Pegar o tom e Duvida sobre coral

Autor Mensagem
ForumClub
Membro Novato
# abr/18 · Editado por: ForumClub


Ola, estou com uma duvida e nao achei no forum, ate porque acho que sou o unico que teve essa duvida.

Se voces souberem tocar uma musica, vamos supor que ela esteja no tom de C.
E na cifra da musica esta assim, nessa ordem:
C Dm Am G
Ou seja, 4 acordes e cada um para cada frase
.

Minha pergunta é: Se voces souberem tocar essa musica nesse tom de C, e depois pedir um amigo qualquer pra cantar essa musica mas ele cantar em um tom diferente de C, algum de voces em apenas ouvindo(sem tocar no instrumento) consegue ter uma noçao do tom que ele esta cantando?

Quando eu digo ''uma noçao'' quero dizer se sabe se ele esta cantando em um tom perto de C, ou se é bastante longe.

Outra duvida que tenho
Usando essa mesma musica como exemplo, em um coral, na primeira frase dessa musica onde o acorde é C, certas pessoas cantam a tonica(C), outras terça(E) e outras quinta(G) do acorde de C, certo?
Se eu pegar essa musica e mostrar ela pra alguem que faz a tonica do acorde, ele saberia solfejar a nota C em apenas ouvir a musica pela primeira vez?

Tenho essa duvida, se alguem com um bom ouvido(como alguem que canta em coral) conseguiria ouvir uma musica e saber o som da tonica do acorde da musica, mesmo nao sabendo qual a nota, apenas sabendo o som dela.

Pois conheço um moço que morava aqui que ele sabia o som da tonica, por exemplo, se eu pegasse essa musica que usei como exemplo, colocasse ela pra tocar perto dele, mesmo ele estando ouvindo ela pela primeira vez, ele solfejava pra mim a tonica do acorde atual da musica, ou seja, na primeira frase onde o acorde é C, ele solfejava a nota C, mesmo sem saber que era a nota C que ele tava solfejando, e na segunda frase onde o acorde é Dm, ele solfejava a nota D, sem saber tambem que era D a nota que ele tava solfejando, alguem tem uma ideia de como ele faz isso?

OBS; Ele é baixista, e ele me disse que quando ele pega o tom de uma musica, ele tenta imaginar como é o som da nota mais grave do acorde, que no caso é a tonica do acorde.(Alguem consegue fazer isso ou me dizer como que faço isso?)

HortaRates
Membro
# abr/18
· votar


ForumClub
Pelo que eu entendi da sua explicação, você tá perguntando se é normal alguém ouvir um acorde e conseguir reproduzir a tônica com a voz, é isso?

Se for isso, bom, é normal sim... Acho que é o mínimo que se espera de alguém com o ouvido um pouco treinado, ouvir um acorde e conseguir reproduzir a tônica, seja na voz, seja no instrumento. Não tem segredo, é treino e costume.

JJJ
Veterano
# abr/18
· votar


Não sei bem se é isso, mas pra alguém ouvir uma nota musical qualquer e dizer qual é, sem referência sonora anterior, só tendo o que se chama "ouvido absoluto". O que é bem raro e há uma controvérsia sobre se pode ser aprendido ou não e se só é possível quando se desenvolve na infância.

Ismah
Veterano
# abr/18
· votar


Discordo de ti JJJ... Com ouvido relativo também permite isso, geralmente precisa do instrumento, mas uma grande maioria de cantores que tocam, conseguem fazer isso com extrema facilidade... Além de muitos sidemans que conseguem isso...

ForumClub
alguem com um bom ouvido(como alguem que canta em coral)

Cuidado, essa afirmação não é bem verdade... Existem corais que basta ter vontade para ingressar, e existem corais que tem teste admissional...
Ainda assim, se alguém no meio do coral semi-tonar, isso desaparece no conjunto da obra...

algum de voces em apenas ouvindo(sem tocar no instrumento) consegue ter uma noçao do tom que ele esta cantando?

