Gibson declara falência oficialmente

    Autor Mensagem
    Ismah
    Veterano
    # mai/18


    É a parada é oficial agora... Um dos três mais velhos nomes na história das guitarras elétricas (Gibson, Epiphone e Rickenbacker), bate as portas oficialmente...

    Até estou surpreso que ninguém postou algo a esse respeito ainda, pois isso foi noticiado ante-ontem, dia 01/Mai...

    https://oglobo.globo.com/cultura/musica/fabricante-de-guitarras-gibson -decreta-falencia-22643683

    Há uma pequena chance de volta por cima, mas se preparem... IMHO vai ficar só o setor de custom shop, a preços proibitivos para uma maioria de nós...

    ejames
    Membro Novato
    # mai/18 · Editado por: ejames
    · votar


    IMHO vai ficar só o setor de custom shop, a preços proibitivos para uma maioria de nós...

    Acho bem difícil algo do tipo acontecer. É importante separar o grupo empresarial (Gibson Brands Inc.) da marca de guitarras. Essa crise é algo na esfera do grupo, não da fábrica de guitarras em si (aquela que a gente vê no logo dos headstocks).

    Não pesquisei muito afundo para entender o que de fato aconteceu, mas pelo o que as notícias dizem o grande contribuidor do problema todo foi por causa da compra da Philips feita em 2014, com o objetivo de expandir a atuação do grpo. Resumindo bastante, não deu certo, contraíram um monte de dívidas e a reestruturação vai partir deles cortando o que deu errado (que não tem nada a ver com os instrumentos da marca).

    Vale lembrar também que os noticiários estão dando um alarde grande demais para a coisa toda, somada também com desinformação. Não foi como se o grupo falasse "falimos, estamos fechando as portas, adeus". Eles entraram com um pedido de recuperação judicial, que é algo bem mais complexo.

    A Gibson fabricante de guitarras continua tendo demanda em seus produtos e sendo lucrativa, então acho totalmente improvável esse cenário que você citou se concretizar. O princípio é que aconteça justamente o contrário, com o grupo investindo mais nas marcas já estabelecidas e dando um foco maior nesses produtos - que inclui os instrumentos Gibson.

    makumbator
    Moderador
    # mai/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah

    Na verdade está mais para um equivalente a nossa recuperação judicial que fechamento das portas. O chapter 11 bankruptcy é mais pra esse lado. Vão até receber uma grana dos credores (U$ 135 milhões) pra tentar recuperar a marca (para depois os mesmos credores tenham a chance de recuperar tudo).

    https://en.wikipedia.org/wiki/Chapter_11%2C_Title_11%2C_United_States_ Code

    'In Chapter 11, in most instances the debtor remains in control of its business operations as a debtor in possession, and is subject to the oversight and jurisdiction of the court.[2]"

    Claro que pode progredir para a falência total propriamente dita, mas ainda é prematuro dizer isso.

    renatocaster
    Moderador
    # mai/18 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Esse assunto já está sendo discutido neste tópico aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/332250/

    Por favor, continuem debatendo lá. Fechando esse aqui.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Gibson declara falência oficialmente