Substituição do Nut de uma Benson Les Paul (Com Fotos + Audio)

    Autor Mensagem
    Les Strato
    Veterano
    # out/17 · Editado por: Les Strato


    E ae galera, tudo certo ?

    Pois bem, recentemente estava trocando uma ideia com um guitarrista amigo meu, que tinha uma Les Paul da Benson parada a mais de um ano. O motivo ? nada mais que um nut que alem de extremamente gasto, estava com sulco da corda G rachado de cima a baixo, tornando impossível o uso do instrumento, que devido a baixa ação das cordas próximo ao nut, trastejava bastante ao tocar a corda solta.

    Foto do Nut
    Foto Nut 2

    Alem do problema do nut e do fato da guitarra estar bem empoeirada, ainda tinham alguns detalhes na guitarra, como por exemplo:

    Moldura do Captador da ponte quebrada
    Parafuso do Saddle da corda B, faltando o que comprometia afinação daquela corda, alem do ajuste de oitava da mesma.

    Portanto, em vista de não existir um luthier próximo da região onde moramos (acredito que andando menos de 100km é dificil achar), decidi eu mesmo colocar a mão na massa e fazer uma boa ação, visto que sempre mexi muito nos meus instrumentos musicais, me senti capaz de fazer a troca do nut (mesmo sendo a primeira vez).

    Comecei pelo básico, tirando as medidas do nut , onde pude atestar a dimensão de aproximadamente 43mm (confirmei no paquímetro depois). Após ter as medida certas, foi só encomendar um nut de osso de acordo, pelo mercado livre. Por indicação, acabei descolando um 43mm de osso por cerca de 35$ (valor do nut + frete), que é de qualidade muito boa, bem rigido, liso e com boa ressonancia (atestado ao soltar o mesmo sobre os trastes)

    Nut Novo

    Uma vez que estava com o nut já em mãos, o primeiro passo foi remover o antigo. Para minha surpresa, a parte maior já estava com a cola fraquíssima, e ao remover as cordas, bastou um LEVE empurrada com os dedos, que o mesmo saiu:

    Meio Nut

    A outra parte entretanto, estava com a cola um pouco forte ainda, para removê-lo foi preciso de:

    - Estilete novo e afiado (usado com MUITA cautela)
    - Bloco/cilindro de madeira/metal reto (usei um caninho de cobre alinhado)
    - Martelo
    - Esparadrapo (proteger a escala)
    - um tecido fino (proteger a escala sobre o esparadrapo)
    - Superficie fixa porém alcochoada (dois panos felpudos numa mesa reta) para apoiar a guitarra sem arranhar os pontos de apoio da mesma
    - Pano velho com solvente (para limpar resíduos de cola que ficam)

    O estilete foi passado com todo cuidado na parte junto á escala
    E tambem abaixo do nut

    Depois foi só posicionar o cano de cobre contra o nut (com a escala devidamente protegida) e martelar algumas vezes DE LEVE, que ele soltou. Depois de solto, bastou limpar os resíduos de cola que ficam no slot, antes de medir e posicionar o nut novo.

    Parte mais legal
    Slot Sujo
    Slot Limpo

    Detalhe, é interessante NÃO remover as cordas da guitarra no procedimento, apenas afrouxálas e colocalas de lado, pois após remover o nut e limpar/alinhar a superficie, deve-se colocar o nut novo no lugar para ver se serve perfeitamente e se os sulcos estão de acordo e bem posicionado.

    Teste de posição do Nut

    A foto não ficou das melhores, porém, acredito que deu pra ver que ele ficou um pouco pra ''fora'' do braço próximo da corda E, necessitanto de uma lixada naquela parte, além disso, foi verificado tambem a altura das cordas no primeiro traste. Como se tratava de uma Les Paul, usei como referencia a distancia de 0,25 mm (0,01 polegada) de distancia entre o traste e a corda E, para isso, fiz uso de um cartão comercial que curiosamente tinha a medida bem próxima ao desejado.

    Verificação de altura das cordas

    A partir dai, foi só lixar a base do Nut até atingir uma altura desejada, uma dica que dou é riscar a parte de baixo do nut com uma caneta, a fim de verificar se a lixa está atuando uniformemente, bem como usar um ponto de apoio em 90º para que fique retinho.

