Efeitos Embutidos na Guitarra

Autor Mensagem
luccaooooooo
Membro Novato
# nov/17


Gostaria de saber se é muito complexo embutir efeitos dentro de uma guitarra em especial uma les paul. Como seria passo a passo para fazer isso, ou ate mesmo levo em algum luthier o meu medo é que ele não saiba fazer e acabe ferrando toda a guitarra, o custo disso seria quanto?

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Não é algo muito usual, mas não seria impossível. Na verdade, já pensei em fazer algo assim com uma pedaleira velha aqui meio capenga, com uns botões quebrados, mas plenamente funcional. A ideia seria tirar a carcaça e "embutir" de algum jeito dentro da guitarra.

A única restrição é espaço. Tem que ter lugar pra colocar o circuito, os botões, a bateria, etc. Se fizer direito funciona, mas se vai ficar bonito é outra história...

sandroguiraldo
Veterano
# dez/17
· votar


luccaooooooo
Se eu não me engano o guitarrista Nels Cline tem umas guitarras com efeitos embutidos. Dá uma gloogada aí.

Gabezorx
Membro Novato
# dez/17
· votar


luccaooooooo

Por que tu não compra logo uma Line 6 Variax ao invés disso??

http://line6.com/variax-modeling-guitars/

JJJ
Veterano
# dez/17
· votar


Gabezorx

Ele quer efeitos, não simulação de "n" guitarras.

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/17
· votar


luccaooooooo
especial uma les paul
acho que essa é justamente a guitarra com menos espaço pra se fazer isso hahahaha
mas não entendo, pq fazer isso? é só por aprendizado?
quando eu era guri e tinha uma pedaleira dessas zoom da vida, eu levava ela numa mochila mesmo, ou até na bag da guitarra, não tinha muito transtorno
agora se for uma pedaleira grande, eu acho que dai tu vai querer cuidar da pedaleira mesmo e não desmonta-la

Buja
Veterano
# dez/17 · Editado por: Buja
· votar


Acho que uma piezo ou uma simulacao de acustico, com uma chave onoffre, seria otimo dentro da guitarra, sem precisar de uma pedaleira.

Lelo Mig
Membro
# dez/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Já existe!

Com efeitos embutidos, com chave de alterna entre piezo e captadores convencionais, uma pá de coisas......

É só procurar.

Obs: O Sérgio Dias do Mutantes usa uma.


Complicado não é. É só descolar um módulo de efeitos que ache legal, de uma pedaleira bem pequena, ou nano pedais, tirar da caixa original, criar um nicho no corpo da guitarra e instalar.

Hoje em dia, com circuítos cada vez menores, não é nada muito complexo. Basta escolher os circuitos certos e fazer um bom projeto.

makumbator
Moderador
# dez/17
· votar


Tenho uma Jackson que tem um boost (de fábrica) de até 25db. Tem controle de quantidade de boost e chave de liga e desliga. Além disso, não é comum nenhum outro efeito embutido em guitarras de fábrica (sem contar prés de captação ativa).

Mas eu gostaria de ter uma guitarra com piezo selecionável (como o Buja descreveu). Tem alguns modelos que já vem com essa característica. Eu em geral tenho maior preguiça de fazer modificação em guitarra.

Luis A.
Membro Novato
# dez/17
· votar


luccaooooooo

Dê uma olhada numa coisa q chama Black Ice overdrive....

JJJ
Veterano
# dez/17 · Editado por: JJJ
· votar


Se me der na telha, separo uma guitarra pra essa tarefa, embuto um circuito de uma velha pedaleira Digitech meio baleada (mas funcional) que tenho aqui e boto tudo em vídeo. Mas vai demorar...

SkyHawk
Membro
# dez/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Tem várias placas de circuito com efeitos projetadas para serem embutidas em guitarras, normalmente boosters e drives, mas tem até alguma coisa na linha dos flangers.

Dá uma olhada no site da Guitar Fetish.

Eu comprei um kit de booster da GFS, esse troço chegou e ficou em um canto, acabei não instalando. Passou um tempo e vi um video do JJJ onde ele monta um pedal com um circuito parecido, aí resolvi fazer igual.

Ao invés de montar o negócio dentro da guitarra, comprei uma caixinha de metal, 2 jacks, um led e uma chavinha 3PDT e montei como pedal true bypass. Ficou bom pra caramba, me apaixonei pelo booster e virou um keeper no meu pedalboard.

Delson
Veterano
# dez/17
· votar


Seria uma aberração dessas:
http://www.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Firebird/Gibson-USA/Fi rebird-X.aspx

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


JJJ
Se me der na telha, separo uma guitarra pra essa tarefa, embuto um circuito de uma velha pedaleira Digitech meio baleada (mas funcional) que tenho aqui e boto tudo em vídeo.

Faça sim, por favor.

JJJ
Veterano
# dez/17
· votar


Buja

Eu abri ante-ontem uma Digitech RP80 pra ver se tinha condição. Mas achei o circuito grande demais...

