer um curso mas estou em dúvida em qual curso investir. (Posso comprar somente um)
Ozielzinho https://www.guitarrarockonline.com.br/tecnica/
Marcelo Barbosa https://www.cursosmarcelobarbosa.com.br/
Kiko Loureiro https://www.kikoloureiro.com/p/guitar-hacks/
Meu objetivo é estudar, aprender as técnicas e aprimorar velocidade e improvisar.
O que vocês indicam?
Grato ai pela atenção
|
sobrevivente Veterano |
# ago/18 · Editado por: sobrevivente
· votar
Stauffenberg Eu comprei o pacote completo de aulas do MB Guitar Academy, do Marcelo Barbosa, e acho bem bacana. Vídeos com qualidade excelente, tanto no conteúdo quanto na qualidade de imagem e vídeo. Quem compra algum pacote de aulas do Marcelo tem direito a participar do grupo exclusivo de alunos no facebook, na qual ele tira dúvidas e interage com a galera. Acho bem legal, recomendo.
Ah, uma das coisas que me levaram a comprar as aulas foi o acesso vitalício ao material adquirido. Há alguns cursos que tem acesso limitado por 2 anos ou menos, o que eu acho complicado...
|
Stauffenberg Membro Novato |
# ago/18
· votar
Obrigado pelo feedback sobrevivente. Mas pelo que observo no nick você é um veterano. Queria saber se pra mim que sou iniciante se esse curso vai ter um proveito ou se é para os que estão em níveis avançados. (Eu necessito mesmo de uma tablatura junto, etc)
|
Stauffenberg Membro Novato |
# ago/18
· votar
Ao verificar o vídeo do Ozielzinho e a proposta senti um pouco mais de didática pra iniciante (apesar de saber a qualidade do Marcelo Barbosa)
E ai? alguem mais?
|
Reinaldo Figueiredo Membro Novato |
# ago/18 · Editado por: Reinaldo Figueiredo
· votar
No meu site há uma aula gratuita onde ensino 3 maneiras de decorar as notas no braço da guitarra, fundamental para qualquer músico. Se tiver interesse, basta acessar o link
http://reinaldofigueiredo.com/aula-gratuita
|
felipe bento pereira Membro Novato |
# ago/18
· votar
Ah, uma das coisas que me levaram a comprar as aulas foi o acesso vitalício ao material adquirido. Há alguns cursos que tem acesso limitado por 2 anos ou menos, o que eu acho complicado...
o do kiko não é assim não! o pacote que eu comprei é o de tres meses, no final vou ver se vou prorrogar...
|
felipe bento pereira Membro Novato |
# ago/18
· votar
é muita coisa só pra 3 meses!...
|
Stauffenberg Membro Novato |
# ago/18
· votar
No meu site há uma aula gratuita onde ensino 3 maneiras de decorar as notas no braço da guitarra, fundamental para qualquer músico. Se tiver interesse, basta acessar o link
http://reinaldofigueiredo.com/aula-gratuita
Agradeço o contato. No entanto nao tenho interesse em aulas por skype ou presenciais. Prefiro já o que estiver de plataforma acessível ao aluno.
E ai pessoal? Já descartei o curso do Kiko Loureiro e no momento estou na dúvida entre Marcelo Barbosa e Ozielzinho. O que vocês indicam?
|
Drinho Veterano |
# ago/18 · Editado por: Drinho
· votar
Stauffenberg
Bom primeiramente é bom que fique claro e espero que você já tenha plena ciência que função de qualquer bom professor é dizer da forma mais simples do mundo: "É lá" e a função de um estudante comprometido é ir até lá custe o esforço que custar, ou seja não há mágica.
Tendo isto dito, não conheço o prospecto dos cursos mas te garanto que 99% do que se oferece é falho para se obter aprendizado eficaz, de qualidade em curto prazo ou ao menos médio prazo. São necessárias horas de voo com produtividade e isso não existe no mercado de cursos, o que existe é uma ou duas horas por semana.
Sugiro você dividir seu estudo em 3 pilares e dedicar com disciplina pelo menos uma hora por dia em cada um desses pilares.