    Risco com marcador permanente
    Isqueiro metálico como ponto de apoio 90º

    PS: a lixa usada foi A120 (creio que 60 seja mais rápido o processo)

    Por fim, com tudo em suas dimensões, bastou aplicar umas gotas de super bonder no local (bem pouco) e posicionar no nut de acordo, mantendo pressão por alguns segundos. Após 2 minutos, foi só colocar as cordas e verificar se estava tudo de acordo.

    Serviço Pronto

    Como estava tudo certinho, parti pro ajuste de oitavas, altura da ponte e dos captadores, bem como uma limpeza e polimento pra deixar a guitarra 0 bala denovo.

    Aproveitei pra colar a moldura dos captadores e um parafuso que faltava no Saddle

    Por fim, foi só espetar a Benson no Bandit velho de guerra, ajustar os potenciometros e apreciar as horinhas de trabalho gastas.

    Segue um som gravado as 22:00 com essa belezinha (tava tarde, foi gravado com celular e com pressa, haha):



    Buenas, acredito que no mais é isso, vou ser se mais tarde tiro umas fotos da guitarra por inteiro (terminei tudo ontem).

    Criticas, sugestões, etc... fiquem a vontade para comentar.

    Ordinaire
    Membro Novato
    # out/17 · Editado por: Ordinaire
    · votar


    Aparentemente ficou show cara!

    Interessante que eu estava pensando em trocar o nut da minha shelter também, há um tempo atrás levei ela num luthier pra trocar os trastes e os caras aumentaram a profundidade dos sulcos (afim de deixar a ação das cordas mais baixa) só que ficou baixo de mais, na corda G por exemplo tive que colocar uma lasquinha de madeira em baixo do sulco para parar de trastejar... De 0 a 10 qual a dificuldade de fazer esse trampo?

    Les Strato
    Veterano
    # out/17 · Editado por: Les Strato
    · votar


    Ordinaire

    De 0 a 10 qual a dificiculdade de fazer esse trampo?

    Vou colocar como um 6, pois não é tão dificil, mas requer bastante cuidado e atenção, não pode ter pressa. A retirada dele é a parte mais facil, pois a cola não costuma ser tão forte (a propria tensão das cordas ajuda a segurar, bem como aquele ''valo'' onde ele fica.

    Mas a dificuldade pode variar de acordo com a guitarra, bem como o tamanho do ''valo'' onde fica o nut.

    No geral, se você entender um pouco de inglês, da pra achar uns videos bem bacanas sobre troca de nut. Apenas atente que a parte mais dificil é o ajuste de altura, pois tem que ir lixando a base aos poucos e verificar se está bom, porém é demorado de fazer essa parte e começa a ficar repetitivo. De resto, é só posicionar certinho e colocar uns pingos de cola que ta feito.

    Aquela Gibson ali do lado do amp por exemplo, já esta ficando com os sulcos bem gastos também, em breve vou ter que realizar o procedimento nela, ai mando umas fotos denovo.

    Ordinaire
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Les Strato

    Foi esse aqui que você comprou?: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807957824-nut-de-osso-para-les -paul-padro-gibson-43mm-_JM

    Tenho uma mini morsa e umas limas aqui, de qualquer maneira acho que dá pra ter uma idéia geral de como fazer olhando pelo seu tópico heuheuheue

    Les Strato
    Veterano
    # out/17 · Editado por: Les Strato
    · votar


    Ordinaire

    Isso ai, mas atente não só ao comprimento (43mm) mas como a profundidade também, esse nut ai é bom, mas ele era um pouco menos fundo que o antigo. Por sorte essa benson não tem aquele ''sulco'' onde fica o nut, é só a superficie retinha ali, dai não teve problemas.

    Tenho uma mini morsa e umas limas aqui, de qualquer maneira acho que dá pra ter uma idéia geral de como fazer olhando pelo seu tópico heuheuheue

    já é bastante coisa, haha, o resto do material é facil de conseguir

    Les Strato
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Como prometido, segue umas fotos mais abrangetes da guitarra ''pós cirurgia'':

    Foto 1
    Foto 2
    Foto 3
    Foto 4
    Foto 5

    Queria ter tirado mais umas fotos dela antes pra poder ficar mais visível a diferença do antes e depois, mas já da pra ter uma ideia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Substituição do Nut de uma Benson Les Paul (Com Fotos + Audio)