É importante ter uma referência?

    Autor Mensagem
    Raitista
    Membro Novato
    # jul/18


    Pessoal, eu vejo vários guitarristas apontando seus ídolos ou referências no seu jeito de tocar.

    Vocês consideram ter uma "referência" importante para o estudo?

    Pergunto porque nunca consegui definir "a" referência para mim e me sinto um pouco perdido em que caminho tomar.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    É importante ter referências, no plural, mas isso tem muito pouco a ver com enumerar ídolos. Você sequer precisa ter consciência de quais são suas referências, você simplesmente as tem. Então, esquece isso e vai tocar!

    me sinto um pouco perdido em que caminho tomar.

    Você escolheu tocar um instrumento por algum motivo, né? Se você conhece esse motivo, não é possível que não saiba qual caminho tomar.

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    entamoeba
    É importante ter referências, no plural, mas isso tem muito pouco a ver com enumerar ídolos. Você sequer precisa ter consciência de quais são suas referências, você simplesmente as tem.

    Exatamente isso. Sua referência pode surgir por você estudar muito um certo guitarrista. Você acaba pegando algumas características dele, mas na minha modesta opinião quanto mais original, melhor.

    Releed
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Você tem referência das músicas que você gosta. É impossível o cara ouvir várias vezes a mesma banda e não absorver um pouco da musicalidade dela.

    Você pode não saber que tem, mas tem.

    E outra coisa: Não tem problema nenhum em ter várias referências totalmente diferentes. Pra falar a verdade, isso é o ideal! Juntar um pouco de cada transformar em originalidade.

    Buja
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Referencia nem sempre é uma pessoa. Isso nao é referencia, é idolatria.

    Referencia é o som que a pessoa faz.
    Tenho John Frusciante como referencia.
    Mas nao to nem lixando por onde ele anda, o que come, onde vive...pholhas.
    Referencia tenho é da forma que ele toca, e isso sem querer acabou fazendo um pouco do meu jeito de tocar.

    Drinho
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Raitista

    Sim, é importante.

    Você aprendeu a falar ouvindo outras pessoas falando e não lendo um livro de língua portuguesa.

    Arimoxinga
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Vocês consideram ter uma "referência" importante para o estudo?

    É sim, e torna a experiência musical muito mais agradável... por exemplo eu não procuro ficar fazendo exercícios de ligados quando eu posso simplesmente tentar tirar um solo do Dimebag que explora muito isso... sacou? que por sinal é uma de minhas referências

    Drinho
    Veterano
    # jul/18 · Editado por: Drinho
    · votar


    Pergunto porque nunca consegui definir "a" referência para mim e me sinto um pouco perdido em que caminho tomar.

    Esse é um dos males da internet. Você é bomberdeado por conteudos e opiniões aleatórias que na maior parte das vezes não te levarão a lugar nenhum.

    Para você que aparentemente é iniciante escolha um guitarrista qualquer que voce gosta e tire musicas dele, com o passar do tempo sentirá necessidade de ampliar suas referencias...

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Eu comecei na bateria e passei pra guitarra por causa dessa banda

    A partir daí fui escutando e assimilando a influência de muitos outros guitarristas.
    Depois da dupla dessa banda, foi a vez de um guitarrista chamado Bene Maldonado, que tocava no Fruto Sagrado.
    Lembro que um cara que vi ao vivo uma única vez mas fez querer ter uma strato, foi o Sergio Piacenti. Além dele, Sérgio Knust, no trabalho com o Novo Som, me influenciou muito também.
    Eu acho que referência tem muito a ver com gosto, com aquilo que bate dentro de você e volta, tanto é verdade que alguns desses guitarristas, a maioria daqui nem deve conhecer; em algum momento eu tive acesso ao material deles (assim como de muitos outros) e me identifiquei.

    Paludo756
    Membro Novato
    # jul/18 · Editado por: Paludo756
    · votar


    Releed
    Não tem problema nenhum em ter várias referências totalmente diferentes. Pra falar a verdade, isso é o ideal! Juntar um pouco de cada transformar em originalidade.

    Me identifico com o caso. Nunca consegui escolher um guitarrista que eu me identificasse, portanto nunca segui nenhum estilo de tocar devido a determinado artista, o que me fez simplesmente pegar a guitarra e realmente ouvir aquilo que eu estava tocando, filmar improvisos, criar solos com backing rolando no guitar pro, tudo isto foi ajudando a eu me inspirar em mim mesmo, naquilo que eu achava que soasse bem para meus ouvidos.
    Sabe qual é o resultado que cheguei?
    As pessoas chegam pra mim depois dos shows da minha banda (somos dois guitarristas solos) e elogiam que meus solos são marcantes, cheio de pegada, sem fritação, original, te juro que num motoclube fiz TODO MUNDO virar a cara e olhar meu solo no palco, quando acabei e o outro guitarrista entrou com as fritações dele, todo mundo voltou pras suas vidas kkkk. O próprio guitar da minha banda que me falou isso, porque na hora eu nem reparei nada, estava concentradaço na guitarra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É importante ter uma referência?