Audição: Escute música todo dia, pelo menos uma hora por dia, inclusive músicas que você não gosta.
Teoria: Estude teoria, notas musicais, intervalos, acordes, escalas, campos harmonicos, harmonia, improvisação, composição.
Mecânica: Fuja deste papo de feeling, isso é história para vagabundo, um guitarrista sério toca direito e com alta qualidade qualquer coisa que se propõe e se não está tocando batalhará para tocar. Portanto treine, palhetada, sweep, groove, ritmos, bends, vibratos, duas mãos e blá blá blá com precisão cirúrgica e alinhamento com o tempo perfeito.
Repita isso todos os dias da sua vida.
Não se prenda á um curso apenas, a música é ampla, se prenda a estes pilares e procure materiais isolados para te tornar um mestre em cada um deles.
Respeite um cronograma dentro de cada pilar, se não vai ficar uma zona e você vai sair do nada para chegar em lugar nenhum e só de um passo a frente após o exito no anterior.
Após essas 3 horas com disciplina se possível tire mais uma hora para esculhambar na guitarra os assuntos que você está estudando no momento sem medo de errar e tente tirar música dai, uma criação nova, um solo, um improviso, um cover, não importa....
Aprender a ler e escrever partitura não torna ninguém um grande músico mas é uma boa ferramenta se quiser se inserir no mercado como músico de alguém.
|
Insufferable Bear Membro |
# ago/18
· votar
Se tu não tem como arrumar professor particular vai baixar livro de música e ver vídeos no YouTube que vai dar na mesma ou até pode ser melhor, com bons livros, mas esses cursos mequetrefes nunca formaram músicos. Ou você acha que eles aprenderam música com o mesmo método?
|
HortaRates Membro |
# ago/18
· votar
Drinho Então cara, eu não sei qual sua experiência com cursos e aulas , como você aprendeu a tocar e nem seu nível... Mas falando da minha experiência: eu sempre fui "autodidata", no sentido que em quase 12 anos de instrumento eu nunca tive uma aula sequer. Enquanto eu acho que dá pra aprender assim, acredito que ter um material de base e/ou um professor pode tornar esse aprendizado muito mais eficiente, te dando um "norte" do quê, quanto e como estudar. Eu acredito que tipo de curso deve ser interessante pra se poder montar um cronograma de estudos, por exemplo. Inclusive por isso tenho vontade de adquirir um. Poderia eu mesmo montar um cronograma e ir adaptando de acordo com meus resultados? Claro! Mas dá um puta trabalho, guitarra pra mim é um hobby e que com a vida corrida eu raramente tenho mais de meia hora num dia pra mexer com música.
|
Drinho Veterano |
# ago/18 · Editado por: Drinho
· votar
HortaRates Com relação a minha experiencia com cursos e aulas, são hoje 16 anos de guitarra sendo 4 com professor lá atrás o que me deu uma base para seguir sozinho com senso de cronograma e os outros 12 evoluindo sozinho com meu computador.
E falo com base nesta experiência.
Acho extremamente válido o professor para dizer "É lá", acelera muito o processo comparado a começar do nada, verdade, mas ainda sim depois deste tempo de experiencia vi que aprendi uma infinidade de coisas mas continuo anos luz do que eu gostaria de dominar em termos de música e de instrumento, claro, tenho certeza que mesmo os grandes mestres estão insatisfeitos com eles então quem sou eu? Mas estou convicto que eu poderia ser hoje pelo menos duas ou três vezes melhor do que sou hoje e tenho certeza que não foi por falta de tempo, 16 anos é muito tempo, mas sim por falta de disciplina da minha parte em não martelar de maneira sistemática nesses pilares que citei no post anterior nos 12 anos após parar de fazer aula, até porque depois de quatro anos fazendo aula eu vi que eu não precisava mais gastar dinheiro com professor mas sim encarar um desafio comigo mesmo para o resto da vida, mesmo encarando como hobby também afinal tenho outra atividade que me remunera, vejo a guitarra como a maior paixão da minha vida e me vejo na obrigação de melhorar sempre, mas ai não tem certo errado, é apenas uma questão de escolha pessoal de cada um.