Bem, existem músicos e músicos...
Quem toca de partitura, não sei se seria capaz, mas isso é uma minoria...
Então, se um músico conhece a música, é provável que consiga fazer isso sim, pois ele se guia pelo vocal...
Se for um cantor ou tiver um solfejo desenvolvido, as chances de tirar a melodia para o instrumento, são bem grandes. É uma prática que te educa BEM o ouvido...
Se for alguém que faz segunda voz, ou backing vocals, é pré-requisito "identificar" a nota... Com aspas, porque não necessariamente eu preciso saber dizer se é a nota X ou Y, mas ainda que inconscientemente, se sabe isso por causa do intervalo na escala que se cantará...

conheço um moço que morava aqui que ele sabia o som da tonica

Ao que entendo, tu não dispõe de ouvido capaz de discernir se ele falava a verdade, ou apenas te iludia acertando uma nota consonante com a harmonia... rsrs

Outro ponto é que isso realmente é o mínimo que se espera de um músico que se diz profissional...

o som da nota mais grave do acorde, que no caso é a tonica do acorde

Outra inverdade... Posso ter qualquer nota com nota mais grave, aka como baixo, mesmo que o mais usual seja a tônica, existem situações onde isso não é assim. Normalmente se tem alguma nota da tétrade no baixo, ou uma extensão do acorde. Raros casos de cromatismos.

ForumClub
Membro Novato
# abr/18
· votar


Exatamente HortaRates :)
quero usar isso pra pegar o tom de uma musica, se uma musica começa a tocar na igreja, quero saber qual o som da nota mais grave do acorde atual que encaixaria na frase da musica. Se eu conseguir imaginar(saber) qual o som, assim consigo pegar o tom da musica.

vamos supor que eu pegue essa musica que dei como exemplo na postagem no tom de C , e coloco ela perto desse moço que mencionei no texto, ele reproduziria na mente o som da nota C(mas ele nao iria saber que era C, apenas iria reproduzir o som dessa nota, e depois bastavaria procurar no instrumento qual a nota daquele som que ele reproduziu, que no caso seria C, desse jeito ele saberia que o acorde dessa musica era C ou Cm, mas se ele consegue fazer isso, obvio que saberia diferenciar se era C ou Cm)

ForumClub
Membro Novato
# abr/18
· votar


Insmah o que e sidemans?
ele dizia a verdade, nao vejo motivo de mentir kkk mas se mentiu foi sacanagem, mas e bem improvabel que ele mentiu sobre isso, ele ta beirando os 40 entao acho que e experiente, pois toca bem e entende bastante de teoria.
sim estou ciente de que um acorde invertido muda o baixo,
mas no caso, teria como eu conseguir reproduzir o som de C na mente na frase de uma musica que o acorde é C independente de ser algum outro invertido como C/E ou C/G?

ForumClub
Membro Novato
# abr/18
· votar


Alguem me da uma luz? Sera que se eu tocar varias musicas apenas tocando a tonica do acorde me ajuda a fazer isso?
ex: se a sequencia de acorde for: C G/B Am Dm/C
e eu tocar apenas as notas( na duas ultimas cordas de cima do violao) as notas C G A D

JJJ
Veterano
# abr/18
· votar


Ismah

Eu falei "sem referência sonora anterior". A relativa precisa de uma nota anterior...

Lelo Mig
Membro
# abr/18
· votar


Apenas um "adendo" pois há uma pequena confusão entre ouvido absoluto e relativo:

Relativo: Eu toco um acorde de Dó Menor no piano da sala e o caboclo que tá no banheiro fala: Dó Menor! (É possível adquirir esta habilidade treinando)

Absoluto: A cabrita peida lá no curral e o caboclo que tá na varanda fala: Dó Menor! (É habilidade inata, não se aprende).