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


JJJ
Realmente é bem grandinho hein...é mais ou menos metade do corpo da guitarra.
Nao sei se daria certo...mas teria que fazer uma piscina rasa na traseira e confeccionar uma tampa. Mas vai perder muita madeira do corpo, deixando o corpo leve, sem madeira direito, enfim....fora a quantidade de knobs que vai ter rsrsrs...e ainda o letreiro de led ...vixe

Eu se fosse voce arrumava um corpo de strato qualquer de 50 conto, e fazia a experiencia de escavar o corpo todo e inbutir a multi-efeitos.
O escudo vai ter que ser todo furado tambem. Eca.

JJJ
Veterano
# dez/17
· votar


Buja

Pois é... um pouco mais complicado do que parece, à primeira vista (não é à toa que não costuma aparecer algo assim!).

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


JJJ
Vai tentar? Ou acha muita trabalhera

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


luccaooooooo
Essa ideia nada tem de novidade. Já nos anos 60 isso foi tentado, e continuou sendo....
Não deu certo (o que não quer dizer que nunca dará...), revelou-se possuir mais deméritos que benefícios.
Abç

Lelo Mig
Membro
# dez/17
· votar


A pergunta que não quer calar é:

Pra que dar mais funções as, já tão sobrecarregadas mãos, enchendo a guitarra de botões, se podemos usar os pés pra tal tarefa?

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


Lelo Mig
Pra fazer o que todo super humano quer...uma coisa que o outro nao tem kkkk

makumbator
Moderador
# dez/17
· votar


Lelo Mig

É por isso que os efeitos embutidos na guitarra não dão muito certo. Há pouco espaço físico no instrumento, a chance de controlar os parâmetros em tempo real é menor, se quiser trocar/aumentar os tipos de efeitos embutidos dá o maior trabalho, há a questão da energia pra alimentar os circuitos, etc...

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


makumbator
Exato.

Mas cheio que seria mais simples se ao inves de botoes, um dos knobs giratorios fosse convertido em knob que muda de presets, e mais nada.
O displayzinho de led ficaria na parte lateral do corpo, como aquelas gianninis esquisitas com afinador imbutido.

http://shopfacil.vteximg.com.br/arquivos/ids/2172094-430-430/Guitarra- Strinberg-Strato-EGS-217-Eletroacustica---com-Afinador---Azul_0.jpg?v= 635888831032470000

JJJ
Veterano
# dez/17 · Editado por: JJJ
· votar


Quando eu tenho ido ensaiar, eu levo ampli, guitarra, estante de partitura (só pra apoiar cifras/letras... se fosse usar pra partitura mesmo, a primeira música ia levar 4 ensaios), microfone, letras, cabos, pedais, etc...

Qualquer coisinha a menos é lucro!

Buja

Eu pensei em colocar o visor exatamente aí, mas no caso da RP80 é preso no circuito (aliás, TUDO é preso no circuito). Aí a dificuldade aumenta...

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


hmmm to vendo

http://i45.tinypic.com/14ub3ep.jpg

Mas esse display tem muitas "perninhas" soldadas na placa?

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/17
· votar


Pessoal, posso estar viajando muito, mas esses raspberrys de hoje em dia não dariam conta?
Eu sei que precisa saber programar e tal, mas daria, não?

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


The Man Who Sold The World
Daria conta e ainda sobra. Mas tem que saber programar realmente.
Sendo um raspberry um mini-pc, botar um software dentro dele nao é nada complicado....dificil é operar isso ai.

Se o problema for tamanho era muito melhor pegar uma pedaleirazinha multi-stomp, os essas pod pocket, mooer pgo da vida e socar elas na barriga da guitarra.

O negocio é gastar pouco. Pegar uma pedaleirazinha velha capenga em casa e conseguir imbutir ela.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar


A não ser que seja algo muito simples, com alguns poucos e práticos efeitos (exemplo, um drive, um chorus, um delay e um reverb), acho bem difícil vingar comercialmente essa idéia, nem por conta de espaço ou falta de condições técnicas, mas mais pela praticidade: como é que vou ficar apertando mais botões com as mãos se tenho que tocar (e às vezes já tem controles demais pra apertar...)?

Mas dependendo do som que o cabra toque não chega a ser uma idéia totalmente desprovida de mérito. Quem como eu usa só (praticamente) três timbres, um limpo, um crunch e uma distorção, poderia fazer bom uso de uma guitarra dessas.

Uma guitarra que viesse com uma Zoom G1On embutida, por exemplo, ia ser massa. Se pudesse ser pré-programada previamente então, melhor ainda. Me refiro a um negócio bem simples, com dois ou três botões push/pull para controlar na hora da performance: todo o resto ter-se-ia de conectar a guitarra num PC para alterar.

Edit: aliás, um botão de "pitch shifter" também seria fantástico pra alterar digitalmente a afinação de saída.

Taí um nicho pra quem quiser se aventurar na tecnologia...

Natanael_DM
Veterano
# dez/17
· votar


Felipe Stathopoulos
aliás, um botão de "pitch shifter" também seria fantástico pra alterar digitalmente a afinação de saída.

Não é bem isso, mas ESSA AQUI chega perto, não?

o/

JJJ
Veterano
# dez/17 · Editado por: JJJ
· votar


Buja

Nem vi quantas pernas tinha, desanimei com o tamanho da placa. Mas se for entrada de dados em "paralelo", vai ser perna pra cacete. São 14 traços e 2 pontos. Só ai sao 4 bits/pernas, mais alimentação... Então, no mínimo, 6 pernas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Efeitos Embutidos na Guitarra