O professor é bom para dar um alicerce, mas mais importante do que um professor é a dedicação diária com produtividade.
Se eu for citar duas das milhares de referências que tenho na guitarra hoje citaria Guthrie Govan e Edu Ardanuy.
Ambos são autodidatas e isso só prova uma coisa...
O cara tem que querer...... O resto é conversa....
|
MMI Veterano
|
# ago/18
· votar
Minha vivência disso... Eu fiz anos de piano clássico e traumatizou. Explico...
No piano clássico é muito treino, exercícios, passagens, é cansativo. De certa forma, estes exercícios "chatos", a teoria e aplicação dela, o "trabalho braçal" no aprendizado cansa, mas tem sua necessidade. No violão e guitarra não é diferente...
Na música em geral você vai encontrar músicos exímios que nunca tiveram aulas. No violão e guitarra está cheio de gente que não sabe ler partitura, alguns sabem falar bem pouco de música, acordes e teoria, mas são excelentes. Não é a regra... Uma vez eu ouvi de um excelente músico que tocar um instrumento, de certa forma, passa por um condicionamento muscular, físico, um pouco como um atleta que treina seus músculos, para passar as ideias e expressividade que vem à mente. Quero dizer com isso que vejo muita gente que quer aprender sozinho ou com vídeos, acabam tendo um problema: sem um cara pegando no pé, a tendência natural é pular a parte "chata". Sem o treino muscular chato e repetitivo, o atleta ou o músico não pega a força e a agilidade, o condicionamento, para ir a um bom jogo.
Enfim, tem bons professores e bons vídeos, apesar que tem muita porcaria. Eu questiono um pouco até onde pode dar certo para um cara normal (os talentos enormes dispensam, admito) sem um professor cuidando individualmente. Existem professores bons dando aula até por video-chamada na internet, que já é grande coisa. Basear 100% do aprendizado sem professor é para poucos.
|
eduardodff Veterano |
# ago/18
· votar
Kleber Oliveira, Turbo Guitar! Show de bola.. Tem níveis básico, intermediário e avançado
|
felipe bento pereira Membro Novato |
# ago/18
· votar
estou fazendo curso do kiko mas devo procurar uma escola em breve!... a que eu estava o professor delegava a função dele demais! e no horário eu era o único que fazia aula de guitarra!
|
StratovariaCaster Membro Novato |
# ago/18
· votar
Stauffenberg Eaí amigo?! Já se decidiu? compartilho da mesma dúvida que você hehe Estou buscando um curso de guitarra online também. Alguem já viu o do Mozart Mello?
|
Stauffenberg Membro Novato |
# ago/18
· votar
Stauffenberg Eaí amigo?! Já se decidiu? compartilho da mesma dúvida que você hehe Estou buscando um curso de guitarra online também. Alguem já viu o do Mozart Mello?
Opa. Ja decidi sim. Adquiri a do Ozielzinho e estou ainda na primeira semana e gostando muito!
No piano clássico é muito treino, exercícios, passagens, é cansativo. De certa forma, estes exercícios "chatos", a teoria e aplicação dela, o "trabalho braçal" no aprendizado cansa, mas tem sua necessidade. No violão e guitarra não é diferente...
Como o colega falou aqui, é chato, exercícios repetitivos, no qual você erra e tem que voltar.. mas é isso!! to ainda no início e gostando!
|
Stauffenberg Membro Novato |
# ago/18
· votar
Obrigado pelas dicas! Assino embaixo!
# 08/ago/18 18:22 · Editado por: Drinho citar · votar · denunciar
Stauffenberg
Bom primeiramente é bom que fique claro e espero que você já tenha plena ciência que função de qualquer bom professor é dizer da forma mais simples do mundo: "É lá" e a função de um estudante comprometido é ir até lá custe o esforço que custar, ou seja não há mágica.
Tendo isto dito, não conheço o prospecto dos cursos mas te garanto que 99% do que se oferece é falho para se obter aprendizado eficaz, de qualidade em curto prazo ou ao menos médio prazo. São necessárias horas de voo com produtividade e isso não existe no mercado de cursos, o que existe é uma ou duas horas por semana.