Diferença entre os dois exemplos acima: Quem tem ouvido absoluto além de perceber nuances muito sutis, não esta "preso" aos timbres comuns, porque a percepção se dá de uma outra maneira.

HortaRates
Membro
# abr/18
· votar


ForumClub
Eu acredito que seja natural pra maioria das pessoas ouvir uma nota, e, se estiver dentro da tessitura vocal, conseguir reproduzí-la com a voz. Alguns tem mais talento pra isso, outros menos, mas de qualquer forma isso pode ser treinado. Não é nada muito difícil ou espetacular, acho que é o mínimo que se espera de qualquer músico.

Quando se adquire intimidade com o instrumento, você consegue ouvir uma nota e já saber como reproduzí-la no instrumento. Com treinamento, é possível colocar qualquer som que você tem na sua cabeça no instrumento "fluentemente".

Ouvir acordes e ser capaz de identificar as notas destes também é questão de treino. Com treinamento, ao ouvir um acorde, você conseguirá identificar não só a tônica, mas a outras notas, sendo capaz de identificá-lo como maior, menor, etc.

O que é muito raro e difícil, e como o JJJ disse, há debate se é possível adquirir com treinamento ou se é algo inato, é o chamado ouvido absoluto. O ouvido absoluto é a capacidade de ouvir qualquer nota e identificá-la sem que haja uma referência. Alguém que tem ouvido absoluto é capaz de identificar uma nota aleatória tocada em um piano, por exemplo.

O treinamento desenvolve o ouvido relativo, você passa a conseguir identificar intervalos e a reproduzir notas com a voz ou no instrumento. Mas pra identificar a nota sem referência, o buraco é mais embaixo.

makumbator
Moderador
# abr/18
· votar


Lelo Mig
Relativo: Eu toco um acorde de Dó Menor no piano da sala e o caboclo que tá no banheiro fala: Dó Menor! (É possível adquirir esta habilidade treinando)

Não exatamente. No relativo você toca o acorde e o caboclo sabe que é menor, mas não sabe se é dó, dó#, ré, etc... esse é o ouvido que eu desenvolvi

No ouvido absoluto completo. ele sabe não apenas qual acorde, mas também a região e o voicing usado. Esse é o ouvido que uma das violinistas que toca comigo tem.

É habilidade inata, não se aprende).

Isso é controverso. Tem gente que não tinha ouvido absoluto mas o desenvolveu ao longo dos anos. Eu tive uma professora de contrabaixo acústico no Rio que se enquadra nesse caso. Ela aos poucos passou do ouvido relativo que desenvolveu quando começou no instrumento na adolescência para o absoluto anos após se tornar profissional.

Lelo Mig
Membro
# abr/18
· votar


makumbator

É meio louco isso... Em toda minha trajetória como músico só conheci uma pianista com ouvido absoluto. E não conheço ninguém que desenvolveu.

Eu, geralmente, identifico um acorde de Lá e Sol na afinação padrão... Os outros não. Mas é treino, som decorado, que nem tabuada... Do mesmo jeito, afino Lá de um violão ou guitarra em 440 Hz de ouvido, sem diapasão. Claro que não é preciso como um afinador, mas chego muito perto... Mas também é som "decorado", não é nenhuma capacidade auditiva.

makumbator
Moderador
# abr/18 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
É meio louco isso... Em toda minha trajetória como músico só conheci uma pianista com ouvido absoluto. E não conheço ninguém que desenvolveu.

Eu já toquei com alguns músicos de ouvido absoluto (além dessa violinista que toca comigo), mas realmente é raro. E desenvolver o ouvido absoluto é ainda mais raro. Nunca conheci pessoalmente ninguém assim além dessa professora.


Eu, geralmente, identifico um acorde de Lá e Sol na afinação padrão...

Eu tenho algo parecido com corda mi solta do baixo elétrico. tem algo no timbre dela que eu acabo identificando sem referência. Mas não consigo mais que isso. Entretanto, como dizia um maestro que me dirigiu por muitos anos (sem ouvido absoluto), o ouvido relativo é mais útil na prática musical (principalmente quando se leva em conta diferentes sistemas de afinação e padrões de lá diversos). Segundo ele, músico algum precisa mais do que o ouvido relativo para tocar, entender, escrever e analisar música.

A violinista que toca comigo se sente incomodada ao tocar uma música que ela conhece bem em tom diferente do original. Incomoda ao ponto dela não tocar tão bem uma transposição por conta disso. Ela diz que está errado...hahaha!

JJJ
Veterano
# abr/18 · Editado por: JJJ
· votar


"Relativo" é relativo a outra nota, né, pessoal. Eu toco o mizão da guitarra e, a partir daí, o caboclo consegue identificar as demais.

"Absoluto" eu não preciso tocar nada. Mando um La# e o cara fala "foi La#".

Outra coisa: identificar se um acorde é menor, maior, com sétima, com quarta, etc, é MUITO mais fácil do que identificar a tônica, sem uma referência sonora anterior. Não precisa de ouvido nenhum pra isso... basta não ser surdo... hehehe

JJJ
Veterano
# abr/18
· votar


Da wiki:

"Absolute pitch (AP), widely referred to as perfect pitch, is a rare auditory phenomenon characterized by the ability of a person to identify or re-create a given musical note without the benefit of a reference tone."

o sublinhado é meu

Pleonasmo
Membro Novato
# abr/18
· votar


E aí eu pergunto, o ouvido absoluto está ligado à boa capacidade de memória??
Digo isso, porque as pessoas que eu conheço e possuem ouvido absoluto parecem mais ter uma memória absoluta, pois conseguem reproduzir um bom trecho de uma música numa primeira ouvida.

makumbator
Moderador
# abr/18
· votar


JJJ

Sim, é exatamente isso. O relativo exige uma referência externa para comparar (e a pessoa identifica os intervalos e com isso a natureza de acordes e arpejos). O absoluto não exige referência externa para se comparar (apenas a referência interna da pessoa é suficiente pra dizer qual é a nota e em qual região de oitavas).

Fazendo uma analogia (meio torta) com cores, é como se a pessoa com o ouvido relativo identificasse uma matiz geral de uma cor e a comparasse com uma de referência dada (então o cara pode afirmar se determinada cor é mais forte ou fraca, e também mais marrom (por exemplo) que outra mostrada) e o de ouvido absoluto identifica não apenas a matiz geral, mas o nome exato da cor em um catálogo (ocre número tal, por exemplo).

Lelo Mig
Membro
# abr/18
· votar


Pleonasmo

"E aí eu pergunto, o ouvido absoluto está ligado à boa capacidade de memória??"

A quem defenda que sim... Mas eu discordo.

Suponha que você toque saxofone, por exemplo. Eu acredito que seja possível você (desde que possua algumas capacidades) decorar os sons de seu instrumento... Eu decorei o Lá 440 Hz do violão e alguns acordes.

Mas isso não o habilita a identificar um Sol # num grunhido de um porco. Coisa que teoricamente um absoluto faz.

sandroguiraldo
Veterano
# abr/18
· votar


Lelo Mig
Relativo: Eu toco um acorde de Dó Menor no piano da sala e o caboclo que tá no banheiro fala: Dó Menor! (É possível adquirir esta habilidade treinando)

Eu percebo o tom, e sinto em qual região ou afinação ele é feito, ex:

um acorde de Lá maior, porém feito com "desenho" de Sol, usando um capotraste. Reconheço que é Lá, porém sei que é outra abertura do CAGED.

Ismah
Veterano
# abr/18
· votar


ForumClub

Sidemans são os músicos que acompanham bandas e ou artistas... Algo muito comum com o sucesso de duplas e cantores solo, na cena atual...

Não digo que seu amigo mentiu, mas é que sempre existe quem goste de se mostrar, e por motivos diversos...

Basicamente resume-se nessa frase tudo... "Não é nada muito difícil ou espetacular, acho que é o mínimo que se espera de qualquer músico." (Horta Rates)

JJJ
makumbator
Lelo Mig

Oka, e colocamos quem sai tocando junto, com uma maioria de músicas, ainda que a primeira "vista"? Mesmo que saindo das progressões manjadas, isso não é algo incomum em bandas de baile... Ninguém precisa dar uma referência pro caboclo saber que está em C, e que toca C a próxima nota é um Bb, totalmente fora da escala...

ForumClub
Membro Novato
# abr/18 · Editado por: ForumClub
· votar


Comentarios bem completos rs, aprendi algumas coisas que nao sabia ..algum de voces conseguem com facilidade identificar quem faz a tonica em um coral onde ha pessoas fazendo tonica, terça, quinta e setima?

ForumClub
Membro Novato
# abr/18
· votar


Sei que muita vezes a tonica normalmente e um homem fazendo o baixo, mas e se uma soprano ou contralto oitavar a tonica, tambem tem como perceber com um bom treinamento?

Lelo Mig
Membro
# abr/18
· votar


ForumClub

Cara... No meio de um coral, várias vozes harmonizando, é muito dificil saber quem esta fazendo tônica, terça e quinta.

Se um cantor te der uma referência, por exemplo, canta o trecho dele e te diz que é a tônica, por comparativo voce pode ir deduzindo, principalmente se cada voz te cantar um trecho. Mas no meio do coral , sem a partitura, só no ouvido, apontar um a um... tem que ser ninja.


"a tonica normalmente e um homem fazendo o baixo"

Esqueça isso... É um conceito errôneo. O compositor ou arranjador pode ter escrito a "melodia tonica" para um tenor ou uma contralto... Não sou especialista em coral, mas segundo me consta não existe regra, pode se escrever para qualquer voz.

fernando tecladista
Veterano
# abr/18
· votar


um amigo qualquer pra cantar essa musica mas ele cantar em um tom diferente de C, algum de voces em apenas ouvindo(sem tocar no instrumento) consegue ter uma noçao do tom que ele esta cantando?

depende de cada um,
as vezes eu consigo, as vezes erro por meio tom
as vezes preciso dar um tapa no teclado pra identificar


na primeira frase dessa musica onde o acorde é C, certas pessoas cantam a tonica(C), outras terça(E) e outras quinta(G) do acorde de C, certo?

geralmente... mas considerando que a música esta no inicio
talvez entre alguns no inicio cantando só uma voz e a musica começa entrar outras vozes cantando outras notas
as vezes pode ser que nem todas as notas da triade sejam cantada, pode ser
pode ser que a melodia principal entre cantando uma das notas da triade como a nota SOL e tenhas notas também no decorrer como fa lá... e só depois de uns compassos alguem cante a nota dó
depende da melodia

Se eu pegar essa musica e mostrar ela pra alguem que faz a tonica do acorde, ele saberia solfejar a nota C em apenas ouvir a musica pela primeira vez?
tem que ter na cabeça que coralistas boa parte canta afinado, mas não sabe que nota estão cantando, não tem formação teórica, não sabe ler partituraalguns de inicio não fazem ideia onde a voz dele entra, alguns não faz a ideia do que você está falando de "tonica"
alguns coralistas sabem que olhando a partitura conforme as bolinhas vão subindo a voz também sobe, se as notas estão em grupinhos é pra ele cantar mais rapido e se é uma bolinha gorda sozinha é uma nota mais longa se tem perninha a branquinha demora mais do que a pretinha.... alguns são assim

fernando tecladista
Veterano
# abr/18 · Editado por: fernando tecladista
· votar


sobre ouvido absoluto que está rolando junto a conversa

tem muito achismo sobre, ouvido absoluto não é 100% cravado como um afinador eletrônico
não são 100% puro, alguns não pegam todas as notas ou pegam outras depende dos harmônicos, depende de cantar afinado, da clareça como se canta
eu me perco com com música em português, a pronuncia me prejudica na identificação
se algo tiver uma letra onde se cante:
falei sobre o amorrrr, colhi uma laranja e relembrei de vocÊe e e mi ame ....
essas silabas parecem com notas músicais
tem gente acha que se tocar um Lá em 442 a pessoa fala que está 2hz acima

cantam um melisma ooo OOOOOO EEEEEEééééahahahahahayeeee
e perguntam
"que nota eu cantei?"
umas 500....
fora que há diferença entre som e ruido, o peido de uma cabra não é uma sequencia regular de vibrações que faz ter uma sequencia de Hz por segundo que o transformam em nota músical... um pedo é um peido... um vidro caindo é um vidro caindo... só isso

pode haver vários graus de pureza de ouvido absoluto
o fato de não ter 100% nessa pureza não o torna relativo
https://youtu.be/3dmfb89W5I4
tem uma professora nesse video (aida machado) que acho que ela explica bem, sem viajar na maionese



tem uns tópicos falando sobre ouvido absoluto onde eu dei opnião sobre o assunto, que o tópico está mas esclarecedor

kandrade1
Membro Novato
# abr/18
· votar


Interessante esse assunto..

Sobre esse lance de pegar uma música, é normal pegar cifras de algumas musicas mais complexas? Hoje tenho facilidade em tirar musicas mais simples com sequencias.. mas tem algumas musicas que saem do padrao..

ForumClub
Membro Novato
# abr/18
· votar


Lelo Mig
Obrigado pela resposta ♡♡♡ rsrs... mas nao e bem identificar quem faz a tonica, terça e quinta.
Imagina eu pegar uma musica que esta no tom de G, eu pego essa musica e tiro os instrumentos e deixo so a voz, e coloco essa musica pra um baixista pegar o tom, e o primeiro acorde da musica for o proprio G(primeiro grau do campo harmonico).

Mas o baixista vai procurar o tom, sem saber que a musica ta em G, ele vai ter que achar o tom. Minha pergunta é, apenas ouvindo a primeira frase, e com um ouvido treinado, ele saberia reproduzir na mente o som da nota G mesmo sem saber que é G?

Pois é isso que eu disse na primeira postagem que um cara aqui fazia pra pegar o tom, ele ouve a musica e sabe qual o som da tonica do acorde, e depois ele ia e procurava esse som.
Pelo que entendi, por ser baixista e por ele tocar baixo fazendo apenas a tonica dos acordes, isso que ajuda ele a fazer isso..certo?

ForumClub
Membro Novato
# abr/18
· votar


fernando tecladista

Obgd pelas respostas, se nao me engano voce tem ouvido absoluto ne?
Entao pelo que vc disse...identificar a tonica no trecho de uma musica depende de treino? E nao da pessoa ser de coral ou ter ouvido absoluto?

ForumClub
Membro Novato
# abr/18 · Editado por: ForumClub
· votar


Um baixista que toca as musicas apenas tocando as notas principais, ex: se a musica tem os acordes G D/F# Am C ..ele tocar as notas G D A C.. esses baixistas ao ouvir uma musica qualquer pela primeira vez..conseguiria imaginar qual o som da nota que ele iria tocar caso tocasse essa musica?

Pois e isso que eu queria, ouvir uma certa musica e saber(sem pegar no instrumento) qual o som da nota tonica do acorde que encaixaria na musica

HortaRates
Membro
# abr/18
· votar


ForumClub
Cara, faz o teste.
Pega uma música aí e tenta cantarolar os acordes. Depois pega o violão e faz as notas que você tá cantarolando. Depois olha a cifra da música e vê se acertou.
Faz isso até conseguir acertar e pronto.

ouvir uma certa musica e saber(sem pegar no instrumento) qual o som da nota tonica
Como que você vai ouvir uma nota e não saber o som dela?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pegar o tom e Duvida sobre coral