Sugiro você dividir seu estudo em 3 pilares e dedicar com disciplina pelo menos uma hora por dia em cada um desses pilares.
Audição: Escute música todo dia, pelo menos uma hora por dia, inclusive músicas que você não gosta.
Teoria: Estude teoria, notas musicais, intervalos, acordes, escalas, campos harmonicos, harmonia, improvisação, composição.
Mecânica: Fuja deste papo de feeling, isso é história para vagabundo, um guitarrista sério toca direito e com alta qualidade qualquer coisa que se propõe e se não está tocando batalhará para tocar. Portanto treine, palhetada, sweep, groove, ritmos, bends, vibratos, duas mãos e blá blá blá com precisão cirúrgica e alinhamento com o tempo perfeito.
Repita isso todos os dias da sua vida.
Não se prenda á um curso apenas, a música é ampla, se prenda a estes pilares e procure materiais isolados para te tornar um mestre em cada um deles.
Respeite um cronograma dentro de cada pilar, se não vai ficar uma zona e você vai sair do nada para chegar em lugar nenhum e só de um passo a frente após o exito no anterior.
Após essas 3 horas com disciplina se possível tire mais uma hora para esculhambar na guitarra os assuntos que você está estudando no momento sem medo de errar e tente tirar música dai, uma criação nova, um solo, um improviso, um cover, não importa....
Aprender a ler e escrever partitura não torna ninguém um grande músico mas é uma boa ferramenta se quiser se inserir no mercado como músico de alguém.
|
KeyWord Membro Novato |
# dez/18 · Editado por: KeyWord
· votar
Bom Dia.
No meu ponto de vista, os cursos de guitarra que você mencionou são excelentes, mas eu prefiro na ordem:
1 - Marcelo Barbosa - MB Guitar Academy - Site Oficial
Ebook Grátis (Como Estudar Guitarra) - PDF (Ebook)
2- Ozielzinho - Site Oficial
Abraço.
|
rhoadsvsvai Veterano |
# jul/19
· votar
----------------------------------------------------- qual desses 4 cursos pra mim? MB, KL, Paul gilbert ou oziel?
harmonia - iniciante (sei o que é uma cadencia, o básico de função harmônica dos acordes, os intervalos da escala maior e que pentatonica usar na maioria dos casos, exceto quando a musica tem harmonias de jazz, ou meio country maior)
Técnica- intermediário, minha técnica é simples mas acredito que não tem absolutamente nada que eu não consiga tocar se me dedicar, de beatles a steve vai... o problema é que tem coisas que demoro horas pra tirar, e tem coisas que demoro meses pra tirar... e como perco o interesse fácil, acabo não tirando e passando pra outra coisa...
Improvisação- acho um desastre, mas consigo compor solos muito interessantes se for compor lick por lick só que pra isso demoro meses pra um solo e quanto mais rápida a musica mais dificuldade tenho.
Estilo, rock e blues, mas ultimamente estou viciado em hard rock...van halen, skid row essas coisas
Meu foco é mais o estudo pratico, consigo me virar bem pra compor minhas musicas, então conhecimento aprofundado de harmonia não me é tão interessante assim...
|
BeerTulhão Membro Novato |
# set/19
· votar
Comprei o do Marcelo Barbosa. Sou iniciante na guitarra, mas sempre toquei violão (os acordes e alguns toquezinhos simples). Acho que as aulas são meio que uma colagem de outros materiais já pré-filmados de outras situações. Tanto que na passagem de um módulo pra outro, o Marcelo fala 'bem-vindo a esse curso por whats up', sendo que ele já havia dado dois módulos antes. Eu estou meio perdido no andamento dos exercícios, principalmente por causa dessa repetição/interrupção nos módulos. Estou procurando o curso do Ozielzinho. Parece que tem mais concatenação no ritmo das aulas e das dificuldades. Não sei. Só sei que o do Ozielzinho é quase 10 vezes mais barato (me arrependi de ter pago 10 parcelas de 95 reais no mb, sendo que o do oziel é 180 reais e pronto). Também estou afim de comprar esse material aqui: https://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=43684051127QNNTRMY
O que acham? O curso do Kiko Loureiro eu nem vi ainda. Mas estou curioso.
|
makumbator Moderador
|
# set/19
· votar
BeerTulhão
Talvez esteja na hora de você pegar o dinheiro que gastaria comprando vários cursos online em sequência e contratar um professor particular. faz muita diferença ter um bom professor ao lado. Você continuaria a usar o material que comprou (uma coisa não elimina a outra), mas também teria orientação personalizada e presencial. Pense nisso.
|
Ale Magno Membro Novato |
# fev/20 · Editado por: Ale Magno
· votar
[i]Comprei o do Marcelo Barbosa. Sou iniciante na guitarra, mas sempre toquei violão (os acordes e alguns toquezinhos simples). Acho que as aulas são meio que uma colagem de outros materiais já pré-filmados de outras situações. Tanto que na passagem de um módulo pra outro, o Marcelo fala 'bem-vindo a esse curso por whats up', sendo que ele já havia dado dois módulos antes. Eu estou meio perdido no andamento dos exercícios, principalmente por causa dessa repetição/interrupção nos módulos.
O curso é dividido em diversos módulos, que também são vendidos separadamente, por isso a apresentação em cada módulo.
Esse curso começamos por whatsapp e depois migramos para plataforma de ensino, por isso em alguns vídeos o MB fala whatsapp.
Basta seguir a ordem dos módulos, prestar atenção no Módulo de Como Estudar e estudar de verdade, que os resultados vem ;)
E se você tem dúvida em algo, porque nao posta no grupo exclusivo de alunos no facebook? Lá tiramos as dúvidas de todo mundo ;)
E a última coisa, não tem como vc comparar cursos com conteúdo e abordagens diferentes =)
Quem quiser saber sobre os cursos disponíveis: http://mbguitaracademy.com.br/
|
Grimc Veterano |
# fev/20
· votar
Ale Magno
Esse post já é bem antigo amigo, desenterrou
|
felipe bento pereira Membro Novato |
# fev/20
· votar
já utilizei o do Kiko até inicio do ano passado, usava as aulas pra complementar o que me era passado na escola! Agora estou pensando em sair das aulas presenciais e adquirir o curso do Oziel! não estou conseguindo me dedicar como deveria, ou então vou parar com tudo e vender todo meu equipamento!
|
DarkMakerX Veterano |
# fev/20
· votar
Alguém já fez o do Alexandre Almeida que tem acompanhamento via whatsapp?
|
Will-GuitarPlayer Membro Novato |
# fev/20 · Editado por: Will-GuitarPlayer
· votar
AOS INICIANTES: Se você está INICIANDO DO ZERO na guitarra não tem erro, esse aqui é o melhor que encontrei devido ao método de ensino e preço: Curso de Guitarra GT30
O professor do curso é bem didático e torna fácil de acompanhar as aulas, além disso, é super atencioso no fórum online do curso, tirando dúvidas dos alunos.
Se você já tem certa experiência no instrumento, domina escalas, harmonia e começo da improvisação (assuntos abordados no curso acima), daí sim, os cursos do OZIELZINHO são ótimos.
Não substituem totalmente um professor, mas servem perfeitamente para descobrir se é o que você quer aprender e dar continuidade nos conteúdos mais importantes.
|
Kienzays Membro Novato |
# jun/21
· votar
Apenas passando aqui para dar meu relato, caso auxilie alguém.
Eu toquei guitarra por algum bom tempo e estava parado há mais de 10 anos.
Bateu uma vontade nos últimos tempos e voltei ao aprendizado do instrumento (sempre gostei mais dessa parte de virtuose da guitarra).
Comprei u curso do Ozielzinho e até o momento estou gostando bastante. Acho que o CxB é muito bom. Mesmo se você estiver em um nível um pouco mais avançado consegue tirar um bom proveito das aulas.
O único alerta que eu faço é que a própria proposta do curso não é se aprofundar demais em elementos teóricos da música. O curso visa mais à prática e é bem direto ao ponto (até gostei bem disso).
Ou seja, se seu objetivo atual é aprimorar sua técnica de execução e algumas coisas de improviso, creio que valha a pena, até porque o valor é bem baixo